Por Janaína Calaça |
Recentemente, li um artigo assinado pelo André Dahmer intitulado “Milho aos pombos: um código de conduta para escrever um post pago”, em que ele fala que um dos maiores capitais de um blogueiro é a sua credibilidade. Um dos pontos mais sensíveis do trabalho com blogs é o relacionamento construído entre leitor e blogueiro e tudo se baseia em confiança. Sem leitores, um blog, literalmente, pode deixar de existir. Ele pode até continuar no ar, mas não terá quem lhe dê vida.
Confiança e credibilidade são frágeis e o caminho para conquistar a confiança de um leitor é longo. À medida que ele testa e atesta a veracidade das informações partilhadas em um blog, a credibilidade deste espaço cresce e, consequentemente, se espalha. A partir do momento, no entanto, que o leitor se sente ludibriado por alguma razão, todo o relacionamento construído lentamente pode ruir e com ele a credibilidade do seu blog.
Dahmer escreveu sobre a necessidade de ser transparente diante da sinalização dos posts patrocinados, mas essa necessidade também se aplica a outras esferas na blogosfera, como, por exemplo, ao caso das fam trips ou fam tours.
As fam trips ou fam tours (viagens de familiarização) são iniciativas que partem de empresas, públicas ou privadas, com a intenção de promover e divulgar destinos e empreendimentos através do convite de representantes de veículos diversos ligados à mídia, sejam eles tradicionais ou alternativos, como os blogs. Atualmente, é visível o crescimento da influência das mídias sociais em diversas searas e no cotidiano. Através dos blogs de viagem, por exemplo, muitas pessoas estão planejando hoje suas primeiras viagens ou montando novos roteiros a partir da vivência de indivíduos comuns, que partilham em seus espaços experiências positivas e negativas, dicas, fotos, tudo que pode ser utilizado como orientação para muitos viajantes. Mas, para uma fam trip dar certo, ou seja, render conteúdo relevante, com informações confiáveis, é importante seguir algumas boas práticas:
- Sempre que participar de uma fam trip (ação publicitária voltada para divulgar e promover um destino ou empreendimento), deixe claro para o seu leitor que você viajou a convite. Seja transparente tanto nas negociações com as empresas, quanto na redação do seu texto;
- Indique sempre no texto a empresa ou órgão que fez o convite. Nunca camufle uma fam trip como uma viagem pessoal, paga pelo seu bolso;
- Antes de partir para uma fam trip, converse com a empresa que está convidando seu espaço sobre sua linha editorial, linguagem e, sobretudo, sobre o seu comprometimento com a veracidade das informações apresentadas. Se a empresa garante o seu produto, não temerá as críticas. Críticas pontuais e construtivas ajudam, inclusive, a melhorar pontos de atenção destes mesmos empreendimentos ou destinos;
- Participe de fam trips que tenham a ver com a linha editorial do seu blog. Se seu blog reúne dicas para o universo de mochileiros, onde caberá falar de um resort? Seja coerente. Você tem um público fiel, que certamente estranhará algo que se distancie tanto daquilo que normalmente você escreve;
- E, apenas reiterando: transparência sempre! Mantendo a transparência relacionada a convites, seu leitor não se sentirá ludibriado e, consequentemente, sua credibilidade será mantida – credibilidade que, segundo Dahmer, é sem dúvidas nosso maior capital.
Foto: Luis Gustavo Lucena | Stock.Xchng | Image Bank
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Janaína Calaça é formada em Letras, Bacharel em Estudos Literários pela UFBA - Universidade Federal da Bahia, fundadora do blog Jeguiando e associado fundador da ABBV.
Publicado em Mercado
10 COMMENTS
Rafael - posted on 09/08/2013 11:57
ReplyÓtimo manual de boas práticas. Estou fazendo a minha primeira Fam Trip e todo esse conteúdo foi muito útil. Obrigado
Elaine - posted on 22/07/2012 13:21
ReplyOlá… adorei o post! Posso publica-lo no meu blog?
É um blog novo, para amigos…
http://todososlivrostodasasviagens.blogspot.com.br/
Obrigada,
Elaine
ABBV - posted on 23/07/2012 09:54
Olá, Elaine!
Você pode reproduzir uma parte do texto e colocar um “leia mais” com link para cá. Se você reproduz o texto na íntegra – mesmo dando os créditos – acaba confundindo o google! 🙂
Destino Miami (@DestinoMiamiUSA) - posted on 13/06/2012 14:35
ReplyInformação muito válida. Gostaria de sugerir um tema para outros artigos. Guest post ou post convidados. Poderia ser um esclarecimento do que é e talvez abrir o espaço para que os blogs da associação possam colaborar um com o outro com uma troca de pontos de vista e experiências.
Natália M Gastão - Ziga da Zuca - posted on 11/06/2012 15:42
ReplyExcelente post Jana! Muito didático e esclarecedor.
Beijinhos!
Janaína Calaça - posted on 01/06/2012 16:10
ReplyValente, muito obrigada pela participação na discussão!
Utilizei a nomenclatura usual porque a prática é direcionada também à mídia tradicional, como citei no texto.
Podemos criar outros termos sim para falar de ações direcionadas a blogs, mas o mais importante é ter em mente o que realmente define uma iniciativa como essa e, sobretudo, suas boas práticas. Sejam fam tours ou fam blogs, o importante mesmo é sempre manter a transparência! 😀
Um grande abraço,
Jana. 🙂
Marcelo Valente - posted on 01/06/2012 15:56
ReplyParabéns pelo texto. Muito bom, Janaína!
Faço apenas uma sugestão e trata-se da nomenclatura utilizada. Ao longo de meu trabalho profissional já fiz vários fam trips, fam tours e fam press e também eventos com blogueiros.
Ações com blogs de turismo não tem a nada a ver com as outras modalidades. As diferenças são inúmeras e não vem ao caso, diferenciá-las aqui, apenas sugiro para que para não sejam confundidas com outras ações usualmente utilizadas pelo mercado,muitas delas obsoletas,improdutivas e degastadas, fosse utilizada nomenclatura Fam Blogs para açôes comerciais realizadas por Blogueiros.
Abração!
Marcelo Valente – Loumar Turismo Foz do Iguaçu