Publicado em

Entrevista da semana | Viagens & Andanças

BY: ABBV2 COMMENTS CATEGORY: Blogueiros

Queremos que você descubra um pouco mais da história de cada um dos associados da ABBV e viaje melhor com as dicas bacanas que todos têm para oferecer! Na entrevista dessa semana você vai conhecer os blogueiros Camila Guerra e Marcos Pinto do Blog Viagens & Andanças.

ABBV-alvorada-morro-castelinho-petropolis1. O que levou vocês a escreverem um blog de viagens? E porque escolheram este nome?

Nunca tínhamos pensado em fazer um blog de viagens. Até que Marcos e eu começamos a fazer trilhas por Petrópolis (cidade onde moramos). Tínhamos um guia de trilhas da região, mas procurávamos na Internet fotos e informações sobre os locais e raramente encontrávamos. Foi aí que surgiu a ideia do blog, onde poderíamos falar não só sobre as trilhas, mas também sobre equipamentos, roupas, dar dicas e tal. Com essa ideia na cabeça, comecei a fazer alguns textos. As viagens em si entraram depois, como uma consequência natural. Escolhemos alguns nomes, uns não estavam disponíveis. Ficamos com Viagens & Andanças pois achamos que descrevia bem o que o blog se propunha a trazer.

2. Qual é o perfil de vocês como viajantes, o que buscam quando pegam a estrada?

Tanto eu quanto Marcos gostamos de natureza. Então o principal foco é esse. Temos menos interesse por cidades grandes e menos ainda por muita confusão. A não ser que para chegar numa beleza natural a gente tenha que passar por uma situação dessas. Também nos atrai viagens ligadas de alguma forma à busca espiritual. Tentamos sempre viajar fora da alta temporada tanto pelos preços quanto por causa do sossego. As paisagens são o que nos atraem, nos chamam o tempo todo. Gostamos de aprender sobre a cultura local, o povo e sua história, buscamos sempre algo além da diversão pura e simples.

3. Destaquem três posts de que mais gostam e contem-nos o porquê.

Gosto da série de posts sobre Bariloche, mais especificamente o do “Cerro Tronador e Ventisquero Negro" (http://www.viagenseandancas.com.br/2012/10/cerro-tronador-e-ventisquero-negro-bariloche). Foi um dos passeios da região que mais gostei, além das fotos terem ficado boas. A viagem a Bariloche foi especial pois marcou minha recuperação de um problema sério de saúde que enfrentei por dois anos.

Gosto também do “Quero iniciar na fotografia. Qual câmera comprar?" (http://www.viagenseandancas.com.br/2012/07/quero-iniciar-na-fotografia-qual-camera-comprar) pois me poupa muito trabalho. É muito comum as pessoas me escreverem e até amigos perguntarem qual câmera devem comprar. O post me salva nessas horas pois tem a minha opinião. Dou o link e pronto! Depois só tiro dúvidas. Além disso, tenho um retorno grande e muito positivo dos leitores nesse post. Não sou fotógrafa profissional, mas minha experiência nesse assunto tem servido para ajudar outras pessoas. É isso que é legal nos blogs.

Também tenho um carinho especial pelo post sobre "Tiradentes" (http://www.viagenseandancas.com.br/2012/06/acampando-em-tiradentes-mg/). Quando conheci o Marcos, ainda não tínhamos nada sério e eu queria viajar no feriado. Ele sugeriu Tiradentes para eu ir com ele pois é uma cidadezinha super linda e romântica que ambos havíamos conhecido sozinhos, em épocas diferentes. Mas acabamos não indo naquela ocasião. Oito anos depois fomos acampar por lá, dessa vez juntos no nosso aniversário de casamento, e foi muito legal relembrar a história. O post foi o resultado de um fim de semana especial. Adoro relê-lo.

4. Qual dos destinos já publicados no blog virou campeão de audiência?

Não temos ainda muitos destinos e alguns ficaram resumidos em um só post geral quando o blog estava ainda “nas fraldas”. Existe uma certa sazonalidade na procura pelas informações sobre alguns destinos, mas o artigo sobre Gramado/Canela tem bastante acesso e Bariloche é o mais popular deles.

