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ABBV lança pesquisa sobre influência dos Blogs de Viagem sobre o Turista Brasileiro

BY: Lincoln de Castro e Silva / 0 COMMENTS / CATEGORIES: Comunicação ABBV

A ABBV – Associação Brasileira de Blogs de Viagem lançou hoje, 1º de julho, uma nova pesquisa sobre a Influência dos Blogs de Viagem sobre o Turista Brasileiro. A nova edição da pesquisa acontece 10 anos após a divulgação da primeira, realizada em 2012. A pesquisa acontece também no momento que marca o 10º ano de fundação da associação.

A importância da internet para a indústria do Turismo é um tema já comprovado em inúmeros estudos. A influência específica dos blogs de viagem, no entanto, não tinha merecido atenção de pesquisadores e do mercado. Em especial, a influência dos blogs de viagem na tomada de decisão do viajante foi levantada em pesquisa inédita realizada em 2012 pela ABBV em parceria com a Idealis Research.

O objetivo na nova pesquisa é o de entender o que mudou no comportamento do turista brasileiro nesse momento de retomada das viagens e também o de comparar o perfil desse viajante de hoje com o de 2012. Assim como foi realizado em 2012, as respostas da pesquisa serão captadas através dos visitantes dos blogs afiliados à ABBV.

Entre os itens que serão pesquisados em parceria com a Idealis Research está o perfil de quem lê blogs de viagem, seus hábitos de viagem, como o leitor planeja as viagens, os hábitos de consulta aos blogs de viagem e os hábitos de compra de viagem pelos viajantes.

A ABBV – Associação Brasileira Blogs de Viagem – é uma organização sem fins lucrativos que atua na regulamentação e defesa dos interesses dos profissionais que produzem conteúdo digital com foco no turismo. Ela foi a primeira entidade de classe deste segmento na América Latina e uma das primeiras no mundo; hoje conta com associados de grande credibilidade, representando várias regiões do Brasil e atuando em vários nichos do turismo, como viagens românticas, com pets, com crianças, em família, etc.

A capacitação é outro foco da ABBV: ela promove treinamentos com os órgãos municipais, estaduais e federais de turismo para ensinar como se relacionar com os criadores de conteúdo digital. A diretoria da ABBV, eleita a cada dois anos, é formada por blogueiros que participam voluntariamente da iniciativa. Fazem parte da associação 138 blogs de viagem, como Viaje na Viagem, Quero Viajar Mais e Sundaycooks.

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ABBV tem nova diretoria para o Biênio 2022/2024

BY: Lincoln de Castro e Silva / 0 COMMENTS / CATEGORIES: Comunicação ABBV

Tomou posse nesse mês de junho a nova Diretoria da ABBV. A chapa única foi eleita por unanimidade durante o Seminário 2022. Com mandato até 2024, a nova diretoria  é composta por:

Presidente – Luciano Palumbo | Turismo Etc.

Vice-presidente e Diretoria de Treinamentos – Sharlene Irente | Cãomigo

Secretária e Diretoria de Relações com o Mercado – Deusa Rodrigues | Deusa Rodrigues

1ª Tesoureira e Diretoria Financeira – Carolina de Paula | Kerol Viajar

2ª Tesoureira e Diretoria de Eventos – Patrícia Soares | Patrícia Praticando Viagem

Conselho Fiscal e Relacionamento com Associados – Rachel de Menezes | Viagem a Dois

Conselho Fiscal Diretoria de Afiliados – Euclides Torezan | Casal a Bordo

Conselho Fiscal e Diretoria de Comunicação - Lincoln de Castro e Silva | Viajante Rei

Para o novo presidente da ABBV, a associação deve dar continuidade aos projetos das diretorias anteriores e fortalecer ainda mais as relações com o trade de viagens, oferendo o know-how da ABBV para o treinamento e capacitação do setor de turismo.

Nova diretoria da ABBV eleita durante do Seminário 2022

"Queremos estar ainda mais próximo do mercado. Agências e operadoras saem ganhando com parcerias em blogtrips específicas, projetos de desenvolvimento de destinos e atrativos turísticos, treinamentos e capacitação de todos o trade”, destaca o novo presidente da ABBV.

A ABBV completou 10 anos em 2022 e desde sua fundação tem como premissa a ética e transparência nas relações dos blogs de viagem com os leitores e com o mercado:  “As ações da ABBV e de seus associados sempre foram pautados nos princípios de ética e qualidade e focados produção de conteúdo digital em busca de ampliar o faturamento em todas as pontas de distribuição de produtos e serviços turísticos", conclui Palumbo.

Diretorias da ABBV dos Biênios 2020/2022 e 2022/2024

A ABBV está pronta para ajudar os blogueiros produtores de conteúdo e o trade turístico a se desenvolverem e crescerem, numa relação onde todos ganham. Para a nova diretoria da ABBV, o conteúdo de qualidade produzido pelos blogs associados, juntamente com a expertise que a associação tem em oferecer ao mercado as técnicas para trabalhar com produtores de conteúdo digital, são a melhor ferramenta para o crescimento do mercado de viagens na retomada do pós-pandemia.

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10 perfis de viajantes negros para inspirar suas viagens

BY: Guilherme Dias / 0 COMMENTS / CATEGORIES: Uncategorized

Por Guilherme Soares Dias, do Guia Negro

Qual o percentual de influenciadores negros de viagem entre as pessoas que você segue? Todos nós nos inspiramos em outros viajantes que produzem conteúdos para alimentar nossas próprias redes. O debate sobre diversidade chegou ao turismo e é um movimento irreversível pensar sobre como a gente se comunica. Que tal conhecer novos perfis e acompanhar viagens e conteúdo sob outra ótica.

Nós escolhemos 10 perfis de viajantes negros, de diferentes países, para ajudar a inspirar suas viagens.

Confira:

1 - Just Rioba – Winnie Rioba

“Mãe dos passaportes, empreendedora, e curadora de experiências épicas de viagem. É assim que a queniana se classifica em seu instagram, onde dá dicas de roteiros por países africanos

2 -  Dineo Zonke

A sul africana conheceu 30 países antes dos 30 anos e organiza grupos e consultoria de viagens. Em 2022, fará viagens para Zanzibar e Mpumalanga

3 - Thobi Rose

A sul africana fala em seu Instagram sobre viagem e estilo de vida. “Criando e documentando memórias; mudando a cara das viagens”, diz ela que também tem um canal no Youtube.

