Publicado em

As vantagens dos blogs sobre destinos únicos

BY: ABBV3 COMMENTS CATEGORY: Criação de conteúdo, Dados do setor

Por Mariana Berutto |

Blogs de viagem geralmente trazem informações sobre os lugares por onde seus autores passam. São blogs sobre destinos variados. Esse formato tem inúmeras vantagens: permite viajar mais (afinal, blogueiros de viagem gostam de viajar), oferece conteúdo amplo e  variado e, por isso, atrai públicos distintos.

Mas existem também os blogs sobre cidades ou regiões específicas. E as vantagens de se ter um foco bem definido são enormes. Primeiro,  o blog automaticamente se diferencia das centenas de blogs de viagem mais generalistas. Este formato restrito permite que o conteúdo seja mais profundo, detalhado e completo. O blogueiro se torna um especialista sobre aquele destino. Além de dicas de viagem (como chegar, onde ficar, o que visitar etc.), é possível abarcar outros temas como a cultura da região, hábitos e costumes, história, fatos políticos e econômicos marcantes.

Este conteúdo focado e profundo atrai leitores qualificados: tanto os turistas que estão planejando uma viagem para aquele destino quanto pessoas que se interessam ou são apaixonadas por aquele lugar. Este foco pode se tornar uma poderosa força comercial para o blog.

Além disso, é mais barato. Se o blogueiro mora na região que escolheu para ser o tema do blog, o custo será muito baixo. E o autor não depende de viagens para escrever. Ou seja, é possível atualizar o blog diariamente, o que é fundamental para criar um público fiel e constante.

No meu caso, meu destino único é Paris. Eu sei, Paris em si já é uma vantagem enorme, pois é a cidade mais desejada por turistas do mundo inteiro. Mas vejo imensas oportunidades para os blogs sobre destinos específicos brasileiros. Praias do Nordeste, Rio de Janeiro, Brasília e região, Amazônia, Norte do Brasil, Estrada Real, estrada Rio Santos etc. São lugares maravilhosos e muitas vezes carentes de informação de qualidade.

Foto: Leila Haj-Hassan | Stock.Xchng

_______________

Mariana Berutto é publicitária com Mestrado em Interactive Multimedia pela London College of Communication e sócia do blog Conexão Paris.

Publicado em Criação de conteúdo, Dados do setor Tags ,

3 COMMENTS

Dani - posted on 03/10/2012 06:21
Reply

Muito joia, Mariana! E’ exatamente como pensamos, o nosso resultado com o Dicas de Roma tem sido tao bom que resolvemos criar um network de viagem recrutando brasileiros que moram nos mais diversos destinos turisticos do mundo, o Dicas do Mundo.

E’ tao legal isso, porque cada editor conhece muito bem sobre a cidade que escreve e também conhece muito bem o jeito brasileiro, ou seja, sabe muito bem quais as dicas mais importantes para o viajante ter uma experiencia agradavel, apesar de todos os problemas da cidade, diferenças culturais, etc.

Por exemplo, para todos os nossos editores salientamos a importancia do artigo: “As 5 (6, 7…) coisas que vc nao deve fazer em (nome da cidade)”

Os leitores adoram e depois da viagem vem contar as experiencias que tiveram e ajudam a aumentar a lista!

Abs!

Anita - posted on 02/10/2012 23:19
Reply

Oi, Mariana,

Adorei te assistir no Seminário Viajosfera, você é muito transparente e simpática, parabéns!

Acabei de lançar um blog generalista pelos motivos expostos no início do seu texto e por achar que a cidade e o estado onde moro já contavam com muita informação. Mas você acabou de citar o Rio de Janeiro como oportunidade. Sério?! Acha mesmo?

Estou começando a pensar a fazer um “capítulo” dentro do blog destacando o Rio. Eu já ia escrever sobre o Rio mesmo, mas como qualquer outra cidade que o blog pretende cobrir. Vou amadurecer…

Mariana Berutto - posted on 03/10/2012 16:03

Anita, existe cidade que tenha mais informação com qualidade publicada do que Paris? Sim, acho que o Rio de Janeiro é uma oportunidade maravilhosa. Conteudo com qualidade sempre tem espaço.


Deixe um comentário