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O que é o EdgeRank do Facebook e qual é a sua real influência?

BY: ABBV3 COMMENTS CATEGORY: Criação de conteúdo

Por Natalie Soares Ruano |

Você já ouviu falar nesse tal de EdgeRank? O Edgerank é um algoritmo criado pelo menino Mark Zuckerberg, que tem como principal propósito filtrar a enxurrada de conteúdo que é postado diariamente no nosso feed de notícias e só mostrar o que, de alguma forma, é avaliado como expressivo.

Quais são os fatores analisados por esse algoritmo? Basicamente ele leva em consideração três itens: afinidade, relevância e tempo.  Por isso, muitas vezes você acaba recebendo no seu feed poucas ou praticamente nenhuma notificação daquela determinada página que você deu like recentemente.

Mas afinal de contas, qual é a influência do EdgeRank no dia-a-dia da sua fanpage?

A justificativa oficial é que o EdgeRank foi implementado para nos ajudar a filtras o conteúdo relevante do conteúdo não tão importante assim. Portanto, provavelmente parte do que você publica na sua fanpage não será visualizado por todos os fãs que estão online naquele momento.

Algumas páginas têm solicitado gentilmente que o leitor altere as configurações de notificação da página para passar a receber tudo o que é postado. É uma possibilidade entre tantas outras 🙂

Entretanto, como todo algoritmo sempre existe margem para alguns questionamentos como: o Facebook fez isso para aumentar seu investimento em ADs e promoted posts? É bem provável, afinal ele precisa encontrar diversas formas de rentabilizar a plataforma e tentar disfarçar alguns escorregões na sua operação estratégica.

Algumas orientações básicas podem ajudar a melhorar o desempenho da sua página:

- Capriche nas imagens (mas não se esqueça de usá-las corretamente de acordo com a sua licença. Nada de kibe nas fotos alheias :P)

- Use estratégias de call to action.

- Estude quais são os horários mais adequados de acordo com a sua audiência. Talvez o horário que funcione bem para um blog, não dê tão certo para outro, por exemplo.

- Conheça muito bem o perfil dos seus leitores.

- Já pensou em começar a testar o Facebook Ads e a promover seus posts? Comece com uma verba bem reduzida só para você se habituar com essa parte da ferramenta e vá aumentando de acordo com o seu planejamento e a sua verba.

- Não deixe de devorar os dados do Insights.

Por fim, mas não menos importante, continue sempre estudando e fique atento às mudanças. O Facebook vive alterando a regra do jogo, afinal estamos na casa dele, não é mesmo? 😉 Também é importante elaborar um planejamento estratégico, mesmo que de maneira bem simples, para a sua página. Assim fica mais fácil acompanhar seu desenvolvimento e traçar objetivos para ela. 😉

Foto: Stock Xchng

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Natalie Soares Ruano é publicitária, produtora de conteúdo digital e Diretora de Mídias Sociais da ABBV. Escreve no blog Sundaycooks com dicas de viagem e tecnologia.

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3 COMMENTS

Rafael Daibs - posted on 21/03/2013 09:45
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Obrigado!

Mage Santos - posted on 25/02/2013 10:31
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Otimo post, Natalie!

Eu tenho sempre varias duvidas de como funciona o Facebook e ja tinha eprcebido, como fa de certas paginas, que as vezes ficava dias sem receber nada daquela pagina.
Teu post esclarece algumas duvidas, mas o Facebook ainda é um misterio para mim (como FanPage)
Obrigada pelas dicas

Karen Schubert Reimer - posted on 20/02/2013 18:45
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Muito obrigada pelas dicas!

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