Publicado em

10 dicas manjadas de boas práticas no Twitter

BY: ABBV3 COMMENTS CATEGORY: Criação de conteúdo

 

Por Natalie Soares Ruano |

1 ) Siga pessoas interessantes que falem sobre outros assuntos e segmentos. Essa troca de informação é importante e pode trazer diferentes pontos de vistas para situações semelhantes. Por exemplo: você já pensou em seguir profissionais que falam sobre o mercado de social media? Ou blogueiros conhecidos de outros temas complementares ou não ao universo dos blogs de viagem? É um momento interessante de troca de informações 😉

2 ) Use uma hashtag (#) para sinalizar os posts do seu blog. É uma maneira simples e fácil de monitorar e acompanhar as menções e interações dos seus seguidores com o conteúdo divulgado. Não esqueça de salvar a hashtag no seu programa de Twitter (echofon, tweetdeck, seesmic e etc.).

3 ) Você já ouviu falar na expressão “flood”? Pois bem, no mundo da internet, ela é usada quando uma pessoa passa a publicar diversas mensagens, uma em seguida da outra, provocando uma “enchente” na timeline dos outros usuários daquela determinada rede. E isso vale para o Twitter: cuidado para “flodar”, não encher a timeline dos seus seguidores com muitas mensagens seguidas e às vezes repetidas. Take it easy, my Bother Charlie.

4 ) Uma ótima maneira para se informar sobre as últimas novidades do mundo da social media é acompanhar eventos, palestras e debates que acontecem aos montes por todo o Brasil ao longo do ano.  Acompanhar muitos desses eventos de forma presencial é algo praticamente impossível, tendo em vista nosso cotidiano corrido e a nossa rotina no trabalho. Portanto, acompanhar a hashtag oficial desses eventos é um passo simples e uma forma de entrar em contato com os principais temas debatidos.  Busque pela hashtag oficial e acompanhe os melhores tweets. Se algo chamar muito a sua atenção, você já sabe por onde começar a estudar determinado assunto 😉

5 ) Interaja com seus seguidores, busque sempre o diálogo. Uma dica óbvia mas que as vezes escapa entre nossos dedos.

6 ) Não use o Twitter apenas como feed de posts do seu blog. Procure sempre divulgar outras notícias, novidades do seu segmento, curiosidades, informações interessantes e dicas de outras fontes também. Defina quais são seus objetivos dentro do Twitter e quais serão suas estratégias e táticas para alcançar tal meta. Para tanto, é importante, também, desenvolver conteúdo novo e diferente 🙂

7 ) Fique atento as políticas de boas práticas  e termos de uso do próprio Twitter. Pensando em fazer um concurso cultural usando o Twitter? Seja cauteloso no momento da definição da estrutura dessa ação para não infringir nenhuma cláusula que possa lhe causar problemas e dores de cabeça futuras.

8 ) Confira e analise qual é o melhor horário para você divulgar seus posts de acordo com o perfil da sua audiência. Talvez um horário bacana para o blog X não funcione tão bem para o blog Y. Tente monitorar e encontrar qual é o melhor momento, pois esse detalhe pode contribuir para o crescimento da sua audiência.

9 ) Escolha uma cover legal para o seu perfil. A cover/capa do seu perfil é como uma cartão de visita e pode/deve causar uma boa impressão para aquela pessoa que entra em contato pela primeira vez com você.

10 ) Não esqueça de habilitar o plugin “Tweet Button” do seu blog. É importante proporcionar essa facilidade para o leitor que gostou do seu post e gostaria de compartilhá-lo para seus seguidores no Twitter.

E você? Tem alguma dica bacana para otimizar o uso do Twitter para o perfil do seu blog?

Foto: Svilen Milev

________________________

Natalie Soares Ruano é publicitária, produtora de conteúdo digital e Diretora de Mídias Sociais da ABBV. Escreve no blog Sundaycooks com dicas de viagem e tecnologia.

Publicado em Criação de conteúdo Tags

3 COMMENTS

Cristina - posted on 17/12/2012 20:47
Reply

Queria saber mais sobre estes programas de twitter que foram mencionados. Como funcionam?

Camila Torres - Colecionando Imãs - posted on 08/11/2012 18:11
Reply

Tem muito blogueiro de viagem importante que não segue a regra 3… Já deixei de seguir alguns por entupirem minha tela!
Ainda não me liguei nesta história do horário… Mas faz sentido! Ontem divulguei um post meia noite e foi fraquíssimo! Vou prestar mais atenção nisso!

Fernanda Scafi - posted on 08/10/2013 22:58

Nossa, estou quase desistindo de seguir um importante tb, que está entupindo a minha! rs Que mania é essa de tweetar 10 vezes seguidas a mesma coisa?? rs

Deixe um comentário