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Retrospectiva 2023

BY: Lincoln de Castro e Silva / 0 COMMENTS / CATEGORIES: Uncategorized

2023 está chegando ao fim e acreditamos que seja o momento ideal para relembrar como foi o ano de 2023 para a associação e os eventos e ações que provemos junto aos nossos associados.

Seminário ABBV 2023
Este ano o Seminário ABBV teve como cenário o Farol Santander, sendo o primeiro evento realizado inteiramente em um ponto turístico icônico e cartão postal da cidade.

O seminário 2023 contou com o apoio institucional do SPTuris e Secretaria de Turismo de São Paulo e tivemos o patrocínio de parceiros como Civitatis, Hotel Intercity e Real Seguro Viagem. 

Não podemos deixar de lembrar que em 2017 e 2018 a ABBV realizou um almoço e um brunch, respectivamente, no Terraço Itália, também um ícone da cidade,

Ações Pós Seminário ABBV
Juntamente com o Seminário 2023 a ABBV realizou ações para seus associados em parceria com a SPturis. Os associados puderam participaram de passeios para:

- Roda Rico, a maior roda-gigante do país.
- Polo de Ecoturismo na região sul da cidade de São Paulo.
- Sampa Sky, Mercadão e Tour pelo Centro Histórico de SP.
- Ingressos para o Wet´n Wild para todos os participantes do Seminário ABBV 2023, com acesso ilimitado ao parque durante três meses.

O Seminário 2024 já está confirmado e irá acontecer em São Paulo nos dias 13 e 14 de abril. Falaremos mais sobre ele mais abaixo.

Lounge de Influenciadores da WTM 2023
Como tradicionalmente acontece, o Seminário ABBV 2023 foi realizado no final de semana que antecedeu a WTM, maior feira de Turismo de América Latina. E na edição 2023 da feira, além de contar o Stand para atender ao público visitante, a ABBV foi convidada para coordenar o Lounge dos Influenciadores, um espaço para encontro dos produtores de conteúdo digital e para interação com o trade de turismo.

A ABBV é media parnter da WTM desde a primeira edição da feira no Brasil e já renovou sua parceria para a edição 2024 da WTM Latin America, que acontece no Expo Center Norte, em São Paulo, nos dias 15, 16 e 17 de abril de 2024..

Acompanha das redes sociais da ABBV e da WTM a abertura das inscrições para a feira e as novidades sobre a parceria da ABBV e WTM para a próxima edição.

Relatórios de Conteúdo
A ABBV preparou um completo relatório de conteúdo, produzido pelos Blogs associados sobre o Seminário 2023 e os passeios realizados, que foi entregue aos parceiros: SPTuris, Secretaria de Turismo de SP.

A ABBV preparou ainda um relatório de conteúdo produzido pelos Blogs associados participantes na Press Trip de Jundiaí, a ser entregue ainda em dezembro de 2023.

Press Trips
A ABBV em parceria com Secretarias de Turismo realizou algumas Press Trips no segundo semestre de 2023, exclusivamente para associados: Santos em setembro, Jundiaí em novembro e Cotia em dezembro.

Além das Press Trips, a Civitatis convidou os associados para ABBV para um passeio pelo Rio de Janeiro em setembro.

Novas Empresas Afiliadas
Em 2023 a Diretoria de Afiliados da ABBV fechou novas parceria, que oferecem vantagens exclusivas para os associados. Os novos parceiros de 2023 são: iFriendViajar Barato e Compara Online. A Diretoria de Afiliados também está em negociação com outros parceiros, que devem ser anunciados no início de 2024.

Lives, Encontros e Treinamentos Online
Durante o ano de 2023 foram quatro reuniões online com os gestores de empresas parceiras, com demonstração de como utilizar as plataformas. Foi realizado ainda um treinamento online de SEO na prática e sobre o Google Analytics 4 com o Carlos Arruda, do blog Vida Cigana.  

Seminário ABBV 2024
Como acontece há mais de 10 anos, realizaremos nosso Seminário ABBV 2024 no final de semana que antecede à WTM, nos dias 13 e 14 de abril, exclusivamente para associados. 

A Diretoria está em momento negociando apoios e patrocínios e trabalhando com parceiros, palestrantes e fornecedores para que o Seminário ABBV 2024 atenda às expectativas dos associados.

Caso sua empresa deseje de alguma forma participar do Seminário ABBV 2024, entre em contato conosco através do e-mail [email protected].

Por fim, nosso agradecimento às entidades que nos apoiaram, bem como às empresas parceiras.

Nos vemos em 2024!

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Press Trip ABBV e Cotia

BY: Deusa Rodrigues / 0 COMMENTS / CATEGORIES: Uncategorized


A ABBV promoveu nos dias 07 e 08 de dezembro uma Press Trip para Cotia – SP, elaborada pela Secretaria de Turismo do município.

Nós passamos por várias experiências com visita ao Templo Zu Lai e almoço especial oferecido pela Mestra Miao You, a Abadessa responsável pela Ordem Guang San. Uma honra concedida a poucos visitantes!

Depois conferimos e nos refrescamos no Thermas da Mata, um parque aquático com vários atrativos.

Tivemos a oportunidade de conhecer o novo Animália Park, um complexo que reúne fauna e flora em meio à Mata Atlântica. Um atrativo que surpreende os viajantes e já é um sucesso de público.

Por último fomos à Catedral de Cotia, e realizamos uma visita com aula de história, ministrada pelo Professor Marcos Martinez, autor do livro Cotia Memória e Imagem. Um privilégio para os blogs associados da ABBV participantes.

