Publicado em

Speed Networking será um dos destaques da WTM Latin America

BY: ABBV / 0 COMMENTS / CATEGORIES: WTM Latin America

Falta pouco para começar o principal evento de turismo da América Latina. A WTM 2018 ocorre entre os dias 3 e 5 de abril, no Expo Center Norte, em São Paulo. Como nas edições anteriores, um dos destaques da feira fica por conta de cinco sessões de Speed Networking.

Para blogueiros e influenciadores, o momento mais aguardado é o Digital Influencers, que envolverá 30 influenciadores digitais - incluindo associados da ABBV - em conversas rápidas com representantes de destinos turísticos e expositores. Os influenciadores e blogueiros estarão sentados em mesas e serão procurados por expositores para conversas rápidas, de até cinco minutos, e conforme o interesse de cada um.

wtm meet the media 2016
Sessão Meet the Media na WTM 2016

O Digital Influencers’ Speed Networking ocorre no dia 4 de abril, uma quarta-feira, das 16h às 17h, na Networking Area. Até o ano passado essa sessão se chamava Meet The Media & Bloggers. “O número de influenciadores digitais aumentou muito ao longo dos últimos anos, especialmente na indústria de viagens, onde consumidores recorrem a blogs, vídeos e artigos de experiências vividas pelos influenciadores para decidirem suas viagens".

"A presença de influenciadores no evento também tem aumentado significativamente, e os encontros no Speed Networking impulsionam o relacionamento a longo prazo entre os players do mercado, a visibilidade das marcas e a concretização de grandes futuros negócios” diz Thais Del Ben, gerente de marketing da WTM Latin America.

Blogs da ABBV no Speed Networking

Outras sessões de Speed Networking também devem chamar atenção de quem participar da WTM 2018. Na terça (3), primeiro dia do evento, o encontro será entre gestores de viagem e expositores. Essa reunião ocorre às 14h. No mesmo dia, às 16h, a Networking Area receberá  expositores brasileiros e buyers selecionados pela Embratur. Na quinta pela manhã, às 10h30, é hora do encontro de  100 buyers com membros do WTM Buyers’ Club.

“As sessões de Speed Networking têm uma receptividade incrível. Em 2013, quando lançamos a WTM Latin America organizávamos uma única sessão entre hosted buyers e expositores, e hoje, ofereceremos 5 sessões, com buyers, gestores e influenciadores digitais. Isso é sensacional. O motivo do sucesso dessas sessões, além de sua eficiência e foco em resultado, é porque elas exigem uma organização minuciosa, com buyers e influenciadores selecionados a dedo e uma execução quase impecável”, completa Thais Del Ben.

WTM Latin America 2018

Local: Expo Center Norte, rua José Bernardino Pinto, 333, V. Guilherme – São Paulo

Data / Horário: 3-5 de abril (3 e 4/04, 12h às 20h e 05/04, das 12h às 18h)

Inscrições para blogueiros aqui.

Leia mais
Publicado em

WTM Latin America 2018 define palestras: veja programação

BY: ABBV / 0 COMMENTS / CATEGORIES: WTM Latin America

Além de ter contato com diversos expositores e destinos turísticos, outro ponto alto da WTM para blogueiros envolve as palestras que ocorrem durante a feira. WTM Latin America é o maior evento da indústria de turismo no continente e ocorre entre os dias 3 e 5 de abril, no Expo Center Norte, em São Paulo.

Este ano, o principal espaço de palestras da WTM mudou de nome - o que antes era o Conference Theatre virou Inspire Theatre. "Todos os anos buscamos trazer palestras que proporcionem aos profissionais do turismo verdadeiras inspirações, muitas reflexões e debates, fazendo com que eles saiam de lá com grandes ideias”, afirma Thais Del Ben, gerente de marketing da WTM Latin America.

Não é preciso se inscrever para cada palestra previamente. Já o credenciamento para a WTM Latin America deve ser feito por aqui - associados da ABBV devem buscar pela opção imprensa.

Palestra da Google na WTM Latin America 2017
Palestra da Google na WTM Latin America 2017

Programação de palestras da WTM Latin America 2018

3 de abril

13:00 – 13:30 – Bleisure – como ganhar mais nas extensões em viagens de negócios

14:30 – 15:00 – Experience more: A busca pela valorização da experiência de viagem

15:15 – 15:45 – O Segredo das Mentes Triunfantes

16:00 – 16:30 – Google: Turismo na Era da Assistência

16:45 – 17:15 – Turismo e Comunidades Locais na América Latina

17:30 – 18:00 – Omnibees Academy

4 de abril

13:00 – 13:30 – Desmistificando o mundo das Startups

13:45 – 14:15 – Phocuswright

14:30 – 15:00 – Google: Turismo na Era da Assistência

15:15 – 15:45 Omnibees Academy

16:00 – 16:30 – Facebook

16:45 – 17:15 – Turismo e desenvolvimento econômico local: as vantagens econômicas

5 de abril

13:00 – 13:30 – SEBRAE – Top Cases de Inovação do Mapa do Turismo Inteligente – Edição 1.0

13:45 – 14:30 – Facebook

14:45 – 15:15 – Turismo marinho na América Latina

15:30 – 16:00 – Mídias Sociais e Marketing: como engajar para decolar?

