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Influenciadores digitais no turismo: a visão da WTM

BY: Fernanda Castelo Branco4 COMMENTS CATEGORY: Mercado, WTM Latin America

Por Fernanda Castelo Branco | Blog Vontade de Viajar

A WTM Latin America é um dos maiores eventos do setor de turismo no Brasil e recebe todos os anos centenas de blogueiros e criadores de conteúdo digital especializados em viagem. A relação das empresas do setor com esses profissionais é uma questão importante no evento, que vem adotando novos formatos para acompanhar as mudanças de cenário.

Uma das novidades da edição 2018 da WTM Latin America foi a criação de uma sala de trabalho para Digital Influencers, análoga à sala de imprensa que recebe jornalistas. Outra foi o novo modelo da sessão de Speed Networking, que até ano passado era reservada para veículos da imprensa e blogs, e este ano passou a incorporar também instagrammers e youtubers.

A equipe da ABBV entrevistou Thais Del Ben, Gerente de Marketing da WTM Latin America, para debater como iniciativas como essas impulsionam o relacionamento a longo prazo entre os players do mercado, a visibilidade das marcas e a concretização de futuros negócios.

Thais Del Ben - gerente de marketing WTM Latin America
Thais Del Ben, Gerente de Marketing da WTM Latin America - Foto: Evandro Monteiro

Como você vê o papel dos blogs atualmente e sua influência no turismo?

No mundo atual, em todos os segmentos econômicos, é inegável que o acesso à informação (muita informação) abre portas para novos comportamentos, tendências e opiniões. Abre a nossa cabeça para novas possibilidades e oportunidades. Não há como sustentar para sempre a mesma maneira de se comunicar e consumir informação com tantas mudanças acontecendo a cada segundo.

As mídias tradicionais continuam relevantes, mas se somam a outros formatos adaptados a esses novos comportamentos. Este cenário não poderia ser diferente no turismo. Pelo contrário, pelas características desta indústria, que movimenta mais de 50 setores econômicos, os blogs tem uma contribuição ao desenvolvimento do setor. Eles preenchem uma vertente do público que é aventureiro por natureza, amantes de viagens com um novo comportamento de consumo.

Além disso, por se tratar de um tema que é bem recebido por praticamente todas as comunidades com acesso à internet, os blogs de viagens tomaram proporções incríveis e uma relevância inquestionável para o setor. Os profissionais do turismo e os consumidores só têm a ganhar com o conteúdo que os blogueiros de viagens trazem.

WTM Latin America 2018 - Palestra Carolina Haro Phocuswright - ABBV
Transformação digital foi tema de diversas palestras na programação da WTM

Que movimento motivou a criação de um espaço dedicado para Digital Influencers no evento?

A WTM Latin America acompanha a movimentação do mercado e traz para os profissionais do turismo os dois lados da moeda com conteúdo transformador e participação de todos os players do mercado. Nós sempre olhamos para o influenciador como parte importante da difusão profissional de nossa indústria – e chegou o momento deste profissional ter seu espaço ampliado, com mais voz e luz.

Assim como recebemos, de braços abertos, jornalistas de veículos de diferentes mídias (rádio, TV, jornais, revistas, agências de notícias e sites), de várias editorias (economia, negócios, tecnologia, turismo e gastronomia, entre outros), e portes (veículos customizados, grande imprensa, jornais de bairro locais e regionais, veículos internacionais), recebemos os influenciadores digitais. Cada um tem o seu papel de contribuição para o setor do turismo, pois cada um atende as necessidades de um público específico, B2C e B2B.

O crescimento natural deste segmento está espelhado no crescimento do espaço que passamos a oferecer a partir desta edição. O espaço que criamos foi para atender de maneira confortável a uma demanda cada vez mais expressiva de influenciadores digitais no evento. A WTM Latin America sempre busca alternativas para trazer, não só conhecimento e negócios aos seus participantes, mas uma experiência positiva. Queremos que todos se sintam bem-vindos.

WTM Latin America 2018 - Espaco Digital Influencers
Espaço Digital Influencers sendo montado na WTM Latin America

Qual a importância da sessão de Speed Networking com mídia e bloggers na WTM? Fale também sobre a extensão para influenciadores digitais que atuam com outras plataformas (Youtubers, Instagrammers etc).

A WTM Latin America vai muito além de estandes e metro quadrado. Somos consultores de nossos clientes e abrimos as portas para oportunidades, às vezes impensáveis. Consideramos que os negócios e o ROI de uma empresa acontecem não somente entre compradores e vendedores, mas também através da exposição da marca, das relações públicas e do relacionamento com formadores de opinião.