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Associação Brasileira de Blogs de Viagem participa de Press Trip em Jundiaí

BY: Deusa Rodrigues / 0 COMMENTS / CATEGORIES: Uncategorized

A ABBV promoveu no final de semana de 24 a 26 de novembro de 2023 uma Press Trip para Jundiaí – SP, elaborada pela Diretoria de Turismo do município.

Nós vivenciamos muitas experiências do Turismo Rural, entre elas: café colonial em sítios, colher pêssegos na plantação, aula de como fazer macarrão italiano, almoços em fazendas em meio à natureza e várias degustações em vinícolas.

Confira no link mais detalhes na matéria publicada no site da Prefeitura de Jundiaí: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/11/28/jundiai-recebe-a-visita-de-membros-da-associacao-brasileira-de-blogs-de-viagem/


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Nota de Repúdio

BY: ABBV / 0 COMMENTS / CATEGORIES: Comunicação ABBV

Associação Brasileira de Blogs de Viagem - ABBV condena os ataques deste domingo, dia 8 de janeiro de 2023, na capital do Brasil. Atos que reduzem o país, que ameacem a democracia e a estabilidade institucional devem ser repudiados por todos que compartilham o Estado Democrático de Direito.

ABBV reafirma o compromisso de seus associados com a democracia e com o avanço na direção de um caminho para o crescimento e desenvolvimento do país. Reafirmamos nossa posição de respeito ao regime democrático, às instituições, às leis e a pluralidade de ideias.

Por fim, condenamos os atos de  vandalismo, dedepredação e destruição dos bens e patrimônios nacionais, que também afetam o turismo local e a imagem do Brasil perante o mundo.

Diretoria da ABBV

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ABBV fecha 2022 com saldo positivo e boas perspectivas para 2023

BY: ABBV / 1 COMMENTS / CATEGORIES: Comunicação ABBV

Em 2022 a ABBV comemorou 10 anos de fundação. Uma data marcante, que reforça nosso compromisso em acreditar no potencial dos associados e buscar cada vez mais inspirar e apoiar criadores de conteúdo em suas jornadas.

Temos muito orgulho de ser a primeira entidade de classe de criadores de conteúdo digital na América Latina, com alto desempenho colaborativo e credibilidade junto a empresas de diversos segmentos.

Por isso, é muito importante ver o quanto nosso trabalho segue se consolidando, sempre com foco em alavancar a economia do turismo no Brasil e oferecer oportunidades para que os blogs de viagem sigam crescendo.

E depois de mais um ano de muito trabalho, estamos fechando 2022 com saldo positivo. Veja alguns dos acontecimentos importantes que marcaram este período!

Nova diretoria

Foto: Guto Marcondes

No meio do ano uma nova diretoria assumiu a gestão da ABBV para o biênio 2022 a 2024, com o compromisso de ampliar as ações da diretoria anterior. A chapa única foi eleita por unanimidade durante o Seminário 2022. 

Além da capacitação interna dos associados, que sempre foi uma marca da ABBV, o objetivo da nova diretoria é aproximar, cada vez mais, os blogs e o trade, ampliando a atuação conjunta da ABBV com agências e operadoras de viagem, DMCs, TMCs, companhias aéreas, feiras e órgãos oficiais de turismo.

Eventos de sucesso

Foto: Guto Marcondes

Para promover, na prática, a aproximação entre blogs de viagem e o trade turístico, foi realizado o ABBV Meeting, que contou com mais de 500 participantes – presencialmente e virtualmente – além de diversos painéis sobre criação de conteúdo e oportunidades de negócio.

Criadores de conteúdo tiveram a oportunidade de trocar informações e ideias com agentes de viagem e outros profissionais do mercado de turismo, ampliando o networking e as possibilidades de negócios no maior evento já produzido pela associação.

Foram apresentados painéis com diferentes temas, que contaram com a participação de profissionais de diversas áreas, incluindo blogueiros associados à ABBV, sempre em busca de apresentar oportunidades de blogs e agentes trabalharem juntos.  

Como produzir conteúdo para viagens e nichos, Turismo Responsável, Monetização com Programas de Afiliados, Criação de Conteúdo em Multiplataformas, Técnicas de Escrita, SEO e Storytelling foram alguns dos temas abordados no Abbv Meeting 2022.

Outro evento realizado em 2022 foi o tradicional Seminário ABBV, com painéis sobre diversidade, narrativas afetivas, infoprodutos, conteúdos técnicos, entre outros. Durante o seminário, foi apresentada a nova identidade visual, finalizando o ciclo de trabalho da antiga diretoria.

Tivemos também uma série de treinamento sobre Desenvolvimento Pessoal, bate papo com a Seguros Promo e Parceiros Promo, o curso “Google Analytics 4 para Blogs de Viagem, e um treinamento sobre Letramento em Diversidade, com o Guilherme Soares Dias, que já estava encaminhado pela diretoria 2020/2022.

Divulgação de pesquisa

Foto: Guto Marcondes

No ABBV Meeting foi divulgado o resultado da pesquisa "Importância dos Blogs de viagem sobre o turista brasileiro", uma iniciativa da ABBV em conjunto com a Idealis Research.

A nova edição da pesquisa aconteceu 10 anos após a divulgação da primeira, realizada em 2012, para entender o que mudou no comportamento do turista brasileiro.

Os dados mostraram que os blogs são a principal fonte de pesquisa sobre destinos de viagem para a maioria dos entrevistados (53,2%), o que reforça a importância de produzir um conteúdo cada vez mais relevante e mostra que há boas chances de monetizar oferecendo produtos e serviços buscados pelos viajantes. Veja aqui o resultado completo.