4 – Lee Litumbe

A camoronense criou a plataforma digital Spirited Pursuit  que produz e publica conteúdo de viagem. Ela cresceu nos Estados Unidos e é apaixonada por viagens, fotografia e narração. A Elle Canada listou Lee como uma das contas do Instagram que mais vão te inspirar a querer viajar.

5 – Jessica Nanongo

Dos EUA e Uganda, Jessica Nabongo já viajou todos os 195 países do mundo. Num Intagram cheio de cores e sorrisos ela vai nos apresentando lugares diferentes e pouco explorados. Escritora, empresária e influenciadora digital, ela busca usar sua história para inspirar outras pessoas a viajar e experimentar o mundo ao seu redor.

6 – Glographic

Um arraso. Assim poderia ser definido o Instagram produzido por Gloria Atnmo, blogueira, que já foi destaque na revista Oprah Winfrey, na Forbes e na revista Essense. “A vida é curta, veja o mundo, espalhe alegria” é o lema da produtora de conteúdo que já passou por 73 países. Em todos, ela registra seu sorriso junto a belas paisagens e traz conteúdos informativos. Vale acompanhar o blog dela também

7 – Oneika Traveller

É jornalista, produtora de conteúdo sobre viagens, escreve para veículos como Conde Nast Traveler, The Huffington Post, entre outros. Os textos também estão presentes no seu blog. Ela já viajou para 112 países e conta tudo em seu Instagram.

8 – Prince Edja

Influenciador de viagens, cultura e hotelaria. Destaque na @travelnoire, @jeuneafrique, já visitou 28 países

9 – Viaje Sem Limites

Nataly se propôs a ser a primeira mulher brasileira a visitar todos os países do mundo. Ela já morou em 5 países e visitou 19. Nas redes, dá dicas de lugares, hospedagem, transporte, gastronomia e experiências em geral para quem quer aprender a viajar mais e barato.

10 – Rebecca Aletheia

A enfermeira criou a rede Bitonga Travel, com o objetivo de incentivar mulheres negras a conhecer não só o vasto mundo como também suas próprias cidades. Traz relatos e coberturas de mulheres brasileiras e latino-americanas.

Por fim, gostaria de convidar vocês para visitar e seguir meu perfil no Instagram e dizer que também escrevo e realizo experiências turísticas pelo Guia Negro.

Bora contribuir para um turismo mais diverso?

Que outros viajantes negres você segue nas redes e recomenda?

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Afroturismo cresce e se consolida como nova vertente do mercado de viagens

BY: Guilherme Dias / 0 COMMENTS / CATEGORIES: Uncategorized

Setor ganhou novas empresas e roteiros e vem aumentando participação e debates dentro do turismo

Por Guilherme Soares Dias, do Guia Negro

O aumento da consciência racial e a busca por viagens com maior representatividade, além do chamado letramento racial, em que há aprendizado sobre questões de raça, tem feito o afroturismo crescer nos últimos cinco anos. Essa vertente do turismo foca no conhecimento da cultura e história negra, além do incentivo a consumo de afroempreendedores. O afroturismo se une a outros movimentos como o turismo consciente, comunitário, sustentável e também ao LGBTQIAP+, que já ocupavam eventos do setor e tem seu nicho do mercado consolidado.

A presença de pessoas negras no turismo brasileiro ainda é tímida, mesmo com o total de pessoas de cor preta e parda somando 56% da população. Não há pesquisas do Ministério do Turismo ou de agências do setor que apontem qual o percentual de negros entre viajantes, mas é visível em aviões, hotéis e passeios turísticos que o número de negros nunca ultrapassa a metade como ocorre quando olhamos a população geral do Brasil.

A imersão pela gastronomia, história, museus, lugares e personagens negros ocorre há várias décadas. Mas foi só há cerca de cinco anos que os atuantes neste setor passaram a denominá-lo de afroturismo, dando ênfase ao prefixo “afro” que remete à diáspora africana, em detrimento do até então chamado turismo étnico, que também engloba outras etnias, incluindo aí a branca.

Desde 2017, uma série de empresas surgiram e vem puxando esse mercado. É o caso da Diaspora.Black, uma espécie de concorrente do Airbnb, que oferece hospedagens na casa de pessoas negras, experiências turísticas, além de cursos. Há ainda agências como a Brafrika Viagens e Black Travellers, que se juntaram a iniciativas mais antigas como Afrotours e Rota da Liberdade. Além de empresas de roteiros a pé, como o Guia Negro, Rotas Afro, Sou Mais Carioca, Conectando Territórios, Rio Encantos, Guiadas Urbanas, e tantas outras que se unem em eventos como a II Conferência Virtual de Afroturismo, que ocorreu em 2021.

A atuação dessas empresas vem sacudindo o mercado que viu uma nova demanda: a necessidade de maior diversidade no turismo. Com a morte de George Floyd, em 2020, e a onda de antirracismo chegando as empresas o debate do tema passou a ser urgente. A cada evento, de um mercado acomodado a discutir as mesmas pautas, os atores do setor passaram a cobrar sua presença necessária. Foi assim na Abav 2020, está sendo assim na Expo Rio 2022 e será assim no WTM e em qualquer outro evento do setor.

Não dará mais para deixar o afroturismo de fora, assim como não dá mais para ignorar viajantes negras na comunicação visual do turismo, nem na contratação de pessoas negras na equipe. Um passo ainda escanteado pelo setor tem sido a oferta de capacitações de letramento racial para os funcionários entenderam a complexidade do racismo no Brasil e terem munição para ajudarem a combatê-lo no dia a dia. Essa lição de casa, que a Associação Brasileira de Blogs de Viagem (ABBV) já começou por meio de uma consultoria, ainda precisa ser feita pelos players do setor.

Dados

As viagens estão na pauta das pessoas negras no Brasil e a preferência dos afroviajantes é por capitais da região Nordeste e com forte história negra presente. Uma pesquisa encomendada pela empresa de consultoria em diversidade AFAR Ventures para a startup de pesquisa online, Painel BAP, o primeiro painel de consumidores e pesquisa online afrobrasileiro, realizada entre os dias 12 e 17 de dezembro de 2021, com 1067 internautas em todo Brasil (que se autodeclaram pretos ou pardos), aponta que 64% dos entrevistados pretendem realizar pelo menos 1 viagem de férias nos próximos 12 meses.

