Para marcar os dois anos de sua fundação, a ABBV, Associação Brasileira de Blogs de Viagem, escolheu lançar a campanha “Plágio não é legal! Respeite o blogueiro”, iniciativa que chama atenção para um problema que perturba cotidianamente os blogueiros de viagem: a cópia não autorizada do seu trabalho.
A ação disponibiliza um selo que pode ser usado pelos blogueiros como avatar nas redes sociais, como ilustração em posts sobre o assunto ou mesmo como “banner”.
“Infelizmente é muito comum que textos fotos ou vídeos originais publicados pelos blogueiros de viagem sejam usados indevidamente por empresas, veículos da mídia tradicional e até mesmo outros blogueiros do segmento. Em vários casos, a cópia é integral. Alguns realmente não sabem que estão violando a Lei do Direito Autoral, outros fazem de má fé”, afirma Silvia Oliveira, presidente da ABBV. A Lei do Direito Autoral prevê que somente um trecho da obra original pode ser reproduzido, desde com citação da fonte e sem intuito de lucro.
A campanha “Plágio não é legal! Respeite o blogueiro” tem como objetivo alertar o mercado para o fato de que o conteúdo original dos blogs de viagem (textos, fotos e vídeos) está protegido pela Lei do Direito Autoral (LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998). Em outras palavras, o blogueiro que publica um post original em seu blog tem seus direitos autorais garantidos em lei da mesma maneira que um autor de livros, um compositor, um letrista ou um artista plástico.
“Existe a crença errônea de que “se está na internet não é de ninguém”. Isso não é verdade. Queremos que o mercado entenda que o blogueiro de viagem investe dinheiro e tempo na produção de conteúdo original e esse trabalho precisa ser respeitado e valorizado”, enfatiza Silvia.
A ABBV destaca que empresas e veículos da mídia tradicional que precisam de material sobre viagens podem contratar blogueiros que atuam como produtores de conteúdo.
Além de alertar as empresas do segmento, a campanha “Plágio não é legal! Respeite o blogueiro” visa também orientar os próprios blogueiros de viagem. A Associação reforçará junto a seus associados a distribuição de informações sobre como proceder quando tiverem seus conteúdos copiados. Ao mesmo tempo, investirá também na divulgação da Lei do Direito Autoral, ajudando os blogueiros, por exemplo, a citar corretamente o trabalho de outros colegas.
Com essa campanha, a ABBV atende às suas principais missões – a defesa da ética no segmento e a valorização do trabalho dos blogs de viagem.
Publicado em Comunicação ABBV, Mercado