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Influenciadores digitais fazem parte da estratégia de marketing de 92% das marcas turismo

BY: Fernanda Castelo Branco / 0 COMMENTS / CATEGORIES: Comunicação ABBV, Dados do setor, Mercado

Em pesquisa inédita com profissionais de marketing e turismo, ABBV apresenta como as empresas e órgãos do mercado estão desenvolvendo ações de marketing com blogueiros e influenciadores digitais

Iniciativas de relações públicas e assessoria de imprensa movem a maior parte (42%) das ações com influenciadores no segmento de turismo, mas são as ações de publicidade que estão com tendência de crescimento mais acentuada no mercado. Os dados são da pesquisa desenvolvida pela Associação Brasileira de Blogs de Viagem (ABBV) no fim de 2019.

A pesquisa foi realizada com participação de 118 profissionais de marketing e turismo, incluindo representantes de órgãos de turismo de destinos (33%), hotelaria (23%), empresas prestadoras de serviços diretamente relacionados ao turismo (tours, câmbio, seguros etc. - 22%) e agências de viagem (12%).

Ações com blogs e influenciadores digitais já estão bastante difundidas no setor de turismo, especialmente entre em agências de comunicação que atendem instituições e profissionais de marketing de empresas de serviço. Entre as 118 participações, 109 declararam ter realizado ações com blogueiros e influenciadores digitais nos últimos 12 meses e 117 declararam interesse em fazê-lo nos próximos 12 meses.

Que ações as empresas de turismo fazem com influenciadores?

As ações mais praticadas são aquelas vinculadas às atividades de assessoria de comunicação e relações públicas, como a divulgação de releases. No entanto, ações de publicidade estão com tendência de crescimento mais acentuada – como programas de afiliados ou apoio a eventos feitos por/para blogueiros e influenciadores. Também estão em alta contratações de publieditoriais (publicações pagas) e organização de press trips.

Pesquisa ABBV - grafico acoes com influenciadores

Credibilidade da experiência compartilhada

A divulgação do produto, serviço ou destino turístico é a principal motivação para a procura por influenciadores.  Maior parte das marcas entende que blogs e canais de mídias sociais têm papel fundamental na tomada de decisão dos viajantes. Também se destaca o interesse em alcançar um público qualificado – isto é, com segmentado por nichos e de acordo com o perfil de público-alvo da marca.

Ao buscar visibilidade das marcas, os profissionais de marketing e turismo valorizam conteúdo de qualidade e com credibilidade – o que também está relacionado ao compartilhamento de experiências reais e ao endosso agregado pelos criadores de conteúdo.

“Acredito que o futuro do marketing e da publicidade está muito atrelado à blogueiros e influenciadores, já que consumidores tendem a confiar muito mais em suas opiniões, o que é super positivo. Empoderar pessoas reais para falarem de suas experiências pode ser muito mais eficaz do que simplesmente fazer publicidade para a sua marca” - Marcella Pasquarelli, Online Affiliate Manager da WePlann.

Variedade de mídias na estratégia de marketing

Ao indicar as plataformas de conteúdo prioritárias para suas estratégias de marketing, os entrevistados puderam selecionar múltiplas respostas. Maior parte das instituições (74%) trabalha com um mix diversificado de plataformas, tendo selecionado mais de 3 tipos de mídia.

O Instagram – plataforma já habitual para práticas de influencer marketing – está entre as prioridades de 76% das instituições, inclusive pela afinidade com o conteúdo de turismo. Blogs e sites são prioritários para 61% das marcas, por serem conteúdos com ciclo de vida mais longo, com presença em buscadores, além da distribuição em redes sociais.

Pesquisa ABBV - grafico midias

Metodologia de seleção dos influenciadores

Outro fator que pesa no sucesso das campanhas é o perfil dos influenciadores selecionados. Busca e análise manual é a metodologia mais usada no setor (38%), destacando-se a avaliação qualitativa do conteúdo além da observação de métricas básicas como volume de público e engajamento. Apenas 13% dos profissionais declararam usar ferramentas para mapeamento e análise de blogs e perfis de redes sociais, e outros 5% mencionaram a contratação de agências especializadas em influencer marketing.

Existe uma grande participação de atendimento a demandas recebidas (23%) – quando o blogueiro ou influenciador entra em contato com a instituição demonstrando interesse ou apresentando alguma proposta de parceria. Assim como relacionamento direto e a troca de indicações entre profissionais de marketing (21%) é bastante frequente, visto que agências tendem a trabalhar com múltiplos clientes do setor de turismo e muitas instituições mantêm há anos um trabalho permanente de relações públicas.

Pesquisa ABBV - grafico processo de selecao de influenciadores

A pesquisa completa, com todos os dados analisados, está disponível para download gratuito através do link: Pesquisa Influencer Marketing no Turismo.

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WTM Latin America 2020: o que esperar do maior evento de turismo no Brasil

BY: Fernanda Castelo Branco / 0 COMMENTS / CATEGORIES: Comunicação ABBV, Eventos, WTM Latin America

Atualização: devido à pandemia do novo coronavírus, o evento não será realizado na data prevista de 31 de março a 02 abril. Acompanhe as últimas informações no site oficial da WTM Latin America.

Estão abertas as inscrições para a edição 2020 da WTM Latin America, principal evento do segmento de turismo da América Latina, que acontece entre os dias 31 de março a 02 de abril, no Expo Center Norte, em São Paulo. O evento é voltado para profissionais do setor e para a mídia especializada, incluindo blogs de viagem. O credenciamento pode ser feito gratuitamente no site oficial até o dia 30 de março. Para inscrições feitas no local, será cobrada uma taxa de R$ 150,00.

Nessa edição, são esperadas cerca de 600 marcas expositoras de 50 nacionalidades – entre órgãos de turismo regionais e internacionais, operadoras e agências de viagem, companhias aéreas, redes hotéis, serviços e atrações turísticas. Empresas de tecnologia com foco no segmento de viagem também estarão presentes e participarão da programação dos palcos Inspire Theatre e Travel Forward, com muito conteúdo interessante sobre as tendências de mercado.

Blogs de viagem na WTM Latin America

A ABBV é Media Partner da WTM Latin America desde 2012, e estará presente com estande no evento e palestras na programação, além de uma equipe de cobertura. “O diálogo com empresas e entidades do setor de turismo tem um papel fundamental na missão da ABBV de promover o desenvolvimento do mercado de blogs de viagem no Brasil e contribuir para o aquecimento do turismo”, comenta Natália Becattini, autora do blog 360meridianos e Presidente da associação.

