temas

O impacto dos blogs de viagem na tomada de decisão do leitor

22/mai/2012

Por Mariana Berutto |

A Internet mudou tudo, já sabemos disso. Mudou a forma como nos
comunicamos, nos divertimos, nos informamos, consumimos etc. Essas mudanças
tiveram profundo impacto em diversas indústrias – também sabemos disso. A
indústria da música foi a primeira e talvez a mais visível.  A indústria do
turismo veio na sequencia, e também vem sofrendo profundas transformações.

Uma pesquisa feita pelo Ministério do Turismo em 2009 revela que 39% dos
brasileiros que viajam regularmente usam a Internet para buscar
informações na hora de planejar uma viagem.  Esse dado é ainda mais
impressionante quando comparamos com as antigas fontes de informação:
agências de viagem, revistas, guias turísticos, jornais e televisão,
somados, representam apenas 18,4%.  E esse número só faz crescer:
pesquisa da ComScore mostra um crescimento no Brasil em 42% do acesso à
Internet para planejamento de viagem entre 2010 e 2011.

Mas como o viajante consulta a Internet? Busca de hotéis e passagens
lideram as consultas. A busca por informações de destinos e viagem em geral
também ocupa lugar de destaque com aumento de 36% em 2011, ainda segundo a
ComScore. Na hora de escolher um destino ou hotel, as pessoas confiam na
indicação de terceiros: amigos, familiares e aqueles que possuem
experiência sobre o assunto.  É neste cenário que sites de recomendações e
as redes sociais se consolidam como influenciadores na hora do planejamento
de viagens.

Os blogs de viagens no Brasil vêm crescendo e começam a chamar a atenção
das empresas do setor e da imprensa. O tom pessoal das informações,  a
seriedade e o compromisso com que uma parcela dos blogueiros conduz seus
blogs, e a possibilidade de interação com os leitores são os ingredientes
que transformam os blogs em comunidades ativas e engajadas.

Ainda não existem pesquisas que mostrem o alcance desses blogs de viagem no
Brasil, mas alguns dados concretos confirmam a importância desse setor no
processo de decisão de compras.

1.  Audiência | Juntos, os nove blogs que fundaram a Associação
Brasileira de Blogs de Viagem possuem audiência mensal de 2.6 milhões de
pageviews e 1.1 milhão de visitas.

2. Influência  | Alguns casos:

a.  Após indicar duas pousadas distintas no blog Matraqueando, a
autora Silvia Oliveira recebeu e-mails dos gerentes informando que os
hotéis recebem semanalmente turistas que chegam a partir da leitura do
blog. Já o dono de um restaurante escreveu contando que a indicação no blog
resultou em um aumento de 30% pela procura de seu estabelecimento na alta
temporada.

b.  Em 2011, o blog Conexão Paris recomendou a seus leitores o
restaurante Alcazar, em Paris, como uma boa opção para a noite do
Reveillon. Como consequência, 175 brasileiros reservaram uma mesa no
restaurante.

3. Engajamento

- Os posts mais acessados do blog Viagem na Viagem possuem cerca de 2 mil
comentários cada.

- No total, o Conexão Paris possui cerca de 100 mil comentários publicados,
o que significa uma média de 40 comentários por post.

Os números mostram a profissionalização do setor. Os blogueiros começam a
se dedicar em tempo integral e a ser remunerados por essa atividade.  Pesquisa
da Comscore mostra que o Brasil é líder mundial no acesso a blogs, tendo
96% de alcance.

Enquanto em 2011 o acesso a blogs em geral cresceu uma
média de 11% mundialmente, no Brasil esse crescimento foi de 44%. E, dentro
deste cenário, os blogs de viagem se despontam se consolidando como peças
chave neste novo cenário da indústria do turismo.

A ABBV tem, entre seus objetivos, levantar informações e números concretos
sobre blogs de viagem e viabilizar pesquisas que detalhem o papel desses
atores no planejamento de viagem dos brasileiros, no intuito de promover a
profissionalização e o crescimento deste mercado, de maneira ética e
transparente.

Imagem:  Svilen Milev

Facebook Twitter Plusone

Comentários

  1. 29 mai, 2012
    Adriana Pessoa

    Ótimo texto Mariana.
    Eu me incluo neste grupo que procura dicas em blogs de viagens para organizar os meus passeios.
    De hotéis a restaurantes, estou sempre consultando.
    Bjs.

