Publicado em

Entrevista da Semana | Sendo…

BY: ABBV0 COMMENTS CATEGORY: Blogueiros

Queremos que você descubra um pouco mais da história de cada um dos associados da ABBV e viaje melhor com as dicas bacanas que todos têm para oferecer! Na entrevista dessa semana você vai conhecer a blogueira Cynthia Camargo do Blog Sendo...

abbv2

1. O que levou você a escrever um blog de viagens? E porque escolheu este nome?

Fui morar em Brasília aos 18 anos, em Los Angeles aos 22 e em Paris aos 28, onde comecei a trabalhar com o turismo.

Desde que me mudei para Brasília, comecei a escrever cartas para uma amiga, contando em detalhes, minhas observações sobre as pessoas, comida, lugares, clima, monumentos.

Creio que o meu gosto por isto, tenha, de fato, iniciado em Brasília, pois cursei a Universidade onde eu era a única paulista. Meus colegas me contavam de seus locais de origem...

Nesta Universidade (UnB), também tive a oportunidade de fazer parte do congresso dos estudantes de comunicação. Pegamos a Belém-Brasília de ônibus (2 dias de viagem) e lá conheci estudantes de todos os cantos do Brasil. O calor no ônibus era tanto, que o motorista parou perto ao rio Tocantins e entramos de roupa e tudo. Foi emocionante. Me marcou tanto esta sensação, que contei a história diversas vezes.

Quando fui para Los Angeles e depois para Paris, continuei com as cartas para a minha amiga, o que era um diário de bordo que acabou se transformando no livro Paris Legal, editado pela Best Seller.

Depois do livro, passei a assinar matérias em revistas e jornais sobre Paris, já trabalhando com turismo.

Decidi postar todas as minhas cartas a fim de compartilhar tantos anos de estrada e assim nasceu o blog!

O nome do blog é o que sou e o que venho “sendo”, pois a minha vida pessoal e profissional gira em torno de viagens. Desde então venho “sendo” assim!

2. Qual é o seu perfil como viajante, o que você busca quando pega a estrada?

Eu acho que a viagem é uma oportunidade de enriquecimento pessoal e a bagagem que se traz para casa é o grande patrimônio de um ser humano!

Gosto de viajar sozinha ou pelo menos fazer alguns passeios sozinha para ter uma imersão total no local. Procuro puxar conversa com nativos, saber sobre os hábitos, costumes, tradições, pratos típicos.

Adoro fotografar tudo a fim de registrar e imortalizar o momento.

Busco sensações catárticas quando estou em algum lugar do mundo. Não precisa necessariamente ser fora de minha cidade. Um restaurante novo ou me hospedar em um hotel de São Paulo me trazem a mesma sensação de descoberta que alimenta a minha alma exploradora.

3. Destaque três posts de que você mais gosta e conte-nos o porquê.

Difícil, porque a grande maioria dos posts é sobre a minha própria vida!

. “Sim, eu trabalhei no Moulin Rouge” – é um relato íntimo, pessoal e intransferível. Claro que dou toda a informação ao viajante sobre a história do lugar, mas é totalmente entranhado em minha pele, descrever um local que me foi tão importante.

. “O Caminho de Santiago" – também é especial, pois trata de um momento muito delicado em termos emocionais. Um processo de crescimento pessoal em meio a cenários deslumbrantes.

. “O Castelo da Cinderela” - Este é especial para mim porque pude passar este amor pela descoberta à minha filha. Passamos o aniversário dela no Castelo da Cinderela. O bolo era enorme. Ela pediu mais pratos ao garçom e começou a servir nas outras mesas, deixando todos emocionados. O que sobrou, ela pediu que eu traduzisse ao garçom, sua extrema recomendação de que o restante do bolo deveria ser distribuindo entre os ratinhos do castelo, amigos da Cinderela. Isto me comoveu profundamente!

abbv

4. Qual dos destinos já publicados no blog virou campeão de audiência?

Foi o “Presente de Grego”! Creio que tenha sido por conta do título! Mas a história de fato, é real. Ganhei um presente de grego, de um grego e na Grécia!! Em meio a minha história, conto sobre as ilhas que visitei. Escrevi um post numa noite de insônia e o postei as 4 da manhã. Quando abri meu blog às 10 da manhã quase caí da cadeira!!

5. Na sua opinião, qual é o grande diferencial do seu blog?

Meu trabalho! Trabalho com isto. Além disto, o meu trabalho e minha grande paixão andam juntas. Outra questão, que creio ser o grande diferencial, é que eu sou contadora de histórias. A maioria dos posts são de histórias onde eu sou a personagem. O que muda são os cenários. Dicas e sugestões são os complementos.

6. Quando escreve um post você se preocupa com o leitor, com a audiência, com o Google ou fica focado no simples prazer de relatar e compartilhar?

Olha, eu comecei o blog há cinco anos, mas somente agora, desde agosto deste ano, estou levando mais a sério porque todo o meu trabalho, desde a faculdade, sempre foi o “comunicar”. Sempre busquei isto em meu trabalho e em minha vida. Mas de fato, a verdade é que para comunicar algo a alguém, eu necessito que estas pessoas saibam que o meu blog existe, coisa que eu nunca fiz até aqui. Portanto, percebi que uma coisa depende da outra. Se eu não divulgar o blog e dar o endereço, fica difícil contar minhas histórias sem público. Mas a principal intenção e motivação tem sido o prazer em contar histórias. Eu tenho convidado algumas pessoas a postarem de vez em quando, para dar um colorido novo ao blog com outras linguagens e outros olhares.

