Publicado em

Permalink: o que é, qual a importância e cuidados que devemos ter

BY: ABBV3 COMMENTS CATEGORY: Criação de conteúdo

Tão importante quanto ter um domínio próprio é escolher o permalink de seu blog, pois ele vai definir a estrutura dos links dos posts do seu blog.

O que é Permalink?

Permalink, ou link permanente, nada mais é que o endereço de cada página do seu blog e é através dele que os buscadores como o Google e o Bing reconhecerão seus posts. São chamados de link permanente porque, em teoria, eles não mudam nunca.

Ao criar um blog no WordPress ou Blogger, por exemplo, você precisa escolher como deseja que os endereços de seus posts e páginas sejam gerados.

No caso do WordPress existem as seguintes opções de estrutura de permalink:

  • Padrão: http://www.meudominio.com/?p=123
  • Dia e Nome: http:// www.meudominio.com/2012/06/16/sample-post/
  • Mês e Nome: http:// www.meudominio.com/2012/06/sample-post/
  • Numérica: http:// www.meudominio.com/archives/123
  • Estrutura Personalizada: /%year%/%monthnum%/%day%/%postname%/

Para o funcionamento do seu blog e dos buscadores, qualquer estrutura está valendo, ou seja, qualquer que seja a estrutura, seu blog funcionará direitinho e os buscadores conseguirão indexar seu conteúdo.

Então porque escolher uma estrutura de permalink é tão importante?

Primeiro porque os buscadores também usam o conteúdo dos links como parte da indexação. Ou seja, seu permalink ajuda no ranqueamento dos seus posts no Google.

Segundo porque um bom link também mostra para os leitores do que se trata o post, mesmo que o título deste não esteja aparecendo.

Qual estrutura de permalink devo escolher?

Eu recomendo usar uma estrutura que contenha no mínimo o nome do post. Além disso você pode adicionar a data ou a categoria do post para tentar dar um pouco mais de ênfase nesta.

No meu blog, o Sundaycooks, eu resolvi deixar apenas a data e nome do post, pois a categoria já está no conteúdo da página.

Se você preferir adicionar a categoria ao nome do post, pode usar a estrutura personalizada a seguir:

/%category%/%postname%/

Mas cuidado para que o permalink não fique muito grande. Não que a indexação do Google sofra com isso, mas o link mostrado nas pesquisas ficará truncado.

Evite trocar a estrutura de permalink depois de publicar seu blog

O pior erro que se pode cometer com os permalinks é alterá-los depois que seu blog já está no ar e indexado pelos buscadores. Essa situação fica ainda mais crítica se seu blog já tiver uma quantidade considerável de posts e acessos.

Lembra do problema de indexação do Google que acontece quando se troca um domínio? Pois a mesma coisa pode acontecer se você trocar seu permalink depois que seus posts já estiverem publicados.

Ao alterar o permalink, você está basicamente inutilizando qualquer link no formato antigo que exista em outros sites, nos favoritos de seus leitores e também nos índices dos buscadores.

Para o caso dos favoritos e dos links de outras páginas, até que isso não é tão problemático, pois usuários podem tentar alterar o link manualmente, mas no caso dos links do Google, por exemplo, isso não é possível.

É quase como se seu blog estivesse sendo criado naquele momento, ou seja, o Google terá de indexá-lo todo do zero novamente. Além disso, se o domínio continuar o mesmo, os buscadores vão começar a diminuir o ranqueamento do seu blog por causa dos links que não são mais válidos.

Por isso escolher a estrutura do permalink já no início do blog é tão importante!

O que fazer caso seja necessário trocar a estrutura de permalinks?

Se você precisar trocar seus permalinks depois que seu blog já está crescidinho, muito cuidado! A única maneira de evitar esse problema de ranqueamento dos buscadores é utilizando o famoso redirecionamento 301 (link 1, link 2), pois ele diz para os navegadores e robozinhos de indexação que o conteúdo foi movido permanentemente e que os links devem ser atualizados e, claro, serve também para fazer o redirecionamento automático da página para seus leitores.

Infelizmente fazer um redirecionamento 301 normalmente não é tarefa das mais fáceis e a maioria das pessoas esquece de fazê-lo.

Publicado em Criação de conteúdo Tags ,

4 COMMENTS

Jogos - posted on 26/05/2013 20:16
Reply

Gostaria que me informassem como colocar no meu site de jogos uma estrutura de parmalinks que se começa a ver cada vez mais nas pesquisas do google, mais ou menos assim:
jogos-para-jogar.com > jogosdomario > jogosdetiro

em que mostra apenas as categorias associadas.

planejandoaviagem - posted on 09/07/2012 06:46
Reply

Muito util mesmo!! Ainda bem que escolhi bem mesmo sem saber 🙂

Destino Miami - posted on 20/06/2012 18:02
Reply

Post muito informativo. Alem de os links sem permalinks nao facilitarem a distribuicao de seus posts para os visitantes eles tambem podem causar problemas de duplicacao de conteudo com o Google e por consequencia afetar o posicionamento do seu blog nos sites de busca.

Deixe um comentário