Palestras no palco Travel Forward

Como parte da programação do Travel Forward, na terça-feira (31/03) às 14h30, a ABBV apresentará os resultados da pesquisa “Influencer Marketing no Turismo”, um estudo inédito com dados e análise de como as empresas e órgãos do mercado estão desenvolvendo ações de marketing com blogueiros e influenciadores digitais. Fernanda Castelo Branco, autora do blog Vontade de Viajar e Diretora de Comunicação da ABBV, vai mostrar como profissionais da indústria de turismo selecionam influenciadores para projetos, que plataformas da mídia digital são consideradas prioritárias, como são avaliados os resultados e quais as melhores práticas.

Ainda na terça (31/03), às 16h30, Carlos Arruda, autor do blog Vida Cigana e Diretor de Treinamentos da ABBV, apresentará a palestra “Como aumentar a taxa de conversão de clientes usando estratégias de marketing de conteúdo”, também no palco Travel Forward. A partir de um estudo de caso, Carlos mostrará como é possível alavancar o potencial de vendas em sites e blogs de viagem com ações de marketing digital geradas a partir de análise de dados – estratégias fundamentais no cenário atual, em que mais de 85% dos viajantes brasileiros usam ativamente a internet em seus planejamentos de viagem .

Digital Influencers Speed Networking

Blogueiros da ABBV estarão presentes na sessão Digital Influencers Speed Networking, que acontece na quarta (01/04), às 13h, na Networking Area. A ação oferece oportunidade para empresas, órgãos de turismo e outros participantes da WTM Latin America realizarem contato direto com influenciadores digitais, em uma série de reuniões curtas, para conhecer diferentes projetos, gerar relacionamento e potenciais parcerias.

Turismo responsável e empreendedorismo feminino

A agenda da WTM Latin America inclui diversos programas especiais, que endereçam temas relevantes do mercado – entre eles, o Prêmio Turismo Responsável, primeiro prêmio de abrangência latino-americana, que visa valorizar projetos que combinam desenvolvimento econômico, ambiental e social. Também terá continuidade o programa Women in Travel, que oferece mentoria para mulheres que desejam empreender no turismo.

Mais informações no site: www.latinamerica.wtm.com

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Vale a pena blogueiro ter perfil no Linkedin?

BY: Fernanda Castelo Branco / 0 COMMENTS / CATEGORIES: Criação de conteúdo

Todo blogueiro tem mais perfis em redes sociais do que é capaz de dar conta. Na tentativa de priorizar, é comum que a gente escolha aqueles que têm maior potencial de retorno direto para o blog ou gerem maior volume de cliques. Mas tem uma rede que pode estar sendo deixada de lado por muitos blogueiros e talvez mereça um pouco mais de atenção, por seu grande potencial para abrir oportunidades: o LinkedIn.

A boa notícia é que o LinkedIn não exige necessariamente uma frequência de publicações tão alta quanto outras redes, como o Twitter ou o Instagram. Mesmo que você não possa usar diariamente, ter um perfil completo e bem configurado já faz uma grande diferença.

Informações do mercado

O LinkedIn pode ser muito interessante para se manter atualizado sobre as tendências do mercado. Você pode seguir profissionais de referência nos setores de turismo e marketing digital, além de fontes de informação relevante como Skift, YouPix e a própria ABBV.

As empresas de turismo com atuação local ainda parecem estar começando no LinkedIn, mas as marcas internacionais e de grande porte – como Booking, Gol Linhas Aéreas e Airbnb – estão presentes lá. Pelo perfil da rede, o tipo de novidade compartilhada prioriza movimentos de negócios e indica o que tem sido importante para a empresa. Ler informações como essas nos dá insights para propor projetos mais assertivos às marcas que podemos querer abordar.

Oportunidades de networking

Quando você faz uma proposta ou procura apoio para um projeto, é interessante ter um perfil completo caso as pessoas busquem pelo seu nome para conhecer seu trabalho e sua qualificação. Isso pode aumentar a credibilidade diante de potenciais parceiros.

Se, além de manter o blog, você trabalha como produtor de conteúdo freelancer palestrante ou consultor, esse deve ser o foco do seu perfil. Descreva os serviços que você oferece e otimize as descrições para ser encontrado nesse tipo de busca.

Compartilhe suas experiências

Mesmo que o blog seja um projeto paralelo, você também pode citá-lo. Busque mencionar aprendizados que você teve com a experiência de criar e manter um blog, e de que forma eles contribuíram para o enriquecimento da sua carreira.

Vale compartilhar conteúdo do blog? Depende. Dicas de viagem não são em si um tema com perfil do LinkedIn – não convém tratar o LinkedIn da mesma forma que o Facebook ou o Twitter, por exemplo. No entanto, pode ser legal compartilhar projetos, contar os bastidores de algum conteúdo, comentar tendências do turismo e outros temas relevantes do ponto de vista profissional.

Fernanda Castelo Branco é autora do blog Vontade de Viajar e Diretora de Comunicação da ABBV.
Foto em destaque: Andrew Neel

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Acessibilidade digital: como tornar seu blog mais inclusivo

BY: Fernanda Castelo Branco / 0 COMMENTS / CATEGORIES: Criação de conteúdo

O Movimento Web para Todos foi idealizado em 2017 para transformar a internet brasileira em um ambiente mais inclusivo. A iniciativa promove práticas que facilitam a navegação do conteúdo digital por pessoas que possuem mobilidade reduzida ou dificuldades motoras, pessoas surdas e com baixa audição, pessoas cegas, com baixa visão e daltônicos – além de uma série de outras deficiências, como intelectuais, cognitivas e múltiplas.

Estamos falando de um público potencialmente grande: são 45 milhões de brasileiros com algum tipo de deficiência (Censo IBGE 2010). Porém o MWT estima que atualmente somente 5% das páginas da web brasileiras são acessíveis para eles.

Tecnologias assistivas para a acessibilidade

A tecnologias assistivas são softwares que auxiliam a navegação online ou adaptam o conteúdo para quem não consegue acessar da forma habitual. Alguns exemplos são controles de cursor com movimentos da cabeça ou comando de voz para usuários que não podem usar teclado e mouse, aplicativos narradores de conteúdo para usuários com baixa visão, ou mesmo avatares que traduzem o texto para Libras - linguagem de sinais usadas por deficientes auditivos.

