temas

Entrevista da semana | Vai pra Disney?

30/jun/2014

Queremos que você descubra um pouco mais da história de cada um dos associados da ABBV e viaje melhor com as dicas bacanas que todos têm para oferecer! Na entrevista dessa semana você vai conhecer os blogueiros Renata Costivelle e Felipe Almeida do Blog Vai pra Disney?

vaipradisney-foto1-abbv-hollywood-studios-orlando

1. O que levou você a escrever um blog de viagens? E porque escolheu este nome?

Felipe: Tudo começou há alguns anos quando um ex-chefe da Re que estava de viagem marcada para Orlando nos pediu algumas dicas dos parques da Disney, sabendo que havíamos trabalhado lá. Em um fim de semana, a Re e eu pegamos os mapas dos parques e fomos refazendo um dia ideal em cada um deles, classificando todas as atrações entre imperdíveis, aquelas que só valiam a pena ir se sobrasse tempo e as que não recomendávamos, isso tudo de acordo com o nosso próprio gosto. Colocamos também no meio desse documento, algumas opções de experiências que considerávamos extraordinárias.

Algumas semanas depois, o chefe dela retornou de viagem e disse que mesmo depois de várias viagens a Orlando, ele nunca havia aproveitado tanto os parques como daquela vez, seguindo as nossas dicas. A mulher dele repassou o roteiro para diversas pessoas e era sempre muito elogiado.

Anos se passaram e em 2013, durante mais uma viagem a Orlando (foi a minha 7ª e a 12ª da Re), vimos uma família com bastante dificuldade em um dos parques da Universal: eles haviam comprado os ingressos errados, estavam confusos em se guiar pelo parque mesmo com um roteiro em mãos e não sabiam nem mesmo qual era a atração que eles estavam parados na fila. Dai pensamos: porque não colocar aquele nosso roteiro do passado em um site ou blog, pra quem “vai pra Disney”? Foi aí que surgiu a ideia e o nome do blog.

2. Qual é o seu perfil como viajante, o que você busca quando pega a estrada?

Renata: Sou dessas que começam a viver a viagem bem antes de ir para o aeroporto. Gosto de pesquisar, planejar, comprar livros a respeito do local que vou visitar. Já cheguei a voltar mais de 3 anos em conteúdo de um blog que me interessou em uma viagem. Eu realmente curto essa antecipação e planejamento que incluem não só programação dos pontos turísticos mas dos gastronômicos também. Amo cozinhar e amo comer, logo a gastronomia do local é super importante em uma viagem para mim.

Felipe: Sou daqueles que quando chego em uma cidade nova, o primeiro ponto turístico que visito é um supermercado. Curto muito saber as particularidades da alimentação daquele país/cidade e me interesso muito em saber quais as marcas e produtos que estão presentes naquele mercado – coisa de publicitário. Não sou muito de visitar igrejas mas se tiver um parque ou museu icônico, pode ter certeza que não vou perder. Tenho também um interesse curioso e que todo mundo me julga mal por ele: provo os McDonald’s de todos os países que visito e garanto que há diferenças entre eles! O melhor que já provei foi o do Japão.

3. Destaque três posts de que você mais gosta e conte-nos o porquê.

Felipe: Meus preferidos são os que de fato ajudam aqueles que vão pra Orlando pela primeira vez: No “Melhor Época para Ir a Disney” a Re desenvolveu uma conta louca para calcular os melhores dias para se visitar os parques durante o ano. Ela usou seu conhecimento de Disney, diversas outras fontes externas, e uma bela bagagem estatística pra criar um calendário muito útil. Um outro que eu fico orgulhoso de ter escrito é o “Disney para portadores de necessidades especiais” que é um conteúdo muito difícil de se encontrar em língua portuguesa ainda que seja super falado em blogs americanos. E em último lugar, tenho que dizer que é o “10 coisas imperdíveis de se fazer na Disney” em que revelei as coisas que a Re e eu mais curtimos fazer quando estamos em Orlando.

Renata: Também sinto uma realização pessoal com o post “Qual a melhor época para ir a Disney?”, é o post que mais deu trabalho para fazer e me dá trabalho novamente a cada seis meses (frequência em que eu o atualizo) mas vale todo o esforço. Em segundo, pode parecer meio óbvio mas gosto muito dos nossos roteiros que acabam sendo o coração do site. Nos roteiros conseguimos dividir o maior número de dicas que adquirimos com toda a vivência na Disney como turistas e como funcionários em um único post.

4. Qual dos destinos já publicados no blog virou campeão de audiência?

Felipe: Disney de Orlando! Mas espero que a Disney de Tóquio vire também, assim que eu publicar minha última viagem para lá, há alguns meses.

vaipradisney-foto3-abbv-disneysea-toquio

DisneySea Tokyo

5. Na sua opinião, qual é o grande diferencial do seu blog?

Felipe: Pra mim o principal diferencial é o conhecimento da Disney que temos, primeiramente pela oportunidade que tivemos de trabalhar lá na Disney por alguns meses e pudemos ouvir da própria companhia toda sua história e cultura, além de poder conhecer cada cantinho do parque (de frente e do avesso). Além disso, a Rê cresceu indo para a Disney a cada oportunidade que tinha e a família dela conhece tudo em Orlando, o que definitivamente contribui bastante para o conhecimento que levamos para o site. Ela dava diversas dicas para os outros brasileiros que trabalhavam lá.

