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“Autenticidade é a chave” – Entrevista com Rodrigo Soriano, da Airfluencers

BY: Fernanda Castelo Branco / 2 COMMENTS / CATEGORIES: Criação de conteúdo, Mercado

Enquanto o mercado de influencer marketing passa por um processo de amadurecimento, os criadores de conteúdo se veem diante do desafio de se destacar (e manter a saúde mental) em um cenário de saturação, com muita oferta de informação e muito ruído em praticamente todas as plataformas e redes sociais. Convidamos o CEO da Airfluencers, Rodrigo Soriano, para uma conversa sobre campanhas, engajamento e estratégia.

A Airfluencers é uma ferramenta de referência entre agências de marketing e empresas de segmentos já habituados a trabalhar com influenciadores. Na frente da tecnologia, as empresas buscam os softwares da Airfluencers para mapear influenciadores e mensurar ações realizadas com eles. Na frente de serviços, as demandas são focadas na operação das campanhas, onde o trabalho com microinfluenciadores é bem requisitado.

1) Vocês recebem muitos briefings de empresas e agências que estão elaborando ações com influenciadores digitais. O que eles têm avaliado quando procuram influenciadores e como um influenciador pode se destacar?

Do ponto de vista prático, é importante ter perfis completos nas redes sociais, com informações claras sobre o que faz, de onde é e quais suas especialidades, além de usar termos e hashtags que ajudem a encontrar seu conteúdo facilmente ao fazer uma busca sobre aquele nicho. Mas o grande fator que pesa na avaliação é sempre a autenticidade e a qualidade do conteúdo.

O foco de todo creator precisa ser em ser autêntico, produzir conteúdo que tenha personalidade e seja relevante para o público, sempre com boa qualidade visual e editorial. Qualidade é essencial.

2) Há diversas teorias sobre engajamento no Instagram, incluindo preferência de cores, horários de pico, combinações de hashtags etc. Pela experiência da Airfluencers nesse mercado, o que de fato funciona? Quais são as recomendações para conquistar mais engajamento?

Primeiro, é preciso reconhecer o seu público, falar para ele, criando conteúdo de qualidade. Se a pessoa se dedica a falar de ativismo, é importante trazer referências de fontes, pessoas inspiradoras. Se produz vídeos, é importante a qualidade de imagem e som. É interessante trazer novidades, falar de assuntos que ainda não estão sendo abordados, ou até trazer um ponto de vista ainda não trabalhado pela maioria. Isso resulta em originalidade, personalidade e estimula conversas em torno do seu perfil ou canal.

Também são importantes a frequência e compromisso com os seguidores – caso se proponha a fazer publicações em um dia específico da semana, cumpra!

3) A Airfluencers tem uma funcionalidade que permite ver se um determinado post performou acima ou abaixo da média dos últimos 90 dias daquele perfil. Há algum tipo de padrão com relação aos publieditoriais? O público tende a rejeitar inserções publicitárias ou tem recebido bem conteúdos apoiados por marcas?

Os publieditoriais devem, sem dúvida, ser sinalizados, tanto para observar a legislação quanto para ter transparência com o público. Entretanto, os posts com essa marcação tendem a ter performance um pouco abaixo dos orgânicos, o que faz com que se crie uma dicotomia entre autenticidade e performance.

Em algumas comunidades, é possível notar que os seguidores valorizam as marcas que apoiam o criador de conteúdo que eles gostam. Isso é algo fantástico e que só se constrói com transparência e alinhamento de valores entre marca, creator e público. É nesse contexto que a escolha correta do influenciador é fundamental para o sucesso.

4) Quais são as melhores práticas para que uma campanha seja bem elaborada e um conteúdo publieditorial seja bem recebido pelo público?

Existem alguns fatores de relevância. O primeiro é definir o objetivo da campanha (vendas ou awareness por exemplo), depois entender os territórios do anunciante e aí sim fazer uma curadoria rigorosa dentro de pessoas que são influentes nesses territórios. A autenticidade e a performance são derivadas dessa curadoria.

Da mesma forma, o briefing de conteúdo feito pela empresa deve respeitar ao máximo a liberdade criativa de cada perfil. Este é um ponto-chave para a aceitação: se o post for autêntico, sem dúvida será melhor recebido.

O influenciador, por sua vez, quando se fecha a parceria com a empresa, deve estudar o produto e inseri-lo no dia a dia, como parte da sua rotina, para que a exposição do produto aconteça de forma contextualizada e possa oferecer experiência e conteúdo de valor para o consumidor. Ele deve manter a linguagem, a qualidade e o padrão de relevância dos demais conteúdos que costuma criar.

5) Viagem é um tema que faz parte de diversos estilos de vida, e é abordado por diversos tipos de influenciadores. Que diferenciais podem ser notados em perfis especificamente voltado para o tema de turismo?

O segmento de viagem é bem interessante de se observar, pois este tema tem muitas pessoas incríveis e muita fraude. É nesse contexto que a escolha correta do influenciador é fundamental para o sucesso. De forma geral, os influenciadores especializados em turismo estudam e se aprofundam no assunto, tendo bastante atuação na troca de informações e atendendo às perguntas do público.

Podemos observar também algumas divisões no segmento, com nichos específicos – como creators com foco em turismo gastronômico, outros engajados em incentivar o turismo local, avaliações de hotéis e assim por diante. É um mercado extenso e com muita capilaridade. Outro destaque é a possibilidade de trabalhar em um mercado onde a parte de imagens e qualidade gráfica é bem forte, é um tema com muito apelo visual.

6) A Airfluencers tem um sistema de análise dos temas com que cada perfil tem afinidade, mas influenciadores de viagem tendem a trabalhar principalmente com marcas específicas do mercado de turismo. Como eles podem identificar oportunidades com parcerias não endêmicas? Marcas de um determinado nicho podem se interessar por influenciadores que abordam um tema ocasionalmente?

Um grande salto de performance e, principalmente, de criatividade do trabalho com marketing de influência é reconhecer um perfil com tema secundário que pode se relacionar com a marca. Por exemplo, o influenciador digital de turismo pode performar bem também em gastronomia. Logo se pode colocar em conexão, porque além de demonstrar o destino turístico, pode falar sobre a comida típica, os restaurantes regionais.

Outro exemplo são pessoas que abordam ecoturismo e demonstram um bom desempenho ao falar também de reciclagem ou artigos sustentáveis. Para empresas que estão ganhando o mercado com ações sustentáveis e oferecem artigos ecologicamente correto, é interessante trabalhar com influenciadores digitais de turismo que abordam a relação com a natureza.

