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ABBV completa 2 anos com nova diretoria e site renovado

BY: ABBV / 0 COMMENTS / CATEGORIES: Comunicação ABBV

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Ao completar dois anos de atividades em maio de 2014, a ABBV, Associação Brasileira de Blogs de Viagem - primeira entidade do gênero na América Latina - comemora os resultados do trabalho de valorização dos blogs de viagem e de defesa do Código de Ética da categoria.

“Antes da criação da entidade, o nicho estava confuso, desorganizado e sem diretrizes de conduta ética. Não seria muito dizer que a ABBV iniciou uma revolução. Provocamos uma mudança considerá- vel na maneira como o mercado e o leitor percebem a atuação dos blogs de viagem”, afirma Silvia Oliveira, presidente da Associação.

Com mais de 130 blogs atuantes, entre fundadores e associados, a ABBV marca seu segundo aniversário com o lançamento de um novo site e a posse da nova diretoria, que estará à frente da entidade no biênio 2014/2016.

Novo site já está no ar

O site da ABBV ganha novo layout assinado pelo Dint Studio. A proposta é dar mais destaque aos blogs e facilitar a pesquisa do material disponível. Os associados passam a ter também uma área de acesso restrito, que vai abrigar conteúdos exclusivos.

O novo template promove uma navegação mais intuitiva, oferecendo ao leitor acesso imediato aos diversos temas abordados pela ABBV como Tecnologia, Redes Sociais, Fotografia, Mercado, Comunicação, Pesquisa, entre outros.

Nesta nova versão o site apresenta design responsivo, o que proporciona uma experiência de visualização bem definida e redimensionamento correto em vários dispositivos como smartphones e tablets.

Nova diretoria toma posse

Em paralelo ao aniversário de dois anos, tomou posse a nova diretoria, eleita em assembléia realizada no final de abril. Os novos diretores que estarão à frente da entidade durante o biênio 2014/2016 são:

Presidente – Sílvia Oliveira | Matraqueando

Vice-presidente – Elisa Araújo | Viaje na Viagem

DIRETORIAS Biênio 2014-2016

Eventos – Marcie Grynblat Pellicano  | Abrindo o Bico

Planejamento e Relações com o Mercado – Elisa Araújo | Viaje na Viagem

Relações Internacionais – Clarissa Donda | Dondeando por aí

Comunicação e Mídias Digitais - Ricardo Freire | Viaje na Viagem e Gabriel Britto | Gabriel quer Viajar

Ética e Informação – Tiago Reis | Rotas Capixabas

Mobilização e Integração – Sut-Mie Guibert | Viajando com Pimpolhos

Valorização dos blogs

A ABBV já encaminha novas ações que cumpram os objetivos da entidade: divulgar e valorizar o trabalho dos blogs de viagem e ampliar cada vez mais a adoção do Código de Ética.

Além disso, a ABBV defende a atuação transparente dos blogueiros, em especial no que se refere ao respeito ao direito autoral, bem como educar o mercado (blogs e empresas) para que as práticas comerciais possam acontecer em ambiente melhor, mais ético e próspero.

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ABBV repudia ações de marketing disfarçadas de concurso cultural

BY: ABBV / 3 COMMENTS / CATEGORIES: Comunicação ABBV

Ideia - gyulavari Csaba

A nova moda das empresas que desconhecem ou ignoram os princípios éticos que regem o mercado é lançar campanhas de marketing com o codinome “Concurso Cultural”. Em tese, concursos culturais deveriam ser uma brincadeira que incentiva a criatividade do participante sem o uso de sorteios.

Mas o que se vê ultimamente são manobras por trás de concursos desta natureza que buscam utilizar a mão de obra dos blogueiros para alcançar o maior número possível de posts publicados sobre a marca/empresa/destino (além de menções nas redes sociais). Em troca apenas a mera participação sem garantia de prêmio algum, muito menos com remuneração plausível.

Isso sem contar que o concurso que tem como objeto a promoção de produto ou serviço não é exatamente um concurso cultural e, sim, um concurso com necessidade de obtenção de autorização da Caixa Econômica Federal para funcionar. Ações semelhantes sem esse registro podem, inclusive, ser denunciadas à CEF para que a instituição tome as devidas providências.