Leia mais
Publicado em

Tendências do turismo: que tipos de viagem estão em alta em 2018?

BY: ABBV / 0 COMMENTS / CATEGORIES: Dados do setor

O comportamento dos viajantes acompanha uma série de tendências sociais, de consumo e de informação. Para blogs de viagem e empresas do setor de turismo, é interessante acompanhar a evolução dos hábitos e prioridades do público.

A 4ª edição da pesquisa de mercado divulgada pela Momondo oferece informações valiosas para compreender o cenário do turismo em 2018.

1. Destinos inexplorados

Enquanto destinos tradicionais e famosos, como Veneza e Barcelona, estão enfrentando a superlotação de turistas, cidades menos concorridas e mais baratas têm encantado os viajantes, como Sevilha e Valência, locais históricos e culturalmente importantes para a Espanha.

2. Turismo Culinário Autêntico

Em 2017, a tendência era procurar por "comidas bonitas", que pudessem facilmente gerar curtidas no Instagram. Para isso, as pessoas comiam nos restaurantes mais renomados do mundo. Agora, o que está ganhando espaço é a busca por uma gastronomia mais econômica e autêntica. Aumentam a popularidade de mercados, restaurantes mais informais e sites como EatWith e Meal Sharing, que são o "Airbnb da gastronomia" e oferecem a chance de compartilhar uma refeição com moradores locais.

3. Grandes jornadas

Está crescendo o turismo como uma experiência de auto conhecimento e superação. Há uma onda de viajantes que, em vez de buscar destinos tradicionais, estão preferindo experiências de imersão e atividades mais desafiadoras como completar a maratona de Nova York, escalar o Monte Kilimanjaro e percorrer o Caminho de Santiago de Compostela.

4. Bleisure: trabalhar e turistar

O nomadismo digital, os negócios globais e a busca por equilíbrio entre a vida pessoal e a rotina profissional estão mudando a forma como as pessoas encaram as viagens a trabalho. As estadias estão se tornando um pouco mais longas e os roteiros estão sendo repensados para incluir mais atividades de lazer entre um compromisso e outro. Isso é uma grande oportunidade para redescobrir cidades que eram conhecidas apenas por seus centros financeiros e industriais - como Detroit, nos Estados Unidos, que tem investido em novos espaços culturais e restaurantes.

5. Hotéis com foco nos espaços comuns

Os albergues tiveram um salto de qualidade na última década e se tornaram alternativas interessantes para viajantes que não necessariamente fazem o estilo "mochilão". Agora, os hotéis parecem estar respondendo com a criação de espaços amplos para a convivência, que eram características diferenciais dos albergues. O investimento está de acordo com o que os viajantes atuais esperam: conhecer pessoas novas.

6. Viagem multigeracional

O turismo em família não é uma novidade, mas o que se percebe agora é o aumento das viagens multigeracionais. Não se trata apenas dos pais viajando com os filhos, mas também os avós com os netos, ou tios e primos de diferentes idades. Na hora de escolher o destino, entram em cena a acessibilidade e a oferta de atividades em grupo e opções ecléticas.

7. Turismo consciente

Sustentabilidade é uma temática em alta no mundo todo, e os viajantes de hoje estão refletindo sobre os impactos de sua viagem. Eles têm buscado destinos "eco-friendly" e produtos orgânicos, mas também maneiras de incentivar a economia local, adquirindo bens em pequenos comércios.

Com informações da Agência Italiana de Notícias (ANSA).

Leia mais
Publicado em

WTM 2018 já recebe inscrições

BY: ABBV / 0 COMMENTS / CATEGORIES: WTM Latin America

Já estão abertas as inscrições da 6ª edição da WTM Latin America, o mais importante evento do mercado de turismo na América Latina. Como nos outros anos, a feira será realizada no Expo Center Norte, em São Paulo. Serão três dias de evento, entre 3 e 5 de abril, quando a capital paulista deve receber 600 expositores, de 50 países diferentes.

Por enquanto, destinos como Estados Unidos, Chile, Argentina, Peru, Egito e Tailândia são alguns que já confirmaram presença.  A expectativa da organização da WTM é que pelo menos 10 mil profissionais do turismo passem pela feira em 2018.

Vale Nevado no estande do Chile

Palestras ocorrem ao longo dos três dias da WTM, que tem programação intensa nesse sentido. Por exemplo, o Travel Tech Pavilion ajuda a discutir o acesso e a inclusão de empresas de pequeno e médio porte na tecnologia aplicada ao turismo, enquanto o Lounge de Hospedagem dá um espaço exclusivo aos hotéis independentes.

