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F.A.Q.

1. Quais são os objetivos e forma de atuação da ABBV?

Sendo uma entidade de classe (e não um pool comercial de blogs de viagem), o objetivo da ABBV é promover o segmento, defender os interesses coletivos e fortalecer nosso nicho. Os esforços da ABBV são todos para educar o mercado (blogs e empresas) para que as práticas comerciais possam acontecer num ambiente melhor, mais ético e próspero. Propomos:

- educar as empresas na forma de trabalhar com os blogs de viagem
- protestar contra práticas abusivas e antiéticas das empresas
- ajudar os blogs na formatação de suas políticas comerciais
- ensinar o mercado a valorizar os blogs como mídia e não apenas como espaços para divulgação editorial
- estabelecer parcerias com eventos do mercado para que o blogueiro possa se informar e construir network
- realizar estudos próprios sobre o segmento e divulgar estudos relevantes de terceiros

2. Quem pode se associar?

Todo blog que possa ser denominado como de viagem e blogs “também” de viagem.  Por exemplo, se você escreve sobre gastronomia, mas viaja bastante em busca de dicas, pode se associar — apesar de ser um blog de gastronomia e não estritamente de viagem. Veja aqui em qual categoria de associado você se encaixa.

3. O que é um blog de viagem para a ABBV?

A ABBV entende como “blog de viagem” os blogs que reunam relatos pessoais de viagens efetivamente feitas pelo autor ou por colaboradores do blog. Não se enquadram, portanto, blogs de notícias sobre o mercado de turismo ou aviação, de promoções de passagens aéreas ou blogs cujo conteúdo seja uma reedição de informações pesquisadas na internet ou tiradas de folhetos turísticos.

4. Preciso pagar para fazer parte da ABBV?

Sim, como ocorre em outras associações, todo associado paga uma anuidade. Para associados efetivos (blogs com mais de um ano), o valor atual é de R$ 311,00. Para o associado colaborador (blogs com menos de um ano), o valor atual é de R$ 155,00.

Os recursos arrecadados pela ABBV são utilizados na manutenção da entidade, ações de marketing e atividades para os associados. A diretoria da ABBV não recebe salários para gerir a associação, o trabalho dos diretores é voluntário.

5. Como é o processo de avaliação e aprovação do blog associado?

A ABBV utiliza uma metodologia qualitativa de análise — e não quantitativa. Ou seja, não importa o número de posts, de visitas únicas ou de page views. O foco é o conteúdo e a forma de relacionar-se com leitores e mercado. Serão analisadas:

1 – Relevância do conteúdo (um blog que publica relatos de viagens com dicas úteis para o leitor é considerado relevante; um blog que reproduz releases e recicla textos pesquisados na internet ou em folhetos de divulgação de destinos é considerado ‘não-relevante’.
2 – Qualidade do texto (bom uso do idioma).
3 – Ética para com os leitores (se o blog informa ou não se um publieditorial é um publieditorial, por exemplo)
4 – Ética para com o mercado (um blog que copia conteúdo de outros blogs é considerado não ético)

6. Eu faço publieditorial e viagens patrocinadas, posso me associar?

Claro!  A ABBV não é contra viagens ou posts patrocinados, desde que isso fique claro para o leitor, seja no início ou no fim do artigo. Para mais informações, leia atentamente nosso Código de Ética.

7. Eu “só” faço viagens patrocinadas e “só” publico releases enviados pelas assessorias de imprensa, posso me associar?

Não. Nada contra releases noticiosos, que podem até ser informativos. Mas, para efeitos da ABBV, um blog de viagem deve compartilhar, essencialmente, experiências pessoais legítimas.

8. Não pretendo ganhar dinheiro com meu blog, mas gostaria de me associar. Posso?

Sim. Ao receber o selo de “Blog Associado” seu site será imediatamente reconhecido como ético e com conteúdo relevante e bem administrado. E isso pode até abrir portas para uma futura monetização do seu blog.

9. Quais são os benefícios da ABBV?

Ao se associar à ABBV você fará parte da única entidade representativa dos Blogs de Viagem na América Latina cuidando dos seus interesses. Sem contar que o selo “Blog Associado” vai certificar seu site. Quando nos filiamos a uma organização competente e reconhecida juridicamente é possível obter, ainda, excelentes oportunidades de networking. Veja todos os benefícios aqui.

10. Por que eu tenho que pagar uma anuidade?

Toda associação — organização não governamental sem fins de lucro  — é uma empresa constituída juridicamente com seus devidos custos mensais: advogado, contador, telefone, manutenção de site, etc. Além disso, com a contribuição do associado — norma estabelecida nos Estatutos — a associação se capitaliza para oferecer, por exemplo, capacitação, cursos e workshops gratuitos, além de outros benefícios.

Associe-se aqui!