Tecnologias como essas permitem que muitos desses usuários possam realizar atividades online que pesquisar, consumir entretenimento e comprar pela internet.

Como tornar seu blog mais acessível

O que criadores de conteúdo, designers e desenvolvedores podem fazer para tornar o blog mais amigável para pessoas com deficiência e mais adequado para tecnologias assistivas? A atenção a alguns pontos pode fazer a diferença:

  • Prefira escrever na ordem direta: isso auxilia a interpretação dos avatares de Libras e, principalmente, a compreensão por parte de pessoas com dislexia e com baixo letramento, por exemplo.
  • Não exagere nas figuras de linguagem: elas podem ser um bom recurso estilístico mas é importante evitar exageros, pois são difíceis para a interpretação dos avatares de Libras e podem afligir pessoas com autismo.
  • Descreva as imagens informativas: use a função “image alt” para descrever a imagem ao criar um artigo para o blog – desta forma, softwares de leitura para cegos conseguem descrever as informações visuais de mapas, fotos, tabelas, ilustrações etc. O Instagram recentemente também adicionou essa funcionalidade.
  • Indique o destino dos links: evite chamadas genéricas como “Clique aqui”, “Saiba mais”, “post”. De preferência, use textos âncoras que indiquem o destino do link, citando o nome do site, por exemplo.
  • Ao produzir vídeos: insira legendas e avalie também incluir descrição de conteúdos que não sejam falados no vídeo, para que cegos não percam essas informações. Assim como conteúdo em áudio, como podcasts, devem ter transcrição.
  • Escolha estilos de fonte fáceis de ler: evite letras com estilo desenhado demais, ou com tamanho muito pequeno. As cores do texto e dos demais elementos também devem ter contraste em relação à cor do fundo.
  • Use botões de tamanho adequado: itens muito pequenos ou muito perto um do outro podem dificultar o clique para pessoas com dificuldade motora.

Muitas dessas práticas de acessibilidade digital são positivas de forma geral para o blog, inclusive para posicionamento nos mecanismos de busca, além de beneficiar outros usuários, como pessoas mais idosas. Saiba mais no site do Movimento Web para Todos.

Foto em destaque: Josh Calabrese


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Estratégia de conteúdo na prática – Entrevista com Luiza Drubscky, da Rock Content

BY: Fernanda Castelo Branco / 0 COMMENTS / CATEGORIES: Criação de conteúdo, Parcerias

A palestra de Luiza Drubscky foi um dos grandes sucessos no Seminário ABBV 2019. Gerente da Rock Content e especialista em marketing de aquisição, Luiza abordou como otimizar a estratégia de conteúdo do blog para obter melhores resultados orgânicos, numa sessão cheia de insights valiosos!

Convidamos a especialista para mais uma conversa sobre táticas para colocar em prática uma estratégia eficiente. Confira abaixo a entrevista e aproveite para conhecer também a Rock University, projeto liderado pela Luiza, e que oferece mais de 20 cursos de marketing digital (com desconto exclusivo para associados à ABBV!) para desenvolver habilidades que podem fazer a diferença na atuação profissional de um blogueiro. 


1. Ter uma estratégia de conteúdo consistente é crucial para o crescimento de um blog, mas muitos começam de forma casual, compartilhando experiências pessoais. Quais os principais passos para dar uma guinada em direção a uma atuação estratégica? 

Realmente, de todos os casos que eu já vivenciei, acredito que um dos principais fatores para dar uma guinada nos resultados digitais é a constância nas publicações. Mesmo que se tenha começado de maneira casual, acredito que seja muito importante criar um calendário editorial e se esforçar bastante para conseguir mantê-lo e respeitá-lo.? 

O ideal é fazer um compromisso mínimo do que se consegue publicar e, caso seja possível, publicar um ou outro conteúdo extra. Acredito que seja melhor conseguir superar o planejamento do que pode ser feito com o padrão de qualidade desejado do que se comprometer com um volume alto de conteúdos e, ao perceber que o volume está alto demais, acabar cortando a frequência ou até diminuir o padrão de qualidade dos conteúdos – o que, na minha opinião, seria ainda pior.? 

Mesmo compartilhando experiências pessoais, com certeza você consegue distinguir alguns temas ou tipos de conteúdo que a sua audiência gosta e interage mais. Baseie-se nessas informações para construir o seu primeiro calendário editorial e comece daí! E lembre-se também de que uma estratégia de blog também não é escrita em pedra, ela pode (e deve) estar em constante desenvolvimento. Então se você começou um calendário editorial de baixo volume, mas percebeu que consegue aumentar o volume, por exemplo, faça isso! E mantenha essa nova rotina por pelo menos 3 meses, para que tanto a sua audiência quanto o Google possam identificar os novos padrões e ritmos da sua estratégia. 


2. O posicionamento de nicho pode ser interessante para a diferenciação em um mercado muito amplo e com baixa barreira para concorrentes, mas nichos são, por definição, espaços mais limitados. Como trabalhar temas da "cauda longa" sem esbarrar no baixo volume? 

O nicho é, por definição, uma segmentação de mercado e, por isso, tendemos a lidar com um volume de pessoas limitado. Entretanto, isso não quer dizer que não valha a pena atacar essa estratégia de nicho. Baixo volume por si só não diz muito sobre qualidade e potencial de mercado. Eu acredito que o principal valor que deva ser trabalhado é o relacionamento com a audiência. Crie uma conexão com o seu público, estabeleça novos vínculos mostrando que você entende quais são os principais problemas que a sua audiência tem e como você pode ajudá-la em cada um desses momentos. Naturalmente, ao juntar essas informações das dores da persona com a pesquisa de palavras-chave, você vai perceber que a maioria delas é de "cauda longa" e as estratégias se integram.? 

Como um exemplo de conteúdo ligado à dor da persona, recentemente eu mesma passei por uma situação estando do lado de quem procura por informações. Estou planejando uma viagem para fazer com minha família nas férias e tive a seguinte dúvida: "qual o melhor tipo de sapato para usar na cidade X". Tem pesquisa mais "cauda longa" que essa? Mas confesso que tive dificuldades de encontrar muitas respostas em blogs. Encontrei duas muito superficiais e acabei deslocando a minha pesquisa para tentar encontrar pessoas que eu conhecia que já tinham visitado a cidade para me dar um depoimento. Mas, se eu tivesse encontrado um conteúdo bom sobre o tema, que já indicasse lojas, marcas, separasse as dicas por época do ano, enfim, que fosse realmente completa para o que eu procurava, com certeza teria fechado negócio ali mesmo. E, ao mesmo tempo, procuraria por mais conteúdos dentro desse blog pois, se tivesse solucionado aquela dúvida específica que eu tinha naquele momento, provavelmente, eles já teriam produzido conteúdos sobre outras dúvidas que eu tivesse ou sobre coisas que eu nem tinha pensado ainda, mas poderiam me ajudar no meu planejamento de viagem.? 

