Publicado em

Entrevista da semana | Profissional Viajante

BY: ABBV0 COMMENTS CATEGORY: Blogueiros

Queremos que você descubra um pouco mais da história de cada um dos associados da ABBV e viaje melhor com as dicas bacanas que todos têm para oferecer! Na entrevista dessa semana você vai conhecer o blogueiro Fernando Camargo do Blog Profissional Viajante.
abbv2

1. O que levou você a escrever um blog de viagens? E porque escolheu este nome?

Quando fiz um intercâmbio em Sydney na Austrália há 13 anos atrás, eu ainda não tinha uma conta de e-mail. Sentei em um cyber café local e criei a minha primeira conta de e-mail em janeiro de 2000, mas durante todos os meses do meu intercâmbio eu costumava enviar aos meus familiares e amigos notícias sobre a minha vida na Austrália, através de cartas e cartões postais. Já em 2008, quando fiz uma viagem de volta ao mundo, além dos postais, costumava enviar também e-mails mensais a amigos e familiares com as minhas impressões e algumas fotos de cada um dos países pelos quais eu passei. O meu blog de viagens nasceu então, em primeiro lugar, como resultado desse simples prazer de escrever sobre destinos visitados pelo mundo afora, e, em especial, em razão da minha viagem ao norte do Haiti em fevereiro desse ano, quase como uma necessidade de contar ao mundo que sim, é possível viajar ao Haiti e fazer turismo num dos países mais pobres do mundo.

A escolha do nome “Profissional Viajante” conjuga duas escolhas importantes da minha vida pessoal: a minha profissão e o meu trabalho como advogado e o estilo de vida de viajante que resolvi adotar desde 2000, durante o intercâmbio na Austrália. O Profissional Viajante sonha em se tornar um viajante profissional, mas descobriu que é perfeitamente possível ser um profissional viajante. O objetivo principal do Profissional Viajante é desmistificar a ideia de que vida profissional e viagens não podem ocupar o mesmo lugar no espaço ao mesmo tempo.

2. Qual é o seu perfil como viajante, o que você busca quando pega a estrada?

Difícil definir um perfil apenas para várias estradas, mas se existe um perfil denominado “eclético”, então é esse perfil que gostaria de definir como o meu. Posso me hospedar em um resort em alguma ilha do Caribe ou do Oceano Índico, mas farei questão de sair do resort a fim de explorar as ruas da capital e a comida local que os habitantes da ilha comem todos os dias. Por outro lado, posso me hospedar em um hostel em New York, mas com certeza sairei arrumado à noite para jantar em um restaurante legal e dançar até o amanhecer. Eu não dispenso uma cama king size, mas acho divertido dormir em beliche e dividir o quarto com ilustres desconhecidos. Eu curto fazer trekking nas montanhas e sentir o suor sob o sol escaldante, mas também gosto de experimentar massagens e terapias de relaxamento em spas de hóteis 5 estrelas. Enfim, cada destino, uma missão e cada viagem, uma surpresa.

3. Destaque três posts de que você mais gosta e conte-nos o porquê.

Em primeiro lugar, o post “Bem-Vindo”, especialmente em razão da foto que ilustra o post, tirada no Haiti, na qual eu estou sentado na garupa de uma moto guiada por um haitiano, sem capacete, no mais puro espírito de liberdade.

Em segundo lugar, o post “Um tempo para se reciclar”, fruto de uma reportagem em que eu participei, publicada na revista “Isto É Independente” em outubro de 2010, sobre jovens brasileiros que aderem ao período sabático.

 E em terceiro lugar, o post “Desvendando os segredos de Zanzibar, a filha muçulmana da Tanzânia”, pois muitos ainda não sabem que o Freddie Mercury nasceu nessa pequena ilha africana. “E se ele não tivesse ido embora de Zanzibar? Será que ele também teria nos presenteado com canções fantásticas, compostas à beira do mar azul turquesa ou sob o horizonte da Cidade de Pedra, inspiradas pelos aromas e sabores da ilha? Ainda assim ele seria um espírito livre e criativo. Talvez menos famoso. Mas provavelmente mais feliz.”

