Por Fernanda Castelo Branco - Blog Vontade de Viajar - | Especial para a ABBV
O turismo é uma indústria feita de nichos - são muitos os perfis de viajantes, cada um com seus hábitos de consumo e suas motivações. Enquanto o mercado brasileiro já tem olhos nos turismos de aventura, de luxo, de família, de negócios... um outro segmento começa a mostrar seu potencial: o turismo na terceira idade.
Marília Borges, pesquisadora do Euromonitor, debateu o tema em palestra na WTM Latin America, maior evento de turismo na América Latina, realizado de 4 a 6 de abril em São Paulo.
Comum na França e nos Estados Unidos, o turismo na terceira idade surge agora na América Latina como tendência que acompanha o envelhecimento populacional na região. Até 2020, o número de turistas latino americanos com mais de 50 anos terá crescido 40% em relação a 2010, chegando a quase 90 milhões.
Do ponto de vista comportamental, vemos atualmente uma resignificação do que é ser velho - não apenas pelo aumento da qualidade de vida mas também pela dinâmica social. Hoje, a classificação "a partir de 50 anos" chega a causar estranheza.
Marília destaca que, com as economias de uma vida inteira de trabalho e a maior disponibilidade de tempo, aposentados de classe média e alta têm possibilidade de viajar mais de uma vez por ano. "São um público interessante para movimentar destinos na baixa temporada - além de ter disponibilidade e aproveitar os melhores preços, preferem evitar as aglomerações e filas", comenta a pesquisadora.
Os idosos também costumam motivar que outros membros da família viajem como acompanhantes, o que torna este público ainda mais interessante.
Para destinos, atrações e serviços que querem investir no segmento, é importante observar a facilidade de
acesso e circulação, além da diversificação de atividades oferecidas - sem, no entanto, se deixar levar pelos antigos estereótipos.
Mas ainda que a pesquisa aponte que esses clientes valorizam o atendimento presencial, acredito que seja um mercado promissor também para sites e e-commerces.
O uso do Facebook chega a 90% entre usuários acima de 55 anos na América Latina, segundo dados divulgados em março pela ComScore. Eles já estão conectados e isso inevitavelmente se refletirá em mudanças no comportamento de compras online, hoje ainda dependente do auxílio de parentes mais jovens.
Os empreendedores digitais que apostarem em conteúdo direcionado e sites com recursos de acessibilidade e usabilidade facilitada verão os resultados.
Fernanda Castelo Branco é autora do blog Vontade de Viajar e faz parte da equipe da ABBV na cobertura da WTM Latin America 2017.
Publicado em Dados do setor, WTM Latin America
2 COMMENTS
Walter Fernandes Leite - posted on 01/06/2018 16:31
ReplyValeu a postagem, parabéns. Nosso blog está focado nesse nicho de mercado, Terceira Idade ou Melhor Idade e ainda, em 2018, estaremos iniciando as principais melhorias da página e principalmente, na questão de conteúdos.
ABBV - posted on 08/06/2018 15:54
Obrigado pela mensagem, Walter! Muito legal saber que estão investindo em melhorias no blog. O trabalho de vocês é ótimo e com certeza esse é um nicho em que vale apostar! 🙂