Então, acredito que, ao se tratar de nichos, o "segredo" é realmente criar um relacionamento com o público para que ele passe a ter você como uma das fontes mais confiáveis de informações nesse assunto. 


3Esta habilidade de cultivar uma comunidade em torno de seu conteúdo é um dos fatores que mais pesam na relevância de um blogueiro. Quais as recomendações para fidelizar leitores, estimular o público a se engajar e, idealmente, chegar ao ponto de se tornar um assinante/apoiador ou mesmo consumidor dos produtos que você oferece? 

Entender a dor do seu público e produzir constantemente conteúdo que gere valor e ajude a resolver essa dor é o ponto chave. À medida que a relação vai se desenvolvendo, você vai conhecendo melhor o seu público e percebendo quais tipos de interação eles preferem, mas uma ótima forma de começar é realmente por meio das redes sociais (fazendo com que elas sejam canal de atração das pessoas para o seu site ou blog).? 

Não tenha medo de produzir conteúdo que solucione as dúvidas do seu público. Sempre que trabalhamos com os conceitos de Inbound Marketing e funil de vendas, partimos do pressuposto de que precisamos alcançar muito mais pessoas que não vão comprar do que pessoas que efetivamente vão comprar de você. Ou seja, muitas pessoas podem ficar meses, anos, uma vida inteira, acompanhando os seus conteúdos gratuitamente, da mesma forma que podem ter pessoas que assim que te descobrirem já vão se interessar imediatamente e efetuar a compra. Para conseguir englobar todos os tipos de pessoa na sua estratégia de negócios, o denominador comum é a produção de conteúdo valioso. Você deve responder às dúvidas que a pessoa tem, de forma a se aproximar delas.? 

Além disso, ainda mais no mundo digitalizado e rápido que vivemos, é preciso sempre lembrar as pessoas de interagirem e, principalmente, criar oportunidades de interação. Não podemos esperar que as pessoas vão naturalmente vir fazer perguntas e conversar com a marca. É importante criar essas oportunidades puxando diálogos, se posicionando sobre temas importantes para a persona, dando a sua opinião e perguntando se a audiência concorda ou não e por quê, etc. Utilize os recursos que as próprias redes sociais te dão como comentários, enquetes, caixa de perguntas e também incentive esse tipo de interação dentro do seu blog, por meio dos comentários, principalmente. Assim, as pessoas vão se acostumar a utilizar os seus canais como canal de comunicação também. 


4. Manter um blog em crescimento exige a implementação consistente de diversas práticas de gestão, divulgação, análise de métricas, além de todo o processo de produção de conteúdo em si. Quando um blogueiro toca o projeto sozinho, como saber que tarefas priorizar? 

Acredito muito em métodos de organização que separam as atividades em um mapa de prioridades, como esse:? 

Mapa de prioridades com eixos de urgência e importância

Desta forma, eu separo atividades que são rotineiras, ou seja, que precisam ser feitas com frequência e faço primeiro. Depois, uso a matriz acima para priorizar atividades. Então, para exemplificar, como eu faria a priorização de tarefas caso fosse uma blogueira que tocasse um blog sozinha: 

  1. Definir um calendário editorial e frequência de postagem – digamos que 1 publicação no blog por semana e 3 conteúdos no feed do instagram por semana, dos quais 1 vai ser divulgação da publicação do blog; 
  2. Ao final de um mês: estipular as 4 pautas (1 para cada semana) que devem ser produzidas ao longo do mês e já se programar para fazer de uma vez ou definir um horário específico por semana para fazer cada um; 
  3. Ao final de cada semana: definir quais vão ser as outras 2 postagens de redes sociais além da divulgação do blog post; 
  4. Durante a semana, fazer a publicação no dia específico planejado, fazer as publicações em social também no dia (ou deixar agendado caso consiga já adiantar e tiver ferramenta para agendamento); 
  5. No final da semana, análise de métricas e resultados alcançados ao longo da semana, com os novos conteúdos, comparando com os conteúdos antigos;
  6. Restante do tempo, desenvolvimento das tarefas que não são rotineiras, como procurar novas parcerias, gestão do negócio, etc. 

O mais importante é fazer as tarefas que você já tenha uma certa noção de quando deve ser feita e de quanto tempo demora para fazê-la. Coloque essas tarefas em um software de gestão de projetos (como Asana ou Trello, por exemplo) e, uma vez feitas essas tarefas, parta?para as que são ainda "desconhecidas" ou pontuais. Além disso, é importante que a partir da análise dos resultados, o gestor do conteúdo possa tirar insights para fazer melhorias na estratégia atual. 


Gostou das dicas da Luiza? Confira os cursos online da Rock University, e aproveite os descontos exclusivos para blogueiros associados à ABBV!

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Tecnologia em evidência no turismo – Entrevista com Magda Nassar, da ABAV

BY: Fernanda Castelo Branco / 1 COMMENTS / CATEGORIES: Dados do setor, Eventos

Uma das principais entidades de turismo no Brasil, a ABAV (Associação Brasileira de Agências de Viagem) representa mais de 2 mil empresas em todo o país, entre agências de viagens, operadoras de turismo e consolidadoras, que juntas respondem por cerca de 85% de toda a movimentação de vendas do setor.

Com 65 anos de história, a ABAV acompanhou muitos momentos de mudança no mercado, e agora vive mais uma nova fase. A evidência foi a programação da ABAV Expo este ano, que incorporou diversos temas relacionados ao universo digital, debatendo a incorporação de tecnologias, estratégias de marketing e também o relacionamento entre as empresas e os influenciadores digitais.

Entrevistamos Magda Nassar, presidente da ABAV Nacional, sobre o cenário atual do turismo no Brasil. Investidora, empreendedora e agente de viagens desde 1987, Magda é a primeira mulher na liderança da instituição, assim como foi a primeira a presidir a Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo), entre 2015 e 2019.


1) No painel de abertura da ABAV Expo 2018, foi dito que o turismo é um ramo com capacidade de se recuperar rápido em cenários de crise. Como está o otimismo do setor este ano?