7. Como você cultiva sua comunidade de leitores, qual é sua relação com eles?

Na verdade estou muito crua nisto. Apesar de escrever há cinco anos, coloquei a mão na massa há pouco tempo, mas procuro responder no mesmo instante. Esta interação é essencial. Eu tenho entrado em grupos diversos e checado os perfis para ver onde posso me encaixar e contribuir de alguma forma.

8. Por que você resolveu se associar à ABBV?

Por diversas razões. Porque acredito que a Associação possa me dar respaldo nas questões éticas e me dar o norte em como realizar um bom trabalho. É um terreno relativamente novo e podemos cometer vários erros de principiante e creio que a Associação possa me ensinar a não cometer estes tropeços, além do que fazer parte de uma Associação que tem como membros, pessoas com o mesmo ideal é enriquecedor, uma vez que o processo de blogar já é por demais, solitário.

Saber que existem pessoas com as mesmas afinidades traz a sustentação necessária, nos lembrando que não somos apenas virtuais.!! E é claro, para dar uma sensação de segurança ao leitor de que obedeço às regras éticas.

9. Conte um mico ou perrengue de viagem?

Tenho vários. Vou contar dois e vocês podem escolher qual o mais legal.

Fui para Monte Carlo para um encontro com o diretor do Hotel de Paris. Eu morava em Paris com uma amiga chamada Leila. Ao chegar ao hotel, pouco tempo depois de entrar no quarto, chegaram flores lindíssimas com um cartão para Madame Camargo.

Pouco tempo depois, chegou um carrinho com a hora do chá. Porcelanas Limóges, cristais Baccarat, prataria Christofle e um cartão endereçado a Madame Camargo. Nunca me senti tão importante. Eu somente ia entrevistá-lo para o meu livro!! Uau!! Saí para um passeio e na volta me entregaram um recado de que Lélio havia telefonado. Estava escrito a mão e achei que haviam entendido o nome da Leila errado. Liguei para ela e ela me confirmou que havia ligado para saber se eu havia chegado bem. Quando desci para para outro passeio, encontrei a Hebe Camargo no hall do hotel e imediatamente me lembrei de que o marido dela se chamava Lélio. Fui avisá-la sobre o recado. Ela riu, me dizendo que havia recebido um recado de que Leila havia ligado e entendeu que deveria ser o marido dela. Rimos da confusão e tiramos fotos.

Quando voltei de meu passeio à noite, havia uma caixa enorme de chocolates sobre a cama com outro cartão para Madame Camargo!! Devorado a metade da caixa, minha ficha caiu!! Nadinha daquilo era para mim!!! Nem o bouquet lindíssimo, nem o chá que comi tudo e nem o chocolate que eu estava comendo!!!! Haviam duas Madames Camargo no hotel e com certeza, a importante não era eu!!!!

O outro mico foi em uma viagem de inspeção. Fomos para Bordeaux a fim de checar o roteiro gastronômico que iríamos lançar. Fomos com o chef Emmanuel Bassoleil (que assinaria a viagem) e então fomos a um restaurante provar os pratos. O chef, proprietário do restaurante, decidiu oferecer uma degustação completa a fim de que o nosso chef pudesse montar o cardápio para o nosso futuro grupo de viajantes gastronômicos. Um prato atrás do outro e eu e o diretor de marketing trocávamos olhares, indagando quantos mais viriam...Depois de uma coleção completa de pratos principais, entradas e sobremesas, quando foram servir mais um doce, eu olhei para o diretor que estava com uma aparência de estar se sentindo mal e tive um ataque de riso. Daqueles que quanto mais desespero em tentar se conter, pior é. Tive que ir para o toalete acabar de rir em paz, pois a situação era péssima. O restaurante era pequeno, havia poucos clientes, todos olhando para mim, além do proprietário, a guia que nos acompanhava...todos com olhos arregalados e sem graça, o que me fazia rir mais ainda. Quando acreditei que o acesso havia cessado, voltei à mesa me desculpando pelo acontecido. A guia então me disse: “Melhor rir do que chorar”, em tom fúnebre, suficiente para meu ataque voltar com força total.

Quando voltei com o grupo gastronômico, com o cardápio já devidamente montado pelo nosso chef francês, o de lá resolveu fazer uma surpresa, não sei se com boa intenção ou para vingar-se do meu ataque de riso e serviu pombos! Inteiros! Tive que pedir para recolher antes de nosso grupo ter uma indigestão. NInguém teve coragem de provar!! Desta vez eu não ri e imagino quem deva estar rindo até agora!

10. Qual sua meta 2014 para o blog?

Sobre a minha meta é estudar muito. Só sei contar histórias, mas eu apanho muito na questão tecnológica de tudo isto. Preciso buscar um domínio próprio, preciso arrumar o template, entender mais sobre as ferramentas. Toda esta dedicação para que as pessoas se sintam na minha sala de estar, onde em meio a uma taça de champagne e macarons imaginários, eu consiga inspirá-los a fazer as malas, porque acredito, sinceramente, que não há coisa melhor para alguém do que viajar e abraçar o mundo.

abbv3

Você acabou de conhecer a Especialista em Comunicação Cynthia Camargo do Blog Sendo...

Favorite já | Sendo...

Siga Cynthia Camargo no twitter | @cynthiacamargo

Curta Sendo... no Facebook | Sendo...

________________

Fotos: Sendo

________________

Veja aqui as entrevistas anteriores com os Associados ABBV!

Publicado em Blogueiros Tags

Deixe um comentário