Publicado em

Entrevista da Semana | De Garfos e de Quartos

BY: ABBV1 COMMENTS CATEGORY: Blogueiros

Queremos que você descubra um pouco mais da história de cada um dos associados da ABBV e viaje melhor com as dicas bacanas que todos têm para oferecer! Na entrevista dessa semana você vai conhecer os blogueiros  Pati Venturini e André Mazeron do Blog De Garfos e de Quartos.

Aruba- Caribe

1. O que levou você a escrever um blog de viagens? E porque escolheu este nome?
Tudo começou com a mania de escrever diários de viagem. Toda noite, no hotel, procurávamos descrever os fatos do dia, lugares visitados, pratos degustados, dicas e outros detalhes, alguns deles observações cotidianas simples. Também nos divertíamos comentando sobre as instalações e qualidade do atendimento em hotéis e restaurantes. Nenhum detalhe passava despercebido, e aí percebemos a riqueza de detalhes que constitui uma viagem e quanto material fomos acumulando. Também pareceu boa a ideia de contar as viagens de uma forma diferente para a família e os amigos. Aí criamos o blog e resolvemos dar a ele um nome divertido, De Garfos e de Quartos, uma alusão aos restaurantes e hotéis dos quais falaríamos, mas com muitos passeios no meio, sem dúvida.

2. Qual é o seu perfil como viajante, o que você busca quando pega a estrada?
Somos viajantes independentes. Na nossa primeira viagem à Europa contratamos uma agência de viagens e tivemos a surpresa de constatar que, com acesso à internet, conseguíamos encontrar hotéis e dicas melhores que os propostos por eles. Desde então, nós mesmos montamos nossos roteiros e cuidamos de todos os detalhes. Planejar é parte da diversão. Quando estamos num destino onde nunca fomos, gostamos de conhecer os pontos turísticos mas também sair um pouco do circuito e descobrir novos lugares, observar como as pessoas vivem.

3. Destaque três posts de que você mais gosta e conte-nos o porquê.
Em primeiro lugar, o post sobre Lauterbrunnen, um pequeno vilarejo suíço que foi um dos lugares mais surpreendentes que encontramos. Ele está situado num vale cercado por paredes gigantescas de pedra e uma incrível sequência de cachoeiras, com vaquinhas pastando em campos perfeitos e um silêncio raro de encontrar hoje em dia, e se tornou uma espécie de idealização do paraíso, difícil de esquecer. É muito bom quando podemos compartilhar uma experiência dessas.
Em segundo, a série de posts sobre Vail, um vilarejo de esqui no Colorado. Conhecemos a cidade no inverno e no verão e a paisagem muda completamente, é espetacular. Como esse adorável destino dos EUA ainda não é muito conhecido, adoramos poder trazer essa contribuição.
Por último, o post sobre o espetáculo Off-Broadway Sleep No More. Isso que nem estava nos planos fazer reviews desse tipo, mas esse tipo de programa pode enriquecer muito uma viagem. Tínhamos uma expectativa grande em ver esse espetáculo mas havia previsão de que ele encerrasse antes da nossa chegada à Nova Iorque, o que felizmente não aconteceu; ele se tornou um grande sucesso e ainda está em cartaz. Achamos a experiência incomum e interessantíssima e adoramos compartilhar. Hoje o post é bastante procurado pelos leitores e sabemos que mandamos alguns deles pra lá.

Jungfraujoch - Suíça

4. Qual dos destinos já publicados no blog virou campeão de audiência?
Definitivamente Gramado, o maior destino turístico do nosso estado. É curioso, pois conhecemos a cidade muitíssimo bem, mas talvez por isso mesmo não tenhamos um olhar turístico tão aguçado sobre lá. De qualquer forma, pretendemos aumentar o número de posts sobre a cidade esse ano.

5. Na sua opinião, qual é o grande diferencial do seu blog?
Contar histórias e relatar experiências fortemente embasadas em fotografia, uma grande paixão que nós temos, mesmo sendo fotógrafos amadores. Nossos posts são altamente ilustrados. Gostamos de inspirar as pessoas a conhecer um destino, mas dificilmente damos o serviço (como chegar, quanto custa) pois há blogs infinitamente melhores e mais completos nesse quesito.

6. Quando escreve um post você se preocupa com o leitor, com a audiência, com o Google ou fica focado no simples prazer de relatar e compartilhar?
O prazer de relatar e compartilhar, que atende uma necessidade nossa, mas sem esquecer das expectativas do leitor. Afinal, quem escreve quer ser lido e apreciado.

7. Como você cultiva sua comunidade de leitores, qual é sua relação com eles?
Entendemos o blog como um espaço social. Não faria sentido simplesmente disponibilizar conteúdo e não interagir com quem lê. O leitor que comenta está conversando, é valioso e se destacou da multidão, então nós conversamos com ele, sempre. Seja para responder uma dúvida ou agradecer um elogio ou contribuição.

8. Por que você resolveu se associar à ABBV?
Para fazer a coisa bem feita. A associação à ABBV dá maior credibilidade ao nosso trabalho e também nos possibilita conhecer melhor a blogosfera do país. Tem sido uma experiência extremamente rica conhecer tantos blogs diferentes e blogueiros sérios e competentes.

9. Conte um mico ou perrengue de viagem?
Aconteceu no Vale do Loire, na França. Na época, não tínhamos conseguido muitas informações sobre a visitação de um dia a partir de Paris. Então, viajantes independentes e cheios de coragem, simplesmente pegamos um trem e, chegando na cidade de Tours, alugamos um carro e saímos vale afora. Nos empolgamos tanto com o cenário que acabamos retornando tarde à Tours; já era noite e não conseguimos encontrar um posto para abastecer o carro antes da devolução na locadora. Rodamos por muito tempo até que desistimos, nos contentando em pagar o preço que a locadora quisesse pelo litro da gasolina. Quando chegamos à estação de trem, encontramos tudo escuro; o último trem para Paris já tinha saído há muito tempo! Tivemos que recorrer ao hotel Ibis mais próximo, sem uma única muda de roupa ou necessaire. As lentes de contato foram acomodadas em tampinhas de refrigerante... No dia seguinte, queríamos voltar o mais cedo possível para Paris, como se isso fosse amenizar nossa roubada. Trem em horário de pico... pagamos uma fortuna pelos bilhetes! Hoje sabemos que aquela região merece aos menos uns três dias, e com direito a hospedagem em castelo, que pode ser mais barato que hotel em Paris.

10. Qual sua meta 2013 para o blog?

Sempre esbarramos na questão do tempo, mas esse ano gostaríamos de fazer postagens mais frequentes, movimentar a conta no Twitter e criar uma fanpage no Facebook.

Château Vaux le Vicomte - França

Você acabou de conhecer a Engenheira Civil Pati Venturini e o Analista de Sistemas André Mazeron. Eles são blogueiros do De Garfos e de Quartos.

Favorite já |  De Garfos e de Quartos

Siga Pati Venturini no Twitter | @garfosequartos

________________

Fotos: Pati Venturini

________________

Veja aqui as entrevistas anteriores com os associados ABBV!

Publicado em Blogueiros Tags ,

ONE COMMENT

Pati Venturini - posted on 21/08/2013 00:06
Reply

Com algum atraso, gostaria de agradecer a atenção dispensada pela ABBV! Muito obrigada pela divulgação. Abraço!


Deixe um comentário