Publicado em

Entrevista da semana | Tá indo pra onde?

BY: ABBV5 COMMENTS CATEGORY: Blogueiros

Queremos que você descubra um pouco mais da história de cada um dos associados da ABBV e viaje melhor com as dicas bacanas que todos têm para oferecer! Na entrevista dessa semana você vai conhecer a blogueira Fernanda Scafi do Blog Tá indo pra onde?

95

1. O que levou você a escrever um blog de viagens? E porque escolheu este nome?

Eu já acompanhava os blogs desde 2010. Descobri o Viaje na Viagem e o Dri Everywhere planejando minha viagem a Londres e depois que voltei comecei a seguir mais e mais blogs. Vários amigos e parentes me pedem dicas de viagem e inclusive de alguns lugares eu já tinha um documento salvo no Word pra mandar para as pessoas. Mas o que me pegava mesmo era um nome. Não conseguia pensar em um nome legal. Em 2011 ou 2012 – não tenho certeza, pensei num nome legal, mas já estava sendo usado por uma xará, “Preciso Viajar”. E foi só em junho/2013 que pensei em “Tá indo pra onde?”, que é uma pergunta que aquelas pessoas que eu vejo pouco sempre fazem quando me encontram.

2. Qual é o seu perfil como viajante, o que você busca quando pega a estrada?

Gosto de cidades grandes com bom transporte público ou então cidades pequenas que você consegue andar entre todos os atrativos. Não curto viajar no estilo “mochileiro” - não que eu não faça viagens do tipo de vez em quando, mas eu faço de tudo pra evitar dividir banheiro com uma galera (trauma de quem frequentou muitos acampamentos quando adolescente)! Entre praia e montanha, prefiro montanha. O principal item que busco em um hotel é a localização. Tenho preferido investir um pouco mais em restaurantes nas últimas viagens. Faço questão de entrar na maior parte das atrações e museus porque sei que se não fizer isso, depois vou me arrepender. Amo um museu - História sempre foi minha matéria preferida no colégio!

3. Destaque três posts de que você mais gosta e conte-nos o porquê.

A) Locação de filmes e seriados em NY - Além de contar sobre o dia que eu encontrei sem querer uma gravação do falecido seriado Gossip Girl em NY, eu adorei escrever esse post sobre como identificar e visitar locações/cenários de filmes e seriados e descobrir se podemos ver a gravação de alguma cena externa quando viajamos. Este post acabou gerando uma série “Sessão Pipoca” no blog, em que falo sobre os locais de gravação de algum filme. São os posts que mais gasto tempo para fazer, mas também que mais gosto de escrever. Tem vários posts do tipo no blog e outros sendo preparados!

B) Post índice Ilha de  Páscoa - Na verdade esse é o índice de posts sobre a Ilha de Páscoa! Impossível escolher só um! Desde que me conheço por gente, sou fascinada pelos moais da Ilha de Páscoa. Sempre foi muito caro viajar para lá e muito difícil de organizar a viagem, os relatos na internet eram praticamente inexistentes. Até que no começo de 2013, tudo conspirou a favor para a ilha ser o destino da viagem anual que fazemos em família. Amei escrever todos eles, tomando muito cuidado e pesquisando muito, para não escrever nenhuma bobagem. E definitivamente são os posts com as melhores fotos!

C) Dinamarca - na verdade são 4 posts sobre a Dinamarca, destino super difícil de ler nos blogs. Copenhagen ainda aparece, mas o interior do país eu nunca vi. Adorei relembrar meu 1º intercâmbio de 15 anos atrás, pesquisar o que continua igual, o que mudou, o que mais eu faria por lá, etc. Ainda não falei das comidas de lá!

4. Qual dos destinos já publicados no blog virou campeão de audiência?

Sem dúvida, Nova York! Entre os 10 posts mais acessados desde que o blog foi criado, tem 3 de NY na lista, 2º, 3º e 4º lugar. Em 1º está um post super prático, como ir de Campinas para os aeroportos da região. Aliás, a audiência deste post disparou! Não pensei que fosse ser tanto assim! Entre os 10 mais acessados, também tem um sobre onde comprar stroopwafel no Brasil, o que fazer em Granada além da Alhambra, compras em Londres e Santiago, roteiro para as cidades históricas mineiras em um feriado e sobre o roteiro de Natal em Campinas (minha cidade), que também achei que não ia ser tão acessado.