Blogueira da ABBV premiada

Foto: Divulgação/ETC

E para fechar 2022 com chave de ouro, tivemos mais um associado da ABBV recebendo um prêmio importante, como já aconteceu em outros anos.

Fernanda Scafi, autora Blog “Tá indo pra onde?”, foi a vencedora da categoria Revelação do Prêmio Europa de Comunicação, realizado pela Comissão Europeia de Turismo (ETC) no Brasil, que é formada pelos escritórios de turismo da Espanha, França, Itália, Noruega, Portugal, República Tcheca e Suíça.

Perspectivas para 2023

Foto: Pixabay

Para 2023, o objetivo é continuar compartilhando conhecimento especializado e formando uma rede de parceria com empresas de diversos segmentos e ampla experiência no mercado.

Já estamos preparando a curadoria do Seminário 2023, exclusivo para associados, e uma nova edição do ABBV Meeting, ainda maior do que o de 2022. Outro destaque para 2023 é a ampliação da parceria na WTM Latin America, o principal evento mundial da indústria de viagens e turismo da América Latina.

Queremos que cada blog associado da ABBV possa conseguir transformar uma simples viagem em uma experiência inspiradora, compartilhável e rentável, o que ajuda também a alavancar a economia do turismo no Brasil. 

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Blogs e empresas de turismo: uma união que tende a crescer

BY: Mariana Bueno / 0 COMMENTS / CATEGORIES: Uncategorized

O relacionamento entre os blogueiros e criadores de conteúdo de viagem com profissionais da indústria do turismo é um assunto de grande relevância e que mostra a necessidade de unir forças.

Durante muito tempo, os blogs eram vistos como concorrentes. Mas, hoje, esta visão já foi deixada de lado e todos conseguem enxergar a importância de um trabalho realizado de forma conjunta.

Parceria entre blogs e trade turístico

Por um lado, quem tem blog ou outro formato de canal de informação, sabe que pode potencializar os conteúdos que são produzidos a partir da venda dos produtos e serviços oferecidos por agências, por meio de programas de afiliados e, assim, ter também um ganho maior.

Por outro, os profissionais também estão cada vez mais cientes de como é importante ter uma boa parceria com os criadores que, por meio da publicação de seus conteúdos, ajudam a divulgar a promoção de destinos e os produtos e serviços oferecidos por diversas empresas, que assim aumentam também o faturamento.

Ou seja, é uma parceria positiva para ambos os lados, pois gera aumento nos acessos dos blogs e, consequentemente, um crescimento das vendas, com mais lucratividade para todos.

E entender todo esse processo também ajuda a desenvolver ações e campanhas mais certeiras e objetivas, alinhadas com cada nicho e cada perfil, gerando melhores resultados.

ABBV Meeting 2022 proporcionou integração

Foto: Guto Marcondes

Ciente de todo esse cenário e das constantes mudanças do mercado, a atual diretoria da ABBV vem buscando promover novas possibilidades de integração de forma a resultar em monetização para os distribuidores de conteúdo e ganhos financeiros e de mercado para as marcas.

Um exemplo disso foi o ABBV Meeting 2022, que aconteceu no início de outubro no Cyan Resort Atlantica em Itupeva (SP). O evento, realizado anualmente para os associados, pela primeira vez foi aberto para profissionais e empresas do trade turístico nacional e internacional.

Estiveram presentes alguns representantes de marcas como Atlantica, R1 Soluções Audiovisuais, Shift Mobilidade Corporativa, Seguros Promo, America Chip e Best Buy Sim, Copa Airlines e AMR Collection, Just Travel, Plaza Premium Group, Sea World Parks & Entertainment, Civitatis, Cruise America, Motorhome Trips, Itu Trailer e Comandante Nobre Voos Panorâmicos e TES Cenografia.

Blogs de viagem têm forte potencial para negócios

Um dos dados apresentados no evento foi o grau de confiabilidade dos blogs de viagem. De acordo com a pesquisa sobre o perfil dos viajantes e leitores realizada pela ABBV com a Idealis Research, mais da metade dos entrevistados (53,2%) tem os blogs de viagem como as principais fontes sobre os destinos, número que mostra para o mercado o grande potencial do conteúdo produzido pelos blogueiros.

Esta aproximação com profissionais do trade foi certamente o grande diferencial do ABBV Meeting e está até hoje reverberando por meio dos contatos realizados e de novas parcerias que foram firmadas.

O evento marcou também os dez anos de fundação da ABBV e foi um grande sucesso, com um total de mais de 500 participantes, entre o público presencial e os que acompanharam pela transmissão online.

Foi um modelo inédito, com uma programação que mesclou painéis sobre criação de conteúdo e sobre negócios, com muitos momentos para networking, e sempre jogando luz sobre as oportunidades para que blogs e agentes trabalhem juntos.

ABBV na WTM 2023

Foto: Reprodução Instagram WTM

Dentro desta mesma linha de iniciativas que visam criar laços mais fortes e oportunidades de negócios entre os diferentes lados da cadeia produtiva do turismo, outras ações vêm sendo desenvolvidas.

Uma das novidades poderá ser conferida na WTM Latin America 2023, principal evento mundial da indústria de viagens, onde a ABBV terá o seu estande integrado ao Lounge dos Influenciadores. 

A parceria aumenta as possibilidades para que os produtores de conteúdo possam se conectar diretamente com os expositores da indústria do turismo e com os demais visitantes.

