Publicado em

Entrevista da Semana | Janelas Abertas

BY: ABBV0 COMMENTS CATEGORY: Blogueiros

Queremos que você descubra um pouco mais da história de cada um dos associados da ABBV e viaje melhor com as dicas bacanas que todos têm para oferecer! Na entrevista dessa semana você vai conhecer a blogueira Luísa Ferreira do Blog Janelas Abertas.

1. O que levou você a escrever um blog de viagens? E porque escolheu este nome?

Já escrevi pra o caderno de turismo de um jornal do Recife, colaborei com outros blogs de viagem e costumava mandar dicas e roteiros pra familiares e amigos. Quando soube que viria fazer mestrado na Espanha, percebi que essa era a desculpa que faltava pra criar o blog. O nome Janelas Abertas vem da ideia de que viajar é um exercício – superprazeroso – de se abrir pra o mundo.

2. Qual é o seu perfil como viajante, o que você busca quando pega a estrada?

Acho difícil definir um perfil específico; o que eu procuro é me divertir e me deslumbrar, seja como for. Não faço nenhuma questão de luxo, mas também não sou das viajantes mais hard core. Costumo me planejar bastante antes de cair na estrada, mas cada vez mais tenho me deixado levar pelos deliciosos imprevistos que (felizmente!) sempre aparecem.

3. Destaque três posts de que você mais gosta e conte-nos o porquê.

Gosto muito da série de posts sobre Lyon (http://janelasabertas.com/category/lyon/), cidade onde morei por dois meses e que conquistou meu coração,

e da série Histórias de Viajantes (http://janelasabertas.com/category/historias-de-viajantes/), que traz relatos inspiradores.

Também gosto do Voos e Laços (http://janelasabertas.com/2012/11/08/voos-e-lacos/), um post bem pessoal, porque acho que tem muito de mim nele e, como leitora, gosto de conhecer as pessoas que estão por trás das informações práticas.

Lyon, França

4. Qual dos destinos já publicados no blog virou campeão de audiência?

Na verdade, o post que lidera de longe em questões de audiência não é sobre um destino, e sim o primeiro da série sobre Bolsas de Estudo no Exterior (http://janelasabertas.com/2012/08/15/bolsas-de-estudo-no-exterior-como-comecar/). Depois dele vêm os outros da série, que focam em graduação, pós e bolsas pra jornalistas.

5. Na sua opinião, qual é o grande diferencial do seu blog?

Agora, morando em Valladolid, estou em um momento de aprendizado intenso, que tenho tentado refletir no blog. Por isso, além de me esforçar por produzir um material de serviço bem detalhado não deixo de lado os posts mais “reflexivos”.

6. Quando escreve um post você se preocupa com o leitor, com a audiência, com o Google ou fica focado no simples prazer de relatar e compartilhar?

Como viajante e leitora assídua de outros blogs do ramo, meu principal pensamento é bem simples: o que eu gostaria de saber antes de fazer essa viagem? O prazer de compartilhar é enorme, mas tento pensar sempre no que pode ser útil pra os leitores.

Salvador, Bahia

7. Como você cultiva sua comunidade de leitores, qual é sua relação com eles?

Acho que hoje em dia muita gente não tem mais o hábito de deixar comentários em blogs, mas fico feliz porque o Facebook e outras redes sociais cobrem essas lacunas. Considero que pra tudo na vida – não só viagens – a troca de experiências sempre é muito enriquecedora.

8. Por que você resolveu se associar à ABBV?

A criação da associação me parece um passo fundamental pra uma maior profissionalização de um setor que admiro, então não podia deixar de fazer parte desse momento. E é claro que a possiblidade de aprender com gente mais experiente na área me empolgou bastante!

9. Conte um mico ou perrengue de viagem?

O maior perrengue foi ter a bolsa roubada (com passaporte dentro) logo nas primeiras horas em Barcelona, em 2009. Fora o estresse e o prejuízo financeiro, perdi um bom tempo entre delegacia e consulado pra tirar outra via do documento e fiquei sem meu visto de estudante. Pelo menos a gente aprende com essas coisas, né? Desde então, só saio com o passaporte se for extremamente necessário, e sempre dentro da doleira.

10. Qual sua meta 2013 para o blog?

Aumentar a frequência de postagens e melhorar o relacionamento com os leitores.

Em Dublin, na Irlanda

Você acabou de conhecer a jornalista Luísa Ferreira. Ela é blogueira do Janelas Abertas.

Favorite já |  Janelas Abertas

Curta Luísa Ferreira no Facebook | Janelas Abertas

________________

Fotos: Luísa Ferreira

________________

Veja aqui as entrevistas anteriores com os associados ABBV!

Publicado em Blogueiros Tags

Deixe um comentário