Nos EUA, o chamado Black Travel movement é um mercado consolidado que reúne diferentes empresas que levam pessoas negras para viajar em países da diáspora africana e também pelo próprio país. Os viajantes negros dos EUA gastaram US$ 109,4 bilhões em viagens de lazer em 2019, o ano antes da pandemia da Covid-19. Esse gasto foi gerado por 458,2 milhões de estadias de viajantes negros nos EUA, o que representa 13,1% do mercado de viagens de lazer dos EUA. Os dados fazem parte do relatório The Black Traveler: Insights, Opportunities & Priorities, estudo criado pelo MMGY Travel Intelligence.

O relatório mostrou que em 2019 viajantes negros fizeram uma média de 3 viagens de lazer de mais de um dia e passaram cerca de 13 noites em acomodações pagas. Os grupos de viagens negros dos EUA gastaram em média US$ 600 em cada pernoite de lazer, com uma estadia média de 2,5 noites para cada viagem.

No mercado corporativo, mesmo com gasto alto, os profissionais negros que viajam para negócios continuam a encontrar dificuldades ao organizar eventos para grupos negros. Deles, 84% planejadores de reuniões indicam que alguns destinos são mais acolhedores em reuniões com uma maioria de participantes negros do que outros, e 42% dizem que seus participantes se sentiram indesejados em um destino no qual já participaram de uma reunião no passado.

Dessa forma, não é surpreendente que o boca a boca tenha sido indicado como a principal fonte de informação ao se considerar os destinos dos hosts. Os profissionais corporativos também confiaram no compromisso transparente de um destino com a diversidade, com 77% procurando representação nos materiais de marketing do destino como um indicador-chave de receptividade e 80% analisando a composição racial diversa do destino.

É essa a tendência e realidade irreversíveis que vemos por aqui também. Preparem para ver cada vez mais o tema ser debatido. E, sim, todos nós (brancos e negros) temos lugar de fala (mas não necessariamente de protagonismo) para falar de afroturismo e para conhecer e divulgar destinos e iniciativas focadas em narrativas com protagonismo negro. Afinal, se viajar pode ser uma experiência transformadora porque não pode ser inclusiva?

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Seminário ABBV 2022 (segundo dia)

BY: elizabeth Werneck / 0 COMMENTS / CATEGORIES: Uncategorized

Esse segundo dia de Seminário foi de muita confraternização (com direito a bolo e parabéns surpresa), sorteios, um balanço financeiro do último ano e a eleição de uma nova diretoria, que apontaram o caminho para o próximo biênio.

O encontro anual da ABBV, realizado em São Paulo, teve tudo isso e mais um pouco.

Acompanhe abaixo o que rolou, sob a ótica dos blogs associados, no segundo dia do seminário.

1.     RESPIRAÇÃO CONSCIENTE, ATENÇÃO PLENA E OUTRAS FERRAMENTAS PARA LIDAR COM O BURNOUT - Adarsha Ma Prem, do Núcleo Udjain

Para começar o segundo dia de Seminário toda a plateia realizou atividades e exercícios que podem contribuir para o relaxamento e evitar o esgotamento profissional extremo chamado de Burnout.

Mas lembre-se, a Síndrome de Burnout ou Síndrome do Esgotamento Profissional é um distúrbio emocional que pode ficar muito grave e caso você tenha sintomas não deixe de procurar ajuda médica/profissional.

2.     Turismo Responsável;

Com o tema, AFINAL DE CONTAS: O QUE É TURISMO RESPONSÁVEL?, Gustavo Pinto, do Instituto Vivejar, tocou num dos pontos mais importantes de todo o evento, um tema que é mais do que urgente, e que deveria ser prioridade em todas as rodas de conversas sobre o futuro e, mais ainda, o momento presente do turismo.

A ABBV - Associação Brasileira de Blogs de Viagem, como entidade que regulamenta e defende os interesses desse mercado, mas também, ao mesmo tempo, promove e desenvolve profissionais do segmento turismo, não poderia deixar de incluir no seu Seminário um tema tão atual e pertinente.

É preciso deixar cada vez mais claro para os criadores de conteúdo de viagem sobre a importância de praticar um Turismo Responsável e a de reverberar nos seus blogs e nas suas redes sobre essa consciência, consciência essa que deve ou pelo menos deveria ser de todos.

Para os chamados "influenciadores" esse cuidado ao praticar e divulgar a atividade turística deve ser redobrado. Os criadores de conteúdo, e principalmente os blogueiros de viagem, precisam ter seu olhar aguçado para práticas não responsáveis, em tudo à sua volta, mas especialmente no Turismo.

Uma das frases mais marcantes durante a palestra do Gustavo Pinto é que "Turismo responsável é sobre tornar destinos turísticos em lugares melhores para se viver e se visitar - nesta ordem." A partir dessa reflexão acredito que todos já possam pensar nas suas escolhas nas próximas viagens.

O curso sobre Turismo Responsável do Instituto Vivejar é bem extenso e toca em muitos assuntos delicados: é como colocar o dedo na ferida, mas necessário para uma nova consciência. Fala sobre negócios de impacto no turismo e a relação do anfitrião com o viajante.

Você conhece a teoria do Linkages e Leakages? De uma maneira bem resumida seria o quanto você pagou por uma viagem e o valor que realmente permanece naquela localidade, naquele destino. Já pensou sobre isso? Excelente reflexão também para a sua próxima viagem.

Alguns membros da ABBV já tiveram a oportunidade de realizar o curso do Instituto Vivejar, e outros blogueiros conheceram o trabalho do Instituto nessa oportunidade. 

Durante o seminário tivemos o prazer de conhecer um pouco mais sobre o assunto e foi um momento muito especial, afinal essa é uma urgência, pois o turismo precisa ser cada vez mais responsável, sustentável, ético, consciente e regenerador.

3.     Apresentação do programa de Afiliados da Civitatis;

Contamos também com a presença de um representante da empresa Civitatis, empresa patrocinadora do seminário, e que oferece tours de qualidade em português em diversos lugares do Brasil e do mundo, inclusive walking tours gratuitos.

A percepção dos associados da Civitatis está no diferencial que a empresa tem em atender às demandas de seus afiliados, ouvindo as necessidades de cada um, inclusive no planejando da expansão das ofertas de destinos de excursões, passeios e experiências de viagem.

4.     Marketing de Influência;

O Marketing de Influência também foi tema em nosso seminário, com informações

importantes e práticas para os blogs de viagem.