Também haverá participação em painéis dedicados às tendências de marketing digital durante a feira, que sempre valorizou o trabalho dos blogs de viagem.

Para o presidente da ABBV, Luciano Palumbo, esta é uma forma de dar continuidade ao objetivo da associação em criar ciclos sustentáveis de promoção e monetização, compartilhamento, aprendizado e desenvolvimento de boas práticas para o sucesso de campanhas e ações de marketing em viagens em todos os elos da cadeia produtiva do turismo nacional.

A realização da próxima edição da WTM Latin America está confirmada para o período de 3 e 5 de abril, nos pavilhões branco e verde do Expo Center Norte, em São Paulo. Não perca!

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ABBV Meeting 2022: aproximação entre blogueiros e trade do turismo

BY: Mariana Bueno / 0 COMMENTS / CATEGORIES: Eventos

O ABBV Meeting 2022 foi um verdadeiro sucesso. Criadores de conteúdo tiveram a oportunidade de trocar informações e ideias com agentes de viagem e outros profissionais do mercado de turismo, ampliando o networking e as possibilidades de negócios.

O evento aconteceu entre os dias 7 e 9 de outubro no Cyan Resort by Atlântica, em Itupeva (SP), e reuniu cerca de 150 pessoas, além de mais de 350 que acompanharam a transmissão online em tempo real. 

Na abertura, foi apresentado o resultado da segunda edição da pesquisa sobre o perfil dos viajantes e leitores dos blogs de viagem realizada pela ABBV com a Idealis Research.

Foto: Guto Marcondes

Os dados mostraram que os blogs são a principal fonte de pesquisa sobre destinos de viagem para a maioria dos entrevistados (53,2%), o que reforça a importância de produzir um conteúdo cada vez mais relevante e mostra que há boas chances de monetizar oferecendo produtos e serviços buscados pelos viajantes. Veja aqui o resultado completo.

Programação do ABBV Meeting 2022 mesclou conteúdo e negócios

Diretoria ABBV - Foto: Guto Marcondes

Ao longo de todo o sábado, dia 8, foram apresentados painéis com diferentes temas, que contaram com a participação de profissionais de diversas áreas, incluindo blogueiros associados à ABBV, sempre em busca de apresentar oportunidades de blogs e agentes trabalharem juntos.

Confira alguns dos assuntos abordados:

Como produzir conteúdo para viagens e nichos

Foto: Guto Marcondes

O jornalista Fábio Angheben, criador do Dicas Nova York e associado da ABBV, compartilhou sua experiência vivendo e produzindo conteúdo na Big Apple e falou sobre como obter bons resultados quando focado em um determinado nicho.

Turismo Responsável

Foto: Guto Marcondes

Fernanda Ascar, Diretora de Turismo da SPTuris, falou sobre esse tema de extrema importância e apresentou o Polo de Ecoturismo de São Paulo.

Do tradicional ao digital, uma jornada em uma agência de viagens

Foto: Guto Marcondes

Profissional com mais de 10 anos de experiência no segmento de turismo, William Villain é sócio da agência TW Viagens e Turismo e compartilhou um pouco da sua história no mercado.

Potencial dos blogs e agências para retomada das viagens

Foto: Guto Marcondes

O painel contou com a presença da empresária Wal Lopes, da C2W, especializada no segmento de viagens de luxo, e das blogueiras associadas da ABBV Rachel de Menezes (blog Viagem a Dois e agência Finalmente Orlando) e Cátia Noronha (jornalista, mãe e criadora do blog Todas as Mães em Viagem), com mediação de Deusa Rodrigues.

Afiliados: como trabalhar com blogs e agências

Foto: Guto Marcondes

Com Guilherme Tetamanti, fundador do blog Quero Viajar Mais, Diego Rydz, MO e Head de Growth na Just Travel Tour, e Júlio Galvão, co-fundador dos projetos Seguros Promo, Passagens Promo e Parceiros Promo.

Criação de conteúdo multiplataformas

Foto: Guto Marcondes

O painel foi mediado por Lincoln de Castro e Silva, fundador do Blog Viajante Rei e apresentador do podcast Viajando na Maionese e Diretor de Comunicação da ABBV. E contou com a presença de Luciana Freitas, do blog Let’s Fly Away, que tem muitos acessos vindos do Pinterest, Lívia Pereira, que faz vídeos no Tik Tok, Robson Franzói, autor do blog Um Viajante e co-fundador do Café do Viajante em Curitiba, e o jornalista Rodrigo Augusto Vieira, da PANROTAS Editora.

Técnicas de escrita: como unir SEO e storytelling

Foto: Guto Marcondes

Quem falou sobre o tema foram as blogueiras Mari Vidigal (Ideias na Mala), Mariana Bueno (Mariana Viaja) e Natalie Soares (Sundaycooks), com mediação de Euclides Torezan (Blog Casal a Bordo e Diretor de Afiliados e TI da ABBV).

Motorhome - Viva essa Aventura

Foto: Guto Marcondes

Quem esteve no ABBV Meeting 2022 pode ver de perto um motorhome, além de ouvir as experiências de Luciana Torezan (agente de viagens, guia de turismo regional e produtora de conteúdo no Blog Casal a Bordo), Francisco Zaleski de Matos (fundador da Motorhome Trips) e Eduardo Genekian (Diretor Executivo da CWW Brasil, agência global de Vendas e Marketing focada em produtos e serviços turísticos).

Para finalizar, o presidente da ABBV, Luciano Palumbo, propôs uma reflexão sobre a importância de criar conteúdos que gerem valor e que promovam identificação com os leitores. 