5. Na opinião de vocês, qual é o grande diferencial do blog?

Como temos um foco grande em ecoturismo, alguns dos nossos artigos mais acessados são referentes às atividades de montanha, camping e afins. Vejo que o público do blog está dividido em dois grandes grupos: o pessoal que viaja e o pessoal que faz trilha/camping sem necessariamente sair de sua cidade. Nosso diferencial é oferecer informações práticas para ambos os públicos.

ABBV-2-irmaos-fernando-noronha

6. Quando escrevem um post se preocupam com o leitor, com a audiência, com o Google ou ficam focado no simples prazer de relatar e compartilhar?

Na verdade escrevo com um pouco de tudo isso na cabeça, mas me divirto contando a minha história primeiro. Se algum desses fatores tirar a minha graça de fazer o relato/artigo na hora que estou escrevendo, largo pra lá e começo do zero depois.

7. Como cultivam a comunidade de leitores, qual é a relação de vocês com eles?

É curioso. Recebo vários e-mails de leitores perguntando coisas e pedindo dicas. Me parece que não querem que sua pergunta fique pública. Então respondo e raramente se mantém um diálogo. Mas nos comentários que os leitores publicam diretamente no blog, às vezes a conversa se estende. Já virei amiga no Facebook, Flickr e outras redes de leitores que pediram pra adicionar depois de uma resposta minha ou uma conversa. Gosto da interação.

8. Por que resolveram se associar à ABBV?

Vários motivos. Como vencemos agora 2 aninhos de vida quisemos dar alguns passos à frente. A associação à ABBV faz parte dessa decisão. Ser membro da ABBV dá mais credibilidade ao blog e certamente nos trará mais conhecimento vindo da interação e da experiência de pessoas que já estão na estrada há muito mais tempo.

9. Contem-nos um mico ou perrengue de viagem?

No feriadão do dia do trabalho, em 2012, fomos para Foz do Iguaçu. Choveu quase todos os dias, até que no domingo o tempo abriu e fomos para as cataratas argentinas. Tudo estava muito lotado. Entramos felizes na passarela para o mirante da Garganta do Diabo e notamos uma quantidade enorme de pessoas indo e voltando, a fila andava a passos lentos. Mas a surpresa mesmo estava por vir. Bem lá no mirante a muvuca era tanta que a gente quase se transformou em “alma-grupo”. Não tinha como caminhar ou mudar de direção. Conseguimos a duras penas chegar na borda do mirante, entre pisões e cotoveladas, sempre sendo levados pela multidão. Tiramos duas ou 3 fotos e tivemos que deixar o “grupo” nos levar lentamente até a saída para a passarela. Além disso, o rio estava cheio, muita água e a passarela balançava demais. Deu medo. Depois disso eu e Marcos juramos um pro outro que viajar pra um destino desses num feriadão, nunca mais!

10. Qual a meta 2014 para o blog?

Em 2014 pretendemos melhorar nossos vídeos, aumentar a periodicidade de artigos no blog e focar mais em destinos próximos a Petrópolis (onda moramos). Nossa região é muito rica em atrativos naturais e queremos mostrar isso ao nosso leitor!

ABBV-camila-marcos-mirante-PN-nahuel-huapi-bariloche

Você acabou de conhecer  Camila Guerra e Marcos Pinto. Eles são blogueiros do Blog Viagens & Andanças.

Favorite já | Viagens & Andanças

Siga Viagens & Andanças no Twitter | @viagensandancas

Curta Viagens & Andanças no Facebook | Viagens & Andanças

________________

Fotos: Viagens & Andanças

________________

Veja aqui as entrevistas anteriores com os associados ABBV!

Publicado em Blogueiros Tags

2 COMMENTS

Bertha - posted on 27/04/2016 22:33
Reply

Nilgün diyor ki:Ä°zmir Narlıderede oturuyorum.Evde iÅŸe ihtiyacım var.Daha önce boncuk ve takı iÅŸi yaptım.Nikah ÅŸekerinide yapabilirim.Elim hırÄl±dız…

Camila Guerra - posted on 14/10/2013 11:43
Reply

Legal nos ver por aqui! Obrigada pelo espaço! 😉
[]’s

Deixe um comentário