As sessões de Speed Networking são uma oportunidade de colocar a mídia e os expositores da WTM Latin America em contato de uma maneira dinâmica, eficiente e objetiva. Depois de quatro edições no modelo “Meet The Media & Bloggers”, atendemos a demanda de trazer o Speed Networking para influenciadores digitais, não somente blogueiros, mas youtubers e instagramers também, considerando a importância e relevância das diferentes plataformas para os vários perfis de audiência.

Os influenciadores de outras plataformas atendem a um novo comportamento, a um novo nicho. Por isso, devem ser considerados nas estratégias de marketing e comunicação como forma de potencializar a divulgação do evento, bem como das marcas expositoras.

wtm meet the media 2016
Sessão Meet the Media na WTM 2016

Que recomendação você dá para marcas que querem aproveitar o potencial do relacionamento com blogueiros/influenciadores para ampliar sua presença digital?

A primeira sugestão é que as empresas que ainda não dão atenção a este importante segmento da comunicação e relacionamento entre marcas e públicos estudem e reconheçam o papel dos influenciadores no mercado e os respeitem como tal. Os consumidores recorrem a blogs, vídeos e artigos de experiências vividas pelos influenciadores para decidirem suas viagens.

As marcas e os influenciadores tem muito a ganhar, mas deve haver um relacionamento saudável e de mútuo respeito. A troca de informações, dicas e experiência vindas de um bom relacionamento entre as partes não tem preço.

Além disso, é importante que as marcas tenham muita clareza de seus objetivos ao envolver ou se aproximar dos influenciadores. Uma boa estratégia de marketing digital deve ser elaborada e estar alinhada com os valores e missão da empresa, dessa forma as marcas conseguirão ser assertivas em suas ações com os influenciadores para trazer bons resultados a longo prazo.

É preciso conhecer os públicos, saber como se quer ser visto por seus clientes, reconhecer seus pontos fracos e fortes, criar uma rotina de trabalho nas redes sociais, planejar suas atividades. A escolha dos influenciadores baseada em critérios também é algo muito importante, pois deve estar alinhado com essa mesma estratégia de marketing digital.

WTM - Blogs associados da ABBV na WTM 2017
Blogueiros associados da ABBV na WTM 2017

Que fatores você observa ao selecionar um blog como parceiro ou como convidado para um evento ou press trip?

Esta não é uma resposta simples mas, de modo geral, nós fazemos uma análise da qualidade do conteúdo apresentado pelo blogueiro e do engajamento dos usuários. O conteúdo do blog deve estar alinhado com seu produto e/ou serviço e com a estratégia de marketing das organizações que com ele se relacionam. O profissionalismo, comprometimento e seriedade do blogueiro também deve ser levado em consideração, e isso, muitas vezes, pode ser perceptível ao ler ou acompanhar um blog de viagem.

No nosso caso, esse alinhamento leva em conta toda a proposta da WTM. É uma tarefa difícil e que envolve profissionais do Brasil, nosso time de Londres e o suporte de nossa agência de Relações Públicas. Por tudo isso, a seleção dos parceiros influenciadores digitais pode se alterar de um ano para outro, a depender do perfil e necessidades dos nossos expositores e visitantes.

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Leandro - posted on 15/01/2019 07:54
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Oi Fernanda! Gostaríamos de saber como se associar. Somos uma plataforma de viagens alimentada por jornalistas do mundo todo. Começamos há pouco tempo e estamos a todos vapor! Dá uma olhada nas redes de @jornalistaspelomundo . Como entramos em contato direto? Fico no aguardo! Abs

Fernanda Castelo Branco - posted on 15/01/2019 16:44

Oi, Leandro
Legal! Valeu pelo interesse 🙂

Podem se associar à ABBV representantes pessoas físicas de blogs de viagem que produzam conteúdo autoral sobre qualquer parte do mundo em português, ou sobre o Brasil em qualquer idioma, desde que sua atuação esteja de acordo com o Código de Ética da ABBV.

Você pode ler nossa seção de perguntas frequentes e preencher o formulário de inscrição aqui mesmo no site.

Um abraço e sucesso para o projeto de vocês!

Conceição Contin - posted on 05/07/2018 15:59
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Fernanda,
Gostaria de obter uma relação com nomes e contatos de blogueiros de turismo.
Como posso ter acesso a essa relação.
Vamos divulgar um assunto do Mabu Thermas Grand Resort, localizado em Foz do Iguaçu.Há um gasto para obter esta relação?

ABBV - posted on 08/07/2018 16:21

Oi, Conceição!
Você pode consultar a lista de blogs associados aqui no site, mas a ABBV não está autorizada a divulgar os dados de contato. Caso tenha interesse em realizar uma ação especial para blogueiros ou uma parceria, entre em contato.
Abs e obrigado


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