Foto: Guto Marcondes

Entre as empresas presentes que falaram para os participantes sobre os serviços oferecidos estavam: 

  • Cyan Resort 
  • America Chip e Best Buy Sim
  • Seguros Promo
  • Copa Airlines e AMR Collection
  • Just Travel
  • Plaza Premium Group
  • Sea World Parks & Entertainment
  • Civitatis
  • Cruise America, Motorhome Trips, Itu Trailer e 
  • Comandante Nobre Voos Panorâmicos

O ABBV Meeting 2022 contou também com patrocínio da R1 Soluções Audiovisuais, TES Cenografia, Shift Mobilidade Urbana, apoio institucional da WTM Latin America e tendo o Portal Panrotas como Media Partner do evento.

Evento proporcionou muitas oportunidades de networking

Além dos painéis, foram realizados, ainda, um happy hour de boas-vindas na sexta-feira e uma festa de encerramento com música ao vivo na noite de sábado: o Luau ABBV Meeting 2022, patrocinado pela SeaWorld Parks & Entertainment. A manhã de domingo foi livre para que todos pudessem conhecer e aproveitar um pouco mais a excelente estrutura de lazer do Cyan Resort.

Foram momentos de descontração e diversão, que possibilitaram também um contato mais próximo entre os todos os participantes, cumprindo o objetivo da nova diretoria de harmonizar o ecossistema de fornecedores, distribuidores e produtores de conteúdo.

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ABBV Meeting 2022 reunirá blogs e trade em Itupeva

BY: Mariana Bueno / 0 COMMENTS / CATEGORIES: ABBV Meeting

Idealizado com o objetivo de criar ciclos sustentáveis de promoção e monetização, compartilhamento, aprendizado e desenvolvimento de boas práticas para o sucesso de ações de marketing em viagens, o ABBV Meeting 2022 será realizado entre os dias 7, 8 e 9 de outubro no Cyan Resort by Atlantica, em Itupeva (SP).

Esta é a 3ª edição do evento que, pela primeira vez, irá contar também com profissionais e marcas do trade turístico nacional e internacional, buscando criar novas relações com o mercado. 

“A ideia é gerar conhecimento e enfatizar a monetização para os distribuidores de conteúdo e viagens e, claro, ganhos financeiros e de mercado para marcas”, diz Luciano Palumbo, presidente da ABBV para o biênio 2022-2024 e editor do blog TurismoEtc.

Painéis do ABBV Meeting 2022

A programação será focada em promover a qualidade dos produtores de conteúdo da ABBV junto às melhores marcas, com workshops, palestras e painéis sobre temas como:

Integração e conectividade

A constante mudança do mercado, intensificada com o crescimento das redes sociais, agências de viagens online e o boom de influenciadores permite uma nova reflexão: ao invés de remar contra a maré, não seria mais interessante unir forças e dialogar?

O objetivo é criar ações conjuntas para intensificar promoção e vendas e melhores práticas para que todos saiam ganhando num cenário com tanta concorrência.

Blogs – como monetizar

Dizem que conteúdo escrito está perdendo espaço na internet. Mas ao mesmo tempo, é cada vez mais importante otimizar os blogs para conseguir as primeiras posições nos mecanismos de busca.

Pensando no conhecimento e técnicas de conteúdo, o ABBV Meeting trará conteúdos sobre escrita criativa e eficiente, trabalho em conjunto com as agências de viagens, parcerias para geração de leads e atendimento, competência jurídica e outros.

Afiliados, ganho passivo e SEO

Como ganhar dinheiro com blog ou com conteúdo digital ou com sua agência no Instagram? Além de técnicas de produção de conteúdo, serão abordados temas como valores de campanha nas redes sociais, taxa de conversão, call to action e muito mais.

Também será apresentado um case de sucesso sobre empreendedorismo digital, com a história real de um agente de viagem que se tornou influenciador. O objetivo é nortear a crescente necessidade de entendermos como funciona o mercado e idealizar campanhas mais assertivas.

Fotos e vídeos como conteúdo de vendas

Este tema está baseado na nova onda das mídias sociais: os vídeos, ferramentas de marketing que mais crescem a cada ano. O Instagram migrou para vídeo e até o LinkedIn se rendeu a esse formato.

Mas qual a melhor alternativa? As fotos ficaram para trás? Os vídeos são a bola da vez? As perguntas serão respondidas sob a ótica de quem produz conteúdo!

No evento será apresentado também o resultado da pesquisa “Perfil dos Viajantes e Leitores dos Blogs de Viagem”, aplicada pela Idealis Research, com o objetivo de identificar os principais aspectos do consumo de conteúdo e viagem pela internet e plataformas digitais.

Envolvimento do trade no ABBV Meeting

Entre as marcas patrocinadoras do ABBV Meeting 2022 estão Cyan Resort by

Atlantica, R1 Soluções Audiovisuais, Shift Mobilidade Corporativa, Seguros Promo, America Chip e Best Buy Sim, além do apoio institucional da WTM-Latin America.

A expectativa é de reunir 60 blogs e 30 agentes de viagens no modelo presencial e um total de mais de 200 participantes, entre blogueiros e trade turístico, contando com a transmissão online.

Para Thais Del Ben, gerente de Marketing e Comunicação da WTM, quanto mais parceiros os blogs e as empresas se tornarem, mais efetiva será a promoção do destino e de seus produtos turísticos.

