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6 aprendizados da Travel Conference 2019 (+ bônus)

BY: Guilherme Tetamanti0 COMMENTS CATEGORY: Eventos, Mercado

A Travel Conference acabou e ainda estou celebrando tudo o que aconteceu não só naquele palco incrível 360º montado no Esporte Clube Pinheiros, como ao redor dele. O evento aconteceu entre os dias 4 e 6 de outubro e reuniu mais de mil inscritos, 20 palestrantes, painéis com os maiores especialistas em viagens e gente do Brasil inteiro, com alguns inscritos até de Portugal e do Peru!

A Travel Conference é o primeiro evento no Brasil voltado para promover o networking entre criadores de conteúdo e profissionais tomadores de decisões no mercado do turismo. Em seu segundo ano de realização, provou que produzir conteúdo de viagem é uma tendência do mercado e, como tal, precisa de conferências como essa para nortear o setor.

Foram 3 dias intensos de compartilhamento, aprendizado e desenvolvimento de boas práticas para monetizar blogs e redes sociais de viagem e gerar resultados concretos para os investidores no setor.

O que mais escutei durante e pós-evento é sobre uma explosão de ideias e novos projetos fomentados a partir desse encontro. Sem dúvida, cada participante saiu com grandes lições da Travel Conference. Mas, em especial, gostaria de destacar 6 aprendizados da Travel Conference 2019:

  1. É preciso profissionalizar
  2. É importante definir um nicho de atuação
  3. Trabalhar com marcas é possível
  4. Delimitar estratégias é parte do caminho
  5. Trade e blogs se complementam
  6. Network é uma ferramenta importante
  7. Acredite nos seus sonhos e trabalhe duro [bônus]

1. É preciso profissionalizar

Durante algum tempo, algumas pessoas acreditaram que para tornarem-se blogueiros ou instagrammers de viagem era preciso apenas cultivar carimbos no passaporte e nada mais. Acontece, que já se foi o tempo no qual uma foto bonita e um feed combinado era suficiente.

É preciso profissionalizar o setor. E como isso acontece? Investindo em cursos, workshops e participando de grandes eventos como a Travel Conference e outras feiras e encontros relevantes. 

Ainda sobre profissionalização, a Travel Conference trouxe também uma discussão com Anderson Hernandes, da Tactus Contabilidade; sobre a regularização do trabalho do produtor de conteúdo sob a luz dos aspectos legais e práticos de atuação no mercado.

Além disso, muito se discutiu sobre novas técnicas e como empregá-las para fazer o melhor trabalho possível. Ficou claro que, para conseguir um crescimento consistente, é essencial usar ferramentas para automatizar e mensurar audiência, ganhos, perdas.

Todo esse trabalho é exaustivo e exige conhecimento profundo, como salientaram alguns dos palestrantes como Zé Alcorta, da Panrotas; Tony Ventura, especialista em Novas Tecnologias; e Matheus Tomoto, que coleciona passagens por Harvard University, MTI, ONU e Stanford University.

2. É importante definir um nicho de atuação

Uma das palestras mais concorridas da Travel Conference 2019 foi da Ana Tex, que possui 13 anos de experiência em Marketing Digital e é autora de Treinamentos de Marketing Digital. Na sua fala, ela fez questão de lembrar que todos os mais de mil participantes do evento eram produtores de conteúdo de viagem, porém é preciso ter um nicho mais específico para alcançar o sucesso.

Na prática, isso significa que um dos aprendizados da Travel Conference 2019 é: escolha um segmento dentro do turismo para atuar, como viagens com pet, com filhos, viagem sozinha ou outros recortes e destaque-se no mercado.

O nicho também foi alvo da palestra de Pyong Lee, hipnólogo e idealizador de um canal do Youtube que é referência mundial com monetização na internet.

E como nem tudo é só dinheiro, o que dizer da participação da Iara e Eduardo Xavier, do Caçadores de bons exemplos, que emocionaram a plateia inteira com a sua empatia e amor ao próximo? Com a máxima: "Seja você a mudança que quer ver no mundo!", esse casal do bem provou no palco 360º que também é possível escolher um nicho que cause impacto no planeta e ganhar visibilidade através disso.

Além do nicho, a seleção do tipo de plataforma também foi alvo de troca de experiências como as maiores autoridades em engajamento no Instagram, como Amanda Antunes, do Prefiro Viajar; Marco Vaz, do Vaz Aonde e Anderson Dias, do 196sonhos.

Também teve a participação de Luciano Palumbo, do Turismoetc, que, com seus prêmios, prova que existe espaço também para o nicho jornalístico mais tradicional. E nem a TV ficou de fora, com a palestra empolgante do Rodrigo Ruas, apresentador do Viagens Ao Redor do Mundo, da Band.

Em resumo, a lição foi: escolha um segmento do seu interesse no turismo, use uma ou mais plataformas e crie o seu nicho!

3. Trabalhar com marcas é possível

Essa é uma certeza que sempre tive. Quando você tem autoridade sobre um assunto, é possível se juntar a marcas e realizar trabalhos incríveis. Mas nada como cases de sucesso para confirmar isso!

