temas

ABBV realiza seminário para os seus associados

11/abr/2017

abbvdia2-25

Por Dalila Barakat do blog Mil e Uma Viagens- 1001 Trips.

O Seminário ABBV começou em 7 de abril de 2017 e, por dias 3 dias intensos, pudemos desfrutar de maravilhosas palestras e rever amigos e pessoas que compartilham os mesmos anseios e paixões. No hotel Clarion Faria Lima, nos encontramos às 8h30am, com sorrisos nos rostos na expectativa do que estava por vir. A abertura foi dada pela Clarissa Donda, atual vice-presidente da Associação, que fez um resumo dos trabalhos realizados durante estes 5 anos desde sua fundação.

abbvdia1-5

Clarissa Donda abrindo o evento

abbvdia1-10

Elisa Araujo falando sobre rentabilização dos blogs

Logo após, uma das palestras mais esperadas: “Rentabilidade de blogs- Mercados e Modelos”, com 1001 dicas da Super Elisa Araujo do Viaje na Viagem. Dentre elas, a importância de ter muito bem definido qual seu público e o seu diferencial. Por quê um leitor vai buscar a informação no seu blog e não em outro. Realmente para se pensar… Mas é claro que não vou contar todas as dicas aqui. Elas são exclusivas para aqueles que se loco-moveram de suas cidades, algumas fora do país inclusive. Teve até uma maluca de pé quebrado que pediu permissão ao médico e chegava sozinha de muleta todos os dias. (Não contem pra ninguém que essa maluca era eu!).

Brincadeiras à parte, vou sim tentar contar a vocês, que não puderam estar presentes, como foram ricos estes dias. A terceira palestra na verdade foi uma mesa redonda com a Silvia Oliveira do Matraqueando, a Patricia Papp do blog Viajo com Filhos, a Natalie Soares do blog Sundaycooks e a Andreza Trivillin do Andreza Dica e Indica onde cada uma delas nos relatou como encontraram formas de rentabilizar seus blogs e todos os braços que surgiram através deles.

abbvdia1-79

Silvia Oliveira, Patrícia Papp, Andreza Trivillin e Natalie Soares sobre produtos vendidos através do blog

A Silvia e a Patricia falaram principalmente dos e-books e guias impressos. A Andreza também, mas acrescentou sobre o trabalho de sua agência especializada em Orlando- destino número 1 mais buscado pelos brasileiros. Já, a Natalie, quase como um polvo, nos revelou que além de blogar para seu próprio site, escreve para outros meios de comunicação, ministra palestras junto com seu sócio Frederico, prestam consultoria de SEO e este ano vão levar seu primeiro grupo de viagem ao Peru- o que muito me interessou, já que há tempos meus amigos, leitores e principalmente meus seguidores do agora quase morto snapchat me pedem para levá-los aos destinos que ali mostrava em tempo real, principalmente o Oriente Médio. Essa revelação em primeira mão me serviu de estímulo para colocar logo em prática a demanda do meu público.

Para a surpresa de muitos, através do patrocinador Momondo, soubemos que pode-se descobrir sua origem na Terra através da saliva. Eles sortearam 15 kits para descobrir a ancestralidade e fui uma das sorteadas para fazer o teste e estou bem ansiosa pelo resultado já que, até onde eu sei, meus pais, avós, bisavós, tataravós, etc, etc são todos libaneses, então, será que bem alguma novidade por aí?

abbvdia1-117

Os sorteados com o teste de ancestralidade da Momondo

A Momondo nos emocionou com o vídeo dessa campanha chamada DNA Journey, que você pode conferir nesse link. Mas não foi somente isso. A Momondo nos apresentou também um programa de afiliados, o PR Data e o Community Writing. Acham que a programação está legal até aqui? Imaginem, então, ter na sequência uma palestra e uma mesa redonda com o Leonardo Marques do Melhores Destinos – dono do maior blog de viagem do Brasil, ou pelo menos, o mais bem sucedido – dando dicas de SEO e de como podemos otimizar nossos sites. Em seguida tivemos uma mesa redonda onde o Frederico Marvila do Sundaycooks e o João Guilherme da Momondo se juntaram ao Leonardo para tirar dúvidas sobre SEO.

abbvdia1-98

Leonardo Marques sobre SEO

abbvdia1-104

Leonardo Marques, Frederico Marvila e João Guilherme

O dia foi fechado com a Georgia Barellos do Alugue Temporada que também nos propôs seu programa de afiliados e projetos para blogueiros. Alimentamos a mente com novas ideias e alimentamos também o físico. Os coffee breaks não podem deixar de ser citados. Estavam caprichados com pães, bolos, tortas, sucos, frutas, café, leite e tudo o que temos direito durante o dia.

abbvdia1-58

À noite, pudemos saborear deliciosos vinhos chilenos no happy hour oferecido pela B4T, onde apresentaram as novidades do Valle Nevado, no Chile, para a temporada 2017. Apresentando seus hotéis e atrações.

