Publicado em

Mais um ano de parceria entre WTM e ABBV no Meet the Media

BY: ABBV0 COMMENTS CATEGORY: WTM Latin America
Foto Andreza Trivillin
Foto Andreza Trivillin

Por Renata Sucena – Blog Viagem em Detalhes | Especial para a ABBV

 

Eu sou uma blogueira que também é marqueteira, depois de 15 anos trabalhando em marketing em diversas multinacionais. Hoje olho esse mercado e vejo um potencial imenso, que ainda não é explorado. Nos últimos anos a publicidade mudou muito, os meios de comunicação se reinventaram e todas as marcas passaram a ter um percentual de suas verbas de marketing para Internet.

Mas o que é Internet hoje? Infinitas possibilidades se abrem e as coisas continuam em constante mudança. Hoje em dia a única certeza que eu tenho é, muita coisa ainda vai mudar. Redes sociais continuarão se transformando e novas poderão surgir, outras podem acabar como foi com o pioneiro Orkut.

Muito tem se falado dos influenciadores digitais, e mais recentemente dos micro influenciadores. Acho que muitos dos blogs de viagem se encaixam muito bem nessa categoria, como produtores de conteúdo de qualidade. Recentemente li um artigo que dizia sobre o poder dos micro influenciadores e o quanto eles passam mais verdade e credibilidade no que dizem, principalmente se compararmos aos super famosos que temos certeza que não passa nem perto daquele produto.

Meet_the_media1
Foto Renata Sucena

Mas por serem micro também são muitos e eu entendo a dificuldade das agências de comunicação e das marcas em identificarem blogs que tenham o perfil desejado. É difícil também fazer uma avaliação que seja qualitativa, muitos ainda buscam números, pois é o mais fácil para medir.

Iniciativas como o Meet the Media, da WTM em parceria com a ABBV, ajudam e muito na divulgação do trabalho dos blogs de viagem que estão cada vez se profissionalizando mais. Acho que é uma oportunidade única aos blogueiros poderem fazer contatos com os representantes de turismo presentes no evento, hotéis e outros potenciais parceiros.

Neste ano foram mais de 20 blogs participantes, numa parceria exclusiva da ABBV com a WTM, conversando com diversos destinos. Fiquei surpresa com o nível de profissionalismo e na preparação de todos os blogs presentes, com Mídia Kits, brindes, guias e principalmente muitas ideias e projetos de viagem para serem viabilizados.

Meet_the_media3
Foto Renata Sucena

Essa conversa é fundamental para pensarmos no futuro do relacionamento entre blogs e marcas. Na minha opinião muita coisa interessante vem pela frente. Cada vez mais tenho ouvido que o retorno que dão os blogueiros é muito maior que outras mídias e com um custo muito menor.

A criatividade é a chave para conseguir parcerias, e o mídia kit é o curriculum vitae do blog. Deve ser feito com o máximo de empenho, deve refletir a personalidade do seu blog. Ser blogueiro é também ser escritor, webmaster, design, escritor, fotógrafo, editor de imagens, então sejam também vendedores de suas ideias! Números são importantes sim, mas fazer um trabalho de qualidade, conhecer seu público estão na frente de números!!

Cabe a nós blogs continuarmos um trabalho profissional, sempre cumprindo com as parcerias e mostrando nosso trabalho! Nesse ponto a ABBV ajuda muito, orientando, gerando discussões e troca de experiência entre os que tem mais tempo de estrada, colocando blogs em contato com assessorias, organizando seminários para os associados com muito conteúdo de qualidade!

 

Renata Sucena é autora do blog Viagem em Detalhes e faz parte da equipe da ABBV na cobertura da WTM Latin America 2017.

Publicado em WTM Latin America Tags

Deixe um comentário