Logo que a ABBV foi lançada, em 2012, a associação se posicionou veementemente contra à ação de uma empresa de cruzeiros que pedia aos blogueiros participantes do tal concurso que escrevessem sobre um determinado navio sem ao menos conhecer a embarcação. Essa dinâmica se repete cotidianamente no mercado. O mais recente “Concurso Cultural” desse tipo foi proposto pelo Grupo Companhia, empresa de comunicação com diversos clientes na área de turismo.

A proposta quer levar um blogueiro de cada estado do Brasil para uma viagem de luxo de três dias para Brasília com um acompanhante. E para participar “basta” o blogueiro publicar um post sobre a Capital Federal com a assinatura do “concurso cultural” e, claro, divulgar o texto no Twitter, Facebook e Instagram com a hashtag estabelecida pela promotora do concurso.

A mídia espontânea está garantida para o cliente do Grupo Companhia, mas a chance real do blogueiro ganhar o concurso não está clara, uma vez que a própria empresa usa de recursos pouco transparentes ao destacar que se reserva ao direito de selecionar os vencedores com critérios a serem estipulados por júri interno. Quais critérios?

Ações de marketing com este caráter estão na contramão das diretrizes estabelecidas pela ABBV em seus Estatutos Sociais e Código de Ética. Prezamos pela relação saudável entre mercado e blogueiros, posição que incentiva fornecer informação isenta ao nosso leitor. Entendemos que participar de ações como esta é uma escolha pessoal. No entanto, a ABBV recomenda que seus associados não integrem, estimulem ou façam parte de iniciativas semelhantes, uma vez que o blogueiro usa seu tempo e credibilidade de graça para chancelar uma empresa comercial.

A insistência na publicação massiva de posts que divulguem um destino, um produto e/ou serviço — sem uma contrapartida financeira legítima e concreta (seja através de banners ou publieditorial) — ofende e tenta diminuir a importância do material mais precioso produzido por um blogueiro: seu conteúdo!

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Foto: Gyulávari Csaba | FreeImages.com

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Associado ABBV tem direito à Press Card em Barcelona

BY: ABBV / 3 COMMENTS / CATEGORIES: Comunicação ABBV, Parcerias

Conforme anunciamos no 2º Encontro de Associados ABBV no mês passado, em São Paulo, a partir de agora os blogs que fazem parte da ABBV têm direito ao Press Card em Barcelona, Espanha. Trata-se de uma carteirinha, anteriormente concedida somente a jornalistas, que dá acesso gratuito aos principais atrativos da cidade.

Como os pontos turísticos da capital da Catalunha estão entre os mais caros da Europa, o blogueiro associado que possua o Press Card  pode ter uma economia de mais de € 100 nas entradas das atrações, entre elas a Sagrada Família, Parc Güell, Palau de la Musica Catalana, Aquarium — além de acesso ao Bus Turístico.

Para obter o Press Card o associado ABBV deve fazer a solicitação da sua Certificação Internacional via e-mail com antecedência de, no mínimo, 15 dias antes da viagem.  O prazo é necessário para que a associação tenha tempo hábil de emitir, registrar em cartório e enviar a certificação por correio ao associado. Faremos o envio por carta registrada. Caso o associado queira o envio emergencial por Sedex, os custos correrão por conta do solicitante.

É importante destacar que será emitida apenas uma Certificação Internacional por blog, salvo as exceções em que o site tenha comprovadamente mais de um autor, sócio ou colaborador. Destacamos que a ABBV é a única entidade nacional autorizada a expedir este documento para blogs de viagem.

Você ainda não é associado da ABBV? O que está esperando? Envie agora mesmo sua inscrição aqui. Para saber mais como funciona a entidade, por gentileza, leia o nosso F.A.Q. #GoABBV

Foto: Toa Heftiba

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Entrevista da semana | Viajar Hei

BY: ABBV / 0 COMMENTS / CATEGORIES: Blogueiros

Queremos que você descubra um pouco mais da história de cada um dos associados da ABBV e viaje melhor com as dicas bacanas que todos têm para oferecer! Na entrevista dessa semana você vai conhecer a blogueira Patricia Longo Tayão do blog Viajar Hei.
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1- O que levou você a escrever um blog sobre viagens? E por que escolheu esse nome?

