Publicado em

Entrevista da Semana | A Fragata Surprise

BY: ABBV2 COMMENTS CATEGORY: Blogueiros

Queremos que você descubra um pouco mais da história de cada um dos associados da ABBV e viaje melhor com as dicas bacanas que todos têm para oferecer! Na entrevista dessa semana você vai conhecer a blogueira Cyntia Campos do Blog A Fragata Surprise.

A Fragata Surprise - ABBV - Nafplio

O que levou você a escrever um blog de viagens? E porque escolheu este nome?

Por cacoete de jornalista, sempre escrevi diários de viagem bem detalhadinhos, com cara de reportagem. O problema era guardar tanto papel. O blog foi a maneira mais prática de organizar tudo sem entulhar a casa. Há cerca de três anos, resolvi torná-lo público, já que as informações poderiam ser úteis a outras pessoas.
Decidi chamá-lo de A Fragata Surprise em homenagem à HMS Surprise, dos livros do escritor irlandês Patrick O’Brian, narrativas das aventuras do Capitão Jack Aubrey e do médico, espião e naturalista Stephen Maturin. A série inspirou o filme O Mestre dos Mares, de Ridley Scott, com Russel Crowe. Desde criança, sou fascinada por histórias do mar.

Qual é o seu perfil como viajante, o que você busca quando pega a estrada?

Sou uma viajante desencanada. Viajo devagar e leve, sem correrias de compromissos e obrigações. Gosto de saborear cada lugar visitado. Meu estilo é de mochileira que gosta de conforto. Não exijo o hotelão, mas também não encaro quarto coletivo.
Acho que viagens são sempre a mistura de reencontros e descobertas. Viajando, vou ao encontro de minhas referências (o cenário de um livro, a rota de um personagem) e também descubro novos encantos. Curto muito História, Arquitetura e Arqueologia, portanto, é mais fácil me encontrar em um museu ou entre montinhos de pedras milenares que num shopping. E adoro o dolce far niente em frente a uma bela paisagem.

3. Destaque três posts de que você mais gosta e conte-nos o porquê.
Gosto muito da série sobre a Grécia, que ficou bem completinha e informativa, além de ter belas fotos — o mérito é do país, superfotogênico, não da fotógrafa.

Também curto muito a série sobre Cuba, por conta do estado de espírito absolutamente peculiar que me acometeu enquanto estava por lá, um misto de crítica e encantamento que resultou num diário de viagem carinhoso e mordaz.

Entre as postagens individuais, adoro A Lagosta Lisérgica, sobre a Sagrada Família, de Gaudi. Tinha acabado de visitar a igreja, sentei na praça em frente e rabisquei o post inteirinho, de um fôlego só. Acho que ele traduz muito bem o encantamento e a perplexidade que as linhas provocativas de Gaudi me despertaram.

4. Qual dos destinos já publicados no blog virou campeão de audiência?

Não é bem o destino, mas o enfoque: Viajar sozinha - Istambul sem neuras é uma compilação de dicas para mulheres que morrem de vontade de ir para lá e relutam em fazer a viagem sem companhia. A repercussão foi incrível, recebo montes de emails pedindo mais detalhes, informações. Fico feliz, pois vejo que as meninas estão cada dia mais animadas para embarcar na aventura das viagens solo.

A Fragata Surprise - ABBV - Istambul

5. Na sua opinião, qual é o grande diferencial do seu blog?

Creio que é a visão da mulher que viaja sozinha, completamente independente, sem pacote, excursão e até sem um roteiro muito engessado. Acho que meus relatos estimulam outras mulheres a fazer o mesmo, principalmente as mais maduras (eu tenho 52 anos).

Por falar em idade, acredito que esse é outro diferencial. A maioria das pessoas acha que viajar muito é privilégio dos muito ricos, que podem gastar à vontade, ou dos muito jovens, que topam as situações mais rústicas para estar na estrada. Eu não sou nenhuma das duas coisas e viajo bastante, sem passar perrengue nem estourar o cartão de crédito, nesse meu esquema “mochileira com conforto", que é mais atraente para quem já passou dos 40.

6. Quando escreve um post você se preocupa com o leitor, com a audiência, com o Google ou fica focado no simples prazer de relatar e compartilhar?

Acredito que quanto mais eu concentrar o meu relato na minha experiência, mais útil ele será. Sem o prazer da narrativa, os blogs de viagem virariam versões mais limitadas dos guias, que são utilíssimos, mas impessoais e generalistas. Tento oferecer ao leitor as mesmas informações que eu procuro nos blogs quando estou preparando uma viagem: dados objetivos, informações práticas e as minhas impressões pessoais. Creio que a audiência é consequência.

7. Como você cultiva sua comunidade de leitores, qual é sua relação com eles?
A Fragata já tem um público fiel (pouco mais de 30% das visitas diárias ao blog são de returning visitors), mas não é, nem se propõe a ser, um blockbuster. Isso me permite responder às leitoras (a julgar pelas mensagens, elas são a maioria esmagadora da audiência) de um jeito bem pessoal. Sou bem militante no incentivo às mulheres que querem viajar sozinhas. Quando vou viajar, gosto de encontrar informações nos blogs que acalmem as minhas inseguranças em relação ao destino e tento oferecer a mesma coisa às leitoras.

8. Por que você resolveu se associar à ABBV?

Porque acho importante a organização, isso coloca os blogueiros de viagem em outro patamar para dialogar com os demais atores do segmento de viagens. É muito melhor ter uma postura e uma política mais pactuada, atuar como um coletivo.

9. Conte um mico ou perrengue de viagem?
Eu sou muito distraída, então, sempre pago uns miquinhos. Em Cartagena, estava tão encantada, fotografando o casario colonial que caí dentro de um bueiro. Mas perrengue mesmo foi ter a carteira roubada na muvuca do Reveillon, no Bairro Gótico de Barcelona.

10. Qual sua meta 2014 para o blog?

Quero continuar contando boas histórias e, para isso, preciso viajar bastante. Curaçao, Inglaterra e Andaluzia são os destinos já agendados no exterior. Também estou ansiosa para descer a Serra do Mar de trem, de Curitiba a Paranaguá, e para visitar as ruínas das Missões Jesuíticas.

A Fragata Surprise - ABBV - Rodes

Você acabou de conhecer a jornalista Cyntia Campos, blogueira do Blog A Fragata Surprise.

Favorite já | A Fragata Surprise

Siga a Fragata Surprise no Twitter | @cyntia_campos

Curta a Fragata Surprise no Facebook | A Fragata Surprise

________________

Fotos: a Fragata Surprise

________________

Veja aqui as entrevistas anteriores com os associados ABBV!

Publicado em Blogueiros Tags

2 COMMENTS

Cristina Rosa - posted on 15/11/2013 11:34
Reply

Adoro o blog da Cyntia, tem um relato muito bonito, leve e poético. Também adoro seguir ela no Instagram, com fotos lindas de Brasília. Me fez ter uma outra visao da cidade.

beijo

jorge fortunato - posted on 11/11/2013 17:35
Reply

Descobri o blog da Cyntia através de um grupo no Facebook e está entre os meus favoritos. Ótimos textos e detalhes importantes para uma boa viagem!


Deixe um comentário