Publicado em

Entrevista da Semana | 360 meridianos

BY: ABBV1 COMMENTS CATEGORY: Blogueiros

Queremos que você descubra um pouco mais da história de cada um dos associados da ABBV e viaje melhor com as dicas bacanas que todos têm para oferecer! Na entrevista dessa semana você vai conhecer os blogueiros Luíza Antunes, Natália Becattini e Rafael Sette Câmara do Blog 360 meridianos.

1.     O que levou vocês a escreverem um blog de viagens? E por que escolheram este nome?

Criamos um blog de viagens assim que decidimos fazer um intercâmbio num país nada convencional: a Índia. Como iríamos morar lá por pelo menos seis meses, o blog seria um canal de comunicação com nossos amigos e parentes, que estavam curiosos e queriam saber como seria nossa vida por lá. Quando planejávamos os detalhes do intercâmbio, nós resolvemos que também faríamos uma viagem de volta ao mundo. Isso apenas reforçou a necessidade do blog. Criamos o 360meridianos dias antes de deixarmos o Brasil, em outubro de 2011. O nome vem da volta ao mundo, afinal cruzamos todos os meridianos do globo durante a viagem.

 2.     Qual é o perfil de vocês como viajantes, o que buscam quando pegam a estrada?

Planejamos nossas viagens por conta própria – e adoramos isso. Gostamos de conhecer lugares e pessoas diferentes. Por isso já visitamos países como Itália, França, Tailândia, Malásia, Nepal, Cingapura e Índia, só para citar alguns. Fizemos toda nossa viagem de volta ao mundo com pouco dinheiro, por isso sabemos dar dicas para quem quer economizar. Mas isso não significa que sempre abrimos mão de conforto e nem que as próximas viagens serão com tão pouco dinheiro assim. A viagem econômica foi só uma questão de momento.

 3.    Destaquem três posts de que mais gostam e contem-nos o porquê.

Como o blog tem três blogueiros, escolhemos um post de cada:

No post “As mulheres na Índia... ou a falta delas”, a Luiza contou a difícil situação das mulheres indianas, um assunto que está chamando a atenção do mundo atualmente. Lá as nossas leitoras acham todas as dicas para quem pretende visitar o país.

Já no post “7 coisas que não existem na Índia (e você não sabia disso), o Rafa conta curiosidades que muita gente não sabe sobre aquele país.

Já a Naty gostou muito de fazer o post “O que as pessoas pensam do Brasil no exterior”, que mostra algumas coisas divertidas que os gringos pensam sobre a gente.

 4.    Qual dos destinos já publicados no blog virou campeão de audiência?

Muita gente conheceu nosso blog e nos procura por causa dos posts sobre a Índia, afinal a experiência que tivemos por lá foi muito além da de simples viajantes: nós moramos, pagamos contas, trabalhamos e vivemos no local.  Apesar disso, sem dúvida o nosso campeão de audiência é a Tailândia, onde ficamos cerca de 20 dias, no primeiro semestre de 2012. Tem muito brasileiro doido para conhecer o sudeste asiático!

5.     Na opinião de vocês, qual é o grande diferencial do blog?

Nós três somos jornalistas, então colocamos tudo que aprendemos na universidade dentro do blog. Além disso, já éramos blogueiros antes do 360meridianos, embora não de viagens. Acho que tudo isso ajuda no desenvolvimento de um conteúdo que seja divertido e envolvente, mas ao mesmo tempo informativo. Muitos leitores nós dizem que o fato de sermos três amigos que viajam e vivem aventuras juntos também contribui para a alma do 360meridianos. Provavelmente os leitores têm razão.

6.    Quando vocês escrevem um post vocês se preocupam com o leitor, com a audiência, com o Google ou ficam focados no simples prazer de relatar e compartilhar?

A preocupação principal é com o leitor. Nós queremos que os posts sejam interessantes e úteis para quem acompanha o blog. O grande objetivo do 360meridianos é incentivar o desejo de viajar, mostrar que é possível conhecer outras culturas e lugares. Basta um pouco de coragem e planejamento. Por isso, gastamos a maior parte do nosso tempo produzindo conteúdo de qualidade. É lógico que também acompanhamos os dados de audiência do blog, afinal é uma forma de entendermos o que o leitor acha do nosso trabalho, alterando eventuais erros de planejamento.

 7.     Como vocês cultivam a comunidade de leitores, qual é a relação de vocês com eles?

 Respondemos  todos os comentários que são deixados no blog. Dessa forma, já auxiliamos muitos viajantes. Gente que deixou suas dúvidas lá no blog, fez as malas e conheceu novos destinos. Alguns deles voltaram para contar como foi a viagem, e isso é uma das partes mais gratificantes de ter um blog de viagens – perceber que podemos ajudar alguém a viver o mês mais especial do ano dela: o das férias. Também interagimos com os leitores em várias mídias sociais, como Facebook, Twitter e Instagram.

 8.    Por que resolveram se associar à ABBV?

 Nós adoramos viajar e escrever , o que faz do 360meridianos um prazer imenso em nossas vidas. Mas queremos que ele seja mais do que isso. Nós somos jornalistas e acreditamos no poder da internet. Por isso, guiamos o blog com foco profissional. Então não poderíamos ficar de fora da ABBV, que exerce um papel fundamental na regulamentação desse setor.

9.     Contem um mico ou perrengue de viagem?
Nós temos tantos que até publicamos uma série sobre isso lá no blog.  Um deles, que virou post, foi um perrengue que passamos em Mamallapuram, uma cidade do litoral da Índia. Houve um terremoto - nada que fosse assustador, só uma tremidinha na terra mesmo - e nós continuamos com a programação normal. Isto é: deitados no quarto do hotel. No fim da tarde, nós saímos para jantar na beira da praia e encontramos centenas de pessoas olhando fixamente para o mar. É que o terremoto tinha sido na Indonésia, mas havia um alerta de tsunami para a região onde estávamos. Fomos imediatamente para um lugar alto (um bar) e um pouco distante da praia. Estávamos tranquilos, pelo menos até que as pessoas que estavam na praia começaram a correr, como se a onda estivesse chegando. Definitivamente não foi uma experiência legal. Ainda bem que foi só um alarme falso.

10.   Qual a meta 2013 para o blog?

 Vamos continuar postando relatos dos países onde estivemos. Ao mesmo tempo, pretendemos viajar mais pelo Brasil. A principal meta é fazer com que nosso conteúdo ajude mais viajantes a cada dia. Nós escrevemos pensando nos leitores, então é natural esperar que o 360meridianos atinja mais gente a cada dia.  Essa é a grande meta para 2013.

Você acabou de conhecer os jornalistas Luíza Antunes, Natália Becattini e Rafael Sette Câmara. Eles são blogueiros do 360 meridianos.

Favorite já | 360 meridianos

Siga 360 meridianos no Twitter | @360meridianos

Curta 360 meridianos no Facebook | 360 meridianos

________________

Fotos: 360 meridianos

________________

Veja aqui as entrevistas anteriores com os associados ABBV!

Publicado em Blogueiros Tags ,

1 COMMENTS

Gabriela Palma - posted on 09/08/2013 16:30
Reply

Nossa, muito bom conhecer um pouco mais o pessoal do 360 meridianos. Eu já curtia a fanpage de vcs faz tempo e simplesmente amo as postagens de vocês 🙂


Deixe um comentário