Desde que nosso filhote nasceu (hoje ele está com nove aninhos), passamos a viajar muito, caímos em muita furada e percebemos que a quantidade de informações na internet sobre viagens com crianças é pouca, que poderia haver mais informações, dicas e relatos para ajudar outras famílias a viajar melhor. Também procuro colocar dicas de passeios com crianças no Rio de Janeiro fora da Zona Sul - nas zonas Norte, Oeste e Centro da cidade.

O nome do blog escolhi simplesmente pela sonoridade; achei bacana "Viajar hei" soar de um jeito (viajarei) e ser escrito de forma diferente, foi assim a vida inteira com meu sobrenome, Tayão, tenho sempre que soletrar 2 vezes e muitos não acertam, e assim continuou com o blog.

2- Qual é o seu perfil como viajante, o que você procura quando pega a estrada?

Sou bem eclética no meu gosto para viagens, gosto simplesmente de tudo, viajamos mais pelo Brasil, gostamos muito de praia, belas paisagens, serra, de viagens gastronômicas, ricas em história. Mas, com criança, por enquanto fazemos muitas viagens para parques temáticos no Brasil e no exterior, parques aquáticos e tudo que tenha um pouquinho de aventura e diversão. Mesmo quando vamos para algum lugar mais adulto, como Buenos Aires, procuramos fazer alguns passeios que agradem ao nosso filhote.

Costumo dizer que estamos na infância das viagens, mas elas estão ficando menos infantis. Isaac tem mostrado muito interesse por fotografia e se entretém muito durante os passeios escolhendo os melhores ângulos para suas fotos. Já não precisamos estar em um ambiente infantil para ele se divertir, mas ainda viajamos pensando muito nele e menos na gente.

3- Destaque 3 posts de quê você mais gosta, e conte-nos o porquê.

Um dos posts de que mais gosto foi o do Teleférico do Alemão, não pelas fotos, que ficaram bem ruins, pois o dia em que fui estava bem chuvoso, editei e ficou razoável, mas o texto achei que ficou bem escrito, fiz uma comparação de andar no teleférico com o blu, a arara azul do filme Rio, que voa pelas favelas cariocas. Como não sou jornalista (mas faço jornalismo!), apenas uma professora que cansou do sistema público de ensino, achei que o nível do texto ficou acima da minha própria média.

O segundo post do qual gosto muito é o de Foz do Iguaçu; eu fiquei encantada com o Parque Nacional do Iguaçu, pela organização, limpeza, logística, o restaurante, a visão das cataratas, acho que consegui traduzir aquilo que senti no texto, além de dar informações ao leitor que eu mesma tive dificuldade em encontrar na época em que estava fazendo minhas pesquisas, além das fotos terem ficado um arraso. Sinto que a cada post que faço vou aperfeiçoando meu modo de escrever e tornando as informações cada vez mais claras e objetivas para o meu leitor.

O terceiro texto foi o de Tulum, Akumal e Yal Ku, que foram lugares em Cancun pelos quais fiquei maravilhada. Descobri que quando eu curto muito um passeio, o post geralmente acompanha, fica bonito e bem escrito.

Tem informações de como chegar nos locais, com dicas que eu gostaria de ter tido para fazer esses três passeios em um dia só. Esse post foi parar até no Viajosfera, seção do Viaje na Viagem, que seleciona posts de outros blogs/sites.

porto seguro para abbv

4- Qual dos destinos já publicados no blog virou campeão de audiência?

Não tenho tanto material sobre a Disney, mas tenho alguns posts de passeios nos arredores de Orlando, restaurantes brasileiros em Orlando e passeios de graça na cidade e arredores; como comprar cruzeiro Disney direto do site da Disney Cruise Line e alguns do Disney Dream são os mais acessados. Acredito que seja simplesmente pela quantidade de brasileiros que estão viajando para Orlando nos últimos anos, todos estão buscando informações para ter uma viagem mais econômica, segura e proveitosa.

5- Na sua opinião, qual o diferencial do seu blog?

Praticamente todas as postagens foram relatos de lugares em que já estive, podendo assim dar dicas verdadeiras sobre o local visitado, isso é um diferencial significativo, pois vejo um monte de blogs que ficam apenas fazendo listas e mais listas de lugares para se visitar, de lugares mais bonitos, de praias paradisíacas, sem nunca ter ido a qualquer um desses locais. Prefiro dar dicas daquilo que eu realmente vi e senti na viagem, só passo informações verdadeiras para meu leitor, acho que no mundo da internet isso está cada vez mais difícil.

