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#ABBVnaWTM – O que os clientes digitais procuram e como as empresas devem atraí-los

BY: ABBV1 COMMENTS CATEGORY: Dados do setor, WTM Latin America

O que os clientes digitais procuram WTM 640

Por Thelma Alves - De Casa Para O Mundo | Especial para a ABBV

Representando a GuestCentric Systems, Pedro Colaco (foto) iniciou sua palestra na WTM - World Travel Market Latin America 2015, afirmando que a estratégia de busca por hotéis mudou e ainda segue mudando significativamente desde o advento e a popularização da internet. O processo de escolha da hospedagem, que antigamente ficava a cargo do agente de viagens, hoje em dia está sob total responsabilidade do cliente, que com a ajuda da rede se tornou um grande detentor da informação.

Hoje em dia o ambiente online de reserva de hospedagem é altamente competitivo e as OTAs (online travel agencies) como Booking.com, Orbitz, Expedia e Hotel.com dominam o mercado. Quando um cliente acessa o site de uma online travel agency, mesmo que ele já tenha decidido por sua hospedagem, ele invariavelmente acaba avaliando as outras opções apresentadas por essas plataformas.

Isso ocorre porque além de informações sobre o hotel buscado, as OTAs acabam oferecendo outras alternativas de hospedagem, normalmente com valores mais atrativos. E considerando que o consumidor está primariamente focado em preço, nem sempre a reserva é feita no hotel escolhido inicialmente. De acordo com o Booking.com, 63% de seus usuários ordenam uma busca por hospedagem tendo o preço como prioridade.

Além do preço, reputação online é outro fator que constantemente vem sendo levada em consideração por quem viaja. Numa pesquisa feita pelo TripAdvisor identificou-se que 1/3 dos viajantes alteram a escolha de uma hospedagem graças a avaliações positivas ou negativas feitas por outros usuários da plataforma. Por essa razão, está claro que hotéis que não se dedicam em manter uma boa reputação online, se arriscam a perder parte de seus clientes.

Uma linguagem objetiva e clara também deve ser adotada pelos sistemas de reservas de hospedagens, já que hoje em dia os usuários não tem paciência ou disposição para gastarem mais do que um minuto por página visualizada. Essa tendência é comprovada pelo fato de que em 2015 as reservas feitas por dispositivos móveis superarão em números as que serão feitas em desktops. Ou seja, a procura por hospedagem mudou. Será que os hotéis estão preparados?

É sabido que muito é investido em plataformas intermediárias de hospedagem. Hotéis gastam milhares de dólares em comissões para as OTAs que, por sua vez, obtém o seu faturamento exatamente dessas comissões. Em contrapartida, também é sabido que 82% dos viajantes preferem fazer reservas diretamente em sites ou aplicativos de hotéis. Considerado ambas as informações, porque as redes hoteleiras não optam por investir em um canal direto de vendas ao invés de pagar comissões a intermediários?

Por essa razão, todo hotel deve estar interessado em modernizar o seu site e possuir um conteúdo orientado a venda. É importante também que se ofereça serviços exclusivos no seu canal de vendas próprio e ainda que se diferencie a oferta oferecendo café da manhã, wi-fi gratuito e outros atrativos.

E partindo então do pressuposto que um hotel já possui seu canal direto de vendas, como fazer captar os consumidores, principalmente das OTAs? Para começar, defenda sua marca: possua um site focado na venda. Moderno, objetivo e principalmente com conteúdo consistente em todos os canais.

O segundo passo deve ser a proteção de reservas diretas: utilize motor de reservas responsivo, dê aos seus consumidores o que eles buscam, crie um funil de conversão. E por último controle a distribuição: mantenha uma  gestão integrada de inventário, tarifas e reservas.

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Thelma Alves escreve no blog De Casa Para O Mundo e faz parte da equipe da ABBV na cobertura da WTM Latin America 2015.

 

Publicado em Dados do setor, WTM Latin America

1 COMMENTS

Rosana Gasparini - posted on 08/06/2015 12:07
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Sou uma Guia Oficial e credenciada de Roma e do Vaticano.
A cada dia que passa vejo na internet varios sites de pessoas que se dizem guias de Roma… Pura fraude!! Estejam atentos. Quem quizer ter certeza de quem è Guia Oficial me peça o documento dos Orgaos Oficiais de Roma e terei prazer em manda-lo. E’ a lista dos nomes de guias credenciados! Se o nome de quem se apresenta como guia nao constar nessa lista, estejam certos que sao pessoas de mà fè que querem somente ganhar dinheiro em maneira nao correta! O resultado? Um fracasso total quanto aos serviços prestados. Obviamente para arrecadar clientes, ofereçem serviços a menos da metade do valor da tarifa oficial.


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