Por Raphaella Aretakis | Enviada Especial da ABBV
A cidade de Holambra, na região de Campinas, interior de São Paulo, sediou nos dias 17 e 18 de maio, a 36ª Aviestur – Feira de Turismo do Estado de São Paulo. Em 6.500 m² do Espaço Ypê, foram abrigados mais de 120 expositores que receberam cerca de 4.200 visitantes, destes, 2.700 eram agentes de viagens. Durante a coletiva de imprensa, o presidente da Aviesp (Associação das Agências de Viagens Independentes do Interior do Estado de São Paulo), Marcelo Matera, afirmou que 23% da movimentação turística do Brasil é feita no interior do Estado de São Paulo. Já o vice presidente da entidade, Fernando Santos, discorreu sobre a expertise adquirida oriunda de duas visitas feitas à uma das principais feiras de turismo do mundo, a Fitur Madrid.
De fato, o conhecimento adquirido nessas viagens refletiu diretamente na realização da feira, que estava visivelmente organizada e bem distribuída. O vice presidente ainda reforçou o cuidado com a sustentabilidade – foi pedido à organização do evento a utilização de menos materiais na montagem dos stands e os expositores foram orientados a reduzirem o uso do papel.
Grandes destinos marcaram presença na 36ª Aviestur: Pernambuco – destino patrocinador do evento, Ceará e Mato Grosso do Sul, são alguns exemplos. Conventions, agências de viagens, redes hoteleiras, locadoras de veículos, empresas de câmbio e companhias aéreas compunham o mix de expositores.
Paralelamente à feira, as Arenas Multitemáticas do Turismo foram espaços bastante concorridos pelos agentes de viagens. Ali aconteceram oficinas de capacitação, apresentação de destinos e treinamentos para que os profissionais da área possam sempre oferecer o melhor e da forma mais correta para o público final.
Cristiano Placeres, gerente sênior de operações e mercado da Flytour, frisou em uma de suas participações nas arenas, a importância das redes sociais e da presença on-line. Segundo ele: “É necessário um mix de on-line e calor humano. Hoje a tomada de decisão não é feita mais somente pelo provedor da família. Todos têm participação e peso na hora de bater o martelo.”. E complementou: “O passageiro gosta do on-line, ele já chega à agência munido de informação.”.
Na tarde do sábado, segundo e último dia da feira, foi assinado um convênio entre a Aviesp e a Prefeitura de Campinas, visando engrandecer a região e incrementar o turismo não só de negócios, mas atrair o turista também durante os fins de semana.
Superando a edição anterior em 15% em público, a Aviestur se consagra como a grande feira de negócios do interior do Estado de São Paulo.
______________________
Raphaella Aretakis é autora do blog Rapha no Mundo e representou a ABBV na Aviestur a convite do evento.
______________________
Fotos: Raphaella Aretakis
Publicado em Comunicação ABBV, Eventos