6- Quando você escreve um post você se preocupa com o leitor, com a audiência, com o google, ou fica no simples prazer de relatar e compartilhar?

Me preocupo em primeiro lugar com o leitor, colocando informações no texto que eu gostaria de ter lido antes de viajar, oferecendo meu relato, que não significa que é melhor, ou o certo, apenas uma das muitas experiências que se pode ter em um mesmo lugar.

Também me preocupo com o google, mas confesso que preciso estudar as técnicas de SEO que podem melhorar o posicionamento dos posts no google.

7- Como você cultiva sua comunidade de leitores, qual a sua relação com eles?

O Viajar hei é um blog pequeno e não recebe tantos comentários assim, mas respondo o mais rápido possível e com todo carinho e prazer aos comentários feitos diretamente no blog ou as perguntas feitas por email. Fico imensamente feliz quando recebo algum comentário agradecendo a uma dica dada, que o blog tenha sido realmente útil para alguma família viajar melhor.

8- Por que você resolveu se associar à ABBV?

Como a ABBV nasceu do fruto do trabalho de excelentes blogs, participar dessa associação gera credibilidade ao seu trabalho e te incentiva a estar à altura dos outros blogs participantes.

Como quero transformar o blog em algo que me renda algum dinheiro, preciso estar associada a entidades que te dão um certo respaldo, que ofereçam confiança ao leitor e também a seus parceiros comerciais.

9- Conte um mico ou perrengue de viagem.

Quase não passamos por perrengues viajando, pois amo planejar a viagem, tanto quanto a própria viagem em si, então gasto muito tempo lendo blogs e guias sobre a região ou atração que vou visitar, para que tenhamos o mínimo de problemas/perrengues e o máximo de diversão e conforto.

10- Qual a sua meta para 2014?

Escrever muito, tenho dezenas de posts atrasados, de destinos que já visitamos e que embolou com a viagem seguinte e foi ficando para trás. Também quero dar uma arrumada na estrutura do blog, fazendo a navegabilidade ficar melhor. Além disso, quero fazer mais postagens sobre passeios no Rio de Janeiro com crianças, trazendo dicas para quem vive no Rio e quer curtir um passeio diferente, e para o turista que chega ao Rio e quer conhecer o basicão da cidade com seus filhotes.

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Você acabou de conhecer a Bióloga e professora Patricia Longo Tayão do blog Viajar Hei.

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Fotos: Viajar Hei

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Veja aqui as entrevistas anteriores com os Associados ABBV!

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Entrevista da semana | Viajadora

BY: ABBV / 1 COMMENTS / CATEGORIES: Blogueiros

Queremos que você descubra um pouco mais da história de cada um dos associados da ABBV e viaje melhor com as dicas bacanas que todos têm para oferecer! Na entrevista dessa semana você vai conhecer as blogueiras Thaís Freitas e Mariana Yusim, autoras do blog Viajadora.

Thais em Bali

1. O que levou vocês a escreverem um blog de viagens? E porque escolheram este nome?

THAÍS - Sou jornalista e gosto muito de contar histórias sobre viagens e coisas interessantes que vi ou vivi, e de tanto as pessoas sugerirem que eu escrevesse esses causos e dicas, criar um blog de viagem acabou sendo uma consequência natural. Escolhi o nome Viajadora por ser curto, simples e ter a ver com os apelidos que sempre me chamaram: viajante, aventureira... Viajadora. Depois de alguns meses postando, convidei a minha amiga de infância Mariana Yusim para ser autora do blog também, já que nos damos super bem, temos um estilo de viagem parecido e frequentemente viajamos juntas, e o blog melhorou bastante desde então, com esse novo ponto de vista.

2. Qual é o perfil de vocês como viajantes, o que vocês buscam quando pegam a estrada?

Somos viajantes sem frescuras e bastante econômicas, que gostam de ver e viver o máximo possível, gastando o mínimo possível. Gostamos de ser espontâneas, ter liberdade de mudar o roteiro na hora, conhecer os moradores locais e aprender com sua forma de viver. Além disso, adoramos natureza e esportes ao ar livre, por isso nossas viagens também envolvem muitas trilhas, acampamentos e qualquer outra oportunidade de aventuras em lugares inusitados e cercados de mato.