Para Rodrigo Miluzzi, gerente Geral do Cyan Resort, “ser parceiro de um evento que promove a conexão com importantes fomentadores da cadeira produtiva do turismo intensifica a parceria do empreendimento com todos os canais de distribuição".

Já o CEO do Grupo R1, Raffaele Cecere, reforça que o grupo empresarial está muito alinhado com o turismo e participar do ABBV Meeting 2022 reforça o compromisso com o setor.

E Alexandre Pinto, CEO da Shift Mobilidade Corporativa, estar mais próximo do mercado e participando de eventos que ressignificam marcas e modelos junto aos canais de distribuição e consumo é fundamental neste momento. A empresa irá lançar um novo modelo de comercialização durante o evento.

Como participar do ABBV Meeting 2022

Para os associados da ABBV, a inscrição é gratuita e vai até o dia 15 de setembro. Já os agentes de viagens interessados podem se inscrever a partir do dia 15 de setembro, com investimento de R$120. É só acessar a página do evento.

Em ambos os casos a inscrição inclui transporte, conteúdo, alimentação, participação em sorteios e festa de encerramento. E, para hospedagem no Cyan Resort, a tarifa é diferenciada para os participantes - mas há também a opção de ir apenas no sábado (08/10), dia em que acontecem as palestras e workshops.

Uma oportunidade única de participar de uma integração entre blogs, agências, operadoras e destinos turísticos, que são fundamentais no processo criativo de produção, atendimento e monetização, abrindo novos horizontes acessíveis, inclusivos e rentáveis para o mercado de distribuição de viagens para brasileiros.

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ABBV Meeting 2022

BY: Lincoln de Castro e Silva / 0 COMMENTS / CATEGORIES: ABBV Meeting, Comunicação ABBV, Eventos, Mercado, Parcerias

Evento deve reunir mais de 200 participantes e terá conteúdo voltado para integração e conexão de marcas, agências e blogs de viagens.

Nos dias 7, 8 e 9 de outubro acontece no Cyan Resort by Atlantica, em Itupeva (SP), a 3ª edição do ABBV Meeting, evento especialmente desenhado para promover o networking entre blogs, profissionais e marcas do trade turístico nacional e internacional. As inscrições para as agências de viagens e profissionais do turismo abrem no próximo dia 15 de setembro.

Idealizado com o objetivo de criar ciclos sustentáveis de promoção e monetização, compartilhamento, aprendizado e desenvolvimento de boas práticas para o sucesso de campanhas publicitárias e ações de marketing em viagens, o ABBV Meeting 2022 expande suas características e insere, de fato, a cadeia produtiva do turismo nacional em sua grade de temas.

Este ano, o evento contará com a participação de 60 blogs e 30 agentes de viagens no modelo presencial. Porém, a transmissão via streaming espera impactar outros 200 participantes entre blogueiros e trade turístico. “A ideia desse encontro é promover conhecimento e enfatizar a monetização para os distribuidores de conteúdo e viagens e, claro, ganhos financeiros e de mercado para marcas”, diz Luciano Palumbo, presidente da ABBV para o biênio 2022-2024 e editor do blog TurismoEtc.

“Sempre focamos na capacitação interna dos nossos associados. Agora, estamos em um novo momento. A ideia é criar novas relações com o mercado, promovendo a qualidade dos produtores de conteúdo da ABBV junto às melhores marcas do trade nacional e internacional”, emenda Palumbo.

Segundo o presidente da ABBV, neste contexto, agências, operadoras e destinos turísticos são fundamentais no processo criativo de produção, atendimento e monetização. “As vendas pela internet, em alguns casos, ainda precisam de atendimento profissional especializado”, ressalta.

“Essa conexão com as agências é extremamente necessária para criar uma relação que não seja apenas digital. Humanizar, converter e fidelizar o novo lead é parte de um processo fundamental para re-marketing e, consequentemente, uma recorrência na monetização. Porém, este ciclo precisa ser transparentemente sustentável”, enfatiza Palumbo.

PAINÉIS DE CONHECIMENTO ABBV MEETING 2022

Além de todo conhecimento disposto aos participantes, a edição deste ano do ABBV Meeting trará a apresentação do Resultado da Pesquisa “Perfil dos Viajantes e Leitores dos Blogs de Viagem”, aplicada pela Idealis Research, com o objetivo de identificar os principais aspectos do consumo de conteúdo e viagem pela internet e plataformas digitais.

Além disso, painéis com temas sobre  “Criação de Conteúdo em Multiplataformas”, “Turismo Responsável"; "Técnicas de Escrita: Storytelling, Copy e SEO”; "Afiliados: como trabalhar com blogs e agências”; “Quando agências e blogs trabalham juntos?; ”Potencial dos Blogs e Agências para retomada das viagens", entre outros.

Entre os painéis e temas do ABBV Meeting 2022, podemos destacar as áreas de conhecimento:

1. Integração e conectividade 

Discutir a relação de trabalho entre blogs e agências como aumento de produtividade, transparência nas relações, cumplicidade em ações, parcerias, ganhos progressivos e passivos. Estes serão alguns dos contextos abordados no ABBV Meeting 2022.

A constante mudança do mercado,  intensificada com o crescimento das redes sociais, agências de viagens online e o boom de influenciadores digitais permite uma nova reflexão: ao invés de remar contra a maré, não seria mais interessante unir forças e dialogar?

A ideia deste pilar de conhecimento é criar melhores práticas para que todos saiam ganhando num cenário com tanta concorrência. Atendimento e conectividade, relacionamento e transparência, ações conjuntas para intensificar promoção e vendas.

