temas

Glossário

Consulte aqui alguns termos usados no mercado de internet.

CPA
CPA é a abreviatura de “custo por ação”. Significa que o anunciante paga ao site/blog por cada vez que uma determinada ação ocorre. Por exemplo, o anunciante pode querer que usuários se cadastrem em seu site. Então ele faz uma campanha no modelo CPA e paga aos sites/blogs onde anuncia por cada vez que o usuário clica no banner dele, entra no site e faz o cadastro.

CPC
CPC é a abreviatura de “custo por clique”. Significa que o anunciante paga ao site/blog por cada vez que um usuário clicou no banner dele.

CPM
CPM é a abreviatura de “custo por mil impressões”. Ou seja, é o valor pago a cada 1.000 exibições (impressões) do banner do anunciante. Nesse caso, o anunciante paga para que o banner seja mostrado ao usuário que visita o site/blog.

Page Views
É medida que indica página visitada no seu site. O número de page views é normalmente informado aos anunciantes mensalmente e é um dos fatores analisados para levar em conta se um site/blog tem boa audiência ou não.

Programa de Afiliados
Programa de afiliados é um tipo de parceria baseada em comissionamento. Os anunciantes pagam aos sites/blogs afiliados um percentual ou um valor fixo sobre determinada ação (pode ser clique, venda etc). Empresas como Mundi, Mondial Assistance, Submarino Viagens, Booking e outros oferecem programas de afliliados a sites e blogs.

Visitantes únicos
É a medida que indica o número de pessoas diferentes que visitaram seu site/blog em um determinado período de tempo. Exemplo: Um usuário que entra no seu blog no dia 1º de janeiro será contado apenas uma vez em janeiro, mesmo que ele entre no seu blog todos os dias de janeiro.
Se um site/blog, no final de um mês, tem 1.000 usuários únicos, significa que ele foi visitado, ao longo de 30 dias, por 1.000 pessoas diferentes.
O visitante único é contado por cookie gravado no navegador do usuário ou, em alguns casos, pelo IP do computador que acessou seu site/blog ou ainda por uma combinação de cookie, IP e o tipo de aparelho usado para visitar o site (tablet, celular, computador).

Visitas
É uma medida que indica o número de vezes que seu site/blog foi acessado num determinado período de tempo.
Normalmente se considera que uma visita dura 30 minutos. Exemplo: o usuário entra no seu blog as 09:30 (passa por várias páginas ou fica parado lendo apenas um post) e sai do blog antes das 10:00, então conta-se apenas 1 visita. Se o mesmo usuário volta as 10:05, essa será uma segunda visita. Se o usuário entrou as 09:30 e ficou lendo seus posts com calma e também abrindo novas páginas (ou seja, ficou em atividade) e só saiu do blog as 10:05, então contam-se 2 visitas.

 

Para outras dúvidas sobre termos, consulte o glossário de expressões do Google Adsense e do Google Analytics: https://support.google.com/adsense/topic/19363?hl=pt-BR&ref_topic=1250108

https://support.google.com/analytics/answer/1257084?hl=pt-BR

*Este glossário será constantemente atualizado.