3. Destaquem três posts de que vocês mais gostam e contem-nos o porquê.

Gostamos muito do post sobre Como viajar sem reservas nem perrengues, porque é algo de que sempre falo e incentivo meus amigos a experimentarem, e achei que o post ficou divertido; do post sobre A melhor galinha caipira da Bahia, porque me lembra um desses momentos mágicos que acontecem em viagens espontâneas; e do post com 16 dicas para acampar no Alasca, porque recebemos e-mails de pessoas agradecendo as dicas porque usaram e foram úteis, e isso é um retorno muito legal para quem escreve um blog de viagem.

4. Qual dos destinos já publicados no blog virou campeão de audiência?

Um post de destino no Brasil muito popular no blog foi Conhecendo o Parque Estadual do Ibitipoca, em Minas Gerais, que é uma ótima opção para viagens de fim de semana e feriado. Já em relação aos destinos internacionais, o que tem mais acessos é mesmo o post sobre a Full Moon Party em Koh Phangan: Réveillon inesquecível na Tailândia, por ser um destino muito popular entre os mochileiros.

Mari no Chile

5. Na opinião de vocês, qual é o grande diferencial do blog?

THAIS - Acredito que o grande diferencial do Viajadora é o nosso ponto de vista cheio de bom humor, já que buscamos escrever posts que, além de úteis, sejam também divertidos de ler. Além disso, como sou jornalista, tenho o hábito de pesquisar e apurar tudo muito bem antes de postar, resultando em informações bastante precisas e pertinentes sobre os destinos; enquanto a Mariana, com sua experiência como publicitária, busca dar um toque mais pop, bonito e que atraia mais os leitores.

6. Quando escrevem um post vocês se preocupam com o leitor, com a audiência, com o Google ou ficam focados no simples prazer de relatar e compartilhar?

Nosso principal foco ao escrever um post é mesmo o prazer de relatar e compartilhar, porque é disso que a gente gosta. Mas ao fazer isso, cuidamos sempre para que o post esteja interessante, útil e agradável para os leitores, que são a principal razão de o blog existir.

7. Como vocês cultivam a comunidade de leitores, qual é a relação de vocês com eles?

Adoramos interagir com os leitores, por isso sempre respondemos todos os e-mails e comentários deles, tanto no blog como nos perfis do Instagram e Facebook. Além disso, percebemos que muita gente gosta de compartilhar suas histórias e dicas de viagem, por isso abrimos espaço no Viajadora para que os leitores mandem posts convidados com suas dicas e causos, o que, além de divertido, é ótimo para dar uma arejada no nosso conteúdo.

8. Por que resolveram se associar à ABBV?

Sempre gostamos de acompanhar o conteúdo dos blogs associados à ABBV e tínhamos muita vontade de ser um deles, porque isso significaria uma forma de comprovação da qualidade do material que produzimos. Além disso, é uma excelente oportunidade de fazer contato com blogueiros que admiramos e de nos manter informadas sobre as questões éticas que envolvem os blogs de viagem hoje em dia, algo muito importante para quem preza por qualidade em sua produção de conteúdo.

9. Contem um mico ou perrengue de viagem?

THAIS – Um dos meus maiores perrengues de viagem foi passar 11 horas num micro-ônibus lotado indo de Maputo para Tofo, em Moçambique. O veículo, com janelas que não abriam, tinha capacidade para 15 pessoas, mas transportou 23, além de embrulhos e gaiolas com galinhas vivas, em pleno verão africano, com um calor de 40°C e Kuduro tocando no último volume a viagem inteira. Foi um sofrimento, mas valeu muito a pena quando chegamos nas praias de Tofo! Isso sem falar na história pra contar, que acabou rendendo o post A pior jornada da minha vida: 11 horas numa chapa em Moçambique.

10. Qual a meta 2014 para o blog?

Nossa meta para 2014 é melhorar o layout do Viajadora e torná-lo cada vez mais profissional, com mais destinos e conteúdo útil para quem busca dicas de viagens. Aprimorar nossa forma de escrever, inovar nos posts com mais recursos gráficos e vídeos e, quem sabe, fechar alguma parceria, para que a gente possa financiar mais viagens e aventuras.

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Você acabou de conhecer a Jornalista Thaís Freitas e a Publicitária Mariana Yusim do Blog Viajadora.