Nomes como Leo Leite, da Hotmart; Brian Baldrati, embaixador da Gopro e Mont Blanc; Andre Pilli, embaixador da HP; Danielle Noce e Paulo Cuenca compartilharam suas experiências ao trabalhar com grandes marcas. Outra palestra inesquecível foi do Rômulo e da Mirela, do Travel and Share, que compartilharam toda expertise para diversificar a monetização.

Em comum, todos eles afirmaram que os produtores de conteúdo de viagem devem estar atentos às regras de mercado, saber se posicionar e entregar um material não menos que excelente para os seus patrocinadores.

4. Delimitar estratégias é parte do caminho

Todos os frutos que a Travel Conference tem colhido são parte de uma grande estratégia. É imprescindível tê-las em mente ao criar um blog de viagem ou uma rede social voltada para o setor.

Isso significa que não dá para ter sucesso com seu canal do Youtube ou no seu Instagram, por exemplo, sem antes estudar as plataformas, traçar as estratégias necessárias e trabalhar duro, como bem lembrou o Camilo Coutinho, Paulo del Valle ou Raíra Venturieri, em suas palestras.

Em relação aos blogs de viagem, foram importantíssimas as participações de Saulo Medeiros, da equipe do Neil Patel; do Edu Giansante, do E-Dublin; do Fábio Angheben, do Dicas Nova York; e do Flávio Antunes, do Dicas de Viagem, que apresentaram as melhores estratégias para fazer o blog se destacar no mercado.

5. Trade e blogs se complementam

A participação do Trade de turismo na Travel Conference agregou grandes aprendizados ao evento neste ano de 2019.

Isso porque passaram pelo palco nomes como Patty Leone e Aldo Leon, da AgaxTur; Danielle Roman, da Interamerican; Bruno Dieguez, da Xmart; Antonio Guerardi, da Unidas; Diego Rydz, da Optur; Magda Nassar, da ABAV Nacional; e Marcos Antônio Carvalho, da Aviesp, que lembraram que o setor do turismo tem espaço para a cooperação entre as empresas, operadoras, agências, agentes, jornalistas, blogueiros, influencers e produtores de conteúdo em geral.  

Dessa forma, o trabalho inicial do produtor de conteúdo se reverbera na contratação de profissionais do trade para uma melhor experiência do turista no seu destino final. O trabalho pode e deve ser complementar para ambos os trabalhos.

6. Network é uma ferramenta importante

Se eu pudesse escolher apenas um aprendizado dessa Travel Conference, não teria dúvidas que seria o networking. Mais de mil pessoas em um espaço com um único interesse: produzir conteúdo de viagem e rentabilizar a atividade.

E essa capacidade de estabelecer uma rede de contatos ou uma conexão, aconteceu muito naturalmente entre os participantes do evento. A troca de informações, cartões e pontos de vistas que ocorreu fora do palco durante os intervalos, propositalmente planejados para tal, chegou a ser tão importante quanto o que foi realizado em cima dele.

Aprendi tanto ao conversar com os participantes que seria possível citar vários cases de sucesso e histórias inovadoras, como plataformas voltadas apenas para noivos, deficientes, gastronomia e até roupas para viajantes.

7. Bônus: É preciso acreditar nos seus sonhos... e trabalhar duro!

Entre as lições absorvidas na Travel Conference 2019, uma delas tem um significado especial para mim: é preciso acreditar nos seus sonhos e trabalhar duro. E essa foi a mensagem que passei na minha palestra sobre como o Quero Viajar Mais triplicou de tamanho nos últimos 18 meses e se tornou um dos maiores blogs de viagem do Brasil.

Isso porque quando comecei meu blog 2011, já sonhava chegar onde estou. Os cinco primeiros anos foram tortuosos e apenas depois disso comecei a colher os bons frutos. Em julho deste ano, o Quero Viajar Mais alcançou a marca de 1 milhão de views mensais.

Isso tudo não sem um trabalho duro e contínuo, e com planos ainda maiores. Porém, nada disso teria acontecido se eu não tivesse acreditado no meu sonho de ser produtor de conteúdo, fazer um blog e empreender nessa área.

Hoje, coleciono viagens incríveis, tenho um livro lançado, diversas palestras no Brasil e a oportunidade de compartilhar projetos e conquistas com outros viajantes e com sócios nessa jornada, como o Flávio Antunes, o Rômulo e a Mirela, e o Rafael Diedrich, do Mala Viajante (que fechou o evento com uma palestra incrível sobre criatividade e produção de conteúdo).

Portanto, essa é a maior lição para você começar hoje a mudar o seu futuro como produtor de conteúdo: acredite nos seus sonhos, no seu potencial, tire do papel aquilo que te inspira e TRABALHE DURO! E nos encontramos na próxima Travel Conference, em outubro de 2020.


Guilherme Tetamanti é criador do site Quero Viajar Mais, associado à ABBV, e sócio fundador da Travel Conference.

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