Magda Nassar - Estamos muito confiantes no fortalecimento do setor, inclusive devido a vitórias recentes como a abertura de 100% de capital estrangeiro em companhias aéreas nacionais, isenção de vistos para turistas dos EUA, Canadá, Japão e Austrália e o veto à isenção na cobrança de bagagem. São fatores que devem estimular o setor a curto e longo prazo, com mais atrativos para turistas estrangeiros visitarem o Brasil e mais competitividade no setor aéreo, o que deve baratear o valor das passagens aéreas e expandir nossa malha aérea.

Além disso, vale destacar que, mesmo em um cenário de crise, o brasileiro segue com planos de viajar sempre que tem a oportunidade, seja em um feriado prolongado ou nas férias. O que acontece é uma mudança no comportamento do consumidor, que passa a buscar alternativas para viajar. Se o dólar ou euro estão mais caros, vemos um movimento de procura por viagens em destinos onde o câmbio é mais favorável ou então maior busca por destinos nacionais, por exemplo. As agências apoiam esse processo de decisão, pela capacidade que têm de fazer os ajustes necessários para que qualquer viagem caiba no bolso do seu cliente.

O mercado também contribui favoravelmente, pois nos momentos de maior instabilidade responde com promoções e vantagens, como opções de parcelamento maiores e dólar congelado. O turismo é um setor de suma importância para a economia nacional, representando 8,1% do PIB brasileiro e 6,9 milhões de empregos no país, segundo estudo do World Travel and Tourism Council (WTTC), divulgado em março de 2019.


2) A programação da ABAV Expo 2019 teve uma Arena Digital, com uma proposta de trazer abordar temas como transformação digital e marketing multicanal. Que inovações já vêm sendo aplicadas no mercado de turismo? Como o setor de serviços está se transformando para a era digital orientada à experiência?

Magda Nassar - O setor de turismo foi um dos que mais se transformaram na era digital, e é natural que o agente de viagens tenha que se adaptar ao novo cenário. É preciso apostar em novos canais de comunicação com o consumidor, investir em sites e portais que estimulem o engajamento e conversão, além de estudar a fundo dados dos usuários para identificar novos padrões de comportamento e desenvolver estratégias de vendas orientadas para as novas tendências de consumo.

Hoje em dia já vemos uma quebra de barreira das agências do chamado modelo "tradicional" se fazendo presentes também no meio digital, lançando mão de estratégias de marketing voltadas para o online e explorando mais as redes sociais para captar e fidelizar clientes. Nós, na ABAV, temos incentivado muito essa prática junto aos nossos associados, o que fortalecemos também por meio da oferta de cursos do ICCABAV – que este ano, por sinal, transformou a sua plataforma em 100% digital – e apresentações da Vila do Saber, que é a área dedicada à difusão de conhecimento da ABAV Expo.

A tecnologia teve grande destaque na ABAV Expo 2019, com ativações como a área de Inovação, em parceria com a Travelport, em que desenvolvedores apresentaram as tendências na área, e empresas consolidadas e startups trouxeram inovações desenvolvidas especialmente para o mercado de turismo, além de dezenas de outros expositores focados nas áreas da tecnologia da informação e gestão de sistemas.


3) A pesquisa realizada pela Panrotas este ano apontou que "o incômodo e o sentimento de competição que os profissionais de turismo tinham em relação aos influenciadores já foi dominado. Vemos as próprias agências e operadoras se utilizando desses canais para promover seus serviços". Como a ABAV vê este novo momento na relação entre agentes e influenciadores digitais?

Magda Nassar - Entendemos que, entre os vários fatores que afetam a decisão final do consumidor (promoções, condições exclusivas de pagamento etc), os influenciadores podem ser grandes aliados das agências, pois democratizam o acesso à informação e fomentam a curiosidade e o interesse de potenciais viajantes, além de criar o desejo por um destino turístico, um hotel ou uma experiência. Há, inclusive, agências de viagens que já atuam em parceria com esses profissionais para promover seus pacotes e serviços, com ótima taxa de conversão.

Na feira deste ano, tivemos algumas novidades significativas nesse sentido, como um lounge para influenciadores dentro do "Espaço Conectividade", que marcou a grande ação promovida este ano envolvendo 100 influenciadores digitais de lifestyle e viagens na divulgação do evento.


4) A inclusão e a diversidade são temas em alta na sociedade hoje, e que estiveram em pauta tanto na ABAV Expo 2018 quanto na edição de 2019. O mercado tem despertado para segmentos como o público negro, o público LGBT+, pessoas com deficiência e viajantes da terceira idade (que atualmente representam expressivos 22% entre os clientes das agências de turismo). Para além das oportunidades de produtos de nicho, qual o impacto social de se debater as questões específicas de inclusão?

Magda Nassar - O turismo é uma atividade democrática, com grande impacto cultural, por isso é muito importante que as agências estejam atentas à importância de atender aos mais variados nichos de consumidor e propiciar experiências memoráveis para seus clientes.

Mais uma vez, é importante que o agente se capacite e atualize seus conhecimentos para estar apto a atender demandas específicas de um viajante com deficiência, o público LGBT e até mesmo compreender algo relativamente novo, como a gordofobia e a transfobia, dois dos temas que trouxemos para o debate este ano. Por meio do turismo, é possível ter experiências de vida transformadoras e queremos que ele esteja ao alcance do maior número possível de pessoas.

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6 aprendizados da Travel Conference 2019 (+ bônus)

BY: Guilherme Tetamanti / 0 COMMENTS / CATEGORIES: Eventos, Mercado

A Travel Conference acabou e ainda estou celebrando tudo o que aconteceu não só naquele palco incrível 360º montado no Esporte Clube Pinheiros, como ao redor dele. O evento aconteceu entre os dias 4 e 6 de outubro e reuniu mais de mil inscritos, 20 palestrantes, painéis com os maiores especialistas em viagens e gente do Brasil inteiro, com alguns inscritos até de Portugal e do Peru!

A Travel Conference é o primeiro evento no Brasil voltado para promover o networking entre criadores de conteúdo e profissionais tomadores de decisões no mercado do turismo. Em seu segundo ano de realização, provou que produzir conteúdo de viagem é uma tendência do mercado e, como tal, precisa de conferências como essa para nortear o setor.

Foram 3 dias intensos de compartilhamento, aprendizado e desenvolvimento de boas práticas para monetizar blogs e redes sociais de viagem e gerar resultados concretos para os investidores no setor.