As meninas da Bora Assessoria, Bianca Lunardi e Nicole Ghorayeb, especialistas no tema, falaram sobre a importância dos influenciadores nas estratégias de marketing das marcas, os desafios e oportunidades, e como atuar com ética e profissionalismo neste mercado tão concorrido.

Trabalhar com marketing de influência vai além de postagens no Instagram, e incluí também os blogs, assim como outras plataformas de conteúdo. Para ter sucesso no marketing de influência é necessário ter seriedade e mostrar profissionalismo, atuando de forma estratégica e planejada, unindo e equilibrando, as solicitações dos clientes com os interesses da audiência, o que pode ser um grande desafio.

O que faz o marketing de influência ser um sucesso é a credibilidade do influenciador, que mesmo com um alcance menor, consegue uma grande conversão, justamente por ter um público que confia na sua recomendação. Esta confiança é o ativo mais importante para o influenciador, e deve ser sempre valorizada e zelada.

Aprendemos a importância de criar comunidade, desenvolver relacionamento com nossa audiência e entregar um conteúdo de qualidade. Também recebemos dicas práticas de como melhorar o desempenho no Instagram, como ter um CNPJ para emitir notas, como usar hashtags que atendam a legislação, e muitas outras informações importantes.

5.     Travel Techs;

E como o Turismo é algo dinâmico e está sempre se adaptando às novas realidades, nada melhor que entender um pouco sobre Travel Techs e, quem trouxe uma luz sobre o assunto foram a Virginia Falanghe, do Holmy e Carlos Humberto do Diáspora Black. Uma conversa sobre tecnologia sendo usada como pilar dos negócios não poderia ficar de fora desse seminário.

6.     Brandend Content;

E nessa maratona adorável de aprendizado do segundo dia de interações, tivemos também o Ricardo Moreno, do The Summer Hunter, batendo um papo sobre Branded Content, mostrando como criar histórias de sucesso, como focar na mensagem que será passada e como entender o interesse do público.

7.     Desmistificando o Juridiquês nos contratos;

A advogada Flávia Penido, sócia na Penido Advogados Associados e especialista em Direito Digital abordou, com muita descontração, o tema “Desmistificando o juridiquês nos contratos”, usando um vocabulário sem os jargões jurídicos que são quase inacessíveis para as pessoas leigas e dando ferramentas aos blogueiros para compreenderem um pouco mais o mundo jurídico.

8.     Negociação a Arte do Afeto

No segundo dia, tivemos uma palestra sobre Negociação e a Arte do Afeto. A Egnalda nos surpreendeu como uma excelente contadora de histórias explicando, na prática, como devemos negociar e, principalmente, o quanto precisamos nos valorizar.

Aprendemos bastante com essa palestra com exemplos claros de técnicas que podemos utilizar para lidar com empresas e clientes.

Ainda tivemos a oportunidade de conhecer melhor a história da Egnalda que serviu como inspiração para todos nós pois mostrou o quanto os resultados chegam quando trabalhamos com amor.

9.     Sorteios, encerramento e AGO/Eleição.

E o dia foi chegando ao fim com sorteios de e-books sobre Milhas, oferecido pela Milhas Sem Segredo; Vouhers de Acesso à sala Plaza Premium Lounge, no aeroporto de Guarulhos; vouchers de Seguros Viagem Nacionais e Internacionais oferecidos pela VitalCard; livros das associadas Natália, do blog 360 Meridianos e Luisa Ferreira, do Blog Janelas Abertas; uma vaga no Curso de Narrativas Afetivas de Viagens oferecida pelo jornalista Daniel Nunes e um voucher de 150 dólares para os passeios, oferecidos pela Civitatis.

Além disso, após um brunch foram realizadas as eleições da ABBV para o biênio 2022- 2024. Acompanhe aqui no blog da ABBV a matéria sobre a nova diretoria, que irá tomar possa agora no mês de maio.

Contribuíram para a elaboração desse texto: Elizabeth, do blog Elizabeth Werneck; Sharlene, do Blog CãoMigo; Patrícia, do Blog Patrícia Praticando Viagem; Joana, do Blog Viajô Caminhando e Olívia, do Blog Olívia, Garimpando por Aí.

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Seminário ABBV 2022 (primeiro dia)

BY: elizabeth Werneck / 0 COMMENTS / CATEGORIES: Uncategorized

Foi incrível e foi um sucesso! O seminário de 10 anos da ABBV em 2022 trouxe de volta aos blogueiros influenciadores digitais a mágica do nosso nicho em dois dias de encontros, reencontros e muito conteúdo. 

O seminário de 2022 se consagrou como um dos maiores e mais importantes da história da associação e a maioria dos associados fizeram parte disso. Muito obrigada, foi lindo! 

Finalizamos esse ciclo ansiosos para colher os frutos desse evento, que será uma associação mais fortalecida, e coerente, com uma nova diretoria pronta para trabalhar e sempre contando com o apoio de todos os  associados. 

Veja abaixo um resumo de tudo que rolou no primeiro dia do evento, contado pela ótica de alguns dos associados presentes ao seminário. 

Abertura

O seminário de 2022 foi aberto com uma mesa redonda com alguns dos blogs que fundaram a ABBV, para contar suas experiências sobre o processo de criação da ABBV e como enxergam esses dez anos de existência. Participaram do bate papo mediado pela presidente da ABBV, Gaia Vani, as associadas Natalie Soares, do Blog  Sunday Cooks; Elisa Araujo, do blog Viaje na Viagem e Sut-Mie Guibert, do blog Viajando com Pimpolhos

Diversidade com Guilherme Soares; 

Você já parou para olhar em volta, durante uma viagem, e observar quantas pessoas negras estão neste local?

Se você é branco, provavelmente não. Eu nunca tinha me dado conta disso.

O racismo estrutural, tão presente em nossa cultura, ainda impede que negros viajem tanto quanto pessoas brancas. É uma realidade muito triste e difícil de engolir.

Um tema tão importante, como a diversidade no turismo, não podia ficar de fora do nosso seminário. Tivemos a emocionante palestra do Guilherme Dias, que é jornalista, empreendedor, viajante, consultor e negro. Criador do Guia Negro, uma plataforma de afroturismo e viagens que valoriza a cultura negra.

