Publicado em

Entrevista da semana | Viajar Hei

BY: ABBV0 COMMENTS CATEGORY: Blogueiros

Queremos que você descubra um pouco mais da história de cada um dos associados da ABBV e viaje melhor com as dicas bacanas que todos têm para oferecer! Na entrevista dessa semana você vai conhecer a blogueira Patricia Longo Tayão do blog Viajar Hei.
p.txt

1- O que levou você a escrever um blog sobre viagens? E por que escolheu esse nome?

Desde que nosso filhote nasceu (hoje ele está com nove aninhos), passamos a viajar muito, caímos em muita furada e percebemos que a quantidade de informações na internet sobre viagens com crianças é pouca, que poderia haver mais informações, dicas e relatos para ajudar outras famílias a viajar melhor. Também procuro colocar dicas de passeios com crianças no Rio de Janeiro fora da Zona Sul - nas zonas Norte, Oeste e Centro da cidade.

O nome do blog escolhi simplesmente pela sonoridade; achei bacana "Viajar hei" soar de um jeito (viajarei) e ser escrito de forma diferente, foi assim a vida inteira com meu sobrenome, Tayão, tenho sempre que soletrar 2 vezes e muitos não acertam, e assim continuou com o blog.

2- Qual é o seu perfil como viajante, o que você procura quando pega a estrada?

Sou bem eclética no meu gosto para viagens, gosto simplesmente de tudo, viajamos mais pelo Brasil, gostamos muito de praia, belas paisagens, serra, de viagens gastronômicas, ricas em história. Mas, com criança, por enquanto fazemos muitas viagens para parques temáticos no Brasil e no exterior, parques aquáticos e tudo que tenha um pouquinho de aventura e diversão. Mesmo quando vamos para algum lugar mais adulto, como Buenos Aires, procuramos fazer alguns passeios que agradem ao nosso filhote.

Costumo dizer que estamos na infância das viagens, mas elas estão ficando menos infantis. Isaac tem mostrado muito interesse por fotografia e se entretém muito durante os passeios escolhendo os melhores ângulos para suas fotos. Já não precisamos estar em um ambiente infantil para ele se divertir, mas ainda viajamos pensando muito nele e menos na gente.

3- Destaque 3 posts de quê você mais gosta, e conte-nos o porquê.

Um dos posts de que mais gosto foi o do Teleférico do Alemão, não pelas fotos, que ficaram bem ruins, pois o dia em que fui estava bem chuvoso, editei e ficou razoável, mas o texto achei que ficou bem escrito, fiz uma comparação de andar no teleférico com o blu, a arara azul do filme Rio, que voa pelas favelas cariocas. Como não sou jornalista (mas faço jornalismo!), apenas uma professora que cansou do sistema público de ensino, achei que o nível do texto ficou acima da minha própria média.

O segundo post do qual gosto muito é o de Foz do Iguaçu; eu fiquei encantada com o Parque Nacional do Iguaçu, pela organização, limpeza, logística, o restaurante, a visão das cataratas, acho que consegui traduzir aquilo que senti no texto, além de dar informações ao leitor que eu mesma tive dificuldade em encontrar na época em que estava fazendo minhas pesquisas, além das fotos terem ficado um arraso. Sinto que a cada post que faço vou aperfeiçoando meu modo de escrever e tornando as informações cada vez mais claras e objetivas para o meu leitor.

O terceiro texto foi o de Tulum, Akumal e Yal Ku, que foram lugares em Cancun pelos quais fiquei maravilhada. Descobri que quando eu curto muito um passeio, o post geralmente acompanha, fica bonito e bem escrito.

Tem informações de como chegar nos locais, com dicas que eu gostaria de ter tido para fazer esses três passeios em um dia só. Esse post foi parar até no Viajosfera, seção do Viaje na Viagem, que seleciona posts de outros blogs/sites.

porto seguro para abbv

4- Qual dos destinos já publicados no blog virou campeão de audiência?

Não tenho tanto material sobre a Disney, mas tenho alguns posts de passeios nos arredores de Orlando, restaurantes brasileiros em Orlando e passeios de graça na cidade e arredores; como comprar cruzeiro Disney direto do site da Disney Cruise Line e alguns do Disney Dream são os mais acessados. Acredito que seja simplesmente pela quantidade de brasileiros que estão viajando para Orlando nos últimos anos, todos estão buscando informações para ter uma viagem mais econômica, segura e proveitosa.

5- Na sua opinião, qual o diferencial do seu blog?

Praticamente todas as postagens foram relatos de lugares em que já estive, podendo assim dar dicas verdadeiras sobre o local visitado, isso é um diferencial significativo, pois vejo um monte de blogs que ficam apenas fazendo listas e mais listas de lugares para se visitar, de lugares mais bonitos, de praias paradisíacas, sem nunca ter ido a qualquer um desses locais. Prefiro dar dicas daquilo que eu realmente vi e senti na viagem, só passo informações verdadeiras para meu leitor, acho que no mundo da internet isso está cada vez mais difícil.

6- Quando você escreve um post você se preocupa com o leitor, com a audiência, com o google, ou fica no simples prazer de relatar e compartilhar?

Me preocupo em primeiro lugar com o leitor, colocando informações no texto que eu gostaria de ter lido antes de viajar, oferecendo meu relato, que não significa que é melhor, ou o certo, apenas uma das muitas experiências que se pode ter em um mesmo lugar.

Também me preocupo com o google, mas confesso que preciso estudar as técnicas de SEO que podem melhorar o posicionamento dos posts no google.

7- Como você cultiva sua comunidade de leitores, qual a sua relação com eles?

O Viajar hei é um blog pequeno e não recebe tantos comentários assim, mas respondo o mais rápido possível e com todo carinho e prazer aos comentários feitos diretamente no blog ou as perguntas feitas por email. Fico imensamente feliz quando recebo algum comentário agradecendo a uma dica dada, que o blog tenha sido realmente útil para alguma família viajar melhor.

8- Por que você resolveu se associar à ABBV?

Como a ABBV nasceu do fruto do trabalho de excelentes blogs, participar dessa associação gera credibilidade ao seu trabalho e te incentiva a estar à altura dos outros blogs participantes.

Como quero transformar o blog em algo que me renda algum dinheiro, preciso estar associada a entidades que te dão um certo respaldo, que ofereçam confiança ao leitor e também a seus parceiros comerciais.

9- Conte um mico ou perrengue de viagem.

Quase não passamos por perrengues viajando, pois amo planejar a viagem, tanto quanto a própria viagem em si, então gasto muito tempo lendo blogs e guias sobre a região ou atração que vou visitar, para que tenhamos o mínimo de problemas/perrengues e o máximo de diversão e conforto.

10- Qual a sua meta para 2014?

Escrever muito, tenho dezenas de posts atrasados, de destinos que já visitamos e que embolou com a viagem seguinte e foi ficando para trás. Também quero dar uma arrumada na estrutura do blog, fazendo a navegabilidade ficar melhor. Além disso, quero fazer mais postagens sobre passeios no Rio de Janeiro com crianças, trazendo dicas para quem vive no Rio e quer curtir um passeio diferente, e para o turista que chega ao Rio e quer conhecer o basicão da cidade com seus filhotes.

viajar hei.txt

Você acabou de conhecer a Bióloga e professora Patricia Longo Tayão do blog Viajar Hei.

Favorite já | Viajar Hei
Curta Viajar Hei no Facebook: Viajar Hei

________________

Fotos: Viajar Hei

________________

Veja aqui as entrevistas anteriores com os Associados ABBV!

Publicado em Blogueiros Tags

Deixe um comentário