O que mais escutei durante e pós-evento é sobre uma explosão de ideias e novos projetos fomentados a partir desse encontro. Sem dúvida, cada participante saiu com grandes lições da Travel Conference. Mas, em especial, gostaria de destacar 6 aprendizados da Travel Conference 2019:

  1. É preciso profissionalizar
  2. É importante definir um nicho de atuação
  3. Trabalhar com marcas é possível
  4. Delimitar estratégias é parte do caminho
  5. Trade e blogs se complementam
  6. Network é uma ferramenta importante
  7. Acredite nos seus sonhos e trabalhe duro [bônus]

1. É preciso profissionalizar

Durante algum tempo, algumas pessoas acreditaram que para tornarem-se blogueiros ou instagrammers de viagem era preciso apenas cultivar carimbos no passaporte e nada mais. Acontece, que já se foi o tempo no qual uma foto bonita e um feed combinado era suficiente.

É preciso profissionalizar o setor. E como isso acontece? Investindo em cursos, workshops e participando de grandes eventos como a Travel Conference e outras feiras e encontros relevantes. 

Ainda sobre profissionalização, a Travel Conference trouxe também uma discussão com Anderson Hernandes, da Tactus Contabilidade; sobre a regularização do trabalho do produtor de conteúdo sob a luz dos aspectos legais e práticos de atuação no mercado.

Além disso, muito se discutiu sobre novas técnicas e como empregá-las para fazer o melhor trabalho possível. Ficou claro que, para conseguir um crescimento consistente, é essencial usar ferramentas para automatizar e mensurar audiência, ganhos, perdas.

Todo esse trabalho é exaustivo e exige conhecimento profundo, como salientaram alguns dos palestrantes como Zé Alcorta, da Panrotas; Tony Ventura, especialista em Novas Tecnologias; e Matheus Tomoto, que coleciona passagens por Harvard University, MTI, ONU e Stanford University.

2. É importante definir um nicho de atuação

Uma das palestras mais concorridas da Travel Conference 2019 foi da Ana Tex, que possui 13 anos de experiência em Marketing Digital e é autora de Treinamentos de Marketing Digital. Na sua fala, ela fez questão de lembrar que todos os mais de mil participantes do evento eram produtores de conteúdo de viagem, porém é preciso ter um nicho mais específico para alcançar o sucesso.

Na prática, isso significa que um dos aprendizados da Travel Conference 2019 é: escolha um segmento dentro do turismo para atuar, como viagens com pet, com filhos, viagem sozinha ou outros recortes e destaque-se no mercado.

O nicho também foi alvo da palestra de Pyong Lee, hipnólogo e idealizador de um canal do Youtube que é referência mundial com monetização na internet.

E como nem tudo é só dinheiro, o que dizer da participação da Iara e Eduardo Xavier, do Caçadores de bons exemplos, que emocionaram a plateia inteira com a sua empatia e amor ao próximo? Com a máxima: "Seja você a mudança que quer ver no mundo!", esse casal do bem provou no palco 360º que também é possível escolher um nicho que cause impacto no planeta e ganhar visibilidade através disso.

Além do nicho, a seleção do tipo de plataforma também foi alvo de troca de experiências como as maiores autoridades em engajamento no Instagram, como Amanda Antunes, do Prefiro Viajar; Marco Vaz, do Vaz Aonde e Anderson Dias, do 196sonhos.

Também teve a participação de Luciano Palumbo, do Turismoetc, que, com seus prêmios, prova que existe espaço também para o nicho jornalístico mais tradicional. E nem a TV ficou de fora, com a palestra empolgante do Rodrigo Ruas, apresentador do Viagens Ao Redor do Mundo, da Band.

Em resumo, a lição foi: escolha um segmento do seu interesse no turismo, use uma ou mais plataformas e crie o seu nicho!

3. Trabalhar com marcas é possível

Essa é uma certeza que sempre tive. Quando você tem autoridade sobre um assunto, é possível se juntar a marcas e realizar trabalhos incríveis. Mas nada como cases de sucesso para confirmar isso!

Nomes como Leo Leite, da Hotmart; Brian Baldrati, embaixador da Gopro e Mont Blanc; Andre Pilli, embaixador da HP; Danielle Noce e Paulo Cuenca compartilharam suas experiências ao trabalhar com grandes marcas. Outra palestra inesquecível foi do Rômulo e da Mirela, do Travel and Share, que compartilharam toda expertise para diversificar a monetização.

Em comum, todos eles afirmaram que os produtores de conteúdo de viagem devem estar atentos às regras de mercado, saber se posicionar e entregar um material não menos que excelente para os seus patrocinadores.

4. Delimitar estratégias é parte do caminho

Todos os frutos que a Travel Conference tem colhido são parte de uma grande estratégia. É imprescindível tê-las em mente ao criar um blog de viagem ou uma rede social voltada para o setor.

Isso significa que não dá para ter sucesso com seu canal do Youtube ou no seu Instagram, por exemplo, sem antes estudar as plataformas, traçar as estratégias necessárias e trabalhar duro, como bem lembrou o Camilo Coutinho, Paulo del Valle ou Raíra Venturieri, em suas palestras.

Em relação aos blogs de viagem, foram importantíssimas as participações de Saulo Medeiros, da equipe do Neil Patel; do Edu Giansante, do E-Dublin; do Fábio Angheben, do Dicas Nova York; e do Flávio Antunes, do Dicas de Viagem, que apresentaram as melhores estratégias para fazer o blog se destacar no mercado.

5. Trade e blogs se complementam

A participação do Trade de turismo na Travel Conference agregou grandes aprendizados ao evento neste ano de 2019.

Isso porque passaram pelo palco nomes como Patty Leone e Aldo Leon, da AgaxTur; Danielle Roman, da Interamerican; Bruno Dieguez, da Xmart; Antonio Guerardi, da Unidas; Diego Rydz, da Optur; Magda Nassar, da ABAV Nacional; e Marcos Antônio Carvalho, da Aviesp, que lembraram que o setor do turismo tem espaço para a cooperação entre as empresas, operadoras, agências, agentes, jornalistas, blogueiros, influencers e produtores de conteúdo em geral.  

Dessa forma, o trabalho inicial do produtor de conteúdo se reverbera na contratação de profissionais do trade para uma melhor experiência do turista no seu destino final. O trabalho pode e deve ser complementar para ambos os trabalhos.