Portanto, é muito importante a análise dos influenciadores buscando entender seu comportamento, para reconhecer outros discursos que a audiência recebe bem e interage com o influenciador digital. Na plataforma Airfluencers utilizada pelas empresas e agências, é possível ver que alguns assuntos são abordados com mais frequência pelo influenciador e qual o nível de engajamento que ele obtém com cada tema. O aplicativo que lançaremos em breve para influenciadores terá uma funcionalidade similar.

7) Estamos diante de um cenário de saturação de conteúdo online, em que não é fácil se diferenciar e conquistar relevância. Como os influenciadores podem navegar esse mercado sem perder o foco?

Cada influenciador deve avaliar seus pontos fortes, entender que público quer atingir e em qual nicho quer atuar. Isso determina qual o tema será predominante nas publicações e em que assuntos ele precisa se tornar especialista – o que é importante para criar conteúdo com relevância. Assim, a estratégia de conteúdo e as prioridades ficam mais claras.

É preciso trazer um ponto de vista interessante e produzir conteúdo frequente de qualidade, as pessoas devem perceber valor no conteúdo compartilhado. Por que elas ficarão ansiosas para segui-lo?

Também é interessante escolher duas ou três plataformas em que você poderá atuar de forma mais consistente. Essa escolha deve ser de acordo com o formato de conteúdo que você conseguirá criar de forma mais natural, e com maior qualidade. A partir daí, é importante se colocar como um membro ativo da comunidade daquela rede – conversar, trocar comentários, interagir com outras pessoas e marcas no seu setor, participar de grupos. Tudo isso aumenta a sua compreensão do segmento e a sua relevância.

Entrevista e edição:
Fernanda Castelo Branco, autora do blog Vontade de Viajar e Diretora de Comunicação da ABBV.

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Conexão Paris: a experiência de um blog especializado em um destino

BY: ABBV / 4 COMMENTS / CATEGORIES: Blogueiros, Criação de conteúdo

Ser blogueiro de viagens parece ser o trabalho dos sonhos. Ficar livre dos escritórios e da vida corporativa, rodar o mundo, trabalhar da praia, tudo isso é de fato muito tentador.  Mas, por trás do glamour, se esconde a realidade: ser blogueiro de viagens é uma batalha diária pela sobrevivência. Renda sazonal, algoritmos em constante mudança e demanda de criação de conteúdo num ambiente bastante saturado. Escolher um nicho e se tornar um especialista pode ser uma ótima alternativa para manter o foco e se sobressair.

A experiência do Conexão Paris

Conexão Paris nasceu em 2007. Quando criamos o blog, não tínhamos nenhuma estratégia, e muito menos a intenção de fazer disso um trabalho. Escrever exclusivamente sobre Paris (e demais destinos da França, em menor quantidade) era uma escolha natural. Minha mãe, a Lina, vivia na capital francesa há 30 anos e conhecia Paris como ninguém. 

Nessa época, a Internet era outra mundo. As redes sociais e o conteúdo em vídeo, por exemplo, estavam ainda engatinhando. Tudo que tínhamos a fazer era escrever posts e interagir com a blogosfera (que era pequenininha) e com os leitores. A vida era mais fácil. Rapidamente, o blog cresceu, ganhou visibilidade e passou a ser uma referência sobre Paris.

Referência junto a um público segmentado

Hoje, quando olho para trás, vejo a sorte que tivemos em nos tornar especialistas de um destino único.

Primeiro, porque conseguimos nos tornar referência. Nossa audiência é nichada e, portanto, altamente qualificada. Nossos números não são tão altos quanto de um blog consolidado generalista (como o eterno e maravilhoso Viaje na Viagem, nosso companheiro na fundação da ABBV) ou de uma mega celebridade. Mas nosso forte é justamente atingir diretamente um público bem específico: o turista brasileiro que está planejando uma viagem a Paris.

Com isso, conseguimos construir parcerias fixas e duradouras com empresas que desejam falar com esse público. É o caso das Galeries Lafayette, por exemplo, parceira do blog há 6 anos. O trabalho de longo prazo nos permite consolidar a relação de confiança, tanto entre a empresa e o blog, quanto entre o blog e os leitores. Conhecemos profundamente os serviços e produtos, temos segurança nas recomendações e os depoimentos da nossa comunidade, além de termos abertura para darmos feedback quando necessário.

Conteúdo especializado em um destino

A especialização também nos permite postar conteúdo de altíssima qualidade. Escrever sobre uma cidade onde você vive há anos é muito mais assertivo do que dar dicas sobre um lugar que você passou apenas alguns dias de férias. 

Outra vantagem é que podemos produzir conteúdo localmente. Conseguimos assim postar informações diárias sobre a cidade, reduzindo custos de deslocamento e produção. Isso não quer dizer que a gente não viaje, mas temos a vantagem de poder produzir conteúdo frequente e relevante, mesmo quando não estamos viajando.

Ser especialista de um destino único não significa, contudo, que você não terá concorrência. Hoje, existem dezenas de blogs e influencers focados em Paris. Mas acredito que somos todos complementares. A Paris Me Chama, por exemplo, escreve sobre moda. A 13 Anos Depois tem foco em maternidade. A Paris Sabor e o Gastronomos são voltados para a gastronomia. Dentro do destino Paris, cada um encontrou seu próprio nicho. 

Nichos criativos: posicionamento é tudo!

É verdade que nem todo mundo vive em uma cidade fetiche como Paris, mas o destino não é a única forma de se especializar. Na ABBV, temos alguns ótimos exemplos de blogs de nicho. O Viajando com Pimpolhos, a Viajante Solo e o Viajante Maduro, por exemplo, têm como foco o perfil do turista. Ou ainda aqueles que segmentam pelas atividades, como o Festivalando e o Viajar Correndo. Fora da ABBV, me chamou a atenção The Summer Hunter, cujo nicho é o sol e as viagens de verão. Achei uma ótima sacada!

Ter um nicho não significa que sua vida será fácil e que você vai rapidamente conseguir viver disso. Mas pode ser uma maneira de se diferenciar e de ganhar visibilidade, tornando-se referência dentro de um segmento.  Se você tem uma paixão ou um conhecimento bem específico, pode valer a pena pensar em se especializar no assunto.

Mariana Berutto é sócia do Conexão Paris, um dos blogs fundadores da ABBV.

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Pinterest para blogs de viagem – Entrevista com Bruna Toni

BY: Kaio Donadelli / 0 COMMENTS / CATEGORIES: Criação de conteúdo

Nos últimos anos, o Pinterest se tornou uma das principais plataformas de mídia digital para o segmento de turismo, com mais de 93 milhões de pins relacionados ao assunto. Os quadros de inspirações gerados pelos usuários e, mais recentemente, por profissionais criadores de conteúdo, são perfeitos para o tema de viagens.

