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ABBV repudia ação de marketing da MSC Cruzeiros para blogueiros

BY: ABBV32 COMMENTS CATEGORY: Mercado

A MSC Cruzeiros, desconhecendo ou ignorando os princípios éticos que regem o mercado, propõe - através de uma ação de marketing divulgada esta semana - que blogueiros escrevam sobre seu novo navio sem ao menos conhecer a embarcação.

A empresa, em vez de buscar os caminhos tradicionais da negociação de publicidade, resolveu oferecer em troca da publicação de posts sobre seu produto o direito do blogueiro a participar de um concurso “cultural”.

Fica claro o objetivo da empresa: conseguir a publicação do maior número possível de posts sobre seu novo navio.

A proposta da MSC Cruzeiros vulgariza o trabalho dos blogueiros ao insistir na publicação massiva de posts que divulguem seu navio sem oferecer uma contrapartida financeira concreta — seja através de banners ou Publieditorial (post patrocinado).

A situação se torna ainda mais alvitante quando é evidente a despreocupação da campanha com a veracidade da informação que será oferecida aos leitores dos blogs, uma vez que incentiva o blogueiro a pesquisar sobre o novo navio em sites e redes sociais em busca de conteúdo para seu artigo.

A ação de marketing promovida pela MSC Cuzeiros está na contramão das diretrizes estabelecidas pela ABBV. Buscamos uma relação transparente e idônea entre empresas e blogueiros e, por consequência, entre blogueiros e seus leitores.

Imagem: Svilen Milev

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32 COMMENTS

Blogs de viagem: eu leio! (E escrevo, e comento, e viajo junto...) - Uma Malla Pelo Mundo - posted on 29/05/2013 04:41
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[…] mas é simplesmente incrível o quanto foi feito nesses 365 dias de atividade e atuação. De mobilizações a participações, passando por lições, realizações e incríveis discussões, houve de tudo […]

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Deborah - posted on 20/12/2012 15:32
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Com todo respeito, não vejo o porque da revolta, afinal, isso não passou de um concurso, como muitos outros já feitos pela MSC.
é uma forma bem legal de interagir com os clientes, oferendo ao vencedor, ao mais criativo, uma recompensa que no caso seria a viagem.

Na minha opinião não é muito pela divulgação, até porque a companhia não precisa disso.

Em vários outros concurso que você tem que escrever a frase mais criativa ou algo do tipo, não se exige que tenha experimentado o produto.

Isso deve ser inveja pois foi um concurso bem elaborado, assim como todos os outros feitos pela companhia, como o “Mistério do Colar”, “Código Purpura” e o Vídeo dizendo pq vc merece ganhar um cruzeiro.

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Angelo do blog turista.com.br - posted on 19/06/2012 21:08
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Temos um blog http://www.turista.com.br, mas somos novatos no assunto. Nunca recebemos qualquer viagem promocional, o que nos obriga a investir dinheiro para escrever sobre companhias aéreas, hotéis e demais serviços, que poderiam estar colaborando adequadamente. Concursos culturais são válidos para amadores. Nosso trabalho é profissional e precisa ser remunerado. Gostamos do que fazemos e o fazemos com dedicação e responsabilidade, mas precisamos equilibrar as finanças. Será que houve algum blog que caiu nesta arapuca? Já imaginaram se esta campanha dá certo e começa ser imitada por outras empresas? Eu simplesmente ignoro este tipo de ação e recomendo que os demais blogueiros também o façam. Temos que valorizar nosso trabalho. Se nosso blog não vale um anúncio, por que nos enviam tantos releases? Mas justiça seja feita, se a notícia é quente, é nossa obrigação publicar desde que as fontes sejam confiáveis ou que tenhamos vivenciado para poder contar. Quem agradece não são os blogs, mas sim seus leitores.

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Rodrigo Nominato - posted on 19/06/2012 06:52
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As agências pecam também!
É triste.

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Juliander - posted on 13/06/2012 19:58
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O pior ainda, que usou de um recurso, que é proibido pela plataforma. Vergonha essas campanhas!!!

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Destino Miami - posted on 13/06/2012 14:41
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O post acima só valida a seriedade da associação. Da esperança a nos blogueiros de que ainda existe pessoas éticas nesse mundo. Obrigada.

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Larissa - posted on 11/06/2012 12:49
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Acho que vocês não leram…todos os blogueiros vão ganhar um prêmio e o melhor ganhará um cruzeiro.

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Silvia Oliveira - posted on 11/06/2012 17:05

Ninguém questionou os “prêmios”, mas a conduta da ação: primeiro convidam o blogueiro a escrever sobre o que não conhece e, por consequência, incentiva a propaganda massiva disfarçada em post sob a alcunha de “Concurso Cultural”.

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Karla | Cariocando por Aí - posted on 01/06/2012 17:49
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Pelo porte da empresa, foi totalmente desnecessário e vergonhoso o que fizeram.

Só mostra o quanto a MSC e a agência desconhecem a proposta dos blogs. E cabe a nós, blogueiros, deixar isso cada vez mais claro.

Abs,
Karla

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Celina - posted on 01/06/2012 12:30
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Acho que se todos os blogueiros que recebem esse tipo de “oferta” repudiarem publicamente como a ABBV, as empresas “se educariam” rapidamente pois em vez de publicidade só conseguiriam propaganda negativa. Parabéns ABBV!

