temas

O que vai pelo mundo dos blogs de viagem

14/jun/2012

Com o mesmo cuidado de quem estivesse fazendo um roteiro de viagem, começo a preparar a minha – que pretende cobrir o que acontece de mais relevante, curioso ou exemplar na área de blogs de viagens sediados além das fronteiras do Brasil varonil. Esperando estar à altura da tarefa (30.000 pés idealmente…) passo a falar de um evento de extrema importância para a categoria. Uma espécie de benchmark, como dizem os marketeiros. Ou experiência modelo.

Refiro-me à TBEX12, Travel Blog Exchange, que deverá acontecer agora, de 15 a 17 de junho, no Colorado. Mais exatamente em Keystone, num luxuoso resort do mesmo nome no meio das Montanhas Rochosas. A entidade alardeia possuir mais de 6 mil membros entre bloggers e escritores do setor de viagens. Um número impressionante considerando a tenra idade da assim chamada new media.

O objetivo da convenção é primeiro de tudo educacional: partilhar experiências. E, não menos importante, proporcionar um networking privilegiado: a convivência durante três dias com os  papas da categoria. Igualmente cardeais, bispos, padres, coroinhas, etc. Bloggers famosos, menos famosos ou conhecidos apenas nas respectivas praias de cada um.

Acho muito importante, mesmo à distância, que a recém formada ABBV passe uma vista d’olhos pelo evento. O ideal, na verdade, seria estar lá: acompanhar e reportar de primeira mão. Mas, como não vai ser possível, vamos tentar aproveitar o máximo. Mesmo que remotamente.

As palestras prometem bastante, como podemos ver por alguns temas: When Content Rules (Conteúdo é tudo!); Business for Blogging (Profissionalizando seu blog); SEO for Beginners (SEO para principiantes); How to Create a Social Media Strategy (Como criar uma estratégia para otimizar o uso das Mídias Sociais); How to Work With Brands (Como trabalhar ou como aproveitar melhor as marcas), etc, etc.

São todos eles assuntos que podem interessar muito de perto a uma entidade ao sul do equador que começa a dar seus primeiros passos. E que tem muito pressa de andar pelas próprias pernas. Não podemos estar no Colorado, mas quem sabe na versão européia do evento… Que já está agendada para acontecer 21 e 22 de setembro na Costa Brava, Espanha.

Sem dúvida deveremos estar atentos a esse exemplo de  profissionalização ou de fazer acontecer. Tomando as devidas precauções, é claro. Não conhecemos, eu diria, o código de conduta da TBEX; o que ela pensa sobre viagens patrocinadas, e tantos outros itens que definem a ética de uma associação de classe. Por enquanto, portanto, fica aqui apenas o registro de que a coisa existe e se expande. Vamos prestar atenção.

Fecho esse breve relato com uma notícia não tão recente (na verdade, é de março) de que a BlogWorld & New Media Expo, empresa que organiza o maior evento mundial de new media, teria comprado a TBEX. Consolidação ou não, parece que por enquanto as duas manifestações vão seguir caminhos próprios. A BlogWorld, que acabou de fazer seu último gathering aqui em New York (Javits Center), já anunciou o próximo para Las Vegas: de 6 a 8 de janeiro.

Costa Brava ou Las Vegas? Como blogueira, eu diria as duas. Como turista, Costa Brava sem piscar…

Foto: Dreamstime

_____________________________

Marcie Grynblat Pellicano é publicitária e mora há 10 anos em Nova York, onde tem uma empresa de eventos. Desde 2009 escreve o blog Abrindo o Bico, especializado na Big Apple.

Facebook Twitter Plusone

Comentários

  1. 14 jun, 2012

    Adoraria participar de um evento desses. Colorado é aqui pertinho, mas o da Costa Brava seria o máximo. Será que algum dia consigo fazer isso, com o patrocínio do meu blog?

    Responder

  2. 14 jun, 2012

    Boas notícias!
    Acho que a ABBV precisa pensar em embaixador@s para os eventos vindouros, né não?

    Responder

  3. 20 jun, 2012

    Eventos assim é o que faz o mundo dos blogs de viagem crescer :)
    E com certeza a ABBV precisa estar lá no ano que vem!

    Responder

  4. 20 jun, 2012

    Adorei a ideia da Carmem. Voces deveriam escolher alguem que esteja proximo ao local do evento para ir representando o ABBV e depois dividir conosco o que aconteceu por la. Me candidato aos eventos na Florida kkkkkk.

    Responder

  5. 30 jun, 2012

    Ola, eu adoraria ter participado do evento. Embora não tenha ido ao evento citado, tive o privilégio de participar do encontro que houve em NYC entre representantes do Turismo de São Paulo e Nova York onde foram discutidas metas e assinado um acordo entre SP e NY chamado de cidade irmãs. O evento contou com a presença de profissionais do turismo, agencias de viagem e jornalistas das duas cidades (SP e NY). FashionSpill esteve presente e conheceu muitas pessoas do setor. Abraços

    Responder

Deixe seu comentário:





Comentários