Publicado em

WTM Latin America apresentará melhores práticas de turismo sustentável

BY: ABBV0 COMMENTS CATEGORY: WTM Latin America

Sempre conectada às tendências do turismo mundial, a WTM Latin America 2016 contará com uma programação de palestras sobre turismo sustentável durante os três dias do evento, que acorre entre os dias 29 e 31 de março, no Expo Center Norte, em São Paulo, simultaneamente ao 45º Encontro Comercial Braztoa.

Sob a coordenação de Mariana Aldrigui, pesquisadora e professora da USP, o conteúdo das palestras promete ser uma importante ferramenta para os profissionais do trade de turismo, tanto para os que já seguem os moldes do turismo sustentável, quanto para aqueles que pretendem aderir e, assim, disseminar a prática no continente latino-americano.

Centralizada no Teatro de Conferências da WTM Latin America, a programação começa às 19h do dia 29 de março, primeiro dia da feira, com o a apresentação Mapeamento de Práticas de Turismo Sustentável na América Latina, que será conduzida por Mariana Aldrigui e Tiago Juliano, mestre em Sustentabilidade na Gestão Ambiental pela Universidade Federal de São Carlos.

 Às 13h45, do dia 30 de março, Mariana volta ao palco do Teatro de Conferências para discutir benchmarking internacional em uma palestra com o tema: “Práticas sustentáveis em companhias aéreas – o caso AirFrance/ KLM”.

E como não falar das redes sociais em um evento sediado no continente em que o uso destas plataformas é o mais intenso do mundo? Natalie Soares, co-autora do blog de viagens e tecnologia Sundaycooks, e Cynthia Corrêa, pesquisadora da USP e doutora em Comunicação Social pela PUC-RS, discutirão os meios de comunicar a sustentabilidade e farão uma análise da experiência em redes sociais. A palestra acontecerá no dia 30 de março, às 16h45.

 No encerramento da WTM Latin America, 31 de março, o Teatro de Conferências receberá mais duas palestras sobre o tema. Às 13h, Marcelo Vilela de Almeida, mestre e doutor em Ciências da Comunicação pela USP e bacharel em turismo pela Universidade Anhembi Morumbi, e representantes da BWT Operadora e da Vento Sul Turismo irão analisar a incorporação de práticas sustentáveis na gestão de operadoras e agências. 

A última palestra, marcada para às 16h, será ministrada por Mariana Aldrigui e Trícia Neves, sócia-diretora da Mapie, empresa especializada em metodologias de gestão para o segmento hoteleiro e gestão estratégica de serviços. As especialistas convidarão a plateia a refletir sobre os desafios para a gestão de pessoas em turismo e se existe sustentabilidade na composição de equipes.

 “Não há outra alternativa para a nossa geração e as futuras a não ser assumir um real compromisso com a sustentabilidade. A questão é como fazer isso. Não adianta apenas copiar práticas, sem verificar de fato como é possível manter bons resultados, ou melhorar os resultados, usando outras práticas”, afirma Mariana Aldrigui. “E precisamos falar da sustentabilidade de forma global – ambiental, social, econômica e até política. Todas as empresas de turismo têm condições de rever práticas, mudar procedimentos e desenvolver produtos e serviços de maneira mais responsável. Temos de olhar para vários aspectos, mas principalmente, na América Latina, para o social. Permitir que mais pessoas se eduquem e possam trabalhar na área e transmitir valores de respeito à cultura e tradições, garantindo salários dignos e excelente qualidade de vida aos moradores do local”, completa Mariana.

“A excelência é pré-requisito indispensável na WTM Latin America, que conta com os mais destacados profissionais do turismo, todos eles focados na realização de negócios duradouros. Com a programação de conferências não poderia ser diferente. Por isso, contamos com a expertise da Mariana Aldrigui para viabilizar esta impecável programação de palestras sobre o turismo sustentável, tema tão importante da atualidade na América Latina e no mundo todo”, conclui Lawrence Reinisch, Diretor da WTM Latin America.

A ABBV é media partner da WTM Latin America pelo 4o ano consecutivo.

Saiba mais no site: www.wtmlatinamerica.com

Publicado em WTM Latin America Tags

Deixe um comentário