Uma das maiores feiras do setor do turismo no Brasil, a ABAV Expo teve sua 47ª edição entre os dias 25 e 27 de setembro, em São Paulo. Pela primeira vez, o evento teve um dia aberto ao público consumidor e uma programação voltada para o relacionamento do trade com influenciadores e criadores de conteúdo digital.
Realizado pela ABAV (Associação Brasileira de Agências de Viagens), o evento reúne como expositores empresas fornecedoras de serviços para a indústria do turismo e como visitantes os agentes de viagens de todo o país, com o objetivo de gerar novos negócios e estreitar o relacionamento entre si.
Uma das novidades da ABAV Expo na edição 2019 foi a Black Friday de Viagens, evento presencial ocorrido no dia 27 de setembro, em que o público consumidor pôde também visitar a feira. Até a edição anterior, o evento era restrito a profissionais do turismo, mas a ABAV resolveu aproveitar o espaço para fomentar mais vendas.
Com motivação diferente, o consumidor final foi atraído pela promessa de encontrar agentes de viagens oferecendo pacotes e serviços turísticos com descontos de 5% a 50%. Assim, as agências associadas à ABAV ofereceram pacotes de viagem, tarifas de hotéis, seguros viagem, locação de carros, passeios, entre outros serviços turísticos diretamente aos viajantes.
A segunda grande novidade na programação foi o evento Match Digital, ocorrido no segundo dia da feira, com duas atividades voltadas a melhorar o relacionamento entre os criadores de conteúdo e o trade turístico. Participaram blogueiros de viagem, youtubers e instagramers.
O Match Digital começou com um talk show em que influencers convidados falaram sobre suas experiências e sobre a forma como entendem esse – nem tão novo – mercado. Em três rodadas de talk show, com 3 ou 4 criadores de conteúdo no palco ao mesmo tempo, os entrevistados contaram suas trajetórias e comentaram como criam seus conteúdos de viagem.
Eu também fui um dos entrevistados e, para aproveitar o diálogo aberto com o trade turístico, e com o intuito de agregar valor à iniciativa, abordei a importância da realização de parcerias entre as empresas e os micro-influenciadores, destacando que diferentes perfis de influenciadores podem atuar em diferentes etapas da jornada do consumidor.
Reforcei que as empresas não devem se basear apenas na quantidade de seguidores para escolher seus influenciadores parceiros. E também que existem micro-influenciadores que geram mais retorno às empresas que querem impactar potenciais clientes, que já se encontram na etapa de compra da viagem. Enquanto mega-influenciadores podem inspirar, micro-influenciadores podem persuadir os turistas a consumirem viagens como as suas.
Após três rodadas de talk show, o Match Digital continuou com a rodada de negócios. A cada influenciador participante foi reservada uma mesa, e representantes do trade turístico se revezaram para conhecê-los rapidamente. A proposta foi de reuniões rápidas, para uma breve apresentação e troca de cartões de visita.
Entre os representantes do trade estavam presentes Secretarias de Turismo nacionais, operadoras de turismo, órgãos de promoção de destinos turísticos, redes hoteleiras, agências receptivas e atrações turísticas.
O Match Digital foi um importante passo na valorização do blogueiro de viagem e influenciador digital. Antes considerados como um concorrente pelas agências de viagens, por causa da forma de monetização, os criadores de conteúdo receberam lugar de destaque nesse evento, promovendo um importante diálogo e abrindo portas para novas oportunidades de gerar negócios em colaboração. Uma ótima iniciativa!
Douglas Sawaki é autor do blog Me Leva de Leve e Diretor de Relações com o Mercado da ABBV.
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