Guilherme nos trouxe informações, e principalmente reflexões, nos mostrando como a história de importantes personalidades negras, que fizeram parte da história do país, é na maioria das vezes preteridas. A história de pessoas negras, poucas vezes são contadas, em geral não são incluídas em roteiros turísticos e culturais.

Como criadores de conteúdo, temos um importante papel e uma grande responsabilidade social. O blogs de viagem podem e devem contribuir para mudar esta realidade. É necessária a valorização da cultura negra, da cultura indígena, da cultura real, que muitas vezes não se limita apenas a mesma que é contada nos livros, ou ensinada nas escolas.

Não precisamos ser negros para lutar contra o racismo, nem ser gay para lutar contra a homofobia, precisamos aprender a escutar quem passa por isso, compreender nosso papel nesse sistema e fazer a nossa parte para mudar esta realidade. Incluir pautas raciais em nossos conteúdos, valorizar os empreendedores negros, dar voz a pessoas trans, contratar e recomendar PCD’s, valorizar a história local, são ações que cabem a todos os criadores de conteúdo.

A preocupação com a diversidade faz parte da ABBV, que possui em seu Estatuto o compromisso com o tema. Uma ação prática, que resultou deste compromisso, é a política de incentivo que oferece 50% de desconto na anuidade para blogs de pessoas negras, LGBT+ e PCD, que abordem esses assuntos em seus conteúdos.

Narrativas afetivas de viagem; com Daniel Nunes

Daniel Nunes é jornalista de viagens e professor. Sua palestra "Narrativas Afetivas" foi voltada a como nós, blogueiros, devemos relatar nossas viagens com um viés afetivo! Para isso, primeiro ele explicou como o termo "afetivo" é abrangente e se refere a tudo aquilo que nos afeta, seja de forma negativa ou positiva. Então ele pediu para que algumas pessoas na plateia relatassem suas histórias de viagens mais marcantes. Durante esse momento, alguns dos blogueiros que estavam na palestra relataram de forma bastante emocionada suas histórias que marcaram a sua vida. Os relatos foram tão potentes e sinceros, que fizeram muitos outros espectadores se emocionarem e até mesmo mudarem seus planos de vida/viagem.

A plateia ouviu com bastante emoção alguns depoimentos e relatos dos que deram seus depoimentos e tudo isso serviu também para que todos entendessem que a narração afetiva de uma viagem é mais interessante, gera mais engajamento e empatia do nosso público, que passa a sentir o que nós sentimos durante aquela jornada. 

O palestrante refletiu que em muitos momentos o foco de muitos blogueiros acaba se tornando SEO, palavras chaves e palavras de transição,  alguns textos se tornaram extremamente frios e práticos. Podemos, e devemos, retomar a nossa experiência pessoal nas postagens. Para os interessados em se aprofundar no assunto, Daniel leciona em seu curso de Narrativas Afetivas, com seis encontros semanais online.

Nicho como Estratégia (Cãomigo)

 Tivemos a Sharlene Irente, do blog Cãomigo, trazendo um debate sobre nicho de mercado como estratégia, mostrando que existem necessidades dos consumidores que são pouco exploradas e dividindo conosco sua experiência de trabalhar com Turismo Pet Friendly, os desafios e os sucessos conquistados ao longo de sua trajetória.

Data-Driven para blogs de viagem;

Carlos Arruda é autor do blog vidacigana.com e especialista em Data Business e Business Analytics.

 Em sua palestra ele apresentou de forma prática como blogueiros podem utilizar de dados gerados pelas plataformas para entender melhor seu conteúdo e seus leitores. 

Começando a apresentação com um banho de água fria, Carlos deixou explícito como métricas relacionadas a pageviews e tempo de permanência são métricas vazias para um blog profissional, que deve estar atento a número de vendas, leads e downloads, conforme a estratégia de seu blog. Carlos utilizou o Google Analytics 4 e o Google Data Studio para reunir as informações sobre quais posts em seu blog recebiam maior número de cliques, com o número de reservas no Booking e valor da comissão.  Através de um gráfico de dispersão ele separou os posts em quadrantes. Alguns posts levavam poucas pessoas ao Booking, mas essas pessoas que chegavam reservavam mais hotéis e geravam uma comissão maior. Portanto estes posts deveriam ser melhorados para que levassem mais cliques ao parceiro.

Já posts que encaminhavam muitos usuários ao parceiro, mas que possuiam uma porcentagem menor de reserva precisariam ser revistos também,  pois as pessoas estavam esperando um resultado, e recebendo outro. E analisando esses quadrantes poderiam ser identificadas especificidades de sucesso que podem ser replicadas em outros posts, aumentando a conversão no geral e assim a comissão recebida pelo blog. Carlos fez uma apresentação que muitos blogueiros que começaram a querer monetizar o blog recentemente podem ter saído sem entender de forma aprofundada esse assunto, no entanto, o palestrante acendeu uma luz na cabeça dos criadores de conteúdo, revelando o quanto esse assunto é importante, que deveriam pesquisar mais sobre o assunto para aplicar aos seus blogs. 

A geração de conteúdo baseada em dados estatísticos é o futuro da blogagem profissional e deve ser replicada por todos.

Infoprodutos (Milhas Sem Segredos);

A palestra da Rafaela e do Túlio foi sobre infoprodutos. Eles explicaram o processo de criação do negócio Milhas sem Segredos, em que são sócios, e mostraram a evolução da empresa com o tempo e mostraram os números das turmas novas do curso.

Aprendemos sobre estratégias de lançamentos, gatilhos mentais e marketing de conteúdo. Também conseguimos verificar a importância de ter uma variedade de infoprodutos que atinja diferentes públicos.

Por fim, recebemos dicas relacionadas a milhas e aprendemos um pouco mais sobre os melhores cartões de crédito para acumular pontos e quais estratégias geram os melhores resultados.

Como aproveitar a WTM;

Ainda no primeiro dia do seminário, Manuela Hollós, Diretora de Treinamentos da ABBV e autora do blog associado When in Rio, falou sobre o seguinte tema: COMO APROVEITAR A WTM.

Um tema de enorme relevância, porque precisamos amadurecer e profissionalizar cada vez mais essa relação dos criadores de conteúdo com o mercado de turismo. 

Ela deu dicas importantes, a feira precisa ser visitada com seriedade e planejamento. São diversas palestras, destinos, empresas e profissionais ao longo dos dias de evento, portanto é necessário olhar todo o calendário para  preparar a sua agenda.

