Publicado em

Entrevista da semana | Pé na Estrada

BY: ABBV3 COMMENTS CATEGORY: Blogueiros

Queremos que você descubra um pouco mais da história de cada um dos associados da ABBV e viaje melhor com as dicas bacanas que todos têm para oferecer! Na entrevista dessa semana você vai conhecer o blogueiro Altier Moulin do Blog Pé na Estrada.

Altier Moulin Pé na Estrada

1. O que levou você a escrever um blog de viagens? E porque escolheu este nome?

A vontade de escrever sobre viagens começou em 2008 quando um grupo de amigos decidiu viajar para destinos diferentes. Naquela época, éramos muito inexperientes e uma forma de trocar informações era escrever compartilhando tudo o experimentávamos durante aquelas férias. Assim, nasceu o blog que não durou muito tempo nesse formato. Depois disso, eu continuei viajando e escrevendo sobre minhas aventuras até que, no ano passado, eu resolvi profissionalizá-lo dando a ele um novo nome, um novo layout e revisando todos os textos e informações que já tinha escrito durante os quatro anos blogando.

O novo nome – Pé na Estrada – é, na verdade, algo que expressa o desejo que desde muito cedo cultivei. Ele é a tradução dessa vontade gigantesca de estar sempre em movimento, caminhando por terras novas e conhecendo pessoas de diferentes culturas.

2. Qual é o seu perfil como viajante? O que você busca quando pega a estrada?

Posso dizer que sou um viajante que se adequa bem a quase todos os destinos e situações. Claro que prefiro aqueles mais exóticos, que não são desejados por todos, mas que estão lá na minha lista dos sonhos de viagem. Definitivamente não sou um mochileiro – nada contra -, mas também não sou aquele viajante que paga caro para ficar em hotéis de luxo. Busco o meio termo. Como diria a Silvia Oliveira, é a economia com dignidade que fala alto. Assim, sempre que viajo, procuro estabelecer contato com os nativos, conversar, fazer programar juntos e ir além das atrações turísticas divulgadas para as massas.

3. Destaque três posts de que você mais gosta e conte-nos o porquê.

De uma forma geral gosto dos meus posts sobre o Egito, mas o Costumes e comidas do Egito, que faz um resgate de toda a experiência que vivi naquele incrível país é especial. O Paris a pé também tem seu charme, posso dizer. Ele é o resultado daquele trabalho gostoso de andar pelas ruas da Cidade Luz para descobrir tudo por si só, sem pressa, em paz.

O terceiro – que escolha difícil – vou arriscar no A história de Anne Frank, que fiz quando visitei a casa da menina judia morta nos campos de concentração nazista. Foi uma viagem introspectiva, reflexiva e que ainda hoje me chama a atenção para os terrores da guerra.

4. Qual dos destinos já publicados no blog virou campeão de audiência?

Sem dúvida, Paris. A cidade tem esse poder de chamar a atenção do mundo para sua história e beleza que é muito fácil entender. Basta visita-la.

5. Em sua opinião, qual é o grande diferencial do seu blog?

Tenho aprendido muito sobre blogar. Sempre procuro ser fiel aos meus sentimentos e experiências registrando tudo com clareza. Mas, acredito que o que chama atenção no blog é essa visão de que viajar para destinos pouco populares pode ser tão interessante – ou mais – quanto viajar para os destinos tradicionais. Tenho muito prazer de dizer que já cruzei Botsuana, que enfrentei manifestações no Egito, que almocei no meio do deserto de Uyuni, na Bolívia, e por aí vai.

Altier Moulin Pé na Estrada

6. Quando escreve um post você se preocupa com o leitor, com a audiência, com o Google ou fica focado no simples prazer de relatar e compartilhar?

Acho que escrevo pensando em todos e em tudo. Pelo menos eu tento. Meus leitores são muito importantes, mas eles querem ler aquilo que eu vivi de fato. Por isso, não omito informações ou avaliações, sejam elas positivas ou negativas. Tento escrever de uma forma que os leitores sintam-se envolvidos a ponto de viajarem comigo pelos textos, fotos e vídeos. Escrever para o Google também é importante, afinal de contas essas regras facilitam a vida de todos nós quando buscamos informações sobre um destino, produto ou serviço.

7. Como você cultiva sua comunidade de leitores, qual é sua relação com eles?

Tenho procurado estar acessível para os meus leitores nas redes sociais. Além disso, quando possível, estabeleço contato por email pois há dúvidas que são bem especificas. Eu aposto nessa relação de proximidade para fidelizar os meus leitores e tenho tido bons resultados.

8. Por que você resolveu se associar à ABBV?

Penso que a Associação é um espaço importante para o aprendizado e para a troca de informações, mas não apenas isso. Acredito que quando estamos organizados podemos nos posicionar melhor diante do mercado, criar regras e, assim, beneficiar a todos.

9. Conte um mico ou perrengue de viagem?

Micos e perrengues são comuns na vida de um viajante e é isso que nos faz ter histórias para contar. O mais recente – sim, são muitos – aconteceu em Robben Island, na África do Sul. Eu estava visitando a prisão onde Nelson Mandela e outros presos políticos forma mantidos durante o Apartheid e, em um minuto de desatenção, bati a cabeça em um poste que estava em um dos pátios. A pancada foi tão forte que todos olharam para mim. Envergonhado, dei um sorriso amarelo e fingi que não era nada. Em menos de dois minutos senti o sangue escorrer sobre a minha testa. Tirei a camisa e tentei conter o sangramento que não parava. Comecei a me desesperar – de leve – e pedi ajuda a umas senhoras que estavam naqueles grupos de terceira idade que costumamos ver pelos passeios. Uma delas me deu um absorvente para tampar sangramento e resolveu. Engraçado foi terminar o tour com aquele objeto estranho na cabeça.

10. Qual a sua meta 2014 para o blog?

Quero ampliar os acessos e criar uma forma de monetizar o blog. Ele não é mais um hobby, mas um trabalho, portanto tenho me dedicado a ele. Tenho algumas viagens planejadas para 2014 e espero que elas resultem em bons posts para o blog. Além disso, tenho feito encontros e palestras no Clube de Viagem, algo que quero divulgar e desenvolver mais!

Altier Moulin Pé na Estrada

Você acabou de conhecer o jornalista e blogueiro Altier Moulin. Ele é blogueiro do Pé na Estrada.

Favorite já | Pé na Estrada

Siga Pé na Estrada no Twitter | @blogpenaestrada

Curta Pé na Estrada no Facebook | Pé na Estrada

________________

Fotos: Pé na Estrada

________________

Veja aqui as entrevistas anteriores com os associados ABBV!

Publicado em Blogueiros Tags

3 COMMENTS

Bertie - posted on 28/04/2016 05:25
Reply

Tracey · Crafty Green Poet – So true! There really is;n#8217&t all that great a need to wear a wristwatch, especially in the city where you can normally find a clock of some description to help out. I suppose for a lot of people, wearing a watch is more about fashion and style than an actual practical tool.

Marcella Pacca - posted on 05/11/2013 16:47
Reply

Altier, ri muito com seu mico de viagem, mas faltou colocar uma foto dele aqui hein? heheehe
E Paris é sempre Paris, não é? Não adianta… aquela cidade é demaisss!
Ah, e adoro o seu instagram! =)
Bjs

Silvia Oliveira - posted on 21/10/2013 15:48
Reply

Ser “mochileiro” é um estado de espírito. Nunca viajei com mochila nas costas,mas arrastando minha mala de rodinhas. Com economia e dignidade, sempre! 🙂

Deixe um comentário