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Fotos: Viajadora

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Speed Networking abre portas para novos negócios na WTM Latin America

BY: ABBV / 0 COMMENTS / CATEGORIES: WTM Latin America

O segundo dia (24 de abril) da WTM Latin America 2014 foi marcado pela multiplicação em ritmo exponencial das frentes de negócios para os participantes e do fechamento de acordos. Durante três horas, o dobro do tempo previsto originalmente, 600 expositores se reuniram com 105 compradores no evento chamado Speed Networking.

São reuniões curtas, com duração de cinco minutos cada, onde puderam negociar e estabelecer um grande número de acordos para aumentar tanto o turismo da América Latina quanto o da indústria global.

No primeiro dia da WTM muitos dos visitantes já haviam realizado reuniões de negócios. Mas a tônica foram os encontros pré-agendados, em alguns casos com o objetivo de estreitar o relacionamento e ampliar o volume de negócios com clientes tradicionais.

“É a primeira vez que participo da WTM e vejo que é uma feira muito bem organizada e profissional. Os contatos de ontem foram muito bons e pretendo fazer outros hoje. O que procuro são novos fornecedores, além de estreitar vínculos com aqueles que já conheço. Estar cara a cara com as pessoas é importante para conhecer os novos produtos que estão criando e saber o que esperam do futuro”, afirmou Andrés Muruá, sócio gerente da chilena Travel Designers.

Para muitos participantes, a WTM Latin America já pode ser comparada em importância e potencial de negócios a grandes feiras europeias. “Eu costumo requentar feiras na Europa, estive em Frankfurt, Barcelona, Cannes, em toda parte, e aqui estou realmente aproveitando. As reuniões têm sido ótimas”, afirma Sulaiman Ali AL Romi, chefe do departamento de relações públicas da Capital Market Authority, responsável por cuidar das necessidades de viagem dos mais de mil funcionários do órgão estatal saudita.

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A ABBV é Media Partner da WTM Latin America 2014. 

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Pesquisa ABBV revela perfil dos blogs de viagem no Brasil

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A mais recente pesquisa realizada pela ABBV - Associação Brasileira de Blogs de Viagem - apresenta uma radiografia do comportamento da blogosfera de viagem. O estudo foi realizado junto aos associados da entidade entre janeiro e fevereiro de 2014 e indica que as mulheres são maioria (73%). O blogueiro de viagem é jovem (50% têm entre 31 e 40 anos) e mora principalmente nos estados do Rio e São Paulo (41%). Vale destacar que 19% dos autores de blogs de viagem vivem fora do país.

A pesquisa mostra também que 100% dos blogueiros fazem seus próprios roteiros de viagem e a maioria (77%) fecham as reservas usando apenas a internet. 35% dos blogueiros viajam mais de 4 vezes por ano dentro do país onde moram e 38% fazem anualmente viagens para o exterior. Somente 8% dos blogueiros são inspirados pelas viagens oferecidas por assessorias de imprensa – outros blogs (75%) e as viagens dos amigos (67%) são as principais fontes de inspiração.

Pesquisa Perfil dos Blogs de Viagem no Brasil
Pesquisa Perfil dos Blogs de Viagem no Brasil

65% dos blogueiros encaram seus blogs como um negócio, mesmo que ainda não estejam ganhando dinheiro com eles. Apesar disso, a “satisfação pessoal” do blogueiro de viagem é a principal medida do sucesso, seguida por “ter seu conteúdo compartilhado pelos leitores” e ver seu blog sendo “indicado por outros blogueiros”.

A maioria dos blogs tem até 50 mil page views, 30 mil usuários únicos e 30 mil visitas por mês. Em 61% dos blogs, os leitores passam de dois a quatro minutos por visita. A pesquisa da ABBV indica ainda que 79% dos blogs de viagem não fazem permutas e 67% fazem parte de programas de afiliados.

“A realização desse estudo é especialmente importante para a ABBV e para os blogs de viagem como um todo porque nos oferece uma visão inédita do mercado onde atuamos. São informações que dão ao blogueiro de viagem perspectiva para avaliar seu trabalho, seja ele amador ou profissional. E também para traçar seus objetivos futuros”, diz a presidente da ABBV, Silvia Oliveira.

A ABBV, Associação Brasileira dos Blogs de Viagem, fundada em maio de 2012 é a primeira da América Latina a regulamentar e defender os interesses dos blogs que atuam neste nicho no mercado nacional.