A feira sempre apresenta inúmeras palestras, todas com assuntos bem pertinentes, então o primeiro passo é definir sua agenda voltada para os seus interesses. Algumas para ampliar seus conhecimentos e outras voltadas para negócios.

Organizar os horários e locais é fundamental , porque os espaços geralmente são bem distantes, então é uma correria que exige fôlego e algum preparo físico. 

São muitos expositores de diferentes destinos, diversas empresas de atividades variadas, desde cia aérea, locação de veículos, até hospedagem, então você também precisa se organizar, definir com quais você quer conversar e se apresentar pessoalmente. Uma dica muito importante é a de apresentar projetos e não apenas ir deixar e pegar cartões.

Por último, uma opção muito interessante é a de marcar reuniões com horários marcados, ajustar esses horários com a agenda de palestras, e deixar o horário livre para a visita dos stands que mencionei acima.

Processo de Publicar um Livro de Forma Independente

Acredito que participar do Seminário da ABBV teve um significado muito especial para todos. Principalmente, após um longo período de recolhimento, solidão, renúncias e uma pausa nas viagens. 

Foi fascinante conhecer as histórias da Luisa Ferreira e da Natália Becattini, que aproveitaram o período de baixa no turismo para produzir algo relevante e profundo. 

Ambas apresentaram o resultado palpável de um trabalho criativo, sério e inspirador. Luísa compartilhou os desafios da criação e publicação de seu livro "Guia de Viagens pra dentro e pra fora", um projeto maravilhoso que concretizou-se, também, graças ao suporte de um financiamento coletivo.  

Já Natália contou sobre o processo de criação do livro "Encontros - Histórias de Viagem", uma bela compilação das melhores crônicas publicadas ao longo dos dez anos de existência do blog 360 Meridianos.

Do relato das duas, o que mais me impactou foi a forma como encontraram de se reconectar com seus leitores, de se reinventar durante a pandemia, de ser produtivas durante um período tão difícil, vivenciados por todos nós nesses últimos tempos.

É muito bom quando alguém nos lembra que apesar de todas as adversidades e circunstâncias, sonhos podem virar projetos viáveis quando decidimos tirá-los do plano das ideias. E que tais projetos podem se materializar e inspirar outras pessoas.

No próximo texto você fica sabendo como foi o segundo dia do Seminário ABBV 2022.

Contribuíram para a elaboração desse texto: Elizabeth, do blog Elizabeth Werneck; Sharlene, do Blog CãoMigo; Raphael, do Blog Destino de Casal; Patrícia, do Blog Patrícia Praticando Viagem; Joana, do Blog Viajô Caminhando; Olívia, do Blog Olívia, Garimpando por Aí e Regina, do Blog Turista Fulltime.

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Produção de conteúdo responsável para um turismo responsável

BY: Luisa Ferreira dos Santos / 0 COMMENTS / CATEGORIES: Blogueiros, Comunicação ABBV, Eventos, WTM Latin America

“A comunicação é uma ferramenta muito importante para fazer com que a causa do turismo responsável avance e se torne relevante”. Com essa fala, Cláudia Carmelo abriu o painel “Produção de conteúdo responsável para um turismo responsável” que aconteceu no Responsible Tourism Theatre da WTM - World Travel Market Latin America 2022*, em São Paulo.

Cláudia é co-fundadora e gestora de comunicação da Garupa, ONG que trabalha com marketing de causa no ativismo pelo turismo responsável. Ela moderou um bate-papo muito interessante com o publicitário e jornalista German Carmona, do The Summer Hunter, e o jornalista Daniel Nunes, colunista de turismo consciente da Rádio Nova Brasil FM, sobre a responsabilidade dos comunicadores e das marcas de produzir conteúdo confiável e promover o turismo responsável.

O auditório estava cheio, reforçando a relevância desse tema que também foi abordado pela ABBV em palestra na WTM 2019 proferida por mim e pela então presidente da associação, Natália Becattini, do blog 360 Meridianos, e em uma palestra que preparei exclusivamente para os associados no ABBV Meeting 2020, disponível na área de membros do site.

Mas o que é, afinal, turismo responsável? Gosto muito do conceito que diz que “Turismo responsável é usarmos as viagens para criarmos lugares melhores para as pessoas morarem e visitarem, nessa ordem”. E gostei também da definição que Cláudia Carmelo deu ao tema: para ela, viajar de forma responsável é tratar aquele lugar que você visita como uma casa temporária.

“Quando você vai morar num lugar novo você procura contexto, quer saber quais os problemas desse bairro... Quem está viajando também precisa buscar esse tipo de informação”, defendeu.

Comunicando com responsabilidade para todos os públicos

Como observou Daniel Nunes, hoje em dia todos nós somos comunicadores em potencial, e isso traz oportunidades e desafios. “Ao mesmo tempo em que é muito legal a democratização da informação através das novas tecnologias, a gente acabou dando voz para muita gente que não tem responsabilidade na hora de se comunicar. E quem fala para um grande público tem mais responsabilidade”, observou.

Um dos pontos levantados por Cláudia na conversa foi a importância de “furarmos as bolhas” e não nos limitarmos a “pregar para convertidos” quando abordamos temas como turismo consciente.

Na opinião de Daniel, existe um crescente interesse no tema por um público mais amplo: “Antes, parecia que falar em turismo responsável era coisa de gringo. Na rádio eu falo para pessoas de mais de 400 cidades e muitas delas dão retornos gratificantes, dizendo que nunca tinham parado para pensar sobre o assunto e agora estão refletindo”.

Na visão de German, uma forma de fazer esse assunto alcançar mais gente é compartilhar histórias em que a responsabilidade esteja presente sem precisar deixar isso claro. “Para o The Summer Hunter, ser responsável é parte do nosso dia a dia. É sobre viajar com o interesse de conhecer uma cultura local, vivê-la e sair dali sabendo que ela vai ser preservada. Acredito em trazer esses assuntos de forma natural, não impositiva, expondo formas legais de fazer turismo”, argumentou.

Exercitar a empatia e questionar narrativas prontas

Muitas vezes, a produção de conteúdo responsável passa também por dar espaço para as vozes de outras pessoas. Muitos influenciadores de viagem focam o discurso apenas suas percepções das experiências, mas nós comunicadores podemos ter um papel de intermediários ou pontes entre diferentes grupos sociais e nossa audiência, como lembrou Cláudia.

