Publicado em

Entrevista da semana | Retalhos do Mundo

BY: ABBV0 COMMENTS CATEGORY: Blogueiros

Queremos que você descubra um pouco mais da história de cada um dos associados da ABBV e viaje melhor com as dicas bacanas que todos têm para oferecer! Na entrevista dessa semana você vai conhecer a blogueira Angelina Fontes do Blog Retalhos do Mundo.
Chicago - USA

  1. O que levou você a escrever um blog de viagens? E porque escolheu este nome?

Digo que sou jornalista por profissão e viajante por paixão. E, sempre que eu viajo, várias pessoas me procuram pedindo dicas, ajuda para montar roteiros, querendo saber como foi, etc... Daí, surgiu a ideia de unir o útil ao agradável: escrever sobre minhas experiências e compartilhá-las com quem tiver interesse em conhecê-las! Decidi, então, criar o blog, espaço que serve também para guardar minhas lembranças.

Escolhi o nome Retalhos do Mundo, pois, queria um título que demonstrasse como me sinto a cada local que visito. É como se estivesse costurando pedaços, no caso, as cidades, e formando um todo, no caso, o mundo! Assim ficou: Retalhos do Mundo!

  1. Qual é o seu perfil como viajante, o que você busca quando pega a estrada?

Acho que não tenho um perfil muito bem definido. Gosto de tudo: praia, mato, montanhas, cidades cosmopolitas, cidades de campo. Para viajar sou bem eclética. Meu desejo é conhecer tudo! Só me chamar que eu vou.

Sempre que viajo, procuro conhecer os pontos turísticos, claro, aqueles que as pessoas dizem assim: ir a Paris e não subir na Torre Eiffel é como não ir a Paris. Concordo plenamente. Mas faço um adendo: não acho legal ficar preso em roteiros pré-definidos. O mais bacana de qualquer viagem é ir além do óbvio, conhecer o dia a dia de quem vive ali, os locais frequentados pelos habitantes da cidade, os pontos menos habituais Ficar perdido é uma delícia. A gente sempre conhece bem mais do que o esperado e sempre nos deparamos com surpresas mais do que bem vindas, a cereja do bolo daquele tour.

  1. Destaque três posts de que você mais gosta e conte-nos o porquê.

Adoro o post de Toronto, pois, além de contar sobre uma cidade que me surpreendeu, ele me traz um sentimento tão bom. Me traz as memórias de cada segundo passado naquela linda cidade. Fiz o post de forma bem completa e fiél ao que vivi nos dias em que estive por lá e ilustrei com bastante imagens.

Também adoro o post São Paulo pela São Silvestre, porque ele foge um pouco do óbvio. Essa não foi uma viagem turística e, sim, única e exclusivamente com o objetivo de correr a São Silvestre (explico: a corrida é minha segunda grande paixão. Só perde para as viagens). Então, com um trajeto tão lindo, pelo centro de Sampa, decidi contar um pouco da experiência de correr essa prova famosa mundialmente e, ainda, destacar os locais pelos quais passamos no trajeto.

Por fim, o meu favorito: o que conto dos meus primeiros dias em Londres, a cidade do meu coração. Morei lá por seis meses e, nos três primeiros dias foi um terror... achei que não aguentaria ficar lá e pensei em ir embora. Mas fui persistente e depois não queria mais voltar. Está aí um lugar em que eu gostaria de morar para sempre! Esse post me traz uma nostalgia sem fim!

  1. Qual dos destinos já publicados no blog virou campeão de audiência?

O campeão de audiência foi o post Las Vegas das luzes e dos jogos! Aliás, ótima pedida para quem gosta de agito, curtição, casamento, compras e, claro, para os muito bem dotados de sorte!

  1. Na sua opinião, qual é o grande diferencial do seu blog?

O diferencial é que eu conto as minhas experiências. Foco somente naquilo que eu visitei e conheci. Locais que tenho propriedade para falar, devido à minha passagem por ali. Não busco informações sobre o que é bacana na cidade e descrevo, caso não tenha ido a este lugar. Minha ideia é dar a minha opinião e contar como foi.

dscn8829

Sobre os locais que ainda não visitei, deixo a cargo de leitores contarem a experiência deles. Para isso, no blog existe o espaço “De carona”, onde eles relatam sobre determinada viagem ou local que visitaram.