O relatório da pesquisa "PERFIL DOS BLOGS DE VIAGEM NO BRASIL" está disponível em http://www.slideshare.com/ABBV_Brasil/abbv-perfil-blogs

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Novidade na WTM Latin America 2014: Meet the Press

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Entre as novidades da edição 2014, a WTM Latin America lançou o “Meet the Press”, onde os veículos de comunicação tiveram a oportunidade de conversar com os expositores e saber mais sobre destinos, serviços e produtos turísticos durante reuniões de 10 minutos.

Mais informações sobre o evento podem ser obtidas no site www.wtmlatinamerica.com.

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A ABBV é Media Partner da WTM Latin America 2014.

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WTM Latin America 214 e os desafios da indústria turística

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No painel dedicado aos desafios da indústria da aviação na América Latina, o professor Respicio Espírito Santo, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), lembrou a diferença de poder aquisitivo e de tamanho da chamada classe média latino-americana, na comparação com a de países europeus e com os Estados Unidos; a qualidade defasada da infraestrutura aeroportuária; a falta de aeroportos secundários e terciários com tarifas mais baixas e a “equação perversa” do preço do combustível de aviação na região e, em particular, no Brasil.

“Como será para as companhias na região em 25 ou 30 anos, quando as grandes companhias do Oriente Médio realmente focarem em crescer por aqui?”, questionou o acadêmico especialista em aviação.

Ainda assim, lembraram outros participantes do painel, como Adriana Cavalcanti, diretora de vendas da Air France-KLM, e Tarcísio Gargioni, vice-presidente comercial da Avianca, a região segue bastante atrativa, a ponto de ambas as companhias investirem fortemente em parcerias, como a que a Air France tem com a Gol, e em frota, para ampliar o número de destinos cobertos, caso de ambas as empresas.

“A América Latina é um mercado estratégico para a Air France-KLM. Já voávamos 25 destinos e abrimos três novos nos últimos meses”, disse Adriana. “Vejo como maiores desafios as grandes diferenças entre os mercados. Mas, no longo prazo, as perspectivas para a região continuam a ser de crescimento acima da média mundial”, afirmou Gargioni.

Em países como o Egito, sacudido pela Primavera Árabe e, mais recentemente, pela deposição do presidente eleito após a revolução, novas eleições presidenciais e para o legislativo, marcadas para maio, trazem a expectativa de estabilização política em um dos principais destinos turísticos do mundo. “Passadas as eleições, temos planos de iniciar voos diretos para o Brasil em dois meses”, disse Nasser Hamdy, chairman da Autoridade Egípcia de Turismo.

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A ABBV é Media Partner da WTM Latin America 2014

 

 

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Travel Tech Zone: laboratório de ideias na WTM Latin America 2014

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Um dos temas abordados na Travel Tech Zone, o espaço dedicado a empresas de tecnologia no evento, foi o potencial dos vídeos de viagem como ferramenta de marketing. Para o videomaker Greg Brand, especializado em turismo, os vídeos de roteiros, hotéis e resorts têm um poder de alcance incomparável graças às ferramentas de compartilhamento e redes sociais. Brand destaca que como todo mundo quer compartilhar suas experiências com o máximo de pessoas possíveis, os vídeos de viagens acabam tendo um grande alcance, porque são replicados espontaneamente.

Diretor de pesquisa da PhocusWright, Luke Bujarski, diz que outro ramo do segmento com bom potencial de crescimento são as agências de viagens online, conhecidas em inglês pela sigla OTAs. Segundo ele, Brasil e México respondem por 70% do comércio online de turismo (tíquetes aéreos, hospedagem e compra de pacotes). O México tem um perfil de turismo externo e, o Brasil, turismo doméstico. A Colômbia é o terceiro mercado de interesse das OTAs.

Somente em 2012, afirmou Bujarski, durante um painel realizado pela PhocusWright na WTM Latin America, as OTAs como Decolar.com, Submarino Viagens, Booking.com, Hotel Urbano e ViajaNet movimentaram juntas R$ 5,5 bilhões. E a expectativa é de que, em 2016, alcancem R$ 8,7 bilhões, um crescimento de 17%. Em relação ao modelo offline, as vendas online alcançaram crescimento expressivo no mundo todo no último ano: 22%. O modelo offline cresceu 9%.

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A ABBV é Media Partner da WTM Latin America

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