4. Qual dos destinos já publicados no blog virou campeão de audiência?

Como tenho enorme paixão pela África e, em segundo lugar, pela Ásia, acabo quase sempre privilegiando os países visitados nesses dois continentes. A Índia sem dúvida sempre inspira muita curiosidade e os destinos africanos que já visitei também, pois vão além dos roteiros tradicionais da África do Sul.

abbv1

5. Na sua opinião, qual é o grande diferencial do seu blog?

O Profissional Viajante trabalha com informações confiáveis e independentes, obtidas pessoalmente em cada uma de suas viagens pelo mundo afora. Mas o Profissional Viajante também planeja conhecer outros destinos desse Planeta, por isso Ele lê, pesquisa, sonha e adora trocar dicas de viagens.

Movido por uma vontade imensa de vivenciar ao máximo cada um dos países de sua interminável lista de viagens, o Profissional Viajante tem como missão revelar no espaço aberto de um blog todas as suas impressões e os aspectos positivos e negativos de cada um dos destinos visitados.

6. Quando escreve um post você se preocupa com o leitor, com a audiência, com o Google ou fica focado no simples prazer de relatar e compartilhar?

Sem dúvida, no simples prazer de relatar e compartilhar e, é claro, sempre com o leitor, seja plantando uma pequena semente da paixão por viajar, dividindo experiências de viagens correlatas ou até mesmo buscando dicas que outros viajantes têm a acrescentar.

7. Como você cultiva sua comunidade de leitores, qual é sua relação com eles?

Eu me considero um novato, pois o Profissional Viajante nasceu em maio desse ano, porém, ainda fico surpreso com a chegada de leitores ou “curtidores” da Fan Page no Facebook que, aos poucos e através de diversos caminhos, se somam ao mundo do Profissional Viajante.

8. Por que você resolveu se associar à ABBV?

Em primeiro lugar, pelo simples fato de a ABBV ter como principal missão democratizar o conhecimento e a informação sobre viagens através da profissionalização dos blogueiros do segmento. E também me chamou a atenção aquele estudo inédito em que a ABBV confirmou que blogs de viagem são o meio de comunicação de maior credibilidade entre os viajantes independentes e experientes, aqueles que planejam sozinhos o roteiro de suas viagens e usam a internet como fonte de informação e meio para contratar serviços, como hospedagem e passagens aéreas.

9. Conte um mico ou perrengue de viagem?

Em 2005, durante um mochilão pelo Leste Europeu, entrei em uma loja de souvenirs em Viena na Áustria para comprar uma camiseta. Peguei o dinheiro que ficava junto com o meu passaporte, dentro de uma capa de plástico, paguei e saí feliz com a minha nova camiseta na mão. O próximo destino era Budapeste na Hungria e o ônibus já estava partindo. Ao se aproximar da fronteira, o inesperado se revelou: o passaporte havia ficado em Viena! Por sorte, foi possível contatar a loja de souvenirs de Viena graças à sacola da própria loja com identificação do telefone. Resultado: centenas de euros gastos no retorno à Viena em busca do passaporte esquecido, centenas de euros gastos na nova ida à Budapeste, um novo amigo de estrada e postais de graça oferecidos pela vendedora da loja de Viena, que, em vão, confessou ter saído correndo atrás de mim pelas ruas de Viena na tentativa de me entregar o meu passaporte. Não se esqueçam: o passaporte ainda é (e sempre será) o objeto mais valioso que um viajante pode carregar.

10. Qual sua meta 2014 para o blog?

O “nascimento” do Profissional Viajante em maio foi, sem dúvida, a maior meta de 2013. Sinto que ainda tenho muito a compartilhar, afinal, são quase 100 países visitados desde 2000 e muitos outros destinos ainda estão por vir. E não apenas compartilhar, é claro, mas também estreitar laços com os leitores atuais, conquistar novos leitores e dividir dicas e experiências de viagens com os viajantes que estão indo ou retornando, sempre cheios de novidades. Boa viagem!

abbv3

Você acabou de conhecer o Advogado Fernando Camargo do blog Profissional Viajante.

Favorite já | Profissional Viajante

Curta o Profissional Viajante no Facebook | Profissional Viajante

________________

Fotos: Profissional Viajante

________________

Veja aqui as entrevistas anteriores com os associados ABBV!

Publicado em Blogueiros Tags

Deixe um comentário