1931964_10153999734400105_997445215_n

5. Na sua opinião, qual é o grande diferencial do seu blog?

Como sempre viajei muito, tenho um repertório muito grande de viagens e experiências para contar. Tem muita coisa ainda que não tive tempo de postar! É claro que não vou recomendar hotéis que fiquei hospedada 10 anos atrás, mas os roteiros que fiz e atrações visitadas ainda valem a pena. Também já fiz vários intercâmbios e isso me dá mais assunto para tratar no blog. Acompanho mais de 200 blogs de viagem então mesmo os lugares que visitei há muito tempo, tenho algum outro blogueiro para recomendar, com dicas mais recentes e complementares às minhas.

6. Quando escreve um post você se preocupa com o leitor, com a audiência, com o Google ou fica focado no simples prazer de relatar e compartilhar?

Acho que é uma mistura de tudo. Me dá muito prazer recordar e relatar as experiências e eu não fazia ideia que iria gostar tanto! Mas confesso que na hora de escolher o título do post, eu penso no Google sim. Fiz os posts de compras em Londres e em Santiago no mesmo estilo do de NY, que é um sucesso de audiência, mas não deixo de falar de outros lugares, mesmo que eu ache que não vá fazer sucesso no blog.

7. Como você cultiva sua comunidade de leitores, qual é sua relação com eles?

Como o blog é pequeno, consigo acompanhar cada like que ganho no Facebook ou cada seguidor do Twitter. Procuro interagir com eles, responder perguntas e nunca deixo um comentário sem resposta. Tento equilibrar a quantidade de postagens nas redes sociais. É péssimo ficar muito tempo sem postar nada, mas também encher a timeline das pessoas não tem condições! Uso a minha experiência como leitora de blogs aqui. Se eu não gosto em alguma coisa de outro blog, não vou repetir no meu!

8. Por que você resolveu se associar à ABBV?

Acompanhando vários blogs de viagem há anos, sempre gostei muito dessa interação entre blogueiros. Quando fiz o meu, pensei logo em me juntar a alguns dos melhores blogs. Além disso, surgiram tantos blogs de viagem nos últimos tempos que pertencer a um grupo de blogueiros reconhecidos acaba sendo uma diferenciação, além de outras vantagens de participar da associação, como por exemplo, os hangouts com dicas para melhorar o blog. Eu participo de outra associação (que não tem nada a ver com blogs de viagem) e adoro esse “senso de comunidade”.

9. Conte um mico ou perrengue de viagem?

Mico: Quando visitei Petrópolis uns 15 anos atrás e levei um belo tombo no meio do Museu Imperial! Caí sentada no chão! Hehehe (Para conservar o chão, todo mundo era obrigado a andar de pantufas super escorregadias)

Perrengue: Ainda bem que nunca passei por nada cabeludo, no máximo a mala demorar um dia para chegar ou perder algumas pessoas em Buenos Aires no meio de uma viagem em família rs

10. Qual sua meta 2014 para o blog?

Aumentar a audiência, fazer algumas melhorias técnicas e com certeza viajar mais para ter mais assunto para postar! Fora, é claro, conhecer mais blogueiros de viagem.

961271_10153999755215105_909348496_n

Você acabou de conhecer a Administradora de Empresas Fernanda Scafi do Blog Tá indo pra onde?

Favorite já | Tá indo pra onde?

Siga  no twitter | @taindopraonde

Curta  no FacebookTá indo pra onde?

________________

Fotos: Tá indo pra onde?

________________

Veja aqui as entrevistas anteriores com os Associados ABBV!

Publicado em Blogueiros Tags

5 COMMENTS

Dash - posted on 28/04/2016 06:41
Reply

Th’ats going to make things a lot easier from here on out.

Maria do Carmo Veras - posted on 17/03/2014 23:11
Reply

Adorei te conhecer um pouco mais.
bjs
Carmo

Fernanda - posted on 18/03/2014 15:16

Agora só falta conhecer offline hehehe. Obrigada!

Marianna - posted on 17/03/2014 12:14
Reply

Fer!! Muito legal saber de onde surgiu o blog e um pouco mais sobre ele! Adorei te conhecer e desejo que você só creça como blogueira de viagens e que o “Ta indo pra onde” seja, cada dia mais, um sucesso! Beijão

Fernanda - posted on 17/03/2014 15:24

Obrigada Mari! Adorei conhecer vc e sua irmã tb! Sucesso para o SV!


Deixe um comentário