Convidamos Bruna Toni, Community Manager do Pinterest no Brasil, para comentar o atual momento da plataforma no país, seu crescimento entre blogueiros de viagem, melhores práticas para o nicho e muito mais. Confira:

Você acredita que grande parte do público ainda vê o Pinterest como rede social?

O Pinterest vem crescendo muito, o Brasil é um dos principais mercados no mundo e as pessoas vêm cada vez mais descobrindo novas ideias para inspirar suas vidas. São mais de 7,5 milhões de ideias salvas todos os dias por brasileiros!

E mesmo que muita gente nos aponte dessa forma, nunca fomos uma rede social. Nosso objetivo não é conectar as pessoas umas com as outras, mas ajudá-las a descobrir novas possibilidades para suas vidas. Por conta disso, somos uma plataforma de descoberta visual onde as pessoas descobrem e realizam as coisas que amam.

A presença de blogs de viagem brasileiros no Pinterest aumentou muito nos últimos anos. Como você compara o ritmo desse crescimento a outros segmentos? A tendência continua sendo de crescimento?

Os influenciadores de viagem brasileiros entenderam muito rapidamente como o Pinterest funciona e como usá-lo para impulsionar seus negócios e gerar tráfego para seus blogs. Hoje, com certeza, trata-se de uma das maiores categorias de produtores de conteúdo local que temos no país, com muito conteúdo de qualidade altíssima.

Como você avalia o papel dos influenciadores de viagem no cenário atual da plataforma e como o Pinterest tem trabalhado com criadores de conteúdo desse nicho?

Como o Pinterest tem a ideia de ajudar as pessoas a descobrir e realizar as coisas que amam, os influenciadores têm um papel muito importante trazendo conteúdo local e de qualidade a seus perfis na plataforma para que usuários brasileiros encontrem inspirações em sua língua nativa e, também, de sua realidade e entendimento.

Com o objetivo de apoiar e incentivar o trabalho de produtores de conteúdo, temos uma comunidade exclusiva do Pinterest onde compartilhamos dicas, novidades, tendências e oportunidades para todas as categorias.

No caso da categoria de viagem, isso ainda é mais importante, trazendo especialmente ideias de viagens no nosso país, que é lindo e tem muito a ser explorado!

Como o Pinterest pode complementar a estratégia de crescimento de um blog?

Há muito espaço para criadores de conteúdo no Pinterest e cada vez mais recursos de conteúdo na plataforma! Atualmente, parte do nosso objetivo é continuar construindo parcerias e boas relações com marcas, editores locais e, claro, também com influenciadores para que seus conteúdos sejam distribuídos na plataforma e atraiam também usuários para seus sites.

Para isso, a comunidade exclusiva que mencionei é super importante e está aberta para todo influenciador que se junta ao Pinterest Brasil! Lá compartilhamos informações, recursos e oportunidades para que os resultados com a plataforma sejam cada vez melhores.

Alguma dica para blogueiros de viagem usarem o Pinterest de forma mais assertiva, gerando mais tráfego e monetizando seu trabalho?

Algumas dicas para impulsionar os resultados no Pinterest é seguir as dicas e melhores práticas para business e, também, usar e abusar dos novos formatos disponíveis, como vídeos nativos, por exemplo, que vêm ganhando cada vez mais espaço na plataforma.

Como você vê o futuro do Pinterest, especialmente no Brasil e no segmento de viagens?

Nosso objetivo é aumentar o número de usuários mundialmente no Pinterest - quanto mais gente usa, mais conteúdo local circula e, consequentemente, melhor é a experiência do usuário e as soluções que encontra para sua vida.

Para os produtores de conteúdo, isso significa melhores resultados, mais visibilidade e tráfego. E, claro, queremos ter o máximo possível de conteúdo brasileiro e de qualidade de viagem!

Entrevista por: Kaio Donadelli e Sonia Letycia, autores do blog Coisos on the go.

Leia também: 10 grandes tendências de conteúdo de viagem no Pinterest em 2019.

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ABBV terá serviço de PR para apoiar press trips e parcerias

BY: Fernanda Castelo Branco / 0 COMMENTS / CATEGORIES: Comunicação ABBV, Mercado, Parcerias

Com o objetivo de alavancar oportunidades para todos os associados e estimular o desenvolvimento do mercado, a ABBV firmou parceria com a Bureau 21, agência comunicação digital com foco em Branding e Relações Públicas (PR) para criadores de conteúdo e influenciadores digitais.

Com experiência na criação de projetos e eventos entre marcas e creators, a Bureau 21 apoiará a ABBV no contato com empresas e destinos turísticos interessados em organizar press trips e fazer parcerias com blogueiros de viagem.

“Percebemos que existia uma demanda de empresas querendo convidar blogueiros a conhecerem atrações, museus, hotéis e destinos, sem saber por onde começar a organizar um projeto deste tipo”, explica Natália Becattini, presidente da ABBV. “Para atender a esses contatos e poder oferecer o alinhamento necessário, trouxemos uma equipe profissional dedicada a isso”.

A iniciativa da associação visa estimular o crescimento do mercado e o profissionalismo na relação entre marcas e influenciadores. “Sabemos que as empresas querem aproveitar todo o potencial do marketing no ambiente digital e os criadores de conteúdo querem ter acesso a oportunidades de parceria. Nossa missão será garantir que cada ação realizada seja de benefício mútuo”, comenta Daniela Cadavez, sócia da Bureau 21.

Branded content e experiências reais

Fundada em 2017, a agência traz no portfólio a experiência de projetos de branded content para o canal de Youtube da Americanas.com, workshops com influenciadores de decoração na mostra de arquitetura Morar Mais Por Menos, e uma cobertura completa do evento geek CCXP com os blogueiros do Coxinha Nerd, com mais de 10 horas de conteúdo ao vivo e experiências exclusivas para fãs.

“Quando trabalhamos projetos de nicho, encontramos abordagens únicas, grupos engajados, histórias originais. Nosso foco não é meramente comercial. Queremos criar experiências, conectar pessoas e marcas, levar ao público um olhar mais humano e real sobre aquele produto ou serviço”, diz Daniela.

Iniciativa pioneira com foco no profissionalismo

A Bureau 21 fará atendimento às demandas e alinhamento com as empresas que buscam a ABBV e será responsável pela organização de convites de press trips e visitas, além de apoiar na prospecção ativa de novos parceiros para os associados.

Enquanto o mercado se desenvolve e define os parâmetros do marketing de influência, esta iniciativa pioneira vem para ajudar a construir melhores práticas no segmento de turismo. A consultoria de profissionais especializadas em relações públicas ajudará a conduzir os contatos de forma a estimular a criação de ativações justas, relevantes e éticas.

