temas

Blogs entram no mercado de guias de viagens

Por Mariana Berutto |

A era da comunicação em massa também está chegando ao fim para o mercado de guias de viagem. Antes dominado por algumas poucas e conceituadas marcas – Lonely Planet, Frommer´s, Michelin, Dorling Kindersley (no Brasil, guia da Folha), FootPrint, entre outras – hoje o cenário começa a mudar. Os grandes guias generalistas, que abrangem países e até mesmo continentes inteiros, começam a disputar espaço com guias temáticos, produzidos por pequenas editoras ou até mesmo de forma independente pelos autores.

Nesta mudança de cenário, os blogs de viagem começam a nadar de braçada. No Brasil, a tendência ainda é incipiente. Alguns poucos blogs já têm guias próprios, editados, produzidos e comercializados de forma independente. Mesmo ainda sem estar à venda nas livrarias, conseguem resultados de venda significativos graças à relação de confiança que estabelecem com seus leitores.

Nos Estados Unidos e na Europa, os guias escritos por blogueiros de viagem já são uma tendência consolidada. Em Paris, por exemplo, ao entrar em qualquer livraria, os blogueiros estão bem ali, ao lado dos grandes. Na Colette, a concept store que aponta as tendências da moda, do design, da música e de tudo mais em Paris, são vendidos alguns poucos guias da cidade – todos eles, escritos por blogueiros. Nas lojinhas dos museus, pequenos guias temáticos se misturam com guias pessoais e de blogs. Por ali, os grandes guias também não encontram mais espaço.  E os pequenos já contam com editoras, distribuição, venda em livrarias etc.

Tudo isso mostra a nova face do turismo. Conforme apontam os resultados da pesquisa ABBV, a ser lançada no dia 06 de novembro, os leitores dos blogs de viagem buscam experiências personalizadas e constroem eles mesmos seus próprios roteiros, deixando para trás a era dos pacotes pasteurizados das agências de viagem e das informações generalistas das antigas publicações.

Foto: Mariana Berutto

________________________

Mariana Berutto é publicitária com Mestrado em Interactive Multimedia pela London College of Communication, Diretora de Informação e Pesquisa da ABBV e sócia do blog Conexão Paris.

Facebook Twitter Plusone

Comentários

  1. 31 out, 2012

    Mariana, e isso é só o começo

    Responder

  2. 31 out, 2012
    Madá

    É isso aí Mariana! Gostei da experiência personalizada X pacote pasteurizado. A diversidade dos blogs de viagens (bem maior que guias tradicionais) também permite que os viajantes possam procurar aqueles com os quais se tem uma afinidade bem próxima. Porém, para mim, o mais importante é o caráter dinâmico/atual do blog, reforçado pela opinião de outros viajantes. Parabéns pelo Conexão Paris, referência para a cidade luz e atenção aos seus leitores!

    Responder

    31 out, 2012
    Mariana Berutto

    Madá, é isso mesmo! Os blogs e seus guias atuam nos nichos, permitindo um trabalho mais aprofundado e personalizado em relação aos antigos formatos. Dai, temos de tudo. E cada pode encontrar o seu blog para chamar de seu.

    Obrigada pelo carinho.

    Responder

  3. 1 nov, 2012
    Ládea

    O que me atrai num blog é a possibilidade de interagir com os leitores e o blogueiro(a), além das informações preciosas que obtemos para a facilitar montagem do roteiro.Os pacotes de viagem já não me atraem mais.
    Mariana, parabéns pelo texto e pelo blog.Sucesso para vocês.

    Responder

    1 nov, 2012

    Ládea, obrigada 🙂

    Responder

  4. 6 nov, 2012

    Há 7 anos, mantenho um blog de viagem, inicialmente dirigido à família, hoje com mais de 70 mil acessos , incluindo pessoas de outros países.
    Recebo, frequentemente, emails com solicitação de dicas e informações.Gostaria que mais pessoas viajassem…ou viajassem mais ainda. Considero-me ” militante” nesta área de viagem.
    Acredito, sim, que a consulta a blogs é estratégia muito útil para decidir e planejar diferentes destinos.

    Responder

  5. 28 abr, 2016

    Már az elején sem hardvert vártak… Szerintem várják vissza a lefoglalt szervert, csak nem merik megmondani. Ezért nem tudják biztosan, hogy mikor indul el, csak reménykednek, a fealnszhálóknak meg ígérgetni muszáj, hogy a figyelem és a várakozás meglegyen, mert ha nem mondanának semmit, akkor a felhasználók nem is látogatnák a beload.hu -t.

    Responder

Pingbacks & Trackbacks & Tweetbacks

Pesquisa mostra a importância dos blogs na hora de se planejar uma viagem | Conexão Paris

[…] Viagem E fica aqui um obrigada enorme a todos vocês que participaram da pesquisa! Leia também: Blogs entram no mercado de guias de viagens Tags: […]

Deixe seu comentário:





Comentários