_00A6099 _00A6197 _00A6247

Bom, se você chegou até aqui é porque quer saber como foi o dia seguinte. Nós também estávamos afoitos e curiosos mas saímos tristes e preocupados. 🙂 A primeira palestra foi um “tapa na cara”. A Julie Frank – professora da Esc Escola de Escrita em Curitiba – através da sua palestra sobre Escrita Criativa, mostrou que não sabemos o que escrevemos, nem como e nem para quem. Nos fez parar para pensar e exercitar. Rimos e choramos. Você sabia que existe um tom de linguagem e que ele deve ser, de preferência, um mínimo criativo? Sabe qual é a identidade do seu blog e qual vocativo ele costuma usar? Você tem uma marca autoral, aquela que ao bater o olho, o leitor sabe que o texto é seu? Foram essas e outras 1001 perguntas que nos deixou atônitos e muito animados em colocar isso em prática já naquele instante mesmo.

abbvdia2-3

Julie Fank sobre escrita criativa

Mas o dia seguiu com mais reflexões, dessa vez com foco na legislação, através das explanações da advogada Flavia Penido da Penido Advogados e da contadora Maria de Lourdes, da Novo Conceito Consultoria sobre diretos autorais, publicidade velada na internet e e tipos de empresas que devemos ou não abrir.

abbvdia2-31

Flavia Penido sobre legislação para blogs

abbvdia2-45

Maria de Lourdes sobre contabilidade para blogs

E o dia foi chegando ao fim com um bate papo entre blogueiros sobre quais programas de afiliados. Moderados pela Clarissa Donda, do blog Dondeando por Aí,  os blogueiros Guilherme Tetamanti do blog, Quero Viajar Mais, Andreza Trivillin do Andreza Dica e Indica, e Rafael Sette e Natalia Becattini do 360 Meridianos  falaram sobre quais programas mais funcionam para seus respectivos blogs, como pagam, como funcionam e quais suas falhas.

abbvdia2-49

Clarissa Donda, Guilherme Tetamanti, Natália Becattini, Andreza Trivillin e Rafael Sette.

E para encerrar, um sorteio de livros e guias de viagens cedidos pela Lonely Planet e pela Pulp Edições. Presentes ideais para blogueiros de viagem.

abbvdia2-53

Chegamos ao domingo, dia (inter)nacional de estar com a família. E estávamos com a família ABBV, nos sentindo mais unidos depois de 2 dias intensos juntos, alguns – que foram à WTM- até mais dias. Num clima de alegria e confraternização, para brindar os 5 anos da Associação, tivemos ninguém mais, ninguém menos do que o Ricardo Freire, autor do Viaje na Viagem como palestrante e um menu especial de almoço do nada mais, nada menos que o Terraço Itália, um dos restaurantes mais tradicionais de São Paulo.

abbvdia3-26

Ricardo Freire com a palestra “Viaje no Resultado”

abbvdia3-9 abbvdia3-68 abbvdia3-72

Realmente fechamos com chave de ouro.

As fotos do craque Ismael dos Anjos falam mais do que 1001 palavras.

Me resta, em nome dos associados, parabenizar os organizadores deste evento – para quem, o mesmo certamente começou bem antes do dia 7 de abril de 2017- e dizer meu MUITO OBRIGADA.

abbvdia1-44

Dalila Barakat, que escreveu esse artigo

Agora bora colocar tudo isso em prática! 🙂

 

Foram patrocinadores e apoiadores do Seminário ABBV:

Momondo

Alugue Temporada

Clarion Faria Lima

B4T

Terraço Itália

Lonely Planet

Facebook Twitter Plusone

Comentários

  1. 12 abr, 2017

    O evento foi incrível, parabéns e obrigado aos organizadores! Tomara que aconteçam cada vez mais eventos para desenvolver nosso mercado!

    Responder

  2. 12 abr, 2017

    Muito obrigado Dalila pelo texto e obrigado a todos da ABBV por esse incrível evento. Infelizmente não pude estar presente, mas torci pelo sucesso da iniciativa. Parabéns, vamos em frente!

    Responder

    19 abr, 2017

    Isso aí, Carlos, que bom que gostou.
    Se quiser mais detalhes pode nos perguntar, será um prazer compartilhar todo o aprendizado.
    Abs,
    Dalila.

    Responder

  3. 25 jul, 2017

    Amei a matéria! Como iniciante em blog de viagem, afirmo que as matérias da associação são essenciais para o nosso conhecimento, portanto, nosso crescimento. Abraços.

    Responder

Deixe seu comentário:





Comentários