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Desafios e oportunidades para profissionais de marketing e turismo

BY: Luisa Ferreira dos Santos / 0 COMMENTS / CATEGORIES: Dados do setor, WTM Latin America

Quais são os principais desafios e oportunidades para os destinos e os profissionais de marketing e turismo atualmente? Tricia Neves Levy, Especialista de Mercado da Phocuswright, apresentou na WTM Latin America algumas das tendências que devem influenciar o setor este ano. Confira:

Startups versus gigantes

“A participação global de reservas de hospedagens está na mão de gigantes como o Booking, mas o crescimento dessas empresas está desacelerando, porque elas estão sobrecarregadas pelo seu tamanho - e, se o jogo for pelo volume, a chegada do Google no mercado de reservas muda o cenário”, afirmou Tricia. Segundo ela, isso abre espaço para o crescimento de startups: “É importante ficarmos atentos a esse mercado, porque o próximo Airbnb está por aí”.

Mídias online

“Hoje em dia, seu cliente está online em todos os estágios da viagem. Então o dinheiro para publicidade também deve estar”, afirmou Tricia. As marcas que tradicionalmente apostam em anúncios voltados para o momento de compra, encontram oportunidade de participar das etapas de planejamento e inspiração através, por exemplo, da cocriação de conteúdo com influenciadores digitais.

A executiva observou que existe hoje uma abundância de novos produtos e opções de segmentações, e cabe às empresas da área testar essas novas tecnologias o quanto antes. “Mídias visualmente mais atraentes, como redes sociais e vídeos, são especialmente relevantes e eficazes para o engajamento com a marca”.

WTM Latin America 2019 - Palestra Phocuswright Tendencias do Turismo
Tricia Levy, da Phocuswright, apresentou tendências do turismo

Inspiração da China

Outro insight da empresa vem de longe: na China, afirmou Tricia, o desktop praticamente morreu. “Quase todo o processo de compra é feito pelo celular. As pessoas usam apps super amigáveis que tomam conta de toda a jornada de compra dos viajantes, sendo ricos em conteúdo e inspiração”, explicou.

Assistentes de voz

O uso de assistentes de voz, como o Alexa e similares, também merece a atenção dos players de turismo. “Eles têm sido cada vez mais usados para tirar dúvidas e pedir recomendações, embora ainda não tanto para fechar negócios. No futuro, isso também deve aumentar”, disse a palestrante.

Por isso, as empresas do segmento devem pensar sobre como usar chats e serviços de voz para expandir sua presença online e em todos os pontos de contato com o cliente.

Busca por experiências

“Quando o AirBnb implementou as ‘experiências’ na sua plataforma, começou a provocar os players de atrações. Colocou moradores dos destinos em contato direto com os viajantes, sem intermediários além da plataforma, e vimos que muitos viajantes estão interessados em experiências diferentes”, disse Tricia.

Por isso, ela recomenda que receptivos tradicionais busquem formas de oferecer experiências diferentes, como as que permitem interação com moradores. Ao mesmo tempo, devem pensar em formas de inovar nos produtos turísticos clássicos. “Isso não significa a morte da Torre Eiffel, porque vivemos em um mundo em que não precisamos escolher entre uma coisa e outra. Os viajantes querem os dois”, acrescentou.

Mais que apenas dormir

A busca por experiências além do convencional afeta também as hospedagens. O que os viajantes buscam numa estadia está mudando, incluindo serviços que vão além do básico. Mais uma vez, a especialista mencionou o AirBnb como exemplo, já que a plataforma oferece aos usuários a possibilidade de se sentir como um morador do lugar, fazendo a hotelaria repensar a forma em que oferece seus serviços.

A tecnologia também é, segundo ela, uma fator importante nesse segmento. “Nos Estados Unidos, 65% dos hóspedes atribuem grande importância aos hotéis que investem em tecnologia para melhorar sua experiência, principalmente para reservas, check-in, check-out e pedidos de room service”, disse, observando a importância do investimento em novas tecnologias.

Luísa Ferreira é jornalista e autora do blog de viagens Janelas Abertas.
Foto em destaque: Sebastian Hietsch

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A transformação digital no turismo
Serviços online e hospedagens alternativas: o futuro dos hotéis

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Além do Publipost: como trabalhar com ações e projetos especiais com influenciadores

BY: Naty Becattini / 0 COMMENTS / CATEGORIES: Criação de conteúdo, Mercado, WTM Latin America

Como criar uma interação genuína entre marca e consumidor em um ambiente digital cada vez mais competitivo? A pergunta motivou a palestra de Fernanda Castelo Branco e Natália Becattini, profissionais de comunicação e diretoras da ABBV, durante a edição latino-americana do World Travel Market 2019 (WTM), realizada em São Paulo entre 31 de março e 02 de abril.

De acordo com Aline Prado, líder de Insights para a indústria de turismo no Google, no Brasil 35% da população é contada como viajante e 13% como viajante aéreo. "Esses são números que não sofreram alterações significativas nos últimos três anos – ou seja, temos as mesmas pessoas viajando, o que as torna um público cada vez mais exigente no processo de compra da categoria de viagem, buscando auxílio com dúvidas, reclamações e problemas", explica.

Segundo a especialista, as buscas no Google por informação e atendimento crescem 5 vezes mais que a busca por intenção de compra. Isso significa que grande parte das pesquisas não é atendida por empresas ou e-commerces, mas por sites e plataformas de conteúdo, como blogs e vídeos. Os canais online são hoje a principal fonte de informação para 86% dos viajantes brasileiros, e os influenciadores digitais assumem um papel relevante nesse contexto. Eles atendem a dúvidas e compartilham relatos e experiências que as marcas sozinhas não conseguem prover.

WTM Latin America 2019 - Palestra influenciadores digitais no turismo ABBV
Palestra da ABBV no palco Travel Forward da WTM

O termo "influencer marketing" há muito tempo deixou de causar estranhamento entre as marcas, mas em um ambiente digital em que as mudanças ocorrem de forma constante, acompanhar as tendências é fundamental para garantir um bom resultado.

Enquanto formatos tradicionais de publicidade esbarram em adblocks ou passam simplesmente a ser ignorados pelos usuários como um detalhe incômodo do layout, o conteúdo cocriado é capaz de despertar o interesse genuíno e conquistar a atenção do público.

Conteúdo relevante e contextualizado

É assim que surge o Branded Content: em vez de interromper o consumo de conteúdo para exibir campanhas, as marcas se tornam facilitadoras de um conteúdo que informa e diverte. Quando isso acontece, o público valoriza a parceria entre influenciadores e marcas, e tende a confiar na recomendação.

Diferente dos publieditoriais tradicionais, que costumam ter certo tom publicitário nos textos e o foco exclusivo no produto ou na marca, o Branded Content é um conteúdo original e totalmente alinhado ao projeto editorial e ao interesse do leitor.