“Existe um limite no nosso trabalho. Muitas vezes quem tem que falar é quem mora no destino e as comunidades em questão, como a comunidade negra, LGBTQIA+ etc. Trabalhando com Turismo de Base Comunitária a gente vê muito a importância de que cada comunidade fale sobre si, seja dona da sua narrativa. E essa comunicação é muito mais autêntica”, defendeu.

Daniel acrescentou que quando se inclui numa história algum elemento que faça seu público pensar de forma diferente, indo além das informações práticas, o impacto tende a ser muito mais perene. “Ao falar sobre o Pantanal, podemos falar também sobre as problemáticas ambientais que o afetam”, exemplificou.

Outro ponto abordado no painel foi a importância de questionarmos as narrativas que estão sendo contadas sobre os lugares. “Isso toca muito nos governos também, porque é importante que eles revejam narrativas problemáticas ao divulgarem os destinos. Convido todos os produtores de conteúdo a prestarem atenção em qual viés queremos dar para as histórias e lembrarem que é uma responsabilidade conjunta”, reforçou German.

Por fim, Cláudia observou que o turismo pode mudar o mundo porque tem a capacidade de conectar as pessoas, de gerar empatia e de fazer com que o viajante leve mensagens importantes para fora dali.

Enquanto viajantes e blogueiros de viagem, temos a responsabilidade de colocar em prática essas conexões, questionar os discursos prontos e compartilhar não apenas mensagens sobre lifestyle, diversão e relaxamento, mas também sobre o contexto dos lugares. Afinal, destinos turísticos não são meros produtos; são lares de pessoas e diversos outros seres vivos, que merecem ser respeitados.

Luísa Ferreira é jornalista e autora do blog de viagens Janelas Abertas e do livro Guia de viagens pra dentro e pra fora: como viajar de forma transformadora e responsável.

*A ABBV é Media Partner da WTM desde a primeira edição da feira, em 2013.

Leia mais artigos da ABBV sobre turismo responsável:

Blogueiros e turismo responsável: que tipo de influência queremos exercer?

Blogs de viagem e a missão de transformar o turismo responsável em realidade

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Diversidade e inclusão: como falar de turismo de uma forma mais ampla

BY: ABBV / 0 COMMENTS / CATEGORIES: Criação de conteúdo

Um bom produtor de conteúdo deve entender que falar de viagem não é só dar dicas de hospedagem ou compartilhar fotos de cenários paradisíacos. É claro que tudo isso pode estar presente no seu blog, mas é necessário (e urgente) passar a abordar o turismo de uma forma mais ampla dentro de um contexto social e cultural.

Ao fazer uma viagem, você se preocupa em incluir no seu roteiro lugares que fizeram parte da história negra, por exemplo?

Buscando resgatar histórias apagadas pelo racismo e dar espaço a outras narrativas, existem diversos guias e iniciativas que estão criando roteiros e experiências e ajudando a difundir a cultura negra. 

É o chamado Afroturismo, um movimento que vem ganhando força pelo Brasil e pelo mundo.

Neste Dia da Consciência Negra, a ABBV reconhece que ainda temos um longo  caminho a percorrer em relação à diversidade e inclusão enquanto Associação e, por isso, contratamos uma consultoria para nos ajudar a traçar ações práticas.

Para começar, listamos aqui 7 dicas que podem te ajudar a dar os primeiros passos nesse sentido: 

- Estude sobre o assunto

Estudar para aprender e compreender como o racismo funciona é o primeiro passo. Hoje em dia, há cada vez mais informação disponível na Internet, então faça seu dever de casa e não espere que pessoas negras tenham tempo e paciência para te ensinar de graça. 

- Não minimize o racismo no Brasil

Ao ler ou ouvir relatos de pessoas que foram vítimas de racismo, não desqualifique a fala de quem vive situações de discriminação e nem questione a dor do outro. Não faça de conta que o racismo não existe, nem tente fazer falsas comparações.

- Esteja sempre atento às suas palavras

Ao escrever textos ou fazer vídeos, observe seu vocabulário com atenção para não usar palavras de origem racista e expressões discriminatórias, já que muitas delas são tão naturalizadas que podem acabar passando batidas.

- Acompanhe projetos antirracistas

Busque conhecer projetos, instituições e movimentos que atuam no combate à desigualdade racial e acompanhe os trabalhos e ações realizados por eles no dia a dia, não só em Novembro.

- Siga influenciadores negros

Quantos influenciadores brancos você acompanha? E quantos influenciadores negros? Se houver uma diferença significativa entre esses números, se questione o porquê disso e passe a acompanhar mais influenciadores negros para deixar seu Feed mais diverso.

- Apoie o trabalho desses influenciadores

Além de seguir, é muito importante interagir e, sempre que possível, contratar essas pessoas – não apenas em datas como o Dia da Consciência Negra e não apenas para falar sobre racismo, mas também sobre os temas que cada um aborda, de gastronomia a finanças.

- Não se isente

Diante de situações de racismo, é fundamental não se isentar e se posicionar.
Use suas redes e seu espaço para isso.

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Criadora de conteúdo da ABBV fatura prêmio na maior feira de turismo americana

BY: Marina Vidigal Brandileone / 0 COMMENTS / CATEGORIES: Blogueiros

A IPW é o maior evento de turismo dos Estados Unidos, uma feira que reúne compradores e mídia de diversos países do mundo, e uma oportunidade interessante de ficar por dentro das principais novidades do setor.

A edição de 2021, realizada em Las Vegas,  contou com cerca de 300 jornalistas internacionais de 52 países diferentes que foram contemplados com o NIE (National Interest Exception) para poder ingressar no país sem a quarentena. E é claro que a delegação Brasileira estava presente. Pequena porém bem representada, nossa delegação contou com operadoras turísticas, expositores, jornalistas e criadores de conteúdo, e deixou bem claro que estamos prontos para a retomada do turismo.

A feira foi marcada pelo otimismo dos participantes, e pela notícia de que as fronteiras americanas seriam abertas em novembro para viajantes vacinados, uma novidade que pegou até os organizadores da feira de surpresa e encheu os participantes de ânimo. O impacto do fechamento das fronteiras para a economia americana, é de cerca de $700 milhões por mês, e a estimativa é que o setor leve 4 anos para recuperar os níveis de 2019.