  1. Quando escreve um post você se preocupa com o leitor, com a audiência, com o Google ou fica focado no simples prazer de relatar e compartilhar?

O leitor está sempre em primeiro lugar no roll de preocupações. Preocupo se eles vão gostar, se o texto não vai ficar cansativo, se eles têm interesse em saber sobre um ou outro detalhe. Sempre! O leitor é o principal foco dos meus textos. Mas também existe um enorme prazer em relatar meus momentos, pois, como eu disse anteriormente, é uma forma de guardar minhas lembranças.

Como o blog é relativamente novo e ainda tenho muitos posts listados para escrever, não cheguei ao ponto de me preocupar com audiência ou Google. Isso está começando a chamar minha atenção agora. Mas ainda preciso adquirir muito conhecimento para me preocupar com estes pontos. Ainda são planos.

  1. Como você cultiva sua comunidade de leitores, qual é sua relação com eles?

A principal forma de cultivar minha relação com os leitores é por meio das redes sociais do Retalhos do Mundo. Mantenho uma página no Facebook, onde sempre posto algumas fotos-legendas, mensagens sobre o prazer de viajar e, claro, divulgo os posts novos no ar. Também tenho um perfil no Instagram, lincado com o facebook e com o próprio blog, no qual posto fotos de locais que visitei e chamadas para as novas postagens.

Além disso, mantenho canal aberto com eles por e-mail e para comentários no blog e sempre tento responder o mais rápido possível.

Recentemente, fiz também uma promoção para comemorar 1 ano do Retalhos do Mundo. Sorteei, pela página no Facebook, um Guia 4 Rodas Brasil 2014. É uma forma de prestigiar os leitores e agradecer pela audiência!

  1. Por que você resolveu se associar à ABBV?

Em primeiro lugar, para me inteirar mais sobre o segmento dos blogs de viagem, trocar ideias, conhecer melhor o mercado e as possibilidades, pois, vou ser bem sincera, ainda me considero leiga no assunto e tenho muito o que aprender.

E, em segundo lugar porque é sempre bom ter uma associação que atua em nosso favor, que nos defende, instrui e ajuda a divulgar o nosso trabalho.

  1. Conte um mico ou perrengue de viagem?10. Qual sua meta 2014 para o blog?

Ixi! Foram tantos! Mas me lembrei de um ótimo.

Estávamos eu e minha mãe chegando em Veneza, em pleno carnaval veneziano. A cidade lotada desde a estação de trem até cada gôndola e barco que passava pelos canais.

Saímos da estação e fomos pegar o vaporeto (espécie de “ônibus aquático”) que nos levaria até o nosso hotel. Então, vi a pequena ponte que dava acesso aos vaporetos. Andamos pela ponte e entramos no vaporeto. Ele estava lotado e ficamos de pé, no centro, esperando sua partida. Esperamos, esperamos e nada. Então, cheguei a sair e perguntar para uma senhora se ela sabia a que horas ele partiria. Ela me respondeu: assim que ele chegar, ele já sai imediatamente.

“Oi??? Assim que ele chegar? Como, se já estamos nele há um bom tempo?”, me perguntei, ao mesmo tempo em que já começava a rir de nós duas. Estávamos paradas sobre a plataforma de embarque, crentes que ela já era o vaporeto. Pouco tempo depois, chegou o grande barco, que nos levou ao nosso hotel.

img_5779

Você acabou de conhecer a jornalista Angelina Fontes do Blog Retalhos do Mundo.

Favorite já | Retalhos do Mundo

Siga Retalhos do Mundo no twitter: @angelfontes

Curta Retalhos do Mundo no Facebook: Retalhos do Mundo

________________

Fotos: Retalhos do Mundo

________________

Veja aqui as entrevistas anteriores com os Associados ABBV!

Publicado em Blogueiros Tags

Deixe um comentário