Publicado em

Pesquisa ABBV revela perfil dos blogs de viagem no Brasil

BY: ABBV0 COMMENTS CATEGORY: Comunicação ABBV, Dados do setor, Mercado

A mais recente pesquisa realizada pela ABBV - Associação Brasileira de Blogs de Viagem - apresenta uma radiografia do comportamento da blogosfera de viagem. O estudo foi realizado junto aos associados da entidade entre janeiro e fevereiro de 2014 e indica que as mulheres são maioria (73%). O blogueiro de viagem é jovem (50% têm entre 31 e 40 anos) e mora principalmente nos estados do Rio e São Paulo (41%). Vale destacar que 19% dos autores de blogs de viagem vivem fora do país.

A pesquisa mostra também que 100% dos blogueiros fazem seus próprios roteiros de viagem e a maioria (77%) fecham as reservas usando apenas a internet. 35% dos blogueiros viajam mais de 4 vezes por ano dentro do país onde moram e 38% fazem anualmente viagens para o exterior. Somente 8% dos blogueiros são inspirados pelas viagens oferecidas por assessorias de imprensa – outros blogs (75%) e as viagens dos amigos (67%) são as principais fontes de inspiração.

Pesquisa Perfil dos Blogs de Viagem no Brasil
Pesquisa Perfil dos Blogs de Viagem no Brasil

65% dos blogueiros encaram seus blogs como um negócio, mesmo que ainda não estejam ganhando dinheiro com eles. Apesar disso, a “satisfação pessoal” do blogueiro de viagem é a principal medida do sucesso, seguida por “ter seu conteúdo compartilhado pelos leitores” e ver seu blog sendo “indicado por outros blogueiros”.

A maioria dos blogs tem até 50 mil page views, 30 mil usuários únicos e 30 mil visitas por mês. Em 61% dos blogs, os leitores passam de dois a quatro minutos por visita. A pesquisa da ABBV indica ainda que 79% dos blogs de viagem não fazem permutas e 67% fazem parte de programas de afiliados.

“A realização desse estudo é especialmente importante para a ABBV e para os blogs de viagem como um todo porque nos oferece uma visão inédita do mercado onde atuamos. São informações que dão ao blogueiro de viagem perspectiva para avaliar seu trabalho, seja ele amador ou profissional. E também para traçar seus objetivos futuros”, diz a presidente da ABBV, Silvia Oliveira.

A ABBV, Associação Brasileira dos Blogs de Viagem, fundada em maio de 2012 é a primeira da América Latina a regulamentar e defender os interesses dos blogs que atuam neste nicho no mercado nacional.

O relatório da pesquisa "PERFIL DOS BLOGS DE VIAGEM NO BRASIL" está disponível em http://www.slideshare.com/ABBV_Brasil/abbv-perfil-blogs

Publicado em Comunicação ABBV, Dados do setor, Mercado

Deixe um comentário