Publicado em

#ABBVnaABAV | Relações entre Agências e Blogs de Viagem, Mídias Sociais e Turismo GLS foram alguns dos temas na Vila do Saber

BY: ABBV5 COMMENTS CATEGORY: Dados do setor, Mercado

Por Fábio Pastorello | Enviado especial

A ABAV - Associação Brasileira de Agências de Viagens promoveu em 2013 a 41a. Feira das Américas, a maior feira de turismo das Américas. Além dos diversos destinos turísticos brasileiros e internacionais que apresentaram suas idades e paisagens, a feira também serviu como um ótimo fórum de troca de experiências e informações sobre o mercado do turismo.

Para isso, a ABAV contou com a Vila do Saber, um espaço com 12 salas onde ocorreram inúmeras palestras diárias. A programação era vasta, por isso infelizmente era difícil escolher no que participar em cada dia.

Vila do Saber, um espaço para troca de experiências

A primeira palestra foi da presidente da ABBV - Associação Brasileira de Blogs de Viagem. Sílvia Oliveira, também editora do blog Matraqueando, apresentou o "Manual de Boas Práticas entre Agências e Blogs de Viagem". A palestra procurou mostrar como o intercâmbio entre blogs e agências de viagem pode ser proveitoso, mas também procurou nortear esse relacionamento através de boas práticas.

Sílvia Oliveira, presidente da ABBV, fala sobre Boas Práticas entre Agências e Blogs de Viagem

Entre as boas práticas apresentadas estão respeitar a independência editorial do blogueiro, considerar o Código do Consumidor e incluir os blogs nos planos de mídia.

Os blogs são ótimas alternativas para investimentos publicitários, mas é preciso lembrar que, assim como em qualquer outra mídia, a opinião independente do blogueiro deve ser respeitada. A empresa deve estar preparada para receber críticas, mas principalmente interagir com o seu público através de comentários ou até mesmo criando um canal de contato.

Outro fórum interessante foi sobre "Estratégias Bem-Sucedidas nas Mídias Sociais", pela Alexandra de Sá Moreira, do Google.

Alexandra de Sá, do Google, dá dicas sobre mídias sociais

Alexandra procurou apresentar alguns aspectos importantes e boas práticas relacionadas a mídias sociais. Por exemplo, o entendimento do usuário e do que ele em geral compartilha pode ser um bom indicativo do que divulgar. As informações também devem ser utéis aos usuários, e não simplesmente um anúncio de produto. A empresa deve responder as questões de seus usuários, mas também sugerir e se antecipar a elas. Algumas ferramentas das mídias sociais foram destacadas, como o Hangouts do Google+ e o YouTube, hoje o 2o. maior canal de pesquisas da internet, só perdendo para o Google.

Finalmente, um outro debate interessante foi sobre Turismo GLS (ou GLBT). Representantes de turismo de Berlim, Viena, Santa Catarina e São Paulo falaram sobre suas iniciativas no sentido de promover esse segmento que está em crescimento. Rika Jean François, do ITB Berlin, citou que o incentivo do turismo GLS é um trabalho de responsabilidade social, mas também visa um mercado que cresceu 10% no último ano, enquanto o crescimento de todos os segmentos foi de apenas 3%.

Luciane Leite, da SPTuris, fala sobre práticas de turismo GLS em São Paulo

Thomas Roch, pesquisador do Community Marketing Inc., apresentou dados sobre os destinos preferidos dos gays e lésbicas (nos Estados Unidos, Nova York, São Francisco e Las Vegas são os campeões), mas também indicou que viajar é o 3o maior gasto dos gays brasileiros.

Houve também a participação da Marta Dalla Chiesa, representante da ABRAT GLS - Associação Brasileira de Turismo para Gays, Lésbicas e Simpatizantes, que apresentou dados como o tamanho do mercado GLS (5% a 6% da população ou 12 milhões de consumidores), volume de gastos (US$ 10 bilhões gastos em viagens) e comportamento (92% dos gays e lésbicas viajam com frequência). No Brasil, os maiores destinos são Rio de Janeiro, São Paulo, Florianópolis, Recife e Salvador.

Marta Della Chiesa, da ABRAT GLS apresenta dados do mercado GLS no Brasil

Além das palestras, circular pela Feira das Américas foi uma oportunidade de ter contato com diversos expositores, conhecer um pouco mais as opções de turismo e também uma ótima possibilidade de networking.

Veja algumas fotos do evento.

Fila da tapioca, oferecida pelo stand do estado da Paraíba

Dançarinos do Amazonas dão entrevista

Festa no stand de Santa Catarina

O cheiro do Pará é distribuído

As cores regionais do Sergipe

As simpáticas baianas dão o recado no stand da Bahia

___________________________________

Fotos: Fábio Pastorello

___________________________________

Fábio Pastorello é fotógrafo e editor de vídeos. Escreve no blog Viagens Cinematográficas onde conta seus roteiros de viagem, quase sempre com alguma influência cinematográfica, seja através dos locais de filmagem, vídeos no YouTube ou resenhas de filmes de viagem.

Facebook | www.facebook.com/viagenscine

Twitter | www.twitter.com/viagenscine

G00gle+ | Fábio Pastorello

___________________________________

Leia também:

#ABBVnaABAV | Turismo sustentável no Brasil: também um compromisso dos blogs de viagem?

ABBV participa da 41º Congresso da ABAV em São Paulo

Publicado em Dados do setor, Mercado Tags , , , ,

5 COMMENTS

#ABBVnaABAV | Feira das Américas: análise pós evento | ABBV | Associação Brasileira de Blogs de Viagem - posted on 07/04/2018 14:08
Reply

[…]  #ABBvnaABAV | Relações entre Agências e Blogs de Viagem, Mídias Sociais e Turismo GLS […]

Dany - posted on 28/04/2016 01:58
Reply

I do2;&#8n17/t what your budget is, but if the couple has a computer anything that is computer related like a Flash stick (which are cheap in the US), blank DVDs, etc are great gifts, since they cost a lot in CR. Something from your home town is a token of respect, exchanging cultures so to say. If you can afford it a good kitchen knife is always welcome, but you can not have it on a carry on if you are flying for the obvious reasons.

Vagner Lima - posted on 22/09/2013 02:18
Reply

Parabéns Pelo Artigo, Muito Bom!!

João Lucena - posted on 16/09/2013 20:22
Reply

Participei muito das feiras da ABAV e posso dizer que elas são fantásticas, e uma grande oportunidade de se fazer bons contatos para futuros negócios. Valeu, o seu post ficou muito bom!

Maria do Carmo Veras - posted on 16/09/2013 17:08
Reply

parabéns pela reportagem Fabio! Vc é o máximo bjs


Deixe um comentário