temas

Blogs, viagens e ambiente

01/mai/2012

Por Lucia Malla |

Vivemos em constante interação. Não só com outras pessoas, mas principalmente com o ambiente que nos cerca.  Ambiente este que vem sendo constantemente modificado por diversos fatores predatórios – basta abrir o jornal e ler sobre as queimadas na Amazônia, as mudanças climáticas, a poluição das cidades, a depleção dos recursos naturais visando ao nosso comodismo consumista, pra citar alguns poucos. O cenário geral não é dos melhores, mas ainda dá tempo para virarmos esse jogo.

Na luta diária por um planeta mais saudável para nós e para as futuras gerações, vale desde ações formiguinhas (apagar a luz ao sair do quarto, por exemplo) às ações políticas (votar em candidatos que se preocupem de verdade com a situação ecológica de um local ou do planeta), passando por ações econômicas (comprar um produto por ter sido produzido de maneira menos prejudicial ao ambiente) e sociais (privilegiar uma empresa por se preocupar de maneira idônea com a qualidade de vida dos seus empregados).

Quando viajamos, muitas destas escolhas que vivenciamos não diminuem nem aumentam: elas são apenas diferentes das que normalmente estamos acostumados em nossas rotinas. Com nossos sentidos aguçados pelo ambiente novo, tendemos a nos sensibilizar mais. E é nesse momento que podemos colaborar para a existência de um planeta mais saudável. Partindo de uma atitude ética, podemos privilegiar locais e passeios que se preocupem com a saúde do ambiente. Muitos hotéis e restaurantes já fazem questão de acentuar opções verdes para o cliente. Por enquanto, muitas a um preço ainda salgado – mas se mais pessoas começarem a escolhê-las, podemos, como mercado consumidor, trazer o preço para baixo, aumentando a concorrência saudável entre estabelecimentos.

E se devemos cultivar tal preocupação ético-ambiental durante uma viagem, o que dizer de quando sugerimos algo para uma terceira pessoa, como acontece a todo momento nos blogs de viagem? Mais ética ambiental ainda se faz necessária. Afinal, o poder de influenciar o vizinho em sua viagem soma-se à possibilidade de contribuir para um planeta melhor. É uma oportunidade dupla de colaborar por um ambiente mais saudável. Não deve ser desperdiçada.

Os blogs de viagem comentam sobre os mais variados aspectos das interações humanas que envolvem o ato de ir e vir. Referendam passeios, incitam curiosidades, renovam sonhos e esperanças individuais. Seria muito bacana se, a cada sugestão de passeio, restaurante, hotel e afins, um pouco dessa responsabilidade ético-ambiental com o planeta que habitamos também fosse extravazada, para que a nossa escolha individual sustentável se transforme numa realidade coletiva. Quanto mais cedo para apreciarmos nossa interação com o ambiente, melhor.

Facebook Twitter Plusone

Comentários

  1. 27 set, 2012
    Fernando Ricardo

    So estou escrevendo para parabeniza-la pela honestidade e qualidade de seu blog.Continue assim .

    Responder

Pingbacks & Trackbacks & Tweetbacks

Nasce a ABBV - Associação Brasileira dos Blogs de Viagem | Conexão Paris

[...] Blogs, viagem e ambiente, por Lucia Malla [...]

Sobre turismo responsável – Faça a sua parte

[...] com responsabilidade, por governos, turistas, oferecedores de serviço, etc. – e incluo blogueiros nesse balaio, quando indicam um passeio ou afim. Então acho meio estranho ter que adjetivar o [...]

Turismo Responsável - Uma Malla Pelo Mundo

[...] com responsabilidade, por governos, turistas, oferecedores de serviço, etc. – e incluo blogueiros nesse balaio, quando indicam um passeio ou afim. Então acho meio estranho ter que adjetivar o [...]

Deixe seu comentário:





Comentários