Publicado em

#ABBVnaABAV | Avanços e perspectivas para o turismo nacional

BY: ABBV1 COMMENTS CATEGORY: Dados do setor, Eventos

Por Débora Godoy Segnini | Enviada especial

No primeiro dia da Feira das América cheguei ao evento no horário da abertura oficial quando as autoridades estavam falando de suas perspectivas para o turismo no Brasil e fiquei bem curiosa com tudo o que estava sendo dito ali. Muita informação boa no que diz respeito ao turismo interno — brasileiro viajando no Brasil e a busca pelo aumento do turista estrangeiro no país.

Durante o período em que a feira esteve em São Paulo (04 a 08 de setembro de 2013) foram firmadas várias parcerias em benefício de quem trabalha com o turismo, visando a melhoria do setor.

Aos visitantes da feira foram oferecidas várias palestras. O espaço chamado Vila do Saber ficava dentro do próprio pavilhão de exposições, onde os temas estavam envolvidos com o objeto principal da feira — o turismo. Foram discutidos vários assuntos importantes como turismo sustentável, tecnologia, turismo solidário, envolvimento das mídias com os destinos, entre outros.

Confesso que não participei ativamente das palestras, pois fiquei envolvida com a visita aos stands dos destinos que estavam fazendo parte da feira. Estive presente em algumas coletivas de imprensa, organizadas por países internacionais e hotéis do território nacional, onde foram apresentadas melhorias e novas facilidades ao turista.

Por exemplo, na coletiva do Equador, o governo equatoriano tem visto o turista brasileiro como uma potência em visitação e, assim, está realizando várias ações para mostrar que o país tem muito a oferecer.  Para tanto, firmou parcerias e uma delas fez com que a empresa aérea local, a TAME, aumentasse a oferta de vôos para Quito, de 3 para 5 vezes por semana.

Além disso, a TAME garantiu que vai oferecer passagens aéreas a preços imbatíveis. Falaram sobre os passeios na cidade de Quito e sobre o trem que viaja pela costa, que proporciona ao turista — além da vista de lindas paisagens — conhecer vilarejos que fazem parte da história do Equador.

Outros destinos menos visitados também estão vendo o aumento do número de viajantes brasileiros e apresentaram novos produtos, com o objetivo de aumentar a visitação nessas cidades.

Em contrapartida, visitei alguns stands que representavam estados brasileiros e conversei com os secretários de turismo, responsáveis por esses destinos e tive a certeza de que estamos correndo atrás desse “turismo” — muito embora tenha aumentado o número de visitantes nacionais nesses locais com acordos, numa tentativa de baixar as tarifas aéreas e oferecer melhores ofertas hoteleiras.

O Brasil, como outros destinos internacionais, tem realizado ações de divulgação, trazendo jornalistas e mídia estrangeira para visitar e conhecer alguns destinos nacionais com a intenção de aumentar o turismo local e mostrar o que o Brasil tem de bonito e de melhor como, por exemplo, cidades planas, como São Luis do Maranhão, onde o turismo da melhor idade aumentou muito no último ano.

Eu fiquei muito contente com isso.  Muitos brasileiros (nisso fico incluída) não conhecem o nosso País como deveriam. Eu fiquei maravilhada com alguns materiais que recebi, apresentações/shows típicos e folclóricos realizados na feira e com o carinho que fui recebida em algum desses stands brasileiros que visitei. Recebi explicações sobre passeios e lugares que ainda não visitei, experimentei vários quitutes típicos, muitos sabores diferentes.

Participei, também, de um encontro de blogueiros com o Presidente da São Paulo Turismo, a SPTuris, e vi o empenho dessa secretaria com as questões relativas ao turismo, na realização de várias ações de melhorias que vão desde placas indicativas e bilíngües de atrações turísticas até a participação da cidade no futuro como sede de eventos internacionais importantes. Tudo isso deixará um legado para a cidade com a construção de novos espaços de exposições, que levarão, também, à melhoria do transporte público.

Deixei a feira com a visão de que, no futuro próximo, o turismo interno terá aumentado e melhorado muito, pois estamos no caminho certo.

Foto: ABBV - Associação Brasileira de Blogs de Viagem

__________________________

Debora Godoy Segnini é advogada e blogueira. Escreve o blog Gosto e Pronto com dicas de viagem, vinhos e gastronomia.

Facebook | www.facebook.com/GostoePronto

Twitter | www.twitter.com/debora_seg

Instagram | @debora_seg

___________________________

Leia também:

 #ABBvnaABAV | Relações entre Agências e Blogs de Viagem, Mídias Sociais e Turismo GLS

#ABBVnaABAV | Turismo sustentável no Brasil: também um compromisso dos blogs de viagem?

ABBV participa da 41º Congresso da ABAV em São Paulo

 

 

Publicado em Dados do setor, Eventos Tags ,

2 COMMENTS

Winter - posted on 28/04/2016 02:12
Reply

We absolutely love your blog and find many of your post’s to be what precisely I’m looking for. Would you offer guest writers to write content available for you? I woln&ud#8217;t mind creating a post or elaborating on most of the subjects you write concerning here. Again, awesome website!


Deixe um comentário