    Responder

  2. 29 mai, 2012
    Suely

    Mariana
    Os blogs de viagem são a ferramenta principal nas minhas pesquisas pra organizar meus roteiros.
    Bjs

    Responder

  3. 29 mai, 2012

    Adorei o texto. Estou começando agora neste mundo blogger e me animei muito com o q li. Parabéns.

    Responder

  4. 29 mai, 2012
    Quenia Maia Lourenço

    Mariana
    Muito bom o texto.
    Sempre consultei blogs de viagens para planejar as minhas viagens. Este ano, meu marido e eu resolvemos escrever um blog sobre nossas viagens.É uma delícia passar adiante nossas experiências e com isto contribuir para o planejamento da viagem de outras pessoas. Estou começando e não tenho noção dos números que são considerados bons com relação aos acessos. Tem como você me dar uma dica?
    obrigada e bjs
    Quenia

    Responder

  5. 30 mai, 2012
    Maria Carlota Carvalho

    Fantástica a ideia. Facilita muito as pesquisas e opiniões saindo do lugar comum. Parabéns a todos.

    Responder

  6. 30 mai, 2012
    Marcia Tavares

    Ótimo texto. Eu sempre planejei as minhas viagens e os blos facilitaram a minha vida. Pesaquiso absolutamente tudo e sigo as dicas dos demais leitores também. Nunca enrrei numa furada. Melhor ainda quando as pessoas relatam as experiências após o retorno das férias.

    Responder

  7. 30 mai, 2012

    Parabéns aos vitoriosos blogueiros!
    Fruto de bom trabalho, conhecimento do assunto e respeito aos fiéis súditos!

    Responder

  8. 31 mai, 2012

    Quênia, não existe bom ou ruim em relação ao número de acessos. Não se preocupe com isso no momento. O crescimento da audiência de um blog é uma construção, feita a cada dia, e o resultado de um trabalho sério e de qualidade.

    Se você dedicar ao seu blog, primar pela qualidade da informação e ser ética na relação com os leitores, parceiros e mercados, seu blog ganhará visibilidade. Não existe mágica…

    Responder

  9. 1 jun, 2012
    Maria Leonor

    Essa nova forma de pesquisa é, alem de prática, uma delícia! Eu me sinto independente quando pesquiso, leio os comentários e enfim tomo minhas decisões. Parabens pela Associação e para cada um desses blogs maravilhosos que nos ajudam a montar nossos roteiros de viagem.

    Responder

  10. 2 jun, 2012

    Eu acho um luxo poder contar com sugestões e avaliações de gente experiente na hora de planejar minhas viagens. Procuro, leio, anoto, sigo… E na volta deixo as mingas sugestões e avaliações para os próximos viajantes.
    Djilícia!

    Responder

  11. 3 jun, 2012
    Ana Silvia Mota

    Olá bom dia! Como leitora assídua de blogs de viagens parabenizo a equipe de blogueiros pela iniciativa que resultou na criação desta Associação.
    Os blogs de viagens trouxeram uma nova,inteligente e barata opção de planejamento de férias.
    Meus agradecimentos especiais aos blogs “Conexão Paris”; “Pelo Mundo”; Por onde andei”;”Americana da America do Sul”;”Dri EveryWhere”;pePPer Fashion por Claudia Pimenta (imbatível nas indicações de cremes e afins)e ao “Viaje na Viagem e suas bóias).
    Ana Mota

    Responder

  12. 3 jun, 2012

    Excelente texto com dados, fatos e números que mostram a força que os blogs de turismo tem na influência da venda de produtos de turismo ao mercado.

    Quem tem blog já há um tempo, vivencia isso na prática. É muito bom receber feedback do leitor ou fornecedor quando um texto seu motivou as pessoas a visitar aquele lugar.

    Abraço,
    Thiago

    Responder

  13. 13 jun, 2012

    Estou adorando a iniciativa. Não consigo parar de ler os artigos e aguardo ansiosa os próximos posts. Aqui vai algumas sugestões: Como capitalizar o seu blog de viagem e como nós blogueiros podemos ajudar uns ao outros.

    Responder

  14. 26 jun, 2012

    Bacana matéria….atual e verdadeira!! Parabéns!

    Responder

  15. 4 set, 2012

    Muito bons os dados. Parabéns!

    Responder

Pingbacks & Trackbacks & Tweetbacks

Nasce a ABBV - Associação Brasileira dos Blogs de Viagem | Conexão Paris

[...] O impacto dos blogs de viagem na tomada de decisão do leitor, por Mariana Belutto [...]

Deixe seu comentário:





Comentários