Para melhor aproveitar a relação existente entre influencer e seu público, as marcas devem focar em ações que priorizam a experiência do usuário em vez de listar atributos e argumentos de venda. O foco passa a ser o universo temático no qual a empresa quer se inserir.  Assim, cria uma conexão pessoal dos consumidores com a marca não apenas pelo endosso do creator, mas por iniciar um diálogo autêntico com o público.

WTM 2019 - Palestra ABBV - Natalia Becattini e Fernanda Castelo Branco
Natalia Becattini e Fernanda Castelo Branco, diretoras da ABBV

Exemplos de branded content no turismo

Como exemplo, temos a série de vídeos patrocinados pela Kayak no canal de youtube do Viaje na Viagem. A marca aproveitou o formato da série "Vai por Mim" e da linguagem de Ricardo Freire, já familiares aos seguidores do canal, e apenas facilitou a produção de um número limitado de vídeos. A audiência recebeu a mesma qualidade de informação que já busca no canal e a Kayak se posicionou como uma marca que tinha afinidade com aquele conteúdo, conquistando visibilidade e estima junto à comunidade do Viaje do Viagem.

Outro caso interessante é o projeto BlogVille Emilia Romana - que adotou uma abordagem alternativa para as press trips tradicionais e facilitou a estadia de dezenas de blogueiros na região de Bolonha, na Itália. Ao deixá-los livres para escolher as atividades de seu interesse, mas proporcionar acesso às atrações, hospedagem e passeios, a ação viu aumentar o número de postagens sobre a região, mas respeitou a linguagem e os temas que os blogueiros já estivessem acostumados a abordar em seus canais. Cada participante criou seu próprio roteiro e produziu conteúdo específico e relevante para cada audiência.

Série especial do canal Viaje na Viagem, com apoio do Kayak

É possível, ainda dar um passo além e criar relações de longo prazo com os criadores de conteúdo, fazendo deles embaixadores por um período tempo determinado através da criação de projetos especiais de marketing. Ao identificar influenciadores que tenham uma afinidade de interesses, valores e que conversem com um público valioso para a marca, nasce a possibilidade de engajá-los por um número maior de publicações, criando assim uma narrativa consistente. E todos sabemos o poder que as narrativas têm de envolver e criar vínculos.

Um exemplo disso foi o projeto Origens BR, patrocinado pela Seguros Promo no 360meridianos. Durante um ano, os blogueiros vão percorrer o Brasil em busca dos sítios arqueológicos que contem a história das civilizações que existiam no país antes da chegada dos Portugueses. A marca, mais que focar na venda final de seus produtos, aparece como facilitadora de um conteúdo que tem grande apelo entre a audiência do blog, mas que por razões técnicas dificilmente seria produzido sem ela, fato que é reconhecido e celebrado entre a audiência.

Em conclusão, para se ter resultados excelentes nas campanhas de marketing de influenciadores, basta colocar na frente aquilo que é realmente mais importante: a experiência do consumidor.

Natália Becattini é autora do blog 360meridianos e Presidente da ABBV.
Foto em destaque: Avi Richards.

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Como empresas podem fazer parte do planejamento de viagens

BY: Luisa Ferreira dos Santos / 0 COMMENTS / CATEGORIES: Dados do setor, WTM Latin America

“O Brasil tem mais penetração de internet que de saneamento básico”, afirmou Aline Prado, líder de Insights para a indústria de turismo no Google, no início da sua palestra na última edição da WTM Latin America.

A afirmação dá a dimensão de como a tecnologia está presente em nossas vidas. No segmento de turismo, é claro que a situação não é diferente. Segundo o Google, em 2017 mais de 50% das reservas de hospedagem foram feitas online e 72% das passagens aéreas foram vendidas dessa forma.

O objetivo da palestra era mostrar como as empresas do setor podem continuar fazendo parte do planejamento de viagens nesse cenário em que os viajantes são cada vez mais independentes.

O papel dos Creators

Apesar do forte uso da internet para comprar produtos e serviços para viagens, o uso é ainda maior na fase de planejamento: as buscas por informação têm crescido 5 vezes mais que as buscas com intenção de compra - e essas demandas são atendidas por criadores de conteúdo, como blogueiros e youtubers. “Já víamos essa tendência no ano passado, mas este ano enxergamos uma acentuação”, observou Aline.

Atualmente, a empresa estima que 38% dos viajantes começam seu planejamento de viagens pesquisando no YouTube e 53% via busca do Google.  Em 2018, as visualizações de vídeo sobre viagem no Youtube cresceram 354%. Estar presente neste tipo de conteúdo, através de produção própria ou cocriação com influenciadores digitais, pode fazer a marca entrar no radar dos consumidores logo no início de suas decisões de compra.

WTM Latin America 2019 - Palestra Inspire Theatre Google Viagem na Era da Assistencia
"Creators às vezes se tornam referência em um tema", diz Aline Prado

Enquanto a multiplicidade de vozes continua presente, cada vez mais usuários direcionam suas pesquisas para conteúdos produzidos por “creators” específicos, que conquistam a confiança do público e se fortalecem como grandes players do mercado.

“Em 2008, as pessoas pesquisavam sobre viagens usando termos ligados a marcas em que confiam, como CVC e Decolar. Em 2012, vimos um rompimento dessa relação: as pessoas reduziram as buscas pelas marcas e começaram, junto com as pesquisas genéricas, a buscar pelos termos associados a nomes de criadores de conteúdo”, disse a palestrante.

Comportamento de compra

Aline Prado trouxe outros dados relevantes sobre o comportamento dos usuários que procuram informações sobre viagens na internet. Para muitos, as pesquisas começam ajudando a decidir o destino: 57% iniciam o planejamento sem saber para onde vão viajar.

A busca por destinos específicos tem caído, enquanto cada vez mais gente tem procurado por elementos ligados à experiência, como “pé na areia”, “com piscina” ou “para curtir com a família”.

E os dados também apontam insights interessantes sobre temporalidade. As buscas com intenção de compra, segundo o Google, se concentram entre o final de domingo e terça-feira. As buscas por conteúdo, por outro lado, são mais frequentes durante o final de semana.

“Começamos a entender que esse é cada vez mais um processo longo e perene”, acrescentou Aline. 56% dos viajantes começa a fazer reservas para uma viagem com mais de três meses de antecedência e 35% o faz de um mês a uma semana antes da partida. “A maior parte das reservas acontece 16 dias antes da viagem, mas o planejamento é muito anterior a isso”, disse.

WTM Latin America 2019 - Palestra Google Viagem na Era da Assistencia
Aline Prado, especialista do Google, no palco da WTM

O que isso significa para as marcas?

Uma das implicações desse novo padrão de comportamento para as empresas do segmento de turismo é que, teoricamente, os sites delas só aparecem no final da jornada de compra dos consumidores.