2. Blogs – como monetizar

Dizem que conteúdo escrito está perdendo espaço na internet, pois os mais jovens não têm paciência para ler. Mas ao mesmo tempo, é cada vez mais importante otimizar os blogs para conseguir as primeiras posições nos mecanismos de busca.

É evidente a sua importância e existem diferentes estratégias para atingir uma audiência, cada uma com suas considerações. Pensando no conhecimento e técnicas de conteúdo, essa área do ABBV Meeting trará conteúdos sobre Como trabalhar em conjunto com as agências de viagens; Escrita criativa e eficiente; Parcerias para geração de leads e atendimento; além de temas como Competência jurídica para esta parceria, entre outros.

3. Afiliados, ganho passivo e SEO

Como ganhar dinheiro com blog ou com conteúdo digital ou com sua agência no Instagram?  Este será também um tema recorrente no ABBV Meeting 2022. Além de técnicas de produção de conteúdo, serão abordados temas como: “Quanto vale uma campanha no Facebook, Youtube, Tik Tok ou Instagram?”; “Taxa de Conversão”; “Call to Action”, entre outros.

Além disso, será apresentado um case de sucesso sobre empreendedorismo digital: vamos contar uma história real sobre um agente de viagem que se tornou influenciador digital. O objetivo deste pilar é nortear a crescente necessidade de entendermos como funciona todo o mercado, para juntos, poder idealizar campanhas cada vez mais assertivas. Como o agente e o blogueiro podem se beneficiar desse mercado? Essa é uma uma pergunta bem pertinente nos dias atuais!

4. Fotos e vídeos como conteúdo de vendas

Outro tema de conhecimento do Meeting ABBV 2022 está baseado na nova onda das mídias sociais: os vídeos curtos. Sem contar que os vídeos e os “short vídeos” são as ferramentas de marketing que mais crescem a cada ano. E claro, é preciso ter o domínio das redes sociais.

No cenário atual onde o Instagram migrou para vídeo e até o até o LinkedIn se rendeu ao compartilhamento de conteúdo nesse formato, qual a melhor alternativa? As fotos ficaram para trás? Os vídeos são a bola da vez? O Meeting ABBV responderá a todas essas perguntas sob a ótica de quem produz conteúdo!

ENVOLVIMENTO DO TRADE

Nesta nova edição do ABBV Meeting a conexão entre blogueiros e agentes de viagem trará novos horizontes acessíveis, inclusivos e rentáveis para o mercado de distribuição de viagens para brasileiros.

De acordo com Thais Del Ben, gerente de Marketing e Comunicação da WTM Latin America, a WTM Latin America tem reforçado a importância da conexão entre os agentes e operadores com blogueiros, influenciadores digitais e produtores de conteúdo na internet. Essa relação, por exemplo, sempre esteve presente com a ABBV, Media Partner da WTM desde a primeira edição da feira no Brasil.

“Nós estamos muito contentes em integrar o ABBV Meeting. Em nossa avaliação, quanto mais parceiros eles se tornarem, mais efetiva será a promoção do destino e de seus produtos turísticos. Se há alguma muralha, ela precisa ser derrubada e nós estamos prontos para contribuir com este saudável debate – começamos a atuar com mais objetividade nesta edição de 2022, quando evoluímos ainda mais em nosso espaço Digital Influencer, que foi um ambiente de relacionamento e de debates, com a geração de muito conteúdo qualificado”, diz a gerente de Marketing e Comunicação da WTM Latin America.

Rodrigo Miluzzi, gerente Geral do Cyan Resort afirma que “ser parceiro de um evento que promove a conexão com importantes fomentadores da cadeira produtiva do turismo – fornecedores, agentes de viagem e blogueiros de viagem”, intensifica a parceria do empreendimento com todos os canais de distribuição. “Neste momento de retomada sabemos que o comportamento do turista brasileiro mudou, e o viajante está ávido por vivenciar novas experiências, principalmente de hospedagem”, afirma Miluzzi.

No caso da Shift Mobilidade Corporativa, o evento vem de encontro com o lançamento do Shift Direct, novo modelo de comercialização da empresa. Segundo Alexandre Pinto, CEO da companhia, estar mais próximo do mercado e participando de eventos que ressignificam marcas e modelos junto aos canais de distribuição e consumo é fundamental neste momento. “A Shift vive um momento de diversificação de produtos e serviços voltados para todos os mercados como os tradicionais, digital e agora, com o Shift Direct, para o consumidor final”, afirma.

Já o CEO do Grupo R1, Raffaele Cecere, reforça que o grupo empresarial está muito alinhado com o setor de turismo e, participar do ABBV Meeting 2022 reforça o compromisso da R1 com o setor. “Temos absoluta certeza que o ABBV Meeting será um grande sucesso”, diz o CEO do Grupo R1.

Os agentes de viagens interessados em participar do ABBV Meeting 2022 poderão se inscrever a partir do dia 15 de setembro. O investimento para participação é de R$120 e inclui: transporte, conteúdo, alimentação, participação em sorteios e festa de encerramento. Para hospedagem no Cyan Resort, a tarifa é diferenciada para os participantes.

Se você produz conteúdo digital sobre viagem em um blog e deseja participar gratuitamente do ABBV Meeting 2022, saiba como se associar à ABBV no site https://abbv.net.br/inscricoes. As inscrições para os demais públicos serão divulgadas na página do Evento: https://abbv.net.br/meeting2022. Para informações institucionais escreva para [email protected].

