Publicado em

Seminário Viajosfera: encontro reúne quase 200 blogueiros de viagem no Rio de Janeiro

BY: ABBV2 COMMENTS CATEGORY: Blogueiros, Dados do setor, Mercado

Foi o maior encontro realizado no país voltado aos blogueiros de viagem. O Seminário Viajosfera, realizado pelo pioneiro Viaje na Viagem na semana passada, promoveu debates e palestras em torno dos temas que mais causam dúvidas entre os profissionais do segmento.

O 1º Seminário Internacional de Blog de Viagem se consolidou como um espaço para troca de experiências entre os sites e profissionais de Marketing e Relações Públicas, além de criar uma palpável rede de networking entre os participantes.

O jornalista Seth Kuguel, blogueiro de viagem do The New York Times, abriu o evento com uma palestra divertida e esclarecedora. O @frugaltraveler destacou a importância da isenção do blogueiro ao relatar suas vivências, sem deixar se influenciar por um eventual patrocínio que a viagem possa ter.

Já Guto Rocha, um dos sócios da Pmweb e associado honorário da ABBV, reforçou a necessidade de isenção de quem escreve, mas destaca que o blogueiro deve ser responsável sobre o que publica. Guto levou um estudo feito pela rede Marriot que revela: o viajante visita, em média, 23 sites antes de fechar uma viagem.

O advogado Sérgio Branco, doutor em Direito Civil e especialista em propriedade intelectual,  falou sobre Direitos Autorais em uma das palestras mais esperadas pelos blogueiros: “De quem é conteúdo, afinal? Entendendo o Direito Autoral na Internet.” Sérgio confirma e ratifica que a Internet não é dona de nada. “Nem o Google”, diz.  O advogado ressaltou, ainda, que sempre é necessário pedir autorização ao autor para usar a obra dele em quaisquer modalidades e que a reprodução só pode ser feita, em pequenos trechos, para uso privado do copista, sem intuito de lucro. Outro ponto importante destacado por Sérgio é que quando o autor permite o uso da obra em creative commons deve dizer quais são os critérios para a utilização.

A Chef Roberta Sudbrack, com mais de 35 mil seguidores no Twitter (@RobertaSudbrack) trouxe essa experiência no debate “Cultivando comunidades – Como cuidar da comunidade que se formou em torno do seu blog”. Ao lado dela, o turista profissional Ricardo Freire, dono de uma das maiores comunidades de viajantes do Brasil tanto no blog dele quanto nas redes sociais.

No debate com as empresas de RPs e Marketing o tema “Jabá ou não jabá, eis questão” também gerou várias perguntas e curiosidades na plateia. Ana Davini da AD Comunicação explica que é importante o blog ter um mídia kit para oferecer às empresas de relações públicas e assessorias de imprensa. “É o primeiro passo para que a gente possa analisar e conhecer o perfil do blog”.

O seminário, que teve o apoio institucional da ABBV, também trouxe a questão da monetização de blogs. O tema foi dividido em dois tópicos: a experiência de quem criou produtos para o consumidor final e formas tradicionais de ganhar dinheiro como publicidade, patrocínio e e-commerce. O debate teve a presença de blogueiros que criaram guias de viagem,  e-book ou impressos, produtos vendidos diretamente nos blogs sem a intermediação de editoras tradicionais.

Os precursores da Internet no Brasil, Edney Souza (Interney) e Alexandre Inagaki (Pensar Enlouquece) falaram sobre conquistar e manter a audiência. “O blogueiro deve evitar fazer post patrocinado sobre um assunto que ele não aborda comumente no blog", comentou Inagaki. Leonardo Marques do bem-sucedido Melhores Destinos – primeiro blog do mundo a alcançar um milhão de fãs no Facebook — deu dicas práticas: “Adsense mais  venda direta funciona! O programa de afiliados é bom para ser usado como complemento". Richard Svartman, do Mundi, explicou detalhadamente como funciona o programa de afiliados do grupo e anunciou uma parceria com a ABBV: nossos associados terão uma remuneração diferenciada do Mundi.

Fotos: Marco Ferraz

Publicado em Blogueiros, Dados do setor, Mercado Tags ,

2 COMMENTS

Gabriela Palma - posted on 12/08/2013 18:10
Reply

Esse ano também vai ter seminário? Seria incrível participar de um evento como esse!
Abs

Patricia - Turomaquia - posted on 05/10/2012 14:09
Reply

Foi incrível participar do Seminário. Foram quase 12 horas de muita informação fundamental para nossa “categoria”. Parabéns Elisa Araujo e Ricardo Freire pela iniciativa!

Deixe um comentário