“O planejamento tradicional começa com a busca de informações e tomada de decisões. Depois vem a compra das passagens e então a reserva de hospedagens. Mas alguns players têm conseguido chegar antes, ajudando a determinar para onde e como vai ser a viagem desse usuário”, disse Aline.

Quase todas as principais empresas de turismo do Brasil tiveram queda em volume de buscas em janeiro deste ano, com exceção de Booking, Airbnb e Kayak. De acordo com a palestrante, essas empresas têm em comum o fato de não abordarem os usuários perguntando necessariamente para onde eles vão.

Os três sites, observa ela, oferecem a possibilidade de encontrar destinos de acordo com a experiência que a pessoa está buscando, como “viagem romântica” ou “viagem para famílias”. O Kayak também investiu em parceria com criadores de conteúdo, como a série de vídeos no canal Viaje na Viagem, que ajuda a responder algumas das grandes questões dos viajantes brasileiros na fase de planejamento das férias. Dessa forma, as marcas conseguem entrar na fase inicial da jornada de compra do viajante.

“Cada vez mais, quem vende viagens precisa oferecer conteúdo”, concluiu a executiva do Google.  Afinal, quase todas as viagens começam diante de uma tela, e quem faz parte desse início sai na frente da concorrência.

Luísa Ferreira é jornalista e autora do blog de viagens Janelas Abertas.
Foto em destaque: Sebastian Hietsch

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Seminário ABBV 2019: oportunidade de aperfeiçoamento e networking

BY: Keila Kubo / 0 COMMENTS / CATEGORIES: Blogueiros, Comunicação ABBV, Eventos

Nos dias 30 e 31 de março, aconteceu em São Paulo o 2º Seminário da ABBV, que contou com a presença de 41 blogs de viagem associados. O evento trouxe uma ótima oportunidade de aperfeiçoamento para os blogueiros, networking com marcas e compreensão do que o mercado tem procurado entre os influenciadores digitais.

Eu, que sou membro da ABBV há apenas um ano, vou compartilhar como foi participar deste evento e o que tivemos a oportunidade de ver e ouvir por lá. De cara já quero dizer que foi um imenso prazer ter participado do seminário e ter tido contato com tantos profissionais de liderança no mercado, que tão generosamente compartilharam seu conhecimento com a gente! Saí de lá com muitas informações, grandes aprendizados e totalmente motivada para as próximas fases do meu blog. Acredito que o mesmo tenha acontecido com outros participantes.

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Sou dessas que sai fazendo anotações

Relação entre blogs e marcas

O seminário contou com 12 sessões de aprendizado, distribuídas entre painéis e palestras. Um dos principais temas abordados foi a relação entre blogs e marcas, um debate fundamental enquanto o mercado de creators ainda está construindo seus parâmetros de profissionalismo.

No painel das agências de PR, os convidados Giselly Azevedo, da Approach Comunicação, Camila Anauate, da Edelman, e Alberto Martins, da B4T, compartilharam com a gente um pouco de suas experiências ao trabalhar influenciadores digitais nas estratégias de comunicação de seus clientes. Entre outros assuntos, eles falaram sobre eventos, press trips e deram dicas a partir de suas experiências de contato com blogueiros.

Também no primeiro dia, falamos sobre Branded Content: como criar projetos de conteúdo em parceria com marcas. Vanessa Mathias e Lalai Persson, publicitárias e autoras do Chicken or Pasta, relataram suas experiências com criação de projetos que foram patrocinados por grandes empresas. Steffie Watanabe, da Gol Linhas Aéreas, e Nathalie Colunna, da Spark Fluvip, contribuíram com a conversa trazendo a perspectiva do que as marcas esperam e buscam.

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Representantes de destinos turísticos: Israel, Nova Zelândia e Aruba

Não poderíamos ter um seminário completo sem eles que são a maior inspiração de nossos conteúdos: os destinos turísticos! Profissionais que trabalham para os órgãos de turismo também compartilharam seus pontos de vista sobre a relação com blogs de viagem e influenciadores digitais. Participaram da conversa Marcelo Cobra, representando a Nova Zelândia; Roseanne Café, representando Aruba; e Carolina Dias, falando sobre Israel.

Branding: a personalidade do blog

Branding foi outro tema bastante presente na programação. Elisa Araújo trouxe sua experiência como sócia do blog Viaje na Viagem para falar sobre posicionamento de marca e criação de comunidade - dois fatores que foram fundamentais para o projeto, que começou como um hobby de Ricardo Freire, ter se tornado uma referência no mundo dos blogs de viagem. Ela contou sobre as diferentes fases pelas quais o site passou desde seu lançamento, em 2004, e compartilhou os bastidores do projeto de branding implementado a partir de 2016, que contribuiu para sua consolidação.

Um dos destaques do evento, a meu ver, foi a palestra feita por Pedro Drable, publicitário especialista em conteúdo digital e processo criativo. Pedro nos apresentou, de maneira descontraída e interativa, uma metodologia para criar projetos inovadores.

Pedro ainda fez todo mundo se movimentar com uma dinâmica em que todos os participantes foram levados a praticar seu Elevator Pitch.  O momento rendeu boas risadas e, principalmente, contribuiu com a preparação dos blogueiros para aproveitar ao máximo as oportunidades de networking, em eventos ou reuniões.

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Dinâmica para praticar seu Elevator Pitch

Para completar, o especialista em marketing pessoal Alexandre Formagio, falou sobre "Como trabalhar seu nome estrategicamente". Ficou claro que quem quer trabalhar com conteúdo digital precisa valorizar sua história e passar esse valor para quem está consumindo seu conteúdo.

Gestão de conteúdo e estratégia

Eixo central das nossas atividades como blogueiros, a gestão de conteúdo é uma questão na qual precisamos sempre nos aprimorar. O Seminário da ABBV trouxe sessões com profissionais de marketing digital que falaram sobre estratégia de conteúdo nas diferentes plataformas.

Logo no início do segundo dia de evento, o convidado Gabriel Ishida, especialista em Social Analytics, compartilhou detalhes de como compreender o público e gerar conteúdos voltados para o seu interesse. Ele apresentou diversos dados que devem ser considerados pelos produtores de conteúdo e mostrou como o engajamento do público é fator importante na criação de uma campanha com influenciadores digitais.

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Palestra de Luiza Drubscky, da Rock Content, sobre SEO

Luisa Almafi, coordenadora da Airfluencers – plataforma de influencer marketing muito usada por agências e empresas – também destacou o peso do engajamento e da autencidade do conteúdo ao apresentar alguns dos critérios que as marcas usam para selecionar influenciadores digitais, especialmente a partir do Instagram.