Entre as marcas patrocinadoras do ABBV Meeting 2022, os destaques para Cyan Resort by Atlantica, R1 Soluções Audiovisuais, Shift Mobilidade Corporativa, Seguros Promo, America Chip e Best Buy Sim. Apoio Institucional: WTM-Latin America. Media Partner: Panrotas.

Mais informações pelos e-mails: [email protected] ou [email protected].

SERVIÇO

ABBV Meeting 2022

Data e horários:
7 de outubro, coquetel de recepção a partir das 19h
8 de outubro, das 8h às 18h30 e festa de encerramento a partir das 19h
9 de outubro, networking e check-out a partir das 11h
Transporte e alimentação incluídos. Tarifas especiais para hospedagem para o evento.
Local: Cyan Resort by Atlantica 
Endereço: Rodovia dos Bandeirantes - Km 72 (Sentido São Paulo), Itupeva – SP.
Mais informações pelos e-mails: [email protected] ou [email protected].

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ABBV 10 anos – a importância do conteúdo de viagem na internet

BY: ABBV / 3 COMMENTS / CATEGORIES: Criação de conteúdo

Já está mais que comprovado que a internet tem grande importância para o mercado de turismo e que mudou a forma como as pessoas viajam. Com um simples clique é possível buscar e encontrar facilmente informações sobre destinos, atrativos para visitar, história das cidades, restaurantes e outras dicas. E os blogs de viagem fazem parte disso.

Quem já fez esse tipo de pesquisa na internet, sabe que os principais blogs de viagem estão sempre entre os primeiros resultados mostrados pelos sites de buscas, o que comprova a relevância dos textos publicados, sejam esclarecendo dúvidas comuns de viajantes ou indicando os melhores lugares para conhecer no Brasil e no mundo.

E a ABBV – Associação Brasileira Blogs de Viagem – tem muito orgulho de estar completando 10 anos de trabalho junto aos blogs e de promover o desenvolvimento do mercado de conteúdo digital com foco no turismo.

Fomos a primeira entidade de classe deste segmento na América Latina e uma das primeiras no mundo. Crescemos e nos fortalecemos junto com nossos associados, de diferentes nichos de viagem e de diferentes regiões do país, o que garante também a diversidade no trabalho que realizamos.

Ao longo desses 10 anos, sempre acreditamos no potencial dos blogs de viagem. Investimos em formação e eventos de networking, estimulando o profissionalismo e a relação entre blogs e empresas. O resultado é que hoje temos muitos blogs em posição de destaque.

Por que os blogs de viagem são importantes para o mercado de turismo

Os blogs que compartilham conteúdos sobre turismo ajudam a inspirar novas viagens e a colocá-las em prática. Mas a importância deles vai muito além disso. Para entender melhor, listamos alguns pontos que fazem a diferença. Confira!

Relatos pessoais e de credibilidade

Mesmo os blogs tendo passado por muitas mudanças e reconfigurações, os textos com dicas pessoais continuam sendo a base do conteúdo, muitas vezes criando uma conexão e uma relação de confiança entre leitor e blogueiro.

Em um mundo com tanta informação disponível, os blogs se diferenciam exatamente por esse foco mais pessoal, com relatos de viagem chancelados pelas experiências que foram vividas por quem escreve, o que garante mais credibilidade para o que é publicado.

Profissionalização do conteúdo

E o fato de serem conteúdos pessoais não significa que sejam amadores. Os blogs evoluíram e estão cada vez mais profissionais. Os “diários de viagem” deram lugar a publicações escritas com técnicas, de forma a melhorar a informação levada para o leitor.

E os blogueiros hoje podem ser considerados verdadeiros empreendedores, pois cuidam não apenas da criação de textos, mas também da gestão da marca, das parcerias realizadas com empresas e de muitos outros pontos que ajudam a alavancar o conteúdo.

Diversificação dos estilos de viagem

Outro fator que faz toda a diferença nos blogs de viagem é a variedade de nichos. Há conteúdos sobre viajar sozinha, em casal, em família, com crianças, com pets, viagens de luxo, viagens econômicas, destinos no Brasil, destinos no exterior, aventura, ecoturismo, afroturismo, acessibilidade, turismo LGBTQIA+, lua de mel, viagens para público sênior e muitos outros.

Os blogs têm diferentes vozes que muitas vezes não encontram espaços nas mídias tradicionais. E, assim, todo leitor conseguirá encontrar dicas que se encaixam com o seu perfil.

Dicas de turismo fora do óbvio

O conteúdo dos blogs de viagem também costuma trazer dicas que fogem dos roteiros mais óbvios, exatamente pela variedade de perfis de blogueiros.

Muito além dos pacotes para destinos famosos, acessando blogs o leitor terá informações sobre destinos diferentes e poucos visitados, além de dicas de transporte e detalhes que só quem passou pela experiência sabe contar.

Informações organizadas e fáceis de pesquisar

As redes sociais têm desempenhado um papel importante quando o assunto são as viagens. As fotos e vídeos inspiram e despertem a vontade de conhecer um destino, mas, quando as pessoas vão pesquisar mais sobre ele, é nos blogs que vão encontrar o que buscam.

Enquanto nas redes as informações se perdem muito rapidamente, nos blogs sempre é fácil encontrar o que você precisa, de forma muito mais detalhada. Além do mais os conteúdos são atualizados com frequência e permanecem por longo tempo.

Tudo isso mostra o quanto os blogs de viagem são importantes ao estimular a imaginação, despertar desejos e informar. E o quanto o mercado de turismo só tem a ganhar ao trabalhar em conjunto com quem produz conteúdo.

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