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mateus000@gmail.com - posted on 01/06/2012 00:02
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O tiro acabou saindo pela culatra.
Hoje em dia, as pessoas estão, cada vez mais utilizando as informações do blogs. Eu mesmo, monto minhas viagens com dicas tiradas de vários blogs. Que é onde encontrei as melhores opiniões e experiências.
Além de ser mais barato.

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cristina Rosa - posted on 31/05/2012 18:31
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Lamentavel a atitude da empresa e fica mais feio vindo de uma empresa tão grande como a MSC cruzeiros. Boa atitude abbv.

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fabio - posted on 31/05/2012 17:06
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vocês querem primeiro uma passagenzinha, né? aí topam tudo. rss

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Sílvia Oliveira - posted on 31/05/2012 21:15

Olá, Fabio! Teria sido mais digno por parte da empresa oferecer uma passagem a cada blogueiro. Não somos contra viagens patrocinadas, desde que elas gerem conteúdo relevante e fique claro para o leitor que o blogueiro viajou a convite.

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Renata Inforzato - posted on 31/05/2012 22:30

O que eles gastaram com a agência pra montar uma estratégia equivocada dessas, poderiam ter investido nos blogueiros em duas frentes:

1) Com convites para que conheçam realmente e possam experimentar o que é oferecido.
2) Com publipost, afinal, escrever um texto demanda tempo e dá trabalho.

E, Fabio, praticamente todas as revistas de turismo que vc deve ler e gostar fazem grande parte das reportagens através de viagens patrocinadas e nem todas deixam isso claro.

Meninas, a cor da fonte está muito clara. Difícil para uma míope como eu ler 🙂

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Sílvia Oliveira - posted on 01/06/2012 10:54

Olá, Renata!

Nós também achamos que a fonte está muito clara e pequena. Estamos tentando resolver isso! De qualquer maneira, obrigada pela dica! 🙂

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Diego / Blog Meus Roteiros de Viagem - posted on 31/05/2012 16:32
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Vergonhoso!

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Joao Lucena - posted on 31/05/2012 13:25
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Recebi email com essa campanha e como achei sem sentido, mandei para a caixa de lixo.

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Mariana Berutto - posted on 31/05/2012 13:11
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Propostas vergonhosas e estratégias estapafúrdias como essa vão sempre existir. É nosso dever, dos blogueiros, educar o mercado. Individualmente, não podemos cair nas armadilhas. Coletivamente, precisamos nos organizar para juntos repudiar e mostrar outros caminhos mais efetivos para agências e clientes. A ABBV é um inicio de um longo caminho que temos a percorrer.

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Gustavo (BlogCheckIn) - posted on 31/05/2012 13:08
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Muito boa iniciativa, parabéns pelo post!

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Amélia - posted on 31/05/2012 12:22
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Grata pela transparência da ABBV, ética acima de tudo!!!

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Janaína Calaça - posted on 31/05/2012 11:21
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A proposta da MSC foi infeliz, principalmente porque um blog, em essência, um verdadeiro blog, compartilha experiências pessoais legítimas. Quando uma empresa pede que escrevamos sobre um produto que não conhecemos e espalhamos de forma massiva pelas redes sociais, esta empresa demonstra o quanto não conhece, nem respeita o nosso trabalho. O maior compromisso firmado por um blog com os seus leitores é justamente garantir a veracidade das informações compartilhadas.

Jana

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Diogo Avila - posted on 31/05/2012 10:09
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Lamentável a atitude da empresa.
Particularmente penso que escrever sobre algo que não se tem o conhecimento de fato, sem que se tenha vivenciado, é consideravelmente arriscado, senão negativo.

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Natália M Gastão - Ziga da Zuca - posted on 31/05/2012 09:36
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Foi muito feio a tuítada massiva ontem à tarde na TL, com “sapam” para vários blogueiros. Concordo com o Pedro, um release teria sido mais bem sucedido!

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Pedro Serra - posted on 31/05/2012 03:26
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As empresas ainda têm muito o que aprender em como lidar conosco… Mas um bom ponto de partida para elas é o seguinte: você faria uma proposta dessas para a mídia tradicional? Acho que não, né? Então não a faça para os blogueiros também…

Vou te dizer que, se eles tivessem mandado um release básico, com boas fotos, era capaz de terem obtido mais sucesso.

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Carmem - posted on 31/05/2012 03:21
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Cada coisa que a gente vê pir aí… Cruz credo!

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Alessandro Ayres - posted on 31/05/2012 03:16
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Muito bem colocado!!!

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Marcelo Jesus - posted on 31/05/2012 02:28
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minha Nossa Senhora do Chuveiro Elétrico, dai-me resistência!! Onde já se viu tamanha asneira?

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Flavio Sartori - posted on 31/05/2012 02:11
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A culpa não é somente da MSC, tem que dar o nome da agencia que esta por trás da ação.

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Silvia Oliveira - posted on 31/05/2012 11:47

Olá, Flavio!
Nenhuma ação entra em vigor sem a autorização do cliente. Mas acredito que, sim, a agência responsável pelo “case” tem muita responsabilidade (ou culpa) numa estratégia desastrada como essa. Abraço!

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Nino Carvalho - posted on 31/05/2012 02:10
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Excelentes colocações. Não tive contato com a “campanha”, mas não é incomum testemunhar ações despreparadas de empresas e agências. Uma pena.
Acho que poderiam ter compartilhado o email da MSC Cruzeiros para ilustrar melhor o caso.
Sucesso na Associação, mais que bem-vinda!

@ninocarvalho

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Mari Campos - posted on 31/05/2012 01:57
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Exatamente. Estratégia equivocadíssima!!


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