Outro ponto alto do seminário foi a palestra de Luiza Drubscky, gerente da Rock Content, que se baseou nos bons resultados obtidos com a estratégia da própria empresa, que é referência em marketing de conteúdo, para dar ótimas informações e dicas para que nós, blogueiros de viagem, também possamos gerar maior tráfego orgânico em nossos sites através da otimização da estratégia de conteúdo.

Temos que falar de negócios

Claro, a gente ama viajar e escrever. Mas ser blogueiro também é ser empreendedor, e por isso precisamos falar de negócios! Julia Minhoto, supervisora de mídia da Viajanet, nos apresentou o programa de afiliados de passagens áreas e falou sobre a importância de criar diferentes formas de integração, que se adequem ao estilo de conteúdo de cada blog, para ter relevância para o público e gerar mais vendas.

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Mesa sobre contratação de colaboradores

O painel seguinte apresentou uma tema muito interessante: a contratação de colaboradores e prestadores de serviço.  Os blogueiros associados da ABBV, Guilherme Tetamanti (Quero Viajar Mais), Fred Marvila (Sundaycooks) e Natália Becattini (360meridianos) relataram suas experiências quanto ao crescimento e expansão das equipes de seus blogs. Bruna Barbosa, do blog Expressinha, fez a mediação do debate e trouxe sua contribuição como advogada para informar como o processo de contratação de colaboradores de um blog deve ser feito de maneira correta.

A última palestra da programação foi conduzida por Fernanda Castelo Branco, do blog Vontade de Viajar, que deixou preciosas dicas para os blogueiros que iriam participar da WTM Latin America, um dos maiores evento de turismo do país, que aconteceu na semana seguinte ao seminário.

Networking com outros blogueiros

A organização acertou em cheio na escolha do local! O Espaço Sinimbu, próximo ao aeroporto de Congonhas, no Brooklin Paulista, tem um ambiente super confortável e agradável, com o auditório amplo e um jardim interno onde aconteceram os momentos de confraternização.

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Oportunidade de confraternização e networking

Além da agenda de palestras e debates, tivemos diversos momentos para fazer novas amizades, negócios e trocar experiências durante os fartos intervalos para Coffee Break e o Happy Hour ao final de cada dia. Foi ótimo poder reencontrar alguns rostinhos conhecidos, "desvirtualizar" alguns contatos e ter mais tempo para conversar!

O Happy Hour do primeiro dia teve um sabor especial: a Gol nos ofereceu uma noite argentina para nos apresentar as novidades sobre as rotas para Buenos Aires.

Realização do Seminário ABBV

O Seminário ABBV 2019 foi patrocinado pelas empresas Viajanet, Seguros Promo e Gol Linhas Aéreas, que, além de viabilizarem a realização do evento, ainda tiveram seus representantes presentes e disponíveis para conversarem com a gente. Contamos ainda com o apoio da Le Postiche, que ofereceu vouchers de produtos para os blogueiros participantes.

É muito bom ver marcas que apoiam o desenvolvimento do mercado de conteúdo digital. O contato entre profissionais de diferentes áreas do turismo, do marketing e da indústria criativa em geral provoca reflexões fundamentais sobre a nossa atuação, o cenário que vivemos e nosso papel no mercado.

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Blogueiros reunidos no Seminário da ABBV

Os responsáveis pela excelente organização do Seminário foram os membros da diretoria da ABBV: Natália Becanti (360meridianos), Kaio Donadelli (Coisos on the Go), Carlos Arruda (Vida Cigana), Fernanda Castelo Branco (Vontade de Viajar) e Marcela Buchalla Pacca (Segredos de Viagem). Certamente todos os participantes ficaram gratos, assim como eu, pelo que os representantes da ABBV nos proporcionaram nestes dias de aprendizado. Já estou esperando pelos próximos eventos que virão!

Keila Kubo é autora do blog Turistando Pelo Paraná.
Fotos: Rodrigo Otake, Coração Mais Dois

Saiba como foram os eventos da ABBV em anos anteriores:

Evento 2018: palestra com Bia Granja, da Youpix, e brunch no Terraço Itália
Evento 2017: primeira edição do seminário ABBV 

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Serviços online e hospedagens alternativas: o futuro dos hotéis

BY: Fernanda Castelo Branco / 0 COMMENTS / CATEGORIES: Dados do setor, WTM Latin America

Há pelo menos 5 anos o wifi está entre as comodidades mais buscadas pelos viajantes na hora de escolher uma hospedagem. Agora, a expectativa com relação à tecnologia já está além: 55% dos hóspedes consideram importante que a hospedagem use serviços online para oferecer uma experiência melhor.

Durante a WTM Latin America, a empresa de pesquisa Phocuswright apresentou dados de um estudo realizado em 2018 em parceria com a Google. Segundo o estudo, viajantes do Brasil e do mundo esperam que hotéis, albergues e anfitrões disponibilizem serviços adicionais e informações que facilitem a viagem, em tempo real.

Os dados indicam que 61% dos brasileiros usam mensagens online durante as viagens para buscar serviços de passeios, comparar e escolher produtos e interagir com concierge ou anfitrião. Eles querem dicas e indicações de serviços confiáveis.

Mais que estar à disposição para tirar dúvidas, a expectativa é que os anfitriões sejam proativos: 3 em cada 4 viajantes são simpáticos a receberem contatos com sugestões de passeios e serviços, mas desde que sejam customizados para seus interesses. Esse é um ponto crucial: caso o viajante não se identifique com as dicas e não as considere úteis, a comunicação se torna indesejável.

Assistentes de voz nos hotéis

A Alexa, da Amazon, já faz parte das rotinas de 47% dos viajantes americanos. “O uso ainda não é muito difundido entre os brasileiros, mas à medida que passar a ter suporte para o idioma português, os assistentes de voz se tornarão comuns no Brasil também”, disse Carolina Haro, executiva da Phocuswright.

Embora a praticidade de fazer pesquisas rápidas com voz seja muito atraente, a incorporação desta tecnologia na indústria hoteleira terá ainda que conquistar a confiança do público quando se trata de questões de privacidade, uma grande preocupação especialmente em ambientes como o quarto de dormir.

Mercado de reservas online

Serviços de reserva online, como Booking e Expedia, dominam o mercado atual: os hotéis não conseguem competir individualmente com os investimentos de marketing feitos pelas OTAs, então o que resta é garantir que a propriedade esteja bem representada, com boas fotos e avaliações, para aproveitar o potencial delas.

A comodidade de realizar reservas em poucos cliques e usar uma única plataforma para diversos tipos de hospedagem estão entre as grandes vantagens percebidas pelos consumidores. “Só a partir da 4ª reserva de um mesmo cliente o hotel tem chance de fidelizar e passar fechar negócio diretamente. E mesmo os programas de fidelidade têm seus desafios, pois o cliente entra para ter acesso aos benefícios, mas ainda é capaz de trocar por outras marcas que ofereçam melhor preço ou conveniência”, apresentou Carolina.