Durante a feira a U.S. Travel Association apresentou sua nova campanha de marketing que puxa o tema da reabertura da economia falando de espaços abertos, restaurantes abertos e de corações abertos, e da inclusão, reforçando que os Estados Unidos estão abertos para todos independemente de sexo, raça ou religião. A campanha convida o viajante a se tornar parte da história americana e escrever seu capítulo neste livro tão diverso.

E já que o assunto é diversidade, destinos como Boston, Pensilvânia, Nova York, Louisiana e Califórnia reforçaram a importância da inclusão em suas coletivas de imprensa. Foi muito legal ver o movimento coletivo realçando a importância do movimento LGBTQ e do Black Life Matter em suas estratégias de comunicação.

Além das conferências de imprensa a IPW conta com um pavilhão recheado de stands dos principais destinos americanos, nele os participantes podem se conectar com os expositores, aprender novidades sobre os destinos e quem sabe até descobrir novos destinos americanos.

Para os jornalistas presentes, um dos momentos mais especiais da feira é o IPW Travel Writer Award, um prêmio que reconhece o trabalho de jornalistas em 3 categorias diferentes. 

White Sands National PArk
White Sands National Park - um dos destinos do texto ganhador do prêmio

E pelo segundo ano o Brasil e um blog membro da ABBV conquistaram o prêmio na categoria “Best U.S. Destination”. Mari Vidigal, editora do Ideias na mala, venceu o prêmio com o texto: “Da Califórnia a Flórida de Motorhome: roteiro detalhado dessa incrível jornada pelos EUA”.

No texto, Mari relata sua viagem de trailer por 10 estados americanos ao longo de 9 semanas. O texto inclui dicas para quem quer viajar de motorhome, atrações imperdíveis nas principais cidades da viagem e dicas para organizar uma viagem parecida.

“Ganhar um prêmio foi um reconhecimento incrível e a melhor maneira de comemorar os 11 do Ideias na mala” - conta Mari.

A IPW 2022 será em Orlando, que a feira conte com mais participantes brasileiros e que o prêmio jornalístico permaneça no Brasil.

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Branding: a importância de fortalecer sua marca

BY: ABBV / 1 COMMENTS / CATEGORIES: Criação de conteúdo

Ter um blog de viagens é como ter um negócio. Você precisa pensar não apenas na produção de conteúdo, mas também no fortalecimento da marca, que é um ponto essencial para ajudar a alavancar o seu empreendimento e, consequentemente, gerar retorno financeiro. Por isso a importância do processo de Branding.

A palavra “brand” em português significa “marca”. E o Branding – ou Brand Management – pode ser definido como uma estratégia de gestão ou um conjunto de ações que envolvem desde o nome e a identidade visual, até os valores que você quer transmitir e outros aspectos que reforçam os vínculos com o seu público ou seus clientes.

Já percebeu que quando se fala em um determinado produto ou serviço, tem sempre uma marca que logo vem à sua cabeça e que é a primeira a ser lembrada? Isso é resultado do Branding, que consolida a imagem das empresas.

E não apenas das grandes e famosas. Todo empreendimento pode (e deve!) realizar esse tipo de estratégia!

Por que fazer um Branding?

Quando bem feito, o Branding se torna um grande aliado do sucesso. Alguns dos principais benefícios:

- Reconhecimento: as pessoas passam a identificar facilmente a sua marca, seja pelo nome ou mesmo pelas cores, fazendo com que você se torne uma referência dentro do nicho no qual atua.

- Aumento do valor: seu blog começa a ser visto pelo mercado de forma mais positiva e passa mais confiança e credibilidade, potencializando também a identificação.

- Público maior: com mais gente conhecendo e se conectando com a sua marca e seus valores, naturalmente você terá um público maior de leitores no blog.

- Relação mais próxima: ao definir a personalidade da sua marca, você também estreita os laços com as pessoas que acompanham seu trabalho.

É um trabalho que demanda tempo e muita estratégia para chegar ao resultado desejado.

Como trabalhar o Branding no seu blog?

O ideal é sempre buscar uma empresa especializada em Branding, que saberá identificar aspectos estratégicos e elaborar um plano de comunicação da forma que você deseja e alinhado com a proposta do seu trabalho. Mas é possível, também, pensar algumas ações por conta própria.

- Identificar quem é o seu público-alvo: o primeiro passo é entender para quem você fala e o que ele deseja, o que pode ser feito por meio de pesquisas com quem acessa o seu blog. A partir disso, você poderá criar a sua persona.

- Entender qual é o seu diferencial: seu diferencial de mercado é o que vai fazer com que as pessoas escolham o seu blog, mesmo existindo muitos outros.

- Criar uma identidade visual: essa etapa é muito importante para que sua marca seja facilmente reconhecida e relacionada a você, seja pelas cores, traços, ícones, elementos ou tipografia. Se achar válido, pode ter também um slogan.

- Definir a personalidade da sua marca: é preciso saber os seus propósitos e o que você acredita para então definir o tom de voz e a forma como quer se comunicar com o público com autenticidade.

- Listar ações: com tudo isso feito, é hora de pensar em ações que possam ser executadas de forma a causar um impacto positivo nesse público, atendendo ao que eles precisam e gostam de consumir. Crie um calendário, sempre lembrando de estabelecer prazos que sejam viáveis para você.

- Tenha sempre coerência: um ponto muito importante no processo de Branding é ter sempre coerência nas ações e na comunicação. Não adianta demonstrar um posicionamento e agir de forma contrária. Afinal, é a personalidade da sua marca, do seu blog.

- Acompanhe o trabalho de profissionais: existem muitos especialistas em Branding que atuam na área e que podem te auxiliar no processo ou mesmo que você pode acompanhar nas redes para saber mais sobre o assunto, como Elis dos Anjos da @criamia, Thálassa Coutinho, Efeito Orna e Josi Medeiros do @influenci.ar, entre outros.

E todos esses pontos vale não apenas para quem está começando, mas também para empresas ou blogs que já existem há mais tempo e precisam se atualizar ou querem mudar a forma como são vistos. E a melhor alternativa é o chamado “Rebranding”, que pode envolver mudanças de nome, logotipo, identidade visual, entre outras.

Nós, da ABBV, já pensando na comemoração dos 10 anos que irá acontecer em 2022, estamos passando pelo processo de rebranding com a Criamia, que já está conosco há um tempo e que foi uma das participantes do Seminário ABBV 2021, abordando este tema. Teremos novidades e mudanças, reforçando os nossos diferenciais e nos conectando ainda com mais força com você que nos acompanha. Aguarde!

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