Publicado em

#ABBVnaABAV | Turismo sustentável no Brasil: também um compromisso dos blogs de viagem?

BY: ABBV0 COMMENTS CATEGORY: Criação de conteúdo, Dados do setor

Por Rafael Kosoniscs | Enviado especial

Cada vez mais ouvimos sobre sustentabilidade e a sua importância na sociedade, mas sabemos que o assunto está mais para um modelo de negócio do que para a preocupação real com o meio ambiente. Será que para o turismo devemos adotar a mesma fachada? Como anda a postura dos blogs de viagem sobre o assunto turismo sustentável?

Gostaria de enxergar que este tema já fosse compreendido por nós, principalmente os que tratam de ecoturismo, mas o que tenho lido e presenciado é que ainda estamos engatinhando e que quase nada sabemos do conceito de turismo sustentável.

O turismo responsável ou sustentável não é apenas se enfiar no mato e recolher o lixo do meio ambiente. A prática do turismo verde – que recebe também essa denominação – é realizada de forma que contribua para a valorização das populações locais e principalmente a preservação e propagação da cultura. O turismo sustentável tem a obrigação de promover ações que estimulem a conservação do meio ambiente e também o desenvolvimento socioeconômico das comunidades envolvidas. É preciso que o turista vivencie uma experiência única, mas também é necessário planejamento e ação.

Na ABAV 2013 – a Feira de Turismo das Américas, o ITB Berlin apresentou uma pesquisa global de como os turistas enxergam uma viagem sustentável, o resultado identificou 05 diferentes grupos:

1 – 33% enxergam que o turismo sustentável é composto pelos três pilares (ecológico, social e econômico), igualmente importantes;

2 – 25% veem o turismo sustentável de forma cética;

3 – 15% consideram os aspectos ecológicos mais relevantes para o turismo sustentável;

4 – 15% acreditam que a valorização da cultura é a parte mais importante do turismo sustentável, além da valorização dos produtos locais;

5 – 12% destacaram os aspectos sociais e econômicos como mais importantes.

O turismo sustentável não depende apenas do turista, mas também de atitudes ambientalistas, do governo federal e, sobretudo do interesse local de estruturar um projeto de turismo responsável. Alguns lugares do Brasil já estão dando os primeiros passos, por exemplo, a cidade de Bonito, situada no Mato Grosso do Sul e também o arquipélago de Fernando de Noronha, em Pernambuco.

Nos dias atuais ouvimos apenas o termo Ecoturismo, o que de certa maneira ajuda a preservar o ecossistema, mas quase sempre a iniciativa parte de empresas privadas, com fins lucrativos e que não exercem modificações na sociedade e na economia local.

Tanto o turismo sustentável quanto o ecoturismo possuem o objetivo de proteger a vida e manter a economia ativa, unindo responsabilidade e desenvolvimento. Se o turismo responsável é responsabilidade de todos, o bom entendimento do termo é essencial, principalmente para os formadores de opinião e para nós, blogueiros de viagem.

Cabe a nós incentivar essa prática de turismo, valorizar e indicar destinos que empregam o turismo sustentável, a fim de contribuir para o desenvolvimento local e socioeconômico do Brasil.

Artigo inspirado nas palestras da ABAV 2013:

Rika Jean-Francois – Head CSR, ITB Berlin

Viagem consciente – Gopinath Parayil, Fundador, The Blue Yonder

Turismo de Aventura – Jean-Claude Razel

Relatório de viagens ecológicas de 2013 – Thomas E. Roth – Presidente da CMI – Green

Fotos: Benjamin Earwicker (1ª) e Krayker (2ª) | Stock. Xchng

________________________________________

Rafael Kosoniscs é publicitário e blogueiro. Escreve no blog  Seu Mochilão, especializado em trekking e dicas de viagem independente.  

Facebook | www.facebook.com/SeuMochilao

Twitter | www.twitter.com/seumochilao

Publicado em Criação de conteúdo, Dados do setor Tags ,

Deixe um comentário