Mas o domínio de mercado das gigantes do turismo pode estar com os dias contados: a entrada da Google e da Amazon no segmento de reservas promete mudar o cenário já nos próximos 5 anos – tanto pela capacidade de investimento em tecnologia quanto pelo volume de dados de que dispõem sobre os hábitos dos consumidores. A tendência, segundo os cenários levantados pela Phocuswright, é que empresas como Booking e Expedia se tornem menos onipresentes e assumam um posicionamento mais especializado e de nicho.

Alugueis de temporada e hospedagens alternativas

O aumento da participação dos aluguéis de residência está mudando o mix na hotelaria, não apenas pelo crescimento de plataformas específicas como o Airbnb mas pela oferta de apartamentos por temporada em canais de reserva antes tipicamente usados por hotéis, como o Booking.

Quase metade dos viajantes brasileiros (46%) optou por acomodação alternativa nos últimos 12 meses, e com grande percentual de aprovação: 97% deles considera usar novamente e 86% recomendaria a amigos.

Um dado interessante apresentado por Carolina Haro em sua palestra na WTM é que, ao contrário do que se assumia quando houve o “boom” do Airbnb, não existe um tipo de hospedagem preferido por cada segmento de público. A distribuição aumenta em todas as faixas etárias, não apenas entre os jovens.

Um mesmo cliente considera as diferentes opções e escolhe sua hospedagem de acordo com o estilo de cada viagem e composição do grupo com quem vai viajar (em casal, em família, entre amigos etc.). A força dos hotéis, nesse cenário, ainda está nos serviços agregados – a começar por restaurante, recepção e concierge, mas também agenda de eventos e entretenimento.

Fernanda Castelo Branco é autora do blog Vontade de Viajar e Diretora de Comunicação da ABBV.
Foto em destaque: Nicole Honeywill

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WTM Latin America: veja a programação de palestras

BY: ABBV / 0 COMMENTS / CATEGORIES: WTM Latin America

A WTM Latin America, maior evento da indústria do turismo, além oferecer o contato direto com expositores e destinos turísticos,  conta com uma agenda diversa de palestras para promover debates e desenvolver conhecimento sobre o setor.

A edição 2019 acontece de 2 a 4 de abril, no Expo Center Norte, em São Paulo, e as inscrições estão sendo recebidas através do site oficial do evento. Blogueiros podem se inscrever gratuitamente, na categoria Imprensa.

Mais que uma fonte de inspiração e motivação para os profissionais da área, as palestras são também uma oportunidades de ouvir os grandes porta-vozes em primeira mão, ampliar sua rede de contatos e desenvolver seu conhecimento e entendimento do setor.

A programação tem dois palcos principais: o Inspire Theatre e o Travel Tech Theatre, espaço que contará com duas palestras de blogueiros da ABBV! Confira algumas palestras já anunciadas que são imperdíveis para quem quer saber mais sobre o universo digital e as tendências do turismo.

Veja a programação de eventos completa da WTM Latin America 2019 aqui.

Terça, 2 de abril

Women in Travel 15:00 - 16:00 Networking Area

De Startup a Grownup: como desenvolver e expandir sua empresa com sucesso?  Empreendedoras e especialistas vão participar de um painel de debates.

Google 15:15 - 15:45 Inspire Theatre

A Google ainda não anunciou os temas das palestras em 2019, mas a julgar pelo conteúdo apresentado por eles nos últimos anos, vale a pena reservar a agenda!

Como Aproveitar a Disrupção Digital em Viagens 16:00 - 16:30 Inspire Theatre

A disrupção digital estimula a inovação na indústria de viagens. Veja como as marcas de viagens estão tirando proveito de novas tecnologias como biometria, inteligência artificial, internet das coisas e blockchain.

Quarta, 3 de abril

Google 14:15 - 15:00 Inspire Theatre

A Google ainda não anunciou os temas das palestras em 2019, mas a julgar pelo conteúdo apresentado por eles nos últimos anos, vale a pena reservar a agenda!

Tendências de Consumo: Repensando a Hospitalidade 15:15 - 15:45 Inspire Theatre

As expectativas dos viajantes ao escolherem hotéis estão cada vez mais altas, diante das tecnologias transformadoras e a grande oferta de redes e canais de reserva. Entenda o comportamento e as preferências dos viajantes e conheça as principais tendências em hospitalidade para 2019 e depois.

Blogs de viagem e turismo responsável: que influência queremos exercer? 17:30 - 18:00 Travel Tech Theatre

A presidente da ABBV, Natália Becattini, e a associada Luísa Ferreira vão falar sobre como blogueiros e influenciadores digitais podem promover e conscientizar o público para uma forma mais sustentável de viajar.

Quinta, 4 de abril

Além do publipost: como trabalhar com ações especiais com influenciadores 13:00 - 13:30 Travel Tech Theatre

Natália Becattini e Fernanda Castelo Branco, profissionais de comunicação e diretoras da ABBV, vão mostrar como a criação de branded content e projetos especiais que se inserem de forma autêntica nos canais dos influenciadores podem gerar alcance, engajamento e exposição de marca superiores aos da publicidade tradicional.

Quais as melhores maneiras do turismo reduzir emissões de carbono? 13:00 - 13:45 Inspire Theatre

Parte do programa WTM Responsible Tourism, a mesa redonda convida profissionais e pesquisadores do setor a debater as melhores maneiras de a indústria de turismo reduzir emissões de carbono.

7 tendências e oportunidades para Destinos e Marketing Turístico 14:00 - 14:30 Inspire Theatre

Como entender as preferências e os comportamentos dos consumidores de viagens para criar estratégias de marketing de destinos. Qual o cenário para os grandes players, o mercado de startups, as novas tecnologias e a expansão do mercado da Ásia.

A Transformação Digital no Turismo 14:45 - 15:15 Inspire Theatre

Machine Learning, Inteligência Artificial, Realidade Aumentada e Realidade Virtual: como a transformação digital impacta o mundo do turismo, a nova jornada do cliente e o poder da personalização dos serviços.

Novidades da WTM em 2019

O programa Women in Travel (Mulheres no Turismo) chega à edição da América Latina, com o objetivo central de estimular profissionais mulheres que atuam no mercado investindo em suas carreiras e empreendendo, com conteúdo e mentoria personalizadas. As atividades do programa acontecerão no primeiro dia da feira, e incluem painel de capacitação, mentoria e coquetel de networking.

O programa WTM Responsible Tourism, que tradicionalmente conta com palestras especiais durante o evento, este ano fará também o lançamento do Prêmio de Turismo Responsável para a América Latina, a ser realizado pela primeira vez em 2020.

 

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