temas

Atenção, senhores passageiros, com destino a….

Viagem é como tudo na vida: uma questão de preferência. Cada um viaja para onde quiser. Uns preferem Paris; outros, Timbuktu (ou Tombuctu, para respeitar a grafia brasileira). Eu, por exemplo, não tenho nada contra Tombuctu, mas prefiro Paris. Estou dizendo isso por causa de uma notícia que li recentemente e que me deixou perplexa. Perplexíssima, se houvesse o superlativo. E conto por quê.

Porque o planeta Terra possui 510.072.000 km2 de área. Os 510.072.000 km2 de área do planeta Terra possuem cinco continentes. Os cinco continentes do planeta Terra possuem aproximadamente 206 países. Os 206 países do Planeta Terra possuem 4.360 cidades com mais de 150.000 habitantes. As 4.360 maiores cidades do Planeta Terra, somadas às milhares de cidades menores, possuem aproximadamente 200.000 hotéis. Os 200.000 hotéis do planeta Terra possuem aproximadamente 17.5 milhões de apartamentos. Os 206 países do planeta Terra também possuem aproximadamente 300 companhias áreas. As 300 companhias aéreas do planeta Terra transportam mais de 600
milhões de pessoas por ano.

Das 600 milhões de pessoas que viajam por ano, 1.8 milhões são brasileiros viajando do Brasil para o exterior. Para os cinco continentes, seria a conclusão mais óbvia. Para vários dos 206 países. Para várias das 4.360 grandes cidades. Ou mesmo para as cidades menores. Ou para o campo. Ou para o mar que, afinal das contas, cobre 2/3 do planeta. Mas infelizmente não é assim.

E agora eu conto a notícia que me “perplexou”: em 2012, dos 1.8 milhões de brasileiros que viajaram para o exterior, 75% foram para a Flórida, de acordo com Mauro Vieira, embaixador do Brasil nos Estados Unidos, no 8º Simpósio Anual da América Latina, organizado pela Universidade de Miami. Apesar dos 510.072.000 km2 de área. Apesar dos cinco continentes. Apesar das 4.360 cidades. Apesar dos 200.000 hoteis. Apesar das 300 companhias aéreas. Apesar de tudo isso. Como eu disse, cada um viaja para onde quiser, e nós temos mais é que respeitar as preferências individuais. Mas que tem um mundão aí que ainda não entrou no radar de 75% dos viajadores brasileiros, isso lá tem…

Foto: Dreamstime

_____________________________

Marcie Grynblat Pellicano é publicitária e mora há 10 anos em Nova York, onde tem uma empresa de eventos. Desde 2009 escreve o blog Abrindo o Bico, especializado na Big Apple.

Facebook Twitter Plusone

Comentários

  1. 9 jul, 2013
    Henrique Galli

    Felizmente estou entre os 25%.

    Responder

  2. 9 jul, 2013

    Nossa!!! 75% vão para a Flórida??? É demais ne? Eu ainda não fui!

    Responder

  3. 13 jul, 2013
    Lu

    Ai que medo. É só o que eu consigo dizer. Porque dos outros 25% acho que uns 23% vão para Las Vegas haha!

    Responder

  4. 18 jul, 2013

    Como você frizou, é uma questão de escolha, ou falta de opção por não encontrar mais informações sobre outros destinos interessantes. cadê os Blogueiros de viagem, será que eles também têm infulências na tomada de decisão desses viajantes? o que você acha?

    Responder

  5. 20 jul, 2013
    vera queiroz

    É mesmo uma coisa esquisita essa, mas quantidade será que signfica alguma coisa? Os posts de viajantes para lugares outros são tão mais interessantes, e quase não leio nada sobre as viagens para a Florida – há alguma coisa além de compras muito mais interessante por lá? Enfim, como você observa, há gosto para tudo, fazer o quê.
    abraço,
    vera

    Responder

  6. 29 jul, 2013

    Bom, não sei qual é a fonte desse dado, acho que inclusive está enganado. Não é possível que o Brasil emita apenas 2 milhões de turistas por ano. Talvez se refira ao brasileiros que vão aos Estados Unidos…

    De qualquer forma é inegável que a flórida é um dos destinos preferidos do pessoal. Como a própria Marcie disse, é uma questão de opinião, e parece que a opinião do pessoal é de que o divertido é ir para lá fazer compras e visitar os parques.

    Também não é o meu gosto pessoal…

    Responder

  7. 7 ago, 2013
    GUILHERME

    Na minha humilde opinião, acredito que dentro desses 75% que vão para la, 40% tem uma casinha em Orlando eim, e acho que foram para outros lugares tb.. A florida é linda, Pensacola, Keys.. O resto do mundo é mais caro.. hahah e o Mickey é um pop star digno de visita.

    Responder

  8. 20 abr, 2015

    Se a estatista está ou não correta, eu não sei. Mas com certeza eu estou nos 25% restantes

    Responder

  9. 27 mai, 2015

    Nada contra, embora eu não conheça a Florida (mas pretendo ir um dia).
    Preferi aproveitar as oportunidades e conhecer lugares como o Haiti, Azerbaijão e países do Sudeste Asiático, mesmo tendo muitas promoções bombásticas para os EUA a toda hora.
    Como você mesmo disse: é uma questão de escolha. Eu estou fazendo a minha ;)
    Abraços!

    Responder

Pingbacks & Trackbacks & Tweetbacks

Porque os Brasileiros Preferem Miami? - Viajando Online Blog

[...] Pellicano que edita o Abrindo o Bico, a partir de Nova York, escreveu um artigo bem interessante no Blog da ABBV, onde ela aponta essa questão sobre os 75% dos brasileiros que viajam para o exterior, preferem a [...]

Como escolher seu destino de viagem - 360meridianos

[...] de criatividade ou desinformação mesmo, mas, segundo o embaixador do Brasil nos Estados Unidos, 75% dos 1.8 milhões de brasileiros que viajam para o exterior vão para o mesmo lugar: Flórida. Pois é, gente. Acontece que o mundo tem outros 190 países  (se contarmos só os filiados da [...]

Deixe seu comentário:





Comentários