6. Network é uma ferramenta importante

Se eu pudesse escolher apenas um aprendizado dessa Travel Conference, não teria dúvidas que seria o networking. Mais de mil pessoas em um espaço com um único interesse: produzir conteúdo de viagem e rentabilizar a atividade.

E essa capacidade de estabelecer uma rede de contatos ou uma conexão, aconteceu muito naturalmente entre os participantes do evento. A troca de informações, cartões e pontos de vistas que ocorreu fora do palco durante os intervalos, propositalmente planejados para tal, chegou a ser tão importante quanto o que foi realizado em cima dele.

Aprendi tanto ao conversar com os participantes que seria possível citar vários cases de sucesso e histórias inovadoras, como plataformas voltadas apenas para noivos, deficientes, gastronomia e até roupas para viajantes.

7. Bônus: É preciso acreditar nos seus sonhos... e trabalhar duro!

Entre as lições absorvidas na Travel Conference 2019, uma delas tem um significado especial para mim: é preciso acreditar nos seus sonhos e trabalhar duro. E essa foi a mensagem que passei na minha palestra sobre como o Quero Viajar Mais triplicou de tamanho nos últimos 18 meses e se tornou um dos maiores blogs de viagem do Brasil.

Isso porque quando comecei meu blog 2011, já sonhava chegar onde estou. Os cinco primeiros anos foram tortuosos e apenas depois disso comecei a colher os bons frutos. Em julho deste ano, o Quero Viajar Mais alcançou a marca de 1 milhão de views mensais.

Isso tudo não sem um trabalho duro e contínuo, e com planos ainda maiores. Porém, nada disso teria acontecido se eu não tivesse acreditado no meu sonho de ser produtor de conteúdo, fazer um blog e empreender nessa área.

Hoje, coleciono viagens incríveis, tenho um livro lançado, diversas palestras no Brasil e a oportunidade de compartilhar projetos e conquistas com outros viajantes e com sócios nessa jornada, como o Flávio Antunes, o Rômulo e a Mirela, e o Rafael Diedrich, do Mala Viajante (que fechou o evento com uma palestra incrível sobre criatividade e produção de conteúdo).

Portanto, essa é a maior lição para você começar hoje a mudar o seu futuro como produtor de conteúdo: acredite nos seus sonhos, no seu potencial, tire do papel aquilo que te inspira e TRABALHE DURO! E nos encontramos na próxima Travel Conference, em outubro de 2020.


Guilherme Tetamanti é criador do site Quero Viajar Mais, associado à ABBV, e sócio fundador da Travel Conference.

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Match Digital: criadores de conteúdo de viagem em destaque na 47ª ABAV EXPO

BY: Douglas Sawaki / 0 COMMENTS / CATEGORIES: Eventos, Mercado

Uma das maiores feiras do setor do turismo no Brasil, a ABAV Expo teve sua 47ª edição entre os dias 25 e 27 de setembro, em São Paulo. Pela primeira vez, o evento teve um dia aberto ao público consumidor e uma programação voltada para o relacionamento do trade com influenciadores e criadores de conteúdo digital.

Realizado pela ABAV (Associação Brasileira de Agências de Viagens), o evento reúne como expositores empresas fornecedoras de serviços para a indústria do turismo e como visitantes os agentes de viagens de todo o país, com o objetivo de gerar novos negócios e estreitar o relacionamento entre si.

Black Friday de Viagens: primeira edição aberta ao público

Uma das novidades da ABAV Expo na edição 2019 foi a Black Friday de Viagens, evento presencial ocorrido no dia 27 de setembro, em que o público consumidor pôde também visitar a feira. Até a edição anterior, o evento era restrito a profissionais do turismo, mas a ABAV resolveu aproveitar o espaço para fomentar mais vendas.

Com motivação diferente, o consumidor final foi atraído pela promessa de encontrar agentes de viagens oferecendo pacotes e serviços turísticos com descontos de 5% a 50%. Assim, as agências associadas à ABAV ofereceram pacotes de viagem, tarifas de hotéis, seguros viagem, locação de carros, passeios, entre outros serviços turísticos diretamente aos viajantes.

Match Digital: debate com influenciadores digitais

A segunda grande novidade na programação foi o evento Match Digital, ocorrido no segundo dia da feira, com duas atividades voltadas a melhorar o relacionamento entre os criadores de conteúdo e o trade turístico. Participaram blogueiros de viagem, youtubers e instagramers.

O Match Digital começou com um talk show em que influencers convidados falaram sobre suas experiências e sobre a forma como entendem esse – nem tão novo – mercado. Em três rodadas de talk show, com 3 ou 4 criadores de conteúdo no palco ao mesmo tempo, os entrevistados contaram suas trajetórias e comentaram como criam seus conteúdos de viagem.

Match-Digital-ABAV-EXPO-2019
Sessão com influenciadores digitais na ABAV Expo 2019

Eu também fui um dos entrevistados e, para aproveitar o diálogo aberto com o trade turístico, e com o intuito de agregar valor à iniciativa, abordei a importância da realização de parcerias entre as empresas e os micro-influenciadores, destacando que diferentes perfis de influenciadores podem atuar em diferentes etapas da jornada do consumidor.

Reforcei que as empresas não devem se basear apenas na quantidade de seguidores para escolher seus influenciadores parceiros. E também que existem micro-influenciadores que geram mais retorno às empresas que querem impactar potenciais clientes, que já se encontram na etapa de compra da viagem. Enquanto mega-influenciadores podem inspirar, micro-influenciadores podem persuadir os turistas a consumirem viagens como as suas.

Match Digital: rodada de negócios com influenciadores digitais

Após três rodadas de talk show, o Match Digital continuou com a rodada de negócios. A cada influenciador participante foi reservada uma mesa, e representantes do trade turístico se revezaram para conhecê-los rapidamente. A proposta foi de reuniões rápidas, para uma breve apresentação e troca de cartões de visita.

Entre os representantes do trade estavam presentes Secretarias de Turismo nacionais, operadoras de turismo, órgãos de promoção de destinos turísticos, redes hoteleiras, agências receptivas e atrações turísticas.

O Match Digital foi um importante passo na valorização do blogueiro de viagem e influenciador digital. Antes considerados como um concorrente pelas agências de viagens, por causa da forma de monetização, os criadores de conteúdo receberam lugar de destaque nesse evento, promovendo um importante diálogo e abrindo portas para novas oportunidades de gerar negócios em colaboração. Uma ótima iniciativa!


Douglas Sawaki é autor do blog Me Leva de Leve e Diretor de Relações com o Mercado da ABBV.

