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Klout e as tentativas de quantificar a nossa influência nas redes

Por Natalie Soares Ruano |

Algoritmos são realmente capazes de determinar a nossa influência nas redes sociais? Precisamos realmente mensurar como os nossos comportamentos e gestos impactam outras pessoas dentro de um determinado seguimento? É dessa necessidade latente de quantificar a importância de uma pessoa que surgiram algumas ferramentas que tentam determinar e mensurar esse tipo de característica.

Mas afinal de contas, o que é o Klout mesmo?

O Klout é uma ferramenta que calcula a relevância (palavra da moda) de uma pessoa dentro de diversas redes sociais como Twitter e Facebook. Essa ferramenta mensura sua influência e popularidade de acordo com o seu número de seguidores, frequência de postagens, likes, retuítes, shares, comentários e até mesmo o Klout score dos seus amigos.

É importante reconhecer a estrutura, a capacidade e as limitações do Klout, mas será que ele é capaz de determinar a verdadeira influência de um usuário dentro do seu universo?

Algumas notícias pipocaram contando ações promocionais e festas que só aceitavam pessoas que tivessem uma determinada pontuação no Klout. Um artigo publicado em Abril deste ano na conceituada revista Wired chegou até a relatar a história de um alto executivo que teve uma oportunidade de emprego recusada no exato momento em que o recrutador viu seu Klout Score.

Já fiquei imaginando uma coordenadora pedagógica dizendo assim para mim: “desculpe-me, senhora, mas não podemos matricular seu filho na nossa escola, porque o Klout dele está abaixo das nossas expectativas.” Imagina se a moda pega? o.O

Brincadeiras à parte, consultei alguns profissionais respeitados no mercado e que, de maneira muito solícita, contribuíram para enriquecer esse artigo com seus diferente pontos de vista sobre o Klout:

Alexandre Inagaki  – Consultor de mídias sociais e Produtor de conteúdo

“O Klout é apenas mais um dentro dos diversos parâmetros para quem deseja compreender melhor qual é a influência de uma pessoa em redes sociais.

Porém, creio que já foi uma ferramenta mais eficaz nesse sentido; depois que passou por mudanças de algoritmo, a impressão que tenho é de que o Klout acabou por se tornar uma espécie de incentivo para que pessoas passem mais e mais tempo compartilhando conteúdos em redes sociais, incluindo domingos e feriados, uma vez que a ferramenta passou a supervalorizar perfis que são atualizados dezenas de vezes por dia. (o Klout) Gameficou, pois, a presença online de heavy users que acabam sendo estimulados a passar o tempo todo atualizando suas contas, incorrendo no vício de buscarem mais e mais RTs, likes e compartilhamentos; um comportamento que nem de longe é dos mais saudáveis.

No fim, recordo um provérbio chinês: “Com um relógio você sabe que horas são; com dois, passa a ter dúvidas.” Klout até ajuda a fazer um mapeamento de perfis relevantes, mas nem de longe é a única ferramenta que um bom analista deve recorrer se quiser ter noção da influência online de alguém, vide outras alternativas online como TweetLevel  e PeerIndex.”

Rodrigo van Kampen – Conteúdo e Mídias Sociais da Agência Eiffel

“Não acho que o Klout seja extremamente relevante para identificar os perfis mais relevantes dentro de uma categoria ou assunto, já que seu ‘placar’ tem a ver com números (de seguidores, contatos e interações).  Não acredito que só os números sejam suficientes para identificar os maiores influenciadores, já que muita gente com um poder de influência enorme não tem números tão grandes quanto “estrelas” do setor.  No entanto, os seus poucos seguidores são justamente aquelas pessoas mais importantes do mercado.

Ou seja, o Klout não é fundamental.

Ele tem, no entanto, duas funções interessantes: Primeiro, identificar as estrelas do setor em números. (Ou seja, aqueles com boas quantidades de seguidores e contatos, não necessariamente os mais relevantes).  Segundo, ele é ótimo para filtrar perfis “fakes” ou com seguidores comprados, usuários com muitos seguidores e relevância nula, que terão um score baixíssimo na ferramenta.

Há um tempo, escrevi um pouco sobre o assunto. Nesse post há um gráfico que resume minha opinião:”

O que é Hub Social?

Edney Souza – VP de Publishers na Boo-box

“As principais vantagens do novo Klout é a inclusão de novas redes sociais. Apesar de permitir que o usuário associe ao seu perfil os dados de várias redes ele só usava Twitter/Facebook e Google+.

Agora Linkedin, Foursquare e o próprio Klout passam a ser utilizados.

Ainda tem alguns problemas nesse algoritmo do Klout? Sim. Redes super movimentadas para algumas pessoas como Instagram e Tumblr não entram na equação ainda, mas ele consegue manter uma fórmula mais aceitável do que seus concorrentes como Kred e Peerindex.

Métricas e ferramentas que nos ajudam a filtrar elementos e características da nossa presença digital são importante, sim, mas nada substitui uma profunda analise qualitativa, por mais evoluído que seja o script analítico. O Klout pode ser um ponto de partida para a saciar a sede de quantificar comportamentos e influências, mas nunca pode ser a palavra final.”

Agora, uma pausa para outros textos e opiniões sobre o assunto 😉

Pega no meu Klout e balança! O post definitivo… escrito pelo Fábio Rex para o Youpix

You must have a Klout score of 40 or more to get into this Fashion’s Night Out party – artigo publicado no The Next Web em setembro de 2011

Does Klout Measure Influence Accurately? – escrito por Lindsey Harper Mac para o site jeffbullas.com

Klout, PeerIndex, Grader, la realidad de todos los índices de influencia Social Media – escrito por Jorge Ávila

What Your Klout Score Really Means

Imagem: Divulgação Klout

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Natalie Soares Ruano é publicitária, produtora de conteúdo digital e Diretora de Mídias Sociais da ABBV. Escreve no blog Sundaycooks com dicas de viagem e tecnologia.

Autora do blog Sundaycooks, é formada em Publicidade e Propaganda e pós-graduada em Mídias Sociais pela FAAP de São Paulo. Heavy user de redes sociais, hoje trabalha como editora de conteúdo online e vive sonhando com sua próxima viagem.

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