Publicado em

Redes sociais e os blogs de viagem

BY: ABBV5 COMMENTS CATEGORY: Criação de conteúdo

Por Natalie Marvila |

“A  Internet veio para ficar” é um assunto mais do que saturado. Já incorporamos essa tecnologia ao nosso dia-a-dia de tal maneira que passamos a nos perguntar como conseguíamos viver sem ela há alguns anos. E as redes sociais? Elas provocaram e ainda provocam grandes mudanças no modo como nos comportamos, consumimos e nos relacionamos.

As mudanças foram tão profundas no nosso cotidiano que muitos estudos de comportamento afirmam que a Internet, e consequentemente as redes sociais, alteraram até a maneira como nos relacionamos com o próximo. Imagine, então, como isso afetou o modo como absorvemos informação e como consumimos e construímos as nossas viagens.

Por isso, é importante ficarmos atentos aos detalhes abaixo e as suas constantes mudanças, principalmente quando temos como objetivo construir um blog de viagens de qualidade e bem estruturado. No começo pode parecer trabalhoso, mas se você incorporar esse costume a sua rotina, você perceberá como todas essas novas informações podem trazer ótimas melhorias para o seu blog.

1)      Busque acesso aos mais diversos tipos de informações que envolvam tanto o universo do Turismo quanto o da Internet. Fique atento aos canais da ABBV, pois vamos divulgar informações que podem contribuir para a construção dessa base de conhecimento.

2)      Entenda mais sobre os perfis e hábitos de consumo do turista brasileiro.

3)      Seja um early adopter de novas tecnologias e plataformas. Seja curioso, essa curiosidade pode lhe mostrar oportunidades pouco exploradas no novo e complexo mundo das redes sociais. Faça teste, brinque, navegue e pense como essas novas ferramentas podem contribuir para a afirmação do seu blog e, principalmente, como podem agregar conteúdo para seu leitor.

4)      Entenda de cultura digital, leia outros blogs e sites relacionados aos mais diversos temas e se possível, tente acompanhar debates, fóruns e eventos voltados para mídias sociais (muitos são até gratuitos), pois muitas das informações debatidas são facilmente aplicadas ou adaptadas ao nosso contexto de blogs de viagem.

5)      Não deixe de estudar e compreender questões voltadas ao direito digital. Por mais complicado que esse tema possa parecer, é importante compreender questões relacionadas a ele e que vão muito além das polêmicas relacionadas aos direitos autorais e licenças como Creative Commons.

6)      Faça um planejamento para todos os canais de redes sociais que você pretende trabalhar com o seu blog. Quais são os reais objetivos dentro das características específicas de cada canal? Monte estratégias pensando no diálogo com o seu leitor, na troca de informações e no bom relacionamento. Não use apenas como um feed de posts. Sendo assim, monte suas estratégias de forma prática e objetiva, porque o perigo é transformar esse espaço tão importante para o blog num espaço apenas de monólogos vazios.

Foto: Jakub Krechowicz

Publicado em Criação de conteúdo Tags , ,

5 COMMENTS

Avatar
Norm - posted on 28/04/2016 05:05
Reply

Mary: Thank you for finding me. In so doing, I have found you. Look forward to perusing your blog while I'm escaping the bitter chill here on the "frozen tuun&arqdot;!!

Avatar
Caio Souza - posted on 16/02/2015 18:53
Reply

Apesar do uso intensivo das redes sociais para discussões sobre viagem, sinto falta de um site/app que possa me ajudar a planejar viagens em grupo. Coisas como edição colaborativa de roteiro, divisão de despesas e tudo mais… Mais alguém tem essa necessidade? Vocês conhecem alguma ferramenta para isso?

Avatar
Celina - posted on 01/06/2012 12:19
Reply

Eu ainda tenho uma enorme dificuldade com o Twitter. Mas chego lá. Afinal ser blogueiro é estar sempre em estado de aprendizagem. E esse canal aqui já está comçando bem, com dicas práticas e coerentes.

Avatar
Luciana Betenson - posted on 30/05/2012 19:55
Reply

Muito boas dicas, Nat, adorei seu texto . Bjs

Avatar
Lucila R. - posted on 29/05/2012 17:36
Reply

É verdade, as redes sociais são imprescindíveis para os blogs de viagens. Além do meu blog, tmb tenho twitter e uma fanpage no Facebook, mas encontro muita dificuldade em que os leitores participem, interajam e deixem comentários neles. Se alguém quiser compartilhar experiências e dicas de como melhorar isso, acho que este canal é o lugar ideal para isso. E parabéns pela iniciativa de criar a Associação de Blogs de Viagem!! Abraço!!


Deixe um comentário