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Salão de Turismo do Rio: a aposta para movimentar a economia

BY: Julia Almeida / 0 COMMENTS / CATEGORIES: Eventos

“O turismo pode ser o novo “petróleo” do estado do Rio de Janeiro, gerando emprego, renda e contribuindo para a economia” – disse o secretário Otávio Leite, no Salão de Turismo do Rio, realizado na última semana de agosto, entre os dias 22 a 25.

O evento organizado pela Secretaria Estadual de Turismo contou com mais de 40 mil visitantes e teve como objetivo promover o turismo nas diferentes regiões do estado do Rio de Janeiro, incluindo Agulhas Negras, Costa do Sol, a Serra Verde Imperial e o Vale do Café.

Estrategicamente localizado no Armazém 2 do Píer Mauá, ao lado do Rio Gastronomia e de atrações recentes da cidade, como o Museu do Amanhã, o MAR - Museu de Arte do Rio e o AquaRio, o evento foi aberto ao público e reuniu também representantes do setor e profissionais que debateram questões importantes do segmento.

Com área para expositores, auditório para palestras e palco com atrações diversas, o evento contou com estandes que ofereciam informações sobre as 12 regiões turísticas do estado, shows com atrações culturais, apresentações does atrativos dos municípios, além de uma feira de artesanato com representantes de diversas cidades fluminenses.

O que se via era o público em geral interagindo com as atrações locais e conhecendo um pouco mais sobre os municípios do estado e, o mais interessante, representantes das cidades, orgulhosamente as apresentando (bailarinos, músicos de fanfarra, passistas, etc).

Entre as palestras oferecidas no Espaço do Conhecimento, foram abordados temas como marketing digital aplicado ao Turismo, ecoturismo, tendências de mercado da hotelaria, turismo social e roteiros inovadores.

Se o Rio de Janeiro está apostando no turismo para movimentar a economia, o que não falta são atrativos em potencial. O Salão de Turismo veio mostrar que o estado quer investir em suas belezas naturais e culturais que são vastas. E como Estado do Rio não entenda somente como o governo, mas a população ‘orgulhosa da terra’ que espera por novas oportunidades. O que pode ser muito favorável para a área de blogs de viagem.

Júlia Almeida é autora do blog Viagens da Júlia, membro da ABBV.

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Blogs de viagem e a missão de transformar o turismo responsável em realidade

BY: Larissa Pereira / 1 COMMENTS / CATEGORIES: Blogueiros

Viajar é um sonho para grande parte das pessoas. Todos se encantam ao ver dicas e fotos de destinos em blogs de viagem, com culturas desconhecidas e animais exóticos. E muitos colocam como objetivo ter a mesma experiência que aquele influenciador que postou as tais dicas e fotos.

Viajar, antes de tudo, é a experiência de vida que aquele investimento vai te proporcionar. É se abrir a novas culturas, passar a ver as coisas ao redor de uma forma mais ampla e menos discriminatória. Mas quantos outros impactos são gerados dessa experiência? Até que ponto é saudável para a preservação de costumes locais e para uma delicada biosfera?

Esse tema tem sido bastante debatido entre blogueiros, especialmente depois da palestra que Natália Becattini e Luísa Ferreira, dos blogs 360Meridianos e Janelas Abertas, fizeram na WTM Latin America 2019, a convite da ABBV.

Os blogueiros de viagem fazem parte do segmento hoje denominado influenciadores digitais. São 1 bilhão de buscas sobre viagem feitas no Google a cada ano, cujos resultados direcionam os usuários para os artigos dos blogs. Ou seja, nossas dicas, roteiros e fotos exercem um imenso impacto em quem está planejando uma viagem futura.

Os leitores levam em conta o que está sendo indicado, não só na maneira de fazer, mas com quem e que empresa fazer. Essa responsabilidade está em nossas mãos e temos que ser cuidadosos com ela.

Assim como mostramos dicas para o turista economizar, se divertir e comer bem, temos também a obrigação de alertar sobre o comportamento e as escolhas éticas, evitando práticas nocivas, que afetem negativamente comunidades, explorem animais e destruam o meio ambiente. Tudo no mundo tem seus prós e os contras, assim também é com a indústria do turismo.

Me identifiquei bastante com a palestra da Natália e da Luísa pelo fato de já ter cometido alguns enganos no passado, como ir ao zoológico de Lujan, na Argentina, que é acusado de dopar animais e desconstruir seu comportamento natural para que os turistas possam tirar fotos com eles; ou então posar em cima de pedras das ruínas do Fórum Romano, em Roma – pois não é por estarem no chão que se possa subir nelas.

Blogueiros de viagem estão em posição de influenciar mudanças efetivas e desestimular esse tipo de turismo predatório. Se por um lado, a procura por determinados destinos e atividades pode ser afetada, outras formas mais humanas de lucrar podem ser pensadas e estimuladas positivamente.

Além de atividades que sejam social e ambientalmente responsáveis, também é preciso pensar no impacto outros aspectos da viagem, como a hospedagem. Se o orçamento das férias é sempre uma preocupação dos turistas, o custo de vida é uma preocupação ainda maior para os moradores. Em Jericoacoara, os locais também estão tendo que sair de suas moradias e ir morar em áreas mais afastadas (e menos seguras) da cidade por não conseguir pagar o aluguel. Esse tipo de fenômeno provocado pelo turismo tem sido visto em diversas cidades do mundo.

Criadores de conteúdo e influenciadores digitais têm a missão de apontar e valorizar atividades e destinos que queiram crescer de forma sustentável. Assim, roteiros mais humanos serão disponibilizados, o mercado local irá crescer e pessoas da comunidade serão empregadas de forma digna.

Tudo isso é possível. Somos capazes de mudar a forma de fazer turismo no mundo. A Natália e a Luísa são exemplos disso. E eu também, acredito. Já consegui convencer leitores a desistirem de interagir com animais silvestres na Amazônia, a contratar passeios turísticos somente com guias capacitados no Camboja e a se hospedar de forma a beneficiar a população local em Cuba. Tudo isso com artigos em blogs e posts no Instagram. Devemos seguir pensando criticamente sobre o impacto do que fazemos, atualizando nossos antigos conceitos e buscando fazer as melhores escolhas.

Fazer a coisa certa dá um prazer que dinheiro nenhum paga.

Larissa Pereira é autora do blog Vida Cigana e fez parte da equipe de cobertura da WTM Latin America 2019.

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