Renata: Concordo com o Fe, que o conhecimento é o nosso maior diferencial, mas citaria também o fato da gente estar disposto a dar todo esse conhecimento com a missão de ajudar o leitor, sem cobrar nada em troca. Passamos muitas madrugadas respondendo comentários, mas fazemos questão de ajudar cada leitor com toda a dedicação possível. Recebemos diversas ofertas de parceria e avaliamos fazendo uma única pergunta “Isso é do melhor interesse do meu leitor?”. Além disso, gosto de poder oferecer os roteiros de graça, pode parecer piegas mas as mensagens e depoimentos que a gente recebe dos leitores são a maior recompensa para a gente. É muito bom ver que a gente conseguiu fazer a diferença na viagem dessas pessoas. Acho que uma vez que a Disney te ensina a ir além pelo visitante (como fizeram com a gente nos treinamentos) a gente nunca mais perde isso mesmo quando para de receber um salário em troca. rs

6. Quando escreve um post você se preocupa com o leitor, com a audiência, com o Google ou fica focado no simples prazer de relatar e compartilhar?

Renata: Com certeza no leitor, porque é isso que a gente gosta. O blog é a primeira vez que aplico na minha vida aquela máxima que diz “faça as coisas com o seu coração e inevitavelmente elas vão dar certo”. Quando a gente começou o blog não achava que ia ficar tão grande e nosso foco era só ajudar os brasileiros que viajam mesmo, sem se preocupar com nada. Colocamos o nosso coração nisso e rapidinho deu certo mesmo.

Felipe: Posso dizer que quase sempre esquecemos do Google nessa hora. Sem dúvida a audiência é o que mais nos motiva (e dá insights) na hora de escrever novos posts. Como nos chegam centenas de perguntas todas as semanas, acabamos criando uma visão bem ampla de quais são os principais temas e mistérios que rondam o planejamento de uma viagem para Orlando.

7. Como você cultiva sua comunidade de leitores, qual é sua relação com eles?

Renata: Nosso principal ponto de contato é através dos comentários no blog que mais são usados como uma grande ‘central de dúvidas’. Muitos visitantes se sentem a vontade para compartilhar seus itinerários e dúvidas com a gente e fazemos questão de responder a cada um deles individualmente – as vezes acabamos demorando semanas para dar conta de todos, mas não deixamos de fazê-lo. Um pouco mais timidamente eles participam também da nossa fanpage do Facebook e nos mandam depoimentos por email.

8. Por que você resolveu se associar à ABBV?

Felipe: Tanto a Renata como eu não somos nem blogueiros nem turistas profissionais. Temos nossos trabalhos e cuidamos do blog a noite e nos fins de semana (vale madrugadas também?). Resolvemos nos associar a ABBV para poder conhecer mais desse mundo dos blogs de turismo e nos ligar mais as oportunidades e desafios que aparecem a todos que resolvem se aventurar por aqui.

Renata: A ideia para a gente é aprender e compartilhar aprendizados e problemas que todos os blogs passam. Achei a ABBV uma associação séria e muito bem organizada para nos ajudar a ganhar mais experiência e conhecer outros blogueiros com os mesmos interesses da gente. Já perdi a conta de quantos blogs legais eu já conheci aqui.

9. Conte um mico ou perrengue de viagem?

Felipe: Se tem uma coisa que eu coleciono são micos e perrengues em viagens. Tem tanto que dá pra fazer um spin-off e criar um blog só sobre isso. Em Dezembro de 2007 eu comecei a trabalhar na Disney mais especificamente no Magic Kingdom. Os primeiros dias são muito confusos e demorou algumas semanas para que eu pudesse conhecer meu novo local de trabalho a fundo – imagine então que eu vivia me perdendo por ali. Agora junte isso com o fato do Magic Kingdom ser construído em cima de um labirinto de corredores e túneis subterrâneos, o resultado só pode ser um “micasso”. Uma bela noite, eu estava procurando o departamento de RH num desses túneis para levar um documento e sem muito indicação, entrei em uma porta e fui subindo uma escadinha em espiral. Notei que a medida que eu ia subindo, o ambiente ia ficando mais e mais escuro e uma musica muito alta tocava cada vez menos distante. Curioso que sou, resolvir ir em frente, mesmo tendo a certeza de que o RH da empresa não estaria no fim daquela escada. Até que em um determinado momento, vejo ao lado da escada alguns dançarinos se arrumando e ao fundo, a “madrinha” da Cinderela acenando para a multidão – sim meus caros, eu estava no meio do castelo durante um show. Sai correndo e nunca mais voltei por ali com medo da bronca que poderia levar.

Renata: Fui perseguida por um mendigo em NYC até a porta do meu hotel enquanto carregava um monte de sacola pesada do meu enxoval.

10. Qual sua meta 2014 para o blog?

Renata: Minha meta é continuar dividindo as melhores dicas que eu tenho com os leitores. A Disney é um mundo tão complexo que ainda tem muita coisa para ser explorada no site.

Felipe: Minha meta é conseguir ir pelo menos mais uma vez para Orlando (a terceira do ano) para cobrir as novidades e lançamentos recentes dos parques, se o trabalho me permitir.

vaipradisney-foto2-abbv-epcot-orlando

Você acabou de conhecer a Administradora de Empresas Renata Costivelle e o publicitário Felipe Almeida do Blog Vai pra Disney?

Favorite já | Vai pra Disney?

Siga Vai pra Disney? no twitter | @vaipradisney

Curta Vai pra Disney? no Facebook: Vai pra Disney?

________________

Fotos: Vai pra Disney?

________________

Veja aqui as entrevistas anteriores com os Associados ABBV!

Facebook Twitter Plusone

Comentários

  1. 30 jun, 2014

    Parabéns, muito boa!

    Responder

  2. 23 ago, 2014
    Renata Cunha

    Estes dois são muito especiais. O cuidado e o carinho que eles respondem a todas as perguntas, mesmo as repetidas, é admirável

    Responder

Deixe seu comentário:





Comentários