No Inspire Theatre, apresentações, debates e palestras discutirão o setor do turismo, falarão de inovações tecnológicas e das questões mais importantes do mercado atualmente. O Turismo Responsável é um dos destaques da agenda da WTM Latin America em 2018.

A WTM é aberta para trabalhadores do setor de viagens e turismo, para a imprensa (incluindo, claro, blogueiros), autoridades e outros profissionais. A ABBV é, mais uma vez e pelo sexto ano consecutivo, Media Partner da WTM. As inscrições para os associados serão feitas por meio deste link. Como em outros anos, a Associação terá um estande na área de mídia da feira. 

Serviço: WTM Latin America 2018

Local: Expo Center Norte, rua José Bernardino Pinto, 333, V. Guilherme – São Paulo

Data / Horário: 3-5 de abril (3 e 4/04, 12h às 20h e 05/04, das 12h às 18h)

Website: www.latinamerica.wtm.com

Leia mais
Publicado em

ABBV realiza seminário para os seus associados

BY: ABBV / 6 COMMENTS / CATEGORIES: Comunicação ABBV

 

Por Dalila Barakat do blog Mil e Uma Viagens- 1001 Trips.

O Seminário ABBV começou em 7 de abril de 2017 e, por dias 3 dias intensos, pudemos desfrutar de maravilhosas palestras e rever amigos e pessoas que compartilham os mesmos anseios e paixões. No hotel Clarion Faria Lima, nos encontramos às 8h30am, com sorrisos nos rostos na expectativa do que estava por vir. A abertura foi dada pela Clarissa Donda, atual vice-presidente da Associação, que fez um resumo dos trabalhos realizados durante estes 5 anos desde sua fundação.

abbvdia1-5
Clarissa Donda abrindo o evento
abbvdia1-10
Elisa Araujo falando sobre rentabilização dos blogs

Logo após, uma das palestras mais esperadas: “Rentabilidade de blogs- Mercados e Modelos”, com 1001 dicas da Super Elisa Araujo do Viaje na Viagem. Dentre elas, a importância de ter muito bem definido qual seu público e o seu diferencial. Por quê um leitor vai buscar a informação no seu blog e não em outro. Realmente para se pensar… Mas é claro que não vou contar todas as dicas aqui. Elas são exclusivas para aqueles que se loco-moveram de suas cidades, algumas fora do país inclusive. Teve até uma maluca de pé quebrado que pediu permissão ao médico e chegava sozinha de muleta todos os dias. (Não contem pra ninguém que essa maluca era eu!).

Brincadeiras à parte, vou sim tentar contar a vocês, que não puderam estar presentes, como foram ricos estes dias. A terceira palestra na verdade foi uma mesa redonda com a Silvia Oliveira do Matraqueando, a Patricia Papp do blog Viajo com Filhos, a Natalie Soares do blog Sundaycooks e a Andreza Trivillin do Andreza Dica e Indica onde cada uma delas nos relatou como encontraram formas de rentabilizar seus blogs e todos os braços que surgiram através deles.

abbvdia1-79
Silvia Oliveira, Patrícia Papp, Andreza Trivillin e Natalie Soares sobre produtos vendidos através do blog

A Silvia e a Patricia falaram principalmente dos e-books e guias impressos. A Andreza também, mas acrescentou sobre o trabalho de sua agência especializada em Orlando- destino número 1 mais buscado pelos brasileiros. Já, a Natalie, quase como um polvo, nos revelou que além de blogar para seu próprio site, escreve para outros meios de comunicação, ministra palestras junto com seu sócio Frederico, prestam consultoria de SEO e este ano vão levar seu primeiro grupo de viagem ao Peru- o que muito me interessou, já que há tempos meus amigos, leitores e principalmente meus seguidores do agora quase morto snapchat me pedem para levá-los aos destinos que ali mostrava em tempo real, principalmente o Oriente Médio. Essa revelação em primeira mão me serviu de estímulo para colocar logo em prática a demanda do meu público.

Para a surpresa de muitos, através do patrocinador Momondo, soubemos que pode-se descobrir sua origem na Terra através da saliva. Eles sortearam 15 kits para descobrir a ancestralidade e fui uma das sorteadas para fazer o teste e estou bem ansiosa pelo resultado já que, até onde eu sei, meus pais, avós, bisavós, tataravós, etc, etc são todos libaneses, então, será que bem alguma novidade por aí?

abbvdia1-117
Os sorteados com o teste de ancestralidade da Momondo

A Momondo nos emocionou com o vídeo dessa campanha chamada DNA Journey, que você pode conferir nesse link. Mas não foi somente isso. A Momondo nos apresentou também um programa de afiliados, o PR Data e o Community Writing. Acham que a programação está legal até aqui? Imaginem, então, ter na sequência uma palestra e uma mesa redonda com o Leonardo Marques do Melhores Destinos - dono do maior blog de viagem do Brasil, ou pelo menos, o mais bem sucedido - dando dicas de SEO e de como podemos otimizar nossos sites. Em seguida tivemos uma mesa redonda onde o Frederico Marvila do Sundaycooks e o João Guilherme da Momondo se juntaram ao Leonardo para tirar dúvidas sobre SEO.

abbvdia1-98
Leonardo Marques sobre SEO
abbvdia1-104
Leonardo Marques, Frederico Marvila e João Guilherme

O dia foi fechado com a Georgia Barellos do Alugue Temporada que também nos propôs seu programa de afiliados e projetos para blogueiros. Alimentamos a mente com novas ideias e alimentamos também o físico. Os coffee breaks não podem deixar de ser citados. Estavam caprichados com pães, bolos, tortas, sucos, frutas, café, leite e tudo o que temos direito durante o dia.

abbvdia1-58

À noite, pudemos saborear deliciosos vinhos chilenos no happy hour oferecido pela B4T, onde apresentaram as novidades do Valle Nevado, no Chile, para a temporada 2017. Apresentando seus hotéis e atrações.

_00A6099
Blogueiros da ABBV: 360meridianos, Janelas Abertas e Vida Cigana
_00A6247
Com os apoiadores da B4TComm e Valle Nevado

Bom, se você chegou até aqui é porque quer saber como foi o dia seguinte. Nós também estávamos afoitos e curiosos mas saímos tristes e preocupados. 🙂 A primeira palestra foi um "tapa na cara". A Julie Frank - professora da Esc Escola de Escrita em Curitiba - através da sua palestra sobre Escrita Criativa, mostrou que não sabemos o que escrevemos, nem como e nem para quem. Nos fez parar para pensar e exercitar. Rimos e choramos.

Você sabia que existe um tom de linguagem e que ele deve ser, de preferência, um mínimo criativo? Sabe qual é a identidade do seu blog e qual vocativo ele costuma usar? Você tem uma marca autoral, aquela que ao bater o olho, o leitor sabe que o texto é seu? Foram essas e outras 1001 perguntas que nos deixou atônitos e muito animados em colocar isso em prática já naquele instante mesmo.

abbvdia2-3
Julie Fank sobre escrita criativa

Mas o dia seguiu com mais reflexões, dessa vez com foco na legislação, através das explanações da advogada Flavia Penido da Penido Advogados e da contadora Maria de Lourdes, da Novo Conceito Consultoria sobre diretos autorais, publicidade velada na internet e e tipos de empresas que devemos ou não abrir.

abbvdia2-31
Flavia Penido sobre legislação para blogs
abbvdia2-45
Maria de Lourdes sobre contabilidade para blogs

E o dia foi chegando ao fim com um bate papo entre blogueiros sobre quais programas de afiliados. Moderados pela Clarissa Donda, do blog Dondeando por Aí,  os blogueiros Guilherme Tetamanti do blog, Quero Viajar Mais, Andreza Trivillin do Andreza Dica e Indica, e Rafael Sette e Natalia Becattini do 360 Meridianos  falaram sobre quais programas mais funcionam para seus respectivos blogs, como pagam, como funcionam e quais suas falhas.

abbvdia2-49
Clarissa Donda, Guilherme Tetamanti, Natália Becattini, Andreza Trivillin e Rafael Sette.

E para encerrar, um sorteio de livros e guias de viagens cedidos pela Lonely Planet e pela Pulp Edições. Presentes ideais para blogueiros de viagem.

abbvdia2-53
Livros de viagem da Lonely Planet e da Pulp Edições

Chegamos ao domingo, dia (inter)nacional de estar com a família. E estávamos com a família ABBV, nos sentindo mais unidos depois de 2 dias intensos juntos, alguns - que foram à WTM- até mais dias. Num clima de alegria e confraternização, para brindar os 5 anos da Associação, tivemos ninguém mais, ninguém menos do que o Ricardo Freire, autor do Viaje na Viagem como palestrante e um menu especial de almoço do nada mais, nada menos que o Terraço Itália, um dos restaurantes mais tradicionais de São Paulo.

abbvdia3-26
Ricardo Freire com a palestra "Viaje no Resultado"
abbvdia3-68
Associados à ABBV no Terraço Itália, em São Paulo

Realmente fechamos com chave de ouro. As fotos do craque Ismael dos Anjos falam mais do que 1001 palavras.

Me resta, em nome dos associados, parabenizar os organizadores deste evento - para quem, o mesmo certamente começou bem antes do dia 7 de abril de 2017- e dizer meu MUITO OBRIGADA.

abbvdia1-44
Dalila Barakat, que escreveu esse artigo

Agora bora colocar tudo isso em prática! 🙂

 

Foram patrocinadores e apoiadores do Seminário ABBV:

Momondo

Alugue Temporada

Clarion Faria Lima

B4T

Terraço Itália

Lonely Planet

Leia mais
Publicado em

#ABBVnaWTM – WTM Responsible Tourism: exemplos da América do Sul

BY: ABBV / 0 COMMENTS / CATEGORIES: Dados do setor, WTM Latin America
WTM
Foto WTM Latin America

Por Mila Fiorese – Blog Tempo Para Ajudar | Especial para a ABBV

No segundo dia da WTM Latin America o Turismo Sustentável continuou em pauta visto que estamos no Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento.

Tivemos no Teatro de Conferências a apresentação de dois exemplos de negócios turísticos da América do Sul que foram premiados com o World Responsible Tourism Award da WTM. Desde 2004 esta premiação reconhece e divulga os melhores exemplos de turismo responsável em diversas categorias. Diferentemente de outras premiações, qualquer negócio relacionado ao turismo, pequeno ou grande, em qualquer local do mundo, pode se inscrever sem necessidade de passar por nenhuma seleção prévia.

Roberto Klabin, Proprietário do Refúgio Ecológico Caiman, discorreu sobre como os empresários que trabalham com vida selvagem têm a responsabilidade de manter os mais naturais possíveis os ambientes em que seus negócios estão instalados. Devido ao desconhecimento da sociedade, à falta de interesse governamental e à forte atuação política do agronegócio, muitos destes ecossistemas estão ameaçados e, por consequência, o turismo nestas regiões também.

thumbnail_IMG_8628
Foto Mila Fiorese

O Pantanal é a bacia do Rio Alto Paraguai dividido entre a planície e o planalto e tem 360 mil Km2. Para unir esforços em prol da conservação do Pantanal foi criada em 2009 a ONG SOS Pantanal que tem a missão de informar e promover o diálogo para um Pantanal sustentável.

O desejo é que o Pantanal siga o exemplo africano de Okavango Delta, em Botsuana. Okavango Delta é um ecossistema muito parecido e um exemplo de sucesso no turismo mundial. O trabalho conjunto entre governo e sociedade civil fez com que a região pudesse prosperar sem danificar o meio ambiente. Hoje existem cerca de 40 hotéis em uma região de aproximadamente 30 mil Km2.

A preocupação é que se nada for feito para proteger o Pantanal ele siga o exemplo do ocorrido no ecossistema de Everglades, na Flórida, EUA. Mais da metade do parque foi destruído nas últimas décadas, com a criação de diques e canais que secaram boa parte do Lago Okeechobee para ceder área para agricultura (produção de açúcar). Houve perda de biodiversidade e agora o governo americano pretende gastar 16 bilhões de dólares para reverter uma parte deste parque. No Pantanal uma área de 15 mil Km2 já foi “perdida” pelo desastre ambiental do Rio Taquari. Por erosão e mal-uso do solo, um dos principais rios da região rompeu suas margens e invadiu uma grande área do Pantanal deixando milhares de hectares de terra permanentemente embaixo d’água.

O Refúgio Ecológico Caiman fica em uma fazenda de 53 mil hectares na pequena cidade de Miranda, no Pantanal Sul Matogrossense. Ele desenvolve três atividades: a Pousada Caiman, criada em 2017 e a primeira operação de ecoturismo no Pantanal; a Estância Caiman, que maneja cerca de 35 mil cabeças de gado em campos de pastagem naturais e o Programa de Conservação da Natureza, que consiste em uma Reserva Particular de Patrimônio Natural (RPPN) e no apoio a diversos projetos de pesquisa e manejo de espécies, desenvolvidos em toda a área da fazenda.

Ana García Pando, Gerente Geral da Tren Ecuador, apresentou a estratégia de responsabilidade social da empresa, que foi premiada por gerar inclusão social e redução da pobreza.

As viagens que oferecem são uma celebração da diversidade cultural do Equador. O Equador é um país multicultural com 22 etnias reconhecidas. A diversidade é apresentada aos turistas durante todas as paradas dos trens por moradores locais. O modelo de negócios é um modelo de “sócios”, onde serviços turísticos associados ao trem são fornecidos pelas comunidades locais através de pequenos empreendimentos, gerando renda para mais de 1.300 famílias. O negócio gera oportunidades para jovens, comunidades indígenas, mulheres e idosos ao dar valor (tanto emocional quanto monetário) aos seus talentos e seus patrimônios. Eles são os protagonistas para que os turistas possam conhecer a cultura local. As comunidades locais operam 23 cafés e 23 praças de artesanato dentro das estações de trens antigas que foram recuperadas. Artesões locais selecionados podem apresentar e vender seus trabalhos nestas praças. E há também a apresentação de danças e músicas tradicionais.

Tren Ecuador é uma empresa pública do governo equatoriano que foi criada com a missão de contribuir com o desenvolvimento das economias locais.

Foi muito gratificante acompanhar que o setor turístico está aos poucos se conscientizando da importância de criar negócios sustentáveis. Preservar monumentos e áreas históricas e naturais é mandatório para manutenção do turismo nestas regiões, mas, acima de tudo é nosso dever com as gerações futuras.

Mila Fiorese é autora do blog Tempo Para Ajudar e faz parte da equipe da ABBV na cobertura da WTM Latin America 2017.

Leia mais
Publicado em

Viajantes com mais de 50: um nicho em crescimento

BY: Fernanda Castelo Branco / 2 COMMENTS / CATEGORIES: Dados do setor, WTM Latin America

Por Fernanda Castelo Branco - Blog Vontade de Viajar - | Especial para a ABBV

O turismo é uma indústria feita de nichos - são muitos os perfis de viajantes, cada um com seus hábitos de consumo e suas motivações. Enquanto o mercado brasileiro já tem olhos nos turismos de aventura, de luxo, de família, de negócios... um outro segmento começa a mostrar seu potencial: o turismo na terceira idade.

Marília Borges, pesquisadora do Euromonitor, debateu o tema em palestra na WTM Latin America, maior evento de turismo na América Latina, realizado de 4 a 6 de abril em São Paulo.

Marília Borges, pesquisadora do Euromonitor, na WTM - Foto: Fernanda Castelo Branco
Marília Borges, pesquisadora do Euromonitor, na WTM

Comum na França e nos Estados Unidos, o turismo na terceira idade surge agora na América Latina como tendência que acompanha o envelhecimento populacional na região. Até 2020, o número de turistas latino americanos com mais de 50 anos terá crescido 40% em relação a 2010, chegando a quase 90 milhões.

Do ponto de vista comportamental, vemos atualmente uma resignificação do que é ser velho - não apenas pelo aumento da qualidade de vida mas também pela dinâmica social. Hoje, a classificação "a partir de 50 anos" chega a causar estranheza.

Marília destaca que, com as economias de uma vida inteira de trabalho e a maior disponibilidade de tempo, aposentados de classe média e alta têm possibilidade de viajar mais de uma vez por ano. "São um público interessante para movimentar destinos na baixa temporada - além de ter disponibilidade e aproveitar os melhores preços, preferem evitar as aglomerações e filas", comenta a pesquisadora.

Os idosos também costumam motivar que outros membros da família viajem como acompanhantes, o que torna este público ainda mais interessante.

Para destinos, atrações e serviços que querem investir no segmento, é importante observar a facilidade de
acesso e circulação, além da diversificação de atividades oferecidas - sem, no entanto, se deixar levar pelos antigos estereótipos.

Mas ainda que a pesquisa aponte que esses clientes valorizam o atendimento presencial, acredito que seja um mercado promissor também para sites e e-commerces.

O uso do Facebook chega a 90% entre usuários acima de 55 anos na América Latina, segundo dados divulgados em março pela ComScore. Eles já estão conectados e isso inevitavelmente se refletirá em mudanças no comportamento de compras online, hoje ainda dependente do auxílio de parentes mais jovens.

Os empreendedores digitais que apostarem em conteúdo direcionado e sites com recursos de acessibilidade e usabilidade facilitada verão os resultados.

Fernanda Castelo Branco é autora do blog Vontade de Viajar e faz parte da equipe da ABBV na cobertura da WTM Latin America 2017.

Leia mais
Publicado em

Mais um ano de parceria entre WTM e ABBV no Meet the Media

BY: ABBV / 0 COMMENTS / CATEGORIES: WTM Latin America
Foto Andreza Trivillin
Foto Andreza Trivillin

Por Renata Sucena – Blog Viagem em Detalhes | Especial para a ABBV

 

Eu sou uma blogueira que também é marqueteira, depois de 15 anos trabalhando em marketing em diversas multinacionais. Hoje olho esse mercado e vejo um potencial imenso, que ainda não é explorado. Nos últimos anos a publicidade mudou muito, os meios de comunicação se reinventaram e todas as marcas passaram a ter um percentual de suas verbas de marketing para Internet.

Mas o que é Internet hoje? Infinitas possibilidades se abrem e as coisas continuam em constante mudança. Hoje em dia a única certeza que eu tenho é, muita coisa ainda vai mudar. Redes sociais continuarão se transformando e novas poderão surgir, outras podem acabar como foi com o pioneiro Orkut.

Muito tem se falado dos influenciadores digitais, e mais recentemente dos micro influenciadores. Acho que muitos dos blogs de viagem se encaixam muito bem nessa categoria, como produtores de conteúdo de qualidade. Recentemente li um artigo que dizia sobre o poder dos micro influenciadores e o quanto eles passam mais verdade e credibilidade no que dizem, principalmente se compararmos aos super famosos que temos certeza que não passa nem perto daquele produto.

Meet_the_media1
Foto Renata Sucena

Mas por serem micro também são muitos e eu entendo a dificuldade das agências de comunicação e das marcas em identificarem blogs que tenham o perfil desejado. É difícil também fazer uma avaliação que seja qualitativa, muitos ainda buscam números, pois é o mais fácil para medir.

Iniciativas como o Meet the Media, da WTM em parceria com a ABBV, ajudam e muito na divulgação do trabalho dos blogs de viagem que estão cada vez se profissionalizando mais. Acho que é uma oportunidade única aos blogueiros poderem fazer contatos com os representantes de turismo presentes no evento, hotéis e outros potenciais parceiros.

Neste ano foram mais de 20 blogs participantes, numa parceria exclusiva da ABBV com a WTM, conversando com diversos destinos. Fiquei surpresa com o nível de profissionalismo e na preparação de todos os blogs presentes, com Mídia Kits, brindes, guias e principalmente muitas ideias e projetos de viagem para serem viabilizados.

Meet_the_media3
Foto Renata Sucena

Essa conversa é fundamental para pensarmos no futuro do relacionamento entre blogs e marcas. Na minha opinião muita coisa interessante vem pela frente. Cada vez mais tenho ouvido que o retorno que dão os blogueiros é muito maior que outras mídias e com um custo muito menor.

A criatividade é a chave para conseguir parcerias, e o mídia kit é o curriculum vitae do blog. Deve ser feito com o máximo de empenho, deve refletir a personalidade do seu blog. Ser blogueiro é também ser escritor, webmaster, design, escritor, fotógrafo, editor de imagens, então sejam também vendedores de suas ideias! Números são importantes sim, mas fazer um trabalho de qualidade, conhecer seu público estão na frente de números!!

Cabe a nós blogs continuarmos um trabalho profissional, sempre cumprindo com as parcerias e mostrando nosso trabalho! Nesse ponto a ABBV ajuda muito, orientando, gerando discussões e troca de experiência entre os que tem mais tempo de estrada, colocando blogs em contato com assessorias, organizando seminários para os associados com muito conteúdo de qualidade!

 

Renata Sucena é autora do blog Viagem em Detalhes e faz parte da equipe da ABBV na cobertura da WTM Latin America 2017.

Leia mais
Publicado em

#ABBVnaWTM – WTM Responsible Tourism: o turismo e as Metas de Desenvolvimento Sustentável

BY: ABBV / 0 COMMENTS / CATEGORIES: Dados do setor, WTM Latin America
image1[2]
Foto Mila Fiorese

Por Mila Fiorese – Blog Tempo Para Ajudar | Especial para a ABBV

A ONU declarou 2017 o Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento e este tema estará presente durante toda a 5ª edição da WTM Latin America, que está acontecendo no Expo Center Norte, em São Paulo.

Já no primeiro dia de palestras tivemos esta pauta debatida no Teatro de Conferências com a presença de Sandra Carvao, Diretora de Comunicação da Organização Mundial do Turismo (OMT), Frederico Levy, Diretor de Sustentabilidade da BRAZTOA e a moderação de Gustavo Pinto, Fundador da Inverted America Journeys.

Sandra Carvao explicou que, em 2015, a ONU adotou os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e que o turismo foi envolvido diretamente em três deles:
- Objetivo 8: Promover crescimento econômico sustentável e inclusivo, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos;
- Objetivo 12: Produção e consumo sustentável (cadeia de valor e consumidor);
- Objetivo 14: Conservação e uso sustentável dos oceanos, mares e fontes marinhas para o desenvolvimento sustentável.

Mas, pela abrangência e características do setor de turismo Sandra acredita que ele pode e deve contribuir com os demais.

Foram definidos também três objetivos para escolha de 2017 como o Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento: maior consciência para a contribuição do turismo sustentável para o desenvolvimento, mobilizar todas as partes interessadas para tornar o setor um catalisador para uma mudança positiva e promover a mudança nas políticas públicas, práticas de negócios e comportamento dos consumidores no turismo.

O Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento irá promover o papel do turismo em cinco áreas-chave:

1. crescimento econômico inclusivo e sustentável

2. inclusão social, emprego e redução da pobreza

3. eficiência dos recursos, a proteção do ambiente e alterações climáticas

4. valores culturais, diversidade e patrimônio

5. compreensão mútua, paz e segurança.

Foi apresentado o site sobre o Ano Internacional, que é aberto para receber diversas contribuições através das áreas: compartilhando soluções, compartilhando histórias e compartilhando soluções. O site contém um vídeo com a campanha desenvolvida para consumidores (em inglês): Travel.Enjoy.Respect. As dicas para educar os turistas a serem responsáveis são: honre seus anfitriões e nosso patrimônio comum, proteja nosso planeta, apoie a economia local, seja um viajante informado, seja um viajante respeitoso.

Por último foi apresentada a hashtag #travelenjoyrespect, criada para aumentar a divulgação da importância do turismo sustentável.

Na sequência Frederico Levy iniciou sua apresentação explicando o perfil e a abrangência da BRAZTOA, que tem 90 associados, está presente em todas as unidades da federação e vende 90% das viagens do mercado brasileiro.

image5[1]
Foto Mila Fiorese
 A BRAZTOA possui um programa de sustentabilidade que propõe demonstrar os benefícios de incorporar a sustentabilidade à gestão das empresas e ênfase aos pilares sociocultural, ambiental e econômico. Para reconhecer estas atitudes e divulgá-las foi criado o Prêmio BRAZTOA de Sustentabilidade. Este prêmio é direcionado ao trade e concedido às melhores iniciativas em cinco categorias: associados BRAZTOA, parceiros do turismo, agências de viagens, meios de hospedagem e projetos inovadores (estudantes).

Juntamente com o Ministério do Turismo foi criado o mapa interativo Turismo Sustentável no Brasil, que apresenta os vencedores do prêmio BRAZTOA desde a sua primeira edição em 2012. O mapa está disponível em português, inglês e espanhol.

image6[1]
Foto Mila Fiorese
Outra iniciativa em andamento é o SEEDS – Semeando a Excelência do Desenvolvimento Sustentável, um ciclo de palestras com diversas personalidades do turismo e do desenvolvimento sustentável destinado aos empresários e interessados no assunto. Há também a parceria Colméia e o Programa BRAZTOA Universitários, voltados à capacitação de jovens.

Após as apresentações ficou evidente que esta é uma oportunidade única para o setor de turismo contribuir com os 3 pilares da sustentabilidade – econômico, social e ambiental – e que todos nós, enquanto turistas, também temos esta responsabilidade.

 

Mila Fiorese é autora do blog Tempo Para Ajudar e faz parte da equipe da ABBV na cobertura da WTM Latin America 2017.

 

Leia mais
Publicado em

ABBV mais uma vez será Media Partner da WTM Latin America

BY: ABBV / 0 COMMENTS / CATEGORIES: Comunicação ABBV, WTM Latin America

 

É com muito orgulho que anunciamos que a ABBV será pelo quinto ano consectutivo Media Partner da WTM Latin America, o maior evento comercial de turismo do mundo. O evento será realizado entre os dias 4 a 6 de abril no Expo Center Norte, em São Paulo.

Além das visitas aos expositores e a possibilidade de networking, os blogueiros de viagem também podem participar da programação de seminários e fóruns com profissionais do setor do turismo. O diretor da ABBV Rafael Sette Câmara, do blog 360meridianos, e a associada Fernanda Castelo Branco, do blog Vontade de Viajar, estão entre os palestrantes.

GI_158
Crédito da Imagem: Divulgação WTM Latin America

Como ocorreu nas últimas edições do evento, a ABBV terá stand próprio, localizado na área de parceiros de mídia. Blogueiros e profissionais do setor que queiram conhecer melhor o trabalho da associação estão convidados para passar por lá.

Sobre o Meet The Media

Os blogueiros associados à ABBV presentes na WTM Latin America terão acesso a um benefício diferenciado: o Meet The Media, um evento fechado em que todos os blogueiros terão acesso a uma pequena mesa onde poderão, através de mini-reuniões, apresentar seu blog aos destinos e empresas expositoras.

É o terceiro ano que a ABBV tem vagas para o Meet the Media exclusivas para os seus blogueiros e ficamos extremamente orgulhosos desse reconhecimento e felizes por podermos proporcionar esse diferencial aos nossos associados.

Crédito da Imagem: Divulgação WTM Latin America

Sobre os eventos World Travel Market

A World Travel Market abrange alguns dos principais eventos de viagens de lazer do mundo: World Travel Market London, em Londres, WTM Latin America, em São Paulo, WTM Africa, na Cidade do Cabo, e Arabian Travel Market, em Dubai. Novos eventos estreiam em 2016: o WTM connectAsia e o WTM connect China, que se juntam ao WTM connectSki e ao International Golf Travel Market. Essas iniciativas one-to-one são direcionadas a mercados de lazer e nicho de viagem, permitindo que os expositores se encontrem exclusivamente com os HostedBuyers de elite.

Os eventos WTM contam com a participação de executivos seniores do setor mundial de viagens e turismo, os quais fazem negócios e ficam a par das últimas pesquisas, pontos de vista e opiniões. Em 2014, os eventos WTM promoveram negócios que totalizaram cerca de US$ 7 bilhões, envolvendo mais de 15.000 compradores e 9.500 expositores (1.500 expositores principais e 8.000 coexpositores) em suas quatro iniciativas. A WTM é propriedade da Reed Exhibitions, principal organizadora de eventos do mundo.

Leia mais