temas

“Gostei tanto do seu post que eu nem li”

11/set/2014

O post abaixo foi traduzido para o português com a autorização de Stuart McDonald. O original “I liked your post so much I didn’t read it” está publicado aqui. Stuart, respeitado autor do Travelfish, conseguiu resumir no case abaixo uma das questões que certamente preocupam os blogueiros em geral – todo o esforço feito nas redes sociais, afinal, gera resultado ou é só “espuma”?

 

“Gostei tanto do seu post que eu nem li”

Na semana passada, como parte da nossa série “Giving back in Southeast Asia” publicamos um texto apresentando um perfil da Soi Dog Foundation. Eles são um grupo na Tailândia que faz um trabalho sensacional ajudando cães (e outros animais) sem lar e são totalmente financiados por doações. Parabéns!

Posts que tratam de caridade tendem a receber poucos leitores no Travelfish e esse não foi exceção. Mas, como você pode ver na imagem abaixo, o texto recebeu um bom número de curtidas – 3.894 de acordo com o Facebook.

travelfish1

Curtidas para todo lado!

Quando o autor do post me contou que a Soi Dog Foundation tinha compartilhado o texto na página deles no Facebook a coisa fez mais sentido. Afinal, eles têm cerca de 500 mil “fãs” no Facebook. Quando eu olhei o post na página deles estava lá a maior parte das curtidas – 3.580.

travelfish2

Como é possível não gostar desse cachorro?

Fiquei super animado, experando uma tonelada (bem 3.5 toneladas para ser exato) de leitores no post que estava no nosso site. Mas parece que eu me enganei.

travelfish3

Uma coisinha de nada

A imagem acima é do Google Analytics e mostra TODO o tráfego do post – não apenas o tráfego originário do Facebook. No dia de maior movimento, o texto recebeu 313 visualizações.

E o que isso quer dizer?

Quer dizer que não se deve ver as curtidas no Facebook como um tipo de indicador para tráfego na internet.

Isso indica, ao menos nesse caso, que a grande maioria dos usuários (90%) curtiu o post sem ter lido.

Talvez mais importante ainda, significa que um post mostrando um selo que diz ter X curtidas é completamente sem sentido (nós vamos remover isso no próximo layout do blog).

Por fim, quer dizer que todos os posts que você publicar no Facebook deveriam incluir foto de um cachorro fofinho.”

 

Facebook Twitter Plusone

Comentários

  1. 11 set, 2014

    Muito interessante e já tinha notado isso. Post’s com muitas curtidas não significam necessariamente muito acessos. E outros, como o link abre numa nova janela, podem ter poucas curtidas no Facebook, mas terem muitos acessos vindos do Facebook.

    Responder

  2. 12 set, 2014
    Luciana Betenson

    Sensacional! Adoro estes textos que quebram paradigmas. Beijos!

    Responder

  3. 10 dez, 2015
    Moises Carvalho Pereira

    Muito interessante a matéria, obrigado pelo conteúdo repassado!

    Responder

  4. 10 dez, 2015

    Muito interessante a matéria, obrigado pelo conteúdo repassado.

    Responder

Deixe seu comentário:





Comentários