temas

Como registrar um domínio?

12/set/2012


Por Frederico Marvila |

Agora que você já sabe a importância de ter um domínio próprio e como isso pode afetar seus permalinks, é hora de dizer como fazer para registrar um domínio.

Pode parecer um bicho de 7 cabeças, com todos aquelas siglas e nomes que ninguém entende, mas não é. Na verdade, a única sigla que você deve realmente conhecer é a DNS.

DNS é a sigla para Domain Name System ou Sistema de Nomes de Domínios. Sem entrar muito em detalhes, é o DNS que diz para o mundo onde seu domínio está hospedado de forma que, quando alguém digitar o endereço do seu blog ou site, o navegador possa saber para que servidor ele deve enviar a requisição de página.

Outro conceito que você deve ter em mente é o de Registrar, ou Empresa de Registro de domínios. Para domínios .br, a única empresa que pode fazer esse serviço é a Registro.br. Já para outros domínios, como os .com, existem várias empresas com permissão de registro.

Agora podemos começar a brincadeira 😉

Como registrar um domínio?

Você tem duas opções para registar um domínio: fazer você mesmo ou utilizar os serviços do seu host para fazê-lo.

Se você optar em utilizar os serviços do seu host, você não terá de se preocupar com quase nada, mas é bom saber o que está acontecendo por baixo dos panos caso um dia você precise fazê-lo 😉

Registrando um domínio por conta própria

Vou falar aqui de como fazer o registro de um domíno .br, mas o processo é bem parecido, qualquer que seja sua registrar.

Passo 1) Crie uma conta (também chamada de Entidade) no Registro.br com seus dados. É com esses dados que você fará login no sistema e poderá requisitar novos domínios. É também a partir daquele endereço que eles lhe enviarão correspondências caso seja necessário.

Cadastro Registro.br

Passo 2) Pesquise pelo domínio que você quer para ver se ele está liberado para registro. Se estiver, registre-o 😀

Registro.br - domínio liberado

Passo 3) Preencha os dados de registro do domínio.

Registro.br - registrando o domínio

Além dos dados de Pessoa Física ou Jurídica, é importante notar que o contato Administrativo do domínio será o seu usuário no Registro.br e você também deve adicionar os contatos Técnico e de Cobrança. Estes contatos podem ser diferentes, mas têm de ser de entidades também registradas no site. Para casos normais, você simplesmente repete o nome da sua entidade nos dois campos. Quando você usa um provedor para fazer o registro do seu domínio, eles normalmente colocam o nome da entidade deles nesses campos.

Passo 4) Defina os servidores de DNS ainda na tela acima.

Registro.br - DNS

Aqui é a única parte mais complicadinha, pois você precisa saber com seu provedor/host, quais são os endereços de DNS que você precisa usar. Se quiser adicionar mais algum endereço, clique em +DNS.

Se você ainda não tem um host ou ainda não sabe o endereço, não tem problema. Você pode selecionar a opção “Utilizar os servidores DNS do Registro.br” até saber os endereços. O único porém é que fazendo isso, seu domínio não apontará para seu site, ele apenas ficará estacionado/parked.

Quando você souber quais são os endereços de DNS que você deve usar, basta logar novamente no Registro.br e alterar a configuração do seu domínio.

Passo 5) Termine o cadastro, pague a taxa.

Uma vez que for aprovado pelo Registro.br, você terá de esperar os servidores de DNS atualizarem, o que pode levar até 24h, mas normalmente entre 2 e 4h já está pronto. Esse é o tempo necessário para as atualizações dos servidores de DNS do Registro.br propagarem as atualizações para todos os outros servidores do mundo. Um fato interessante é que nesse meio tempo, é possível que você não consiga ver seu domínio no ar, enquanto outra pessoa consegue 😛

Se você tiver alguma dúvida sobre o sistema, o site do Registro.br tem vários tutoriais e até vídeo-tutoriais para lhe ajudar no processo. O suporte por telefone deles também é muito bom.

É isso 🙂

Você já registrou algum domínio?

Como foi sua experiência?

Foto: Anna Maria Lopez Lopez | Stock.Xchng

Autor do blog Sundaycooks, é formado em Ciência da Computação pela UFMG e vive fazendo perguntas nerds até mesmo quando o assunto é pão de forma. Do signo de Tecnologia, adora descobrir novas formas de usar seu GPS, smartphone e gadgets para viajar melhor. Feed Me.

Facebook Twitter LinkedIn Google+ YouTube 

Facebook Twitter Plusone

Comentários

  1. 12 set, 2012

    Apesar d estar usando o blogspot, meu dominio se encontra devidamente registrado e com as taxas pagas. Fiz eu mesma, como já havia feito anteriormente do meu do escritório. Simples e rápido, os passos vão sendo devidamente indicados. É a garantia de que o dominio escolhido lhe pertença efetivamente, não dá para deixar para depois!!

    Responder

    12 set, 2012

    É verdade, Paula. Registrar o domínio é muito importante, pois assim você evita também problemas maiores ao mudar de servidor no futuro.

    O Sundaycooks foi registrado bem no comecinho no próprio wordpress.com 🙂

    Responder

  2. 20 set, 2012
    Anita

    Fred, parabéns pelo post! Como sempre, muito útil. Registrei meu domínio .com através do Uol Host, meu servidor. O domínio .com era mais barato para manter que o .br e também acho mais “bonito”, mais global.

    Logo no início da ABBV, fiz um comentário em um post seu e você perguntou sobre sugestões de temas. Acho que vale a pena falar sobre direitos autorais, creative commons, como fazer para ter os seus